07 outubro 2012

Esse é lindo - Orgulho e Preconceito



Esse é lindo é a nova coluna do blog,onde irei indicar filmes e séries que eu gosto.Falarei sobre os filmes que mais me chamaram a atenção e as séries que viciam freneticamente.Mas só filmes e séries baseados em livros.
E nada melhor do que começar com um grande filme:Orgulho e Preconceito
Inglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Nome original: Pride and Prejudice
Duração: 127 minutos
Direção: Joe Wright
Gênero: Romance
Ano:2005



Baseado no livro de Jane Austen o filme conta a história da família Bennet. É uma época em que as mulheres não eram tão valorizadas, e que seu maior objetivo eram se casar , a senhora Bennet só queria vê suas cincos filhas casadas.E quando o rico e jovem Mr.Bingley aparece na cidade, a Sra Bennet fica enlouquecida.Ele logo se encanta por a filha mais velha dos Bennet, a doce Jane.O amigo de Mr.Bingley,Mr.Darcy, primeiramente se mostra um homem frio e distante.E trata muito mal Elizabeth Bennet(Lizzy).
Elizabeth é forte,corajosa e teimosa.Ela não aceita as ordens que a sociedade impõe e não pensa duas vezes antes de falar o que pensa.Mas ao mesmo tempo e sensível ,protetora e ama muito sua família.

O foco do filme é esse envolvimento de Mr.Darcy e Elizabeth.Todo o processo de conhecimento,depois o ressentimento de ambos e a imprudência de seus atos fazem o expectador ficar eletrizado com esse relacionamento conturbado.Mr.Darcy e Elizabeth Bennet tem uma personalidade parecida, ambos tem um gênio forte, autoritário e teimoso.

Naquela época o toque, o abraço,o beijo não era uma coisa comum ,e a dança era muito importante para te algum contado com a dama.E a dança de Darcy e Lizzy é eletrizante, forte e arrasadora.Eles discutem e se enfrentam num jogo perigoso e desconhecido para ambos.
O filme traz o primeiro amor,mas aquele amor verdadeiro,puro.Como também mostra aquele amor de conveniência e por estabilidade.
Também mostra o amor da família Bennet, de que apesar de tantas loucuras eles se amam e protegem um ao outro.Lizzy é muito ligada a sua irmã mais velha,Jane,as duas tem um forte ligação e se entende muito bem.Jane é doce,inocente e acredita em todo mundo.Um fato que intriga Lizzy, que sempre está questionando algo que não a agrada.

Enfim, o filme tem algumas diferenças do livro, claro, mas ele foi bem retratado e souberam respeitar essa obra magnífica da Jane.Eu não poderia terminar esse post sem falar de Mr.Darcy: Encantador,lindo,deslumbrante.Ele tem um personalidade forte, e que não o conhece acha o ignorante,indiferente.Ele é um pouco orgulhoso,mas  é também doce,cavalheiro,protetor.É um verdadeiro gentleman.

Orgulho e Preconceito teve outras adaptações feitas , tanto no cinema como em seríado.
As principais foram:

Cinema:
-1940 - Estrelado por Greer Garson e Laurence Olivier.
- 2005 - Estrelado por Keira Knightley e Matthew Macfadyen
Série:
-1980 - Elizabeth Garvie e David Rintoul.
-1995- Estrelado por  Jennifer Ehle e Colin Firth.

As melhores adaptações, na minha mera opinião, foram o filme de 2005 e a série da BBC de 1995, com o amado Colin Firth.
Essa foi minha primeira crítica de filme, então não se assustem se o post estive ruim.A cada coluna irei melhorar mais.

Trailer:



8 comentários:

  1. Acredita que eu nunca li o livro nem assisti o filme? Parece ser muito lindo e emocionante, estou pensando em pegar na biblioteca, por falar nisso faz tempo que eu não passo na Brito Broca, eu só pego livro emprestado lá. Na minha escola tem uma biblioteca mas tem mais livros infantis e outros não interessante.... :/

    Beijokas querida :*

    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela dica amiga! Assisti Orgulho e Preconceito e amei! É um dos filmes mais fiéis ao livro que vi até hoje. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente só li o livro uma vez! Em compensação assisti o filme umas 50 (sem exagero) e uma vez a série de 95 *-*
    Sou louca pelo Mr. Darcy e pela história! E embora mta gente que eu conheço não entenda pq eu vi tantas vezes um filme que a princípio parece meio sem graça, afinal, como disse, diferente de hoje onde as cenas são bastante vulgares em vários filmes o envolvimento dos personagens é respeitoso e lento! E retrata uma sociedade que para muitos é chata de se observar em filme ... independente disso, eu AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Amei seu comentário, concordo plenamente com você.
      Muitas pessoas olham torto para mim quando digo que amo o filme, infelizmente, ainda não tive a oportunidade de comprar o livro, mas conheço uma pessoa que leu e o odiou. Sempre dou risada quando ela fala, imagino que seja o gosto dela por leitura, pois está lendo um livro da literatura brasileira que segue o mesmo estilo e não para de reclamar do modo como o autor descreve.
      Digo que esse filme é muito melhor do que outros que temos por ai, que aparecem todos os tipos de promiscuidades e outras coisas. Sempre digo que nasci na época errada, se for ver pelo lado romântico.
      Sayanami.

      Excluir
  4. Gente adoro esse filme sempre que ta passando eu vejo e tão fofo e melhor parte e quando o MrºDarcy fala que ardentemente e loucamente apaixonado por ela.

    ResponderExcluir
  5. Esse é meu filme preferido..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro este filme. Lindo Mr Darcy......

      Excluir
  6. Lindo... Lindo... Lindo Mr Darcy. Não canso de assistir.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014