18 abril 2013

Resenha Nacional: Underground - J. Brevi

UNDERGROUND

Naquele dia em que o Dr. Fernando se viu frente a frente com Ciro num ambulatório que dava assistência médica aos presidiários daquela cadeia, pensou que tivesse encontrado a resposta para o seu desassossego. Jamais imaginaria que aquela porta, ao se abrir, leva-lo-ia a corredores sinuosos, obscuros, sem volta no qual conheceria todas as consequências de sua decisão. Nesta obra, seres marcados pelas diferenças sociais, religiosas e sexuais se debatem na procura ancestral que a todos aflige - a busca pela felicidade. E, nessa busca, as pessoas têm que enfrentar o maior de todos os seus inimigos - o preconceito. Skoob



Autor: J. Brevi
Editora: Gregory
Páginas: 427
Nota: 4/5

Underground é um livro para o público mais adulto, pois em muitas passagens do livro as cenas possuem detalhes picantes e fortes. Por isso, recomendo apenas para maiores de 16 anos. O livro traz uma mistura de personagens, que deixou a trama mais envolvente e interessante. O começo do livro conhecemos a história de Fernando, um conceituado médico que sofre com um casamento em crise.

Ele é casado com Clotilde, uma mulher que dedica sua vida a igreja e não se importa com as coisas materiais, e sim, a pregar os ensinamentos de Deus. O problema dela é que não se preocupa em dar carinhos para os filhos e marido. As crianças não podem ter nenhum brinquedo que ela diz que é pecado, tudo para ela é pecado.

O casamento fica mais lastimável quando Fernando, ao fazer suas visitas médicas num presidiário, acaba conhecendo Ciro, um detento que foi preso por débito na pensão alimentícia. Ciro acaba se declarando para ele, o que deixa o doutor confuso e desejado.

Fernando começa a questionar seu relacionamento e sua opção sexual, e depois de algumas indecisões acaba se apaixonando por Ciro. Ciro, que mesmo sendo preso pela pensão, é um homem bom. Fernando ao longo da trama ficará mais envolvido com ele e com sua família.

Nessa história quase todos os personagens tem uma infância ruim, como a violência doméstica, o bullying, o preconceito pela opção sexual. Apesar de trazer um tema polêmico o autor soube descrevê-lo com sabedoria. Em muitas cenas conhecemos as vidas de mulheres que vendem seus corpos para terem seus sustentos, rapazes que fazem danças sensuais para sustentar suas famílias, a exploração de cafetões, o preconceito pela opção sexual e a discriminação com as desigualdades sociais.

Fernando e Ciro enfrentaram muita coisa para ficarem juntos, já que, infelizmente, a sociedade ainda desrespeita os homossexuais. Mas eles contaram com a ajuda de muitos amigos, que ao longo dos anos, vão ser grandes companheiros deles, como uma grande família.

Uma coisa que eu gostei muito do livro é que não é narrado apenas do ponto de vista de Fernando e Ciro, mas sim de todos os personagens principais da trama. Um livro que faz você pensar em como as pessoas são preconceituosas, onde punem aqueles que tem uma opinião diferente da sua. O autor soube explorar esses temas, que ao final do livro fez com que eu derrama-se algumas lágrimas.

Um aspecto negativo do livro é que encontrei muitos erros ortográficos, o que me deixou um pouco triste, já que a trama é bem legal, mas fiquei sabendo que o livro terá uma nova edição e fico feliz que os erros serão corrigidos. Essa frase de Paulo Coelho que está no livro representa bem todo o contexto da trama:


Quotes:
''Não via mais ao longe a praia de sol ao lado do precipício onde seu barco navegava. Estava agora dentro do próprio buraco, na imensa escuridão.''
''Muitas vezes a verdade chega em forma de história, com lances mirabolantes.''
''Romeu e Julieta não mereciam ser destruídos só por se amarem, por mais que suas famílias se odiassem. Eles tinham o amor a seu favor. Mas o ódio venceu.''


 

4 comentários:

  1. Achei a trama ótima, com uma pegada envolvente. Apenas fiquei com pé atrás nessa questão de ter mais de um narrador, sinceramente, não gosto muito de livros assim, pois acabo ficando confusa e frustada. Mas acho que vale a pena dar uma chance!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Jessy! Underground parece ser um livro polêmico, e claro, bem realista. Hoje em dia as pessoas se preocupam muito mais com a opção sexual do próximo do que com a criminalidade arraigada no meio da sociedade. Enfim, a trama aparenta ser muito interessante. Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro!
    Parece ser bom!
    Adorei os quotes!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga! Não conhecia o livro, mas achei a ideia legal, o que é uma pena são os erros, quando são em demasia, comprometem a leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014