16 julho 2013

Resenha Nacional: Princesa de Gelo - Thayane Gaspar

Princesa de Gelo



"Eu não tenho coração. Acredite, é verdade. Até mesmo em momentos em que a adrenalina prevaleceu em meu sangue fazendo com que ele trabalhasse mais rápido. Eu deveria ouvi-lo bater ou ao menos senti-lo, mas é como se ele não fizesse mais nada além de pulsar. Não pulsar vida, mas apenas apenas sangue para que o meu corpo , ligado a minha alma sempre mórbida, continue respirando. Fetiço. Magia.Encanto. Poções. Bruxaria. Não, apenas meu coração e simplória e podre maldição." Skoob




Autora: Thayane Gaspar
Editora: MODO
Páginas: 147
Nota: 4/5

Eu li o livro por meio do Book Tour organizado pela Verônica do blog Tribo do Livro. Princesa de Gelo é uma história sobre uma menina perdida, que depois de vários acontecimentos em sua vida não acredita no amor e se considera uma PRINCESA DE GELO.

Alessa Deluise é a protagonista do livro e já no começo dele lemos sua tentativa de suicídio no banheiro da escola. Ela teria tido êxito em sua tentativa se não fosse por Eric Lacrov, que a salva do fim. Alessa é uma menina bastante complexa, pois qualquer sentimento que podemos sentir ela não o sente. Alessa mesmo se descreve como feita de gelo e o amor para ela não existe. No começo do livro fiquei confusa em relação a personalidade dela, já que tem uma visão diferente do mundo, até mesmo melancólica e turva, só que para uma adolescente é muito madura e possui opinião formada sobre todos os assuntos e percebe coisas que ninguém ao seu redor nota.

“... Sabe quando um pequeno toque abrupto pode estilhaçar uma peça de vidro artesanal? E por isso utilizam cercas e obstáculos para que estejam seguras sempre? Eu sou exatamente assim. A maquiagem, os piercings, as palavras cruéis, tudo é um simplório mecanismo de defesa para que eu não me quebre e me despedace em milhões de pedaços.”

O suicídio e a automutilação são bem marcantes no livro, onde a autora ao longo da narrativa vai explicando os pontos e reflexões de Alessa por ter cometido esse ato. O que mais me marcou foi como Thayane soube explorar esse tema e desenrolar a história.

Eric é o ponto forte no livro, com sua personalidade doce e honesta ajuda Alessa a entender melhor seus conceitos. Alessa também passa a ser sua professora de reforço e o ajuda a escrever melhor e conseguir sobreviver a matéria de Redação. A relação deles aos poucos vai se intensificando e Alessa vai quebrando um pouco de gelo que tem, fazendo com que questionasse suas próprias ações. Princesa de Gelo traz frases bem marcantes e impactantes para nossa vida, além de passar reflexões sobre as nossas atitudes. O que deixou a desejar foi que encontrei alguns erros de revisão que me atrapalharam um pouco na leitura.

Quotes:
“Pensar no suicídio nada mais é do que uma chantagem com o destino. “faça-me feliz ou eu acabo com minha vida!”
"Um coração saturado de amor não tem espaço para decepção, ela existe, ela o corrói.''



 

4 comentários:

  1. Que resenha linda! Eu fico muito surpresa com seus posts no blog, são tão caprichosos e mimosos! Adorei!
    Todo mundo tem a mesma opinião sobre o Lacrov, ele é uma pessoa tão doce que não tem como não se encantar, né?
    Muito obrigada!!! Espero que a revisão não tenha prejudicado a sua leitura.
    MUITOS beijos!
    Thay

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha, amiga!
    Gostei muito! Princesa de Gelo é um dos livros que estou muito curiosa para ler. E espero poder fazê-lo em breve.
    Beijo!
    docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Comecei a ler pensando que se tratava de um filme que vi a muito tempo, mas pelo visto este ainda é melhor mesmo não tendo nada haver com o filme que conheço.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Jessy. Sempre achei que esse livro fosse bem interessante e a sua opinião a respeito só me deu a certeza disto. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014