Resenha: O Monge e o Executivo - James C. Hunter

O Monge e o Executivo
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor. Skoob


Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Páginas: 139
Nota: 4/5

O livro conta a história de John Daily, um executivo bem sucedido, com uma boa vida e totalmente feliz, só que ele começa a perceber que a vida dele tem mais problemas do que imagina. Seu casamento está acabando, o relacionamento com seus filhos está péssimo e na sua empresa seus funcionários estão em greve.

John sempre pensou que ele sempre estava certo e que nada da sua vida estava errado, só que quando esses problemas acontecem ele começa a perceber quanto sua vida está desordenada. E depois de muita insistência de sua esposa e de seu  pastor ele decide passar uma semana em um retiro num monastério. Lá a vida é totalmente tranquila e equilibrada, onde todos acordam às 5:30 da manhã para participar das reuniões religiosas, além que durante toda a semana ele terá aulas com um monge Simeão. O monge Simeão, e na verdade Leonard Hoffman, um ex-executivo que abandonou tudo depois da morte de sua esposa, e decidiu seguir a vida de monge. Simeão dar aulas de liderança e ensinar como se deve tratar as pessoas, e de que tratar as pessoas com ignorância não levará em nada.

É um livro que aborda a questão de escolhas, da liderança. De que se você respeitar as pessoas, amá-las e tratá-las como amor, você será um bom líder e, acima de tudo, será uma pessoa melhor. Essas aulas desafiam os alunos a enfrentarem e questionarem seus preconceitos, suas dúvidas em relação a vida, e como ser tornar um verdadeiro líder. Simeão nos ensina que a vida é muito mais simples do que pesamos, e que sempre devemos respeitar as pessoas, pois com o respeito, amor, carinho podemos conquistar qualquer coisa. E que o poder é algo que faz você se ludibriar e isso pode fazer você perder sua integridade.

É um livro que te marca do começo ao fim, o autor nos encanta com sua narrativa leve e dinâmica, onde aprendemos sobre a essência da liderança, e de que para ser tornar um bom líder é preciso muita responsabilidade e dedicação. No decorrer da estória John começa a mudar seus pensamentos sobre a vida e aprende a vê o mundo com outros olhos, se tornando um homem melhor.

Esse livro li através de um trabalho da Faculdade e achei muito importante os conceitos aprendido nele. Podemos acompanhar toda a jornada de amadurecimento dos personagens e vemos que a vida é cheia de desafios, mas se tivemos esperança e dedicação podemos enfrentá-los de frente. Um livro desafiador, empolgante, dinâmico e muito eficaz no processo de ser tornar uma pessoa melhor. Indico para todos que querem conhecer e aprender sobre como tratar as pessoas e como se transformar em uma pessoa melhor. Eu separei muitos quotes, pois o livro é recheado de frases maravilhosas:
“É importante você tratar os outros seres humanos exatamente como você gostaria que o tratassem”
"Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir"
"O mundo está mudando tão rapidamente que podemos ficar paralisados se não desafiarmos nossas crenças e paradigmas"
"Humildade para mim é pensar menos a respeito de si mesmo"
"Os maiores prazeres da vida são totalmente grátis - amor, família, filhos, netos, nascer e por do sol."




12 comentários:

  1. Não gosto muito de livros que são de alguma maneira um auto ajudo , mais quero sim conferir esse sua ressenha ficou maravilhosa :D

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. A minha mãe leu esse livro, adorou. Porém eu comecei a ler e achei a história bem paradinha; abandonei, rs.

    Larissa,
    http://garotameiosangue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica! Tudo bem?
    Mesmo não sendo meu gênero favorito, eu sempre tive certa curiosidade em ler o livro. Na época que trabalhei na Saraiva, vendia muito bem e para todos os públicos. Através da sua resenha, a única que li do livro, percebi que existem pontos muito importante na história e que merece ser lido!


    Beijo!
    >> Nine
    Estante da Nine

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jessy! Já li O Monge e o Executivo e curti bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Que resenha maravilhosa, Jessy! Nunca li O Monge e O Executivo, mas aparenta ser ótimo. Pelo visto o livro te trouxe muitas reflexões e diria que até alguns questionamentos, né? Isso é bom. Aliás, adorei os quotes!
    Beijo,
    Doce sabor dos livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, esse livro parece ser bem legal, muitas pessoas falam bem dele e também é bem vendido. Gostei da resenha e de conhecer melhor a obra. De certo modo, gosto de livros assim.

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  7. Esse livro faz lembra livros de auto ajuda,porém acho que super leria o livro.

    ResponderExcluir
  8. Considero esse livro um tipo de auto ajuda, coisa que não gosto. Pessoas que conheço e que leram o livro me disseram que é bom, mas não me interessou.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de avisar, tem selo pra você no meu blog.

    Bjão!

    http://livronasmaos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. oie,o seu blog é incrivel!Vc o deixou uma certa personalidae sem igual ,eu A-D-O-R-E-I o post ,BJBJB/purplefazhion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá... Eu li o livro e amei! Não sou fã de livros de alta ajuda, porém esse é incrível tanto me ajudou na minha vida pessoal com profissional.

    ResponderExcluir
  12. Estou fazendo um trabalho na faculdade hoje, sobre esse livro, já havia lido, e agora estou lendo novamente, a historia é a nossa vida, se desejamos vencer e fazer a diferença, é necessário mudar nossa maneira de ver as pessoas, de trata-las e resumindo esse livro eu tenho duas palavras: Amar e Servir.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!