21 novembro 2012

Resenha Nacional: Sereias (O Segredo das águas) - Mirella Ferraz

Sereias - O Segredo das Águas
“E então aconteceu... a mágica chegou... e não existiam pernas e pés ali, mas sim um manto de escamas com mil tons de anil, verde e dourado. Uma cauda de peixe... uma cauda de sereia!” Neste romance encantador, urdido a sal e água, é narrada a emocionante história de Coral, uma garota de aparência exótica, que nasceu envolta em mistérios sobrenaturais e com um estranho fascínio pela água. Poderá ela, com a ajuda do apaixonado Marcelo, desvendar todos os enigmas que cercam a sua vida? Conseguirá sua mãe, Marina, afastá-la de um destino que, para ela, parece apavorante, mas que constantemente se revela inexorável? Qual preço você estaria disposto a pagar para ajudar seu grande amor? Com uma narrativa dinâmica e empolgante, o leitor viajará pelo mundo de uma das mais fascinantes figuras lendárias, e presentes, de todos os tempos: a sereia. E verá que, muitas vezes, as lendas são mais reais e estão bem mais próximas de nós do que imaginamos. Venha desvendar o que se esconde nos mares... “Fiquem então em silêncio e apurem seus ouvidos, porque podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia...” Skoob

Autora: Mirella Ferraz
Editora: Novo Século ( Novos talentos da literatura Brasileira)
Páginas: 240 
Nota: 3/5

O livro é narrado por um narrador misterioso, que ao longo da história vamos descobrindo quem é. A história narrada é de Coral, uma jovem adolescente que ama o mar, os animais e as sereias. Coral é uma garota que preserva a natureza e faz de tudo para proteger os mais fracos.

Nos primeis capítulos somos envolvidos na fase em que os pais dela tentam ter o primeiro filho, e ao longo disso tudo, percebemos o quanto é difícil para a mãe dela engravidar, e só depois de uma viagem misteriosa ela consegue engravidar de sua primeira e única filha (Coral). Depois somos levados aos primeiros passos da infância de Carol e com seu misterioso amor pela água. Depois somos levados a adolescência de Carol e com os problemas diários de sua vida e com a descoberta do primeiro amor.

Marcelo é o garoto que vai fazer o coração de Coral ficar embriagado de amor. Ele é um garoto tímido, conservador e apaixonado por livros. O que mais me agradou nesse livro foi ele, porque percebemos o quanto ele ama de verdade Coral. Como seu amor é verdadeiro e sincero, e que para protegê-la ele é capaz de tudo.

Marcelo trás a tona toda a questão do amor. De que o amor é a coisa mais verdadeira que temos, de que o amor é forte e verdadeiro e que possui o mistério da primeira paixão. Eu queria que tivesse mais abordado a questão das sereias, do sobrenatural. Esse foi o primeiro livro que leio sobre esse assunto e queria mais envolvimento com esse mistério.

No começo da história não me apeguei com Coral, mas ao longo do drama, eu comecei a me familiarizar com ela. Já que a história não é narrada por ela, mas fiquei feliz com o narrador e acabei me encantando por ele. O livro dá a entender de que terá continuação e com certeza vou ler.

Quotes:
"Coral sempre foi essa ambiguidade. A doçura e a dureza; a leveza e a inflexibilidade. Á agua e o fogo."
" Então fiquem em silêncio e apurem seus ouvidos, pois podem ser agraciados com um canto vindo das ondas... por um canto de sereia..."
"Não dizem que a paixão é exatamente isso? Um marujo que, cansado da vida e da mesmice, se atira ao mar, tentando, talvez com as espumas marinhas com que tanto se identifica, descrever a magia que lhe falta enxergar. Às vezes é preciso mergulhar..."


 

2 comentários:

  1. Hummmm...
    O livro parece ser bem legal, me lembrou bastante A Pequena Sereia, mas pelo fato de Coral se tornar uma. Não é o tipo de livro que leria, mas parece ser bem bacana.

    Bjos!

    Livro Nas Mãos
    http://livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Jessy! Estou ansiosa para ler Sereias! Beijo!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014