16 abril 2013

Resenha Nacional: A Grande Rainha - Saga de Mitrax: Sérgio de Paulo

A Grande Rainha
No planeta de Micropella reside uma menina simples e humilde, Aara, que foi aclamada como a Grande Rainha de Brenor, graças ao seu espírito puro. Era o ano de 1074 quando Mitrax, o principal líder dos anjos, decide se apoderar dos cristais de diferentes poderes espalhados entre os reinos. Ele envia os seus exércitos na captura desses objetos, liderados pelo príncipe gigante Tipreus e pela maga degenerada Meissa. Para enfrentá-los, Aara conta com a amizade do mago Aldebaran, professor da Ordem de Lumerae, e de seu escudeiro, o hilário Gdu. Neste primeiro livro da série A saga de Mitrax, que se situa na Era dos Grandes Reis e Rainhas, monstros, magos imortais são alguns dos grandes desafios. E a personalidade complexa dos elfos, ondinas, salamandras, entre outros, é explorada a fundo, afirmando-se como uma trama rica, de grande diferencial da literatura fantástica. Skoob


Autor: Sérgio de Paulo
Editora: Novo Século ( Novos talentos da literatura Brasileira)
Páginas: 368
 Nota: 4/5

Eu li A Grande Rainha por meio da parceria com o autor. A trama que Sérgio criou foi intensa e criativa. Nessa história o mundo que conhecemos não existe, e sim, o Planeta Micropella, que é cercado de magia e guerra. A Saga Mitrax se passa no ano de 1074.

O grande inimigo desse povo é Mitrax, um anjo caído que ao tentar ajudar os humanos acabou tornando- se inimigos deles, já que sua percepção de ajuda era estranha e descabida. Ele queria a felicidade da humanidade, mas seus métodos para isso eram terríveis. Nesse mundo existe o Grande Senhor da Luz, que antes de ir em embora para outro mundo, fez e espalhou cristais por essas terras. Os donos dos cristais são os gnomos, os elfos e as oldinas. Mitrax deseja esses cristais e depois de muito tempo quieto ele ordena que seu exército vá atrás deles e também matem quem for preciso.

A história principal é de Aara, uma jovem camponesa que se torna a Terceira Grande Rainha de Brenor. Mas antes dela virar rainha, os primeiros capítulos são sobre sua história de vida. Ela sofria muito, já que seu padastro batia nela quase todos os dias.

Aara é uma jovem doce e bondosa, que sempre está ajudando as pessoas e por causa de sua habilidade em curar as pessoas, com suas plantas medicinais, ganha a simpatia de todos. Depois de sua Vila ser invadida pelos seguidores de Mitrax, ela acaba se envolvendo com os gnomos e a realeza de Brenor. Através desses episódios e de seu espírito doce ela se torna a Grande Rainha de Brenor. Antes de Aara,  já existiu dois lendários reis: o Primeiro foi Alionor e a Segunda Rainha foi Anahar.

Aara, durante a trama, vai aprendendo a ser a grande rainha. Ela terá a ajuda de Aldebaran, um mago, e Gdu, rei dos gnomos. Em várias ocasiões ri muito com as atrapalhas de Gdu, que ao longo dos capítulos nos conta suas lendárias histórias.

Aldebaran ensinará para Aara os fundamentos do 12 ensinamentos, que são estudos para tornar quem o estuda um grande sábio na questão da magia e no senso da humanidade. Os únicos que aprendem esses ensinamentos são os magos e os grande reis. Aara é uma jovem muito guerreira e corajosa, que não tem medo de arriscar sua vida para proteger seu reino. Ela tem apenas dezesseis anos e apesar da pouca idade tem personalidade de uma grande mulher, que ao longo da trama enfrentará muitos perigos.

Uma coisa que me atrapalhou na leitura foi que em muitas passagens do livro o autor alterna entre uma narrativa mais culta, que era mais parecida com aquela época, como também uma narrativa dos dias de hoje. Por isso, em alguns momentos a leitura ficou maçante, só que essa série me envolveu, que toda a magia e ação foi mais importante do que esse incômodo com a narrativa. No site do autor tem uma parte onde conhecemos com mais detalhes o universo do mundo de Micropella, por isso quem já leu o livro eu recomendo que visitem lá. A Grande Rainha é o primeiro livro da Saga Mitrax.


