07 fevereiro 2013

Resenha Nacional: O Céu é Logo Ali - Eluisio Godoy


Uma turma de idosos vivia num bairro da cidade. Quase todos na mesma rua. Se curtiam, se visitavam, faziam almoços. O chá da tarde era cada vez na casa de um. Jogavam bocha e todas as tardes jogavam xadrez. Um dia resolvem fazer uma excurssão a uma cidade histórica de Minas Gerais. É hilariante a preparação para o passeio; A começar pela lista de convidados que iriam. Por fim embarcaram num ônibus com todas as confusões próprias de idosos. Nessa viagem sofrem um acidente alguns morrem. E surpresos vão chegando ao céu, num bonde antigo ainda da Light da cidade de São Paulo. Exatamente descobrem que o céu é mesmo logo ali. Nos mesmos lugares que viviam. Com a diferença que seus sonhos se realizam e não existem mais problemas de qualquer espécie, mesmo os de saúde fisica. Nesta história, o importante não é o final, e sim os detalhes... 

Autor: Eluisio Godoy
Editora: Gregory
Páginas: 110
Nota: 3,5 / 5

O Céu é Logo Ali nos mostra a história de uma turma de idosos que moram num bairro de São Paulo. Eles tinham uma vida feliz e tranquila. Sempre estavam jogando xadrez, dominó, conversando e tomando chá. Mas quando decidem fazer uma excursão para Ouro Preto acabam sofrendo um acidente no meio do caminho e alguns dos idosos acabam falecendo.

Os que morreram acabam indo para o céu, mas de uma maneira diferente, todos partem em um bonde e quando chegam ao Paraíso percebem que é a mesma cidade que eles moravam, mas agora todos os seus sonhos são realizados. A partir disso, somos levados as histórias desses idosos, onde contam como era a vida deles antes e depois mostra qual era o sonho de cada um.

O autor criou uma trama diferente e inovadora, onde mostra que os sonhos desses idosos não era uma coisa banal, e sim algo muito importantes para eles, como a cura da cegueira, a realização de poder ter uma família, o privilégio de ter uma boa carreira profissional.

Um dos personagens que mais me marcaram foi a história da Dona Suely, uma senhora curiosa, elegante e sincera. Toda sua curiosidade fizeram com que a trama tivesse algumas respostas significativas, que deixou o livro mais emocionante e esclarecedor. Respostas que faz você pensar mais sobre a vida, sobre suas atitudes com os outros. E que para ser feliz basta ter amor e dedicação, e também que as coisas simples da vida estão ao nosso lado.

E ao longo da história percebi que o autor quis passar uma mensagem para os leitores: de que a vida ou a morte são parte de nosso destino e que nós que tomamos a nossa decisões na vida. O autor traz uma narrativa leve, onde todos os capítulos do livro são pequenos e concisos. Uma leitura leve e interessante.

Quotes:
''Você sabe o que é amor? Ele não é posse, é doação.''
''A manhã era fresca e uma brisa tênue acolhia o dia.''


 



6 comentários:

  1. Gostei da resenha Jessy. Não sei se chega a ser um livro espírita, mas o tema me agradou bastante. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. ooi, tudo bem? se quiser participar do sorteio, e dar uma olhadinha no blog..
    www.mimosaedondoca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga! Primeira vez que ouço falar deste livro. Foge do que costumo ler, mas se caísse em minhas mão eu daria uma chance. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Gosteei da resenha, e assim como a Cida, essa é a primeira vez que ouvi falar desse livro. Acho que nunca li nada do tipo. Pude perceber que a leitura deve ter sido realmente muito leve.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Já tinha ouvido o nome desse livro mas nunca procurei saber mais sobre ele. Parece ter uma história que ensina várias coisas e é, de fato, bem diferente da maioria. Parabéns pela resenha. bjs

    ResponderExcluir
  6. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, achei muito legal a proposta do autor. Ele quis valorizar a vida em si, e não a morte. Eu penso dessa maneira porque ao chegar ao "céu", os idosos de alguma forma revivem suas experiências passadas, e isso é muito reconfortador para eles. Gostei muito da sua resenha, parabéns.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014