Sessão Pipoca: Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos

Título Original: The Mortal Instruments: City Of Bones
Título Traduzido: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos
Direção: Harald Zwart
Gênero: Aventura
Duração: 130 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Estreia: 23 de Agosto de 2013
Elenco: Lily Collins, Kevin Durand, Lena Headey, Jamie Campbell Bower, Jared Harris, Kevin Zegers, Jonathan Rhys-Meyers, Aidan Turner, Aldo Quintino, CCH Pounder, Godfrey Gao, Jemima West.
Nota: 4.8/5

Sinopse: Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Fray conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão.

No dia 19 de agosto eu fui numa sessão fechada aqui em Brasília para assistir o filme Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos. Filme baseado no livro de Cassandra Clare. 

Quando Clary Fray (Lily Collins) e seu melhor amigo Simon Lewis (Robert Sheehan) vão em uma boate em Nova York ela acaba presenciando um assassinato, mas para o total desespero de Clary ela é a única que pode enxergar esses assassinos. Os assassinos são Jace Wayland (Jamie Campbell) e os irmãos Alec e Isabelle Lightwood. Na verdade, eles são Caçadores de Sombras - protegem o mundo dos demônios e de outras criaturas similares.


A mãe de Clary, Jocelyn Fray (Lena Headey) acaba desaparecendo e Clary terá que se aliar aos Caçadores de Sombras para encontrá-la. Jace e Clary se aventuram e passam por muitas coisas juntos, além de sentimentos conturbados que acaba surgindo entre eles.

Clary conhecerá algumas pessoas nesse mundo, como o feiticeiro Magnus Bane e o grande vilão da história Valentim Morgenstern, caçador de sombras. O filme é cercado de magia, com Caçadores de Sombras, demônios, vampiros, fadas, lobisomens, feiticeiros, entre outros.
Minha crítica - que não é muito bem uma crítica já que não tenho experiência em analisar filmes, mas sim minhas impressões - é que gostei do filme. Muito. Teve suas alterações, mas a essência estava lá. Ficou entre uns 70 a 90% do livro. Claro, como fã eu queria 100%, mas não pode ser assim. Tem toda uma preparação para se encaixar no cinema.

No começo achava a escolha do elenco horrível, mas me surpreendi muito. Tanto a Lily Collins quanto o Jamie Campbell Bower foram perfeitos como Jace e Clary. O Jamie precisa engordar um pouquinho, isso precisa, mas os dois tiveram uma química excelente.

Jemima West e Alec Zegers foram perfeitos com os irmãos Lightwood. Jemima me impressionou muito na parte das lutas - chicote maravilhoso. Jonathan Rhys Meyers, o Valentim, é um ótimo ator, mas deixou a desejar. Esperava muito mais dele. Ele deixou o Valentim mais selvagem e o visual dele não me agradou, pois estava com umas tranças esquisitas e feias.

Robert foi meu ponto alto do filme, ele arrasou como Simon. Ele realmente soube interpretar nosso amado Simon. No primeiro livro ele não tem muito destaque, mas Robert fez com que seu personagem fosse um dos melhores na trama, com expressões engraçadas e comentários que só nosso Simon poderia dizer.


Vocês perceberam que não falei muito do filme, já que se fosse escrever mesmo sobre tudo iria colocar spoiler e como não gosto dessas coisas resolvi falar só o necessário.

Uma coisa que me incomoda quando saem essas novas adaptações são as comparações com as outras sagas de sucesso. Por favor, não comparem! Cada saga tem sua história, sua mitologia. Pode até ser que quando está escrevendo uma autora se espelha em outra, mas não justifica essas comparações. Bom, vão ao cinema a aproveitem Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos.

Trailer:



11 comentários:

  1. Você não imagina a vontade que estou de assistir esse filme. Adorei seu comentário sobre ele, me deixou mais ansiosa!

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou super curiosa com o filme e concordo com você que comparações não fazem sentido, afinal, cada obra é de um jeito e tem a sua própria qualidade e o seu próprio brilho!


    Abraços, Isabela
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  3. Estou correndo para terminar o livro e conseguir assistir o filme no cinema. Ñ vejo a hora.
    bjus
    reaprendendoaartedaleitura.blog.spot.com
    Te seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica Jessy. Já li Cidade dos Ossos e curti bastante. Quero muito assistir o filme agora. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Eu li que o filme é bem fiel ao livro o que me deixou mais interessada ainda em assisti-lo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Vou ver no próximo final de semana, e estou muito ansiosa. Esta é minha série preferida de livros, e espero que a adaptação me deixe feliz, ainda não superei este Jace.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu ate concordo com certos pontos, mas sendo sincero, Cidade dos Ossos pra mim foi detestavel. A adaptação ficou péssima. Se conta os detalhes do livro que realmente ficaram fies e o final foi de estragar tudo. Perai minha gente, q eu leu a série sabe que Valentim num é daquele jeito. Ele pode ate ser violento e frio, mas acima de tudo ele é calculista. Ele jamais daria a entender que queria o mal do Jace. Aquele final foi demais. Ja num tinha curtido muito e quando acabou, passei a detestar mais ainda. Alguma coisa realmente fiel foi o Simon. Esse sim ficou perfeito

    ResponderExcluir
  8. Ficou super legal a resenha, espero que o filme não deixe a desejar.Bjo

    ResponderExcluir
  9. Resenha bem escrita, abordando de forma simples e inteligente o enredo do filme, nos