05 outubro 2012

Resenha: Como fazer amigos e influenciar pessoas – Dale Carnegie

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Um clássico do gênero, foi publicado em 1937. Com dicas simples, mostra como melhorar sua comunicação com as pessoas tanto no âmbito profissional como nas relações de amizade e amor. Skoob







Autor: Dale Carnegie
Editora: Companhia Editora Nacional
Páginas: 312
Nota: 5/5

Esse é o primeiro livro de auto-ajuda, com uma mistura de psicologia, que escrevo o que senti lendo, o que ele proporcionou na minha vida. Esse livro foi um trabalho da faculdade e no começo devo confessar que não queria ler, porque tinha receio em ler livro de auto-ajuda, mas a melhor coisa que meu professor de Língua Portuguesa fez foi passar esse livro. Não tenho palavras suficientes para descrever tamanha satisfação em ler esse livro. Dale tem uma mistura de ousadia com sarcasmo que faz o leitor rir, pensar sobre a vida, sobre o comportamento com as pessoas.

O livro dar dicas de como devemos lidar com as pessoas, de como influenciar essas pessoas e como você deve agir para ser um líder. E Dale narra essas dicas com uma audácia extraordinária. Ele não apenas dá dicas, como também coloca exemplos de pessoas reais e escreve esses assuntos de forma clara e coerente. O livro passa uma mensagem de vida, de quem somos, do nosso futuro. É aborda assuntos que todos queremos discutir, mas muitas pessoas não tem coragem. De que devemos sorrir, devemos elogiar, reconhecer nossos erros e aprender a tratar as pessoas com delicadeza.

Dale traz um percepção do mundo, da vida, da sociedade que é incrível de ser ler. Toda sua abordagem da realização humana é deslumbrante, não apenas da vida profissional, mas também da vida particular. Onde devemos perdoar, se redimir de nossas atitudes erradas e não cometer os mesmo erros. É tão difícil falar desse livro, porque vocês só vão entender se lerem. Os seus ensinamentos são fortes e concisos e que devemos levar para a sempre na vida. Jamais vou esquecer do que ele escreveu. E como o autor mesmo diz: devemos praticar os princípios ensinados.

‘’Aplicar os princípios em todas as oportunidades. Usar este livro como um manual para ajudar a resolver seus problemas diários.’’

Esse livro não é apenas para os ‘’homens de negócios’’, mas para a dona de casa, um trabalhador, para um estudante, entre outros. Podemos usar essas dicas, que considero mais como verdades, em todos os momentos. Não é apenas mais um livro de auto-ajuda, é bem mais que isso: É um MANUAL DA VIDA. Ele retrata de todas as coisas que fazemos de errados com as pessoas, e mostra não apenas os problemas, mas também as soluções.

Como disse Herbert Spencer ''Se ao chegar nesse terceiro capítulo desta obra, o leitor não se sentir mais preparado para enfrentar as situações da vida, considerarei esse livro um completo fracasso''. É posso afirmar: esse livro não é um fracasso. Com certeza irei outras obras de Dale. Por isso eu recomendo. Quem puder ler esse livro, leia.

Quotes:
‘’Quando tratamos com pessoas, lembremo-nos sempre de que não estamos tratando com criaturas lógicas.Estamos tratando com criaturas emotivas, criaturas suscetíveis às observações norteadas pelo orgulho e pela vaidade’’.
‘’Qualquer idiota pode criticar, condenar e queixar-se e a maioria dos idiotas faz isso’’.
‘’Não compreendeu o que todos os homens sabem: que a expressão apresentada por uma mulher na sua fisionomia é muito importante do que os vestidos que traz. ’’
‘’Ações falam mais alto que palavras e um sorriso diz : ‘’ Gosto de você.Você me faz feliz.Estou satisfeito em vê-lo.’’
‘’Não é o que você tem,ou quem você é,ou onde você está ou o que você está fazendo que o tornam feliz ou infeliz.É o que você pensa sobre isso.’’


 

9 comentários:

  1. Ótima resenha amiga! O livro parece ser interessante, mas não sei se leria. Até leio auto-ajuda, mas não é um dos meus gêneros favoritos. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom algumàs partes

    ResponderExcluir
  3. Hoje 1 de novembro de 2014 terminei a leitura do livro Como Fazer amigos e influenciar pessoas. É fantástico... esse livro esta guardado aqui em casa a mais de 30 anos e só agora eu o lí.

    ResponderExcluir
  4. Vale a pena ler este livro... leia e faça o seu resumo. Feliz 2015.

    ResponderExcluir
  5. Jessica estou sendo inspirado por vc e vou ler este livro tenho ele a mais de 10 anos....

    ResponderExcluir
  6. Concordo com as qualidades que você viu nesse livro, porque, na realidade, não é um livro de auto-ajuda, mas um manual de boas maneiras para adultos. Apesar de ter sido escrito há mais ou menos 80 anos, a premissa do autor de que a escola não nos treina para lidar com as pessoas continua verdadeira... por isso mesmo esse livro continua atual.

    ResponderExcluir
  7. muito legal a resenha espero ter a oportunidade de ler...

    ResponderExcluir
  8. Bem esclarecedor e enriquecedor a explicação dessa obra através desse texto, me ajudou bastante no entendimento para o teste que realizarei em cima dele, Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é maravilhoso e parabéns pelo resumo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014