Quotes:
“Não há nada mais sutil e enganoso, neste mundo senhora, do que a diferença entre o bem e o mal.Às vezes, fazer um bem se constitui num mal e fazer um mal a alguém acaba sendo o bem.E foi assim com Mitrax, o Caído, pois quis fazer o bem aos homens e acabou-lhe fazendo-lhes tanto mal, que se corrompeu irremediavelmente.”
“Apesar de todas as dores, a vida é bela e vale a pena ser vivida. Não desistas dela, ame cada segundo da tua vida e não deixes que nenhuma outra alma sequer, abaixo desse céu, desista dela”
''A dor da dilaceração de suas mãos era tamanha que ela ficou completamente sem ar”
''Agora que o príncipe retorna das cinzas"


 

20 comentários:

  1. Gostei da resenha Jessy. Apesar de algumas passagens, como você disse, terem ficado um pouco confusas devida as mudanças de tempo da narrativa, fiquei bem interessada no livro, ainda mais por abordar magia. Ah, e a capa é linda! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu achei a capa desse livro maravilhosa! Sua resenha deu vontade de ler o livro também, apesar de eu não ser muito fã desses livros que se passam em outros planetas, etc.

    beijos
    Kel
    porumaboaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa que bacana
    me interessei bastante,
    apesar de conter algumas partes maçantes
    parece ser um bom livro.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga! Que livro interessante, mesmo sabendo do problema que você teve com a narrativa eu fiquei com vontade de ler.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Bom se fosse pela capa,eu já teria comprado(hahahaha).Esta capa é muito linda!
    Bom,agora vamos ao livro(hahaha).Olha eu gostei da sua resenha,mas não deu aquela vontade imensa de ler,talvez seja por causa de alguns detalhes que foram confusos para você.Mas ainda sim,nunca recuso uma leitura,e quem sabe depois de ler esta obra,eu me apaixone.
    Bom agora é só esperar para ler esta obra.
    E cada vez fico mais impressionada em como nossos autores nacionais estão cada vez mais excelentes.

    Parabéns pela resenha

    beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. VOU ADORAR LER ESTE LIVRO.É MEU ESTILO.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que resenha magnifica rsrsrs,olha amo estes tipos de história,com romance,ação e pura aventura e principalmente fantasia.Elfos,gnomos e rainhas rsrsrs que d+.
    Os autores nacionais estão arrebentando mesmo,cada vez melhores.
    Já ouvi falar do autor e acho que este livro deve ser ótimo^^
    ótima resenha.
    bjus.
    Tamires C.

    ResponderExcluir
  8. Caroline Mendonça28 de abril de 2013 13:44

    Nossa, amei a resenha, e me deu muita vontade de ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Ydianara Oliveira3 de maio de 2013 10:49

    Adoraria ter a oportunidade de ler e devorar mais um livro. Mais um novo conhecimento que irei adquirir.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito e fiquei curiosa para ler o livro,espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  11. Eu queroooooo! o// super querendo ler esse livro!

    ResponderExcluir
  12. Adorei a capa e a resenha me instigou muito. Estou muito afim de ler!

    ResponderExcluir
  13. Adoraria ler esse livro, achei bem interessante, ainda mais por tratar de magia, planetas diferentes e guerras. adoro!!!

    ResponderExcluir
  14. Apesar de fugir do gênero literário que eu costumo ler, este livro me atraiu bastante ainda mais pela trama se passar em séculos atrás.

    ResponderExcluir
  15. Não é o livro que costumo ler , mas parece interessante

    ResponderExcluir
  16. adoro livros com esses temas épicos e ao mesmo tempo cheios de fantasias!!

    ResponderExcluir
  17. adorei capa e resenha melhor so lendo o livro bjus

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante dessa história. Uma coisa que me agrada, é saber que a protagonista não é uma personagem frescurenta e cheia de mimimis. Essas pitadas de humor com o Gnu também me chama a atenção. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Interessante, como sempre fico curiosa pra ler um livro, espero ganhar... Bjs

    @RaissaAraujoV

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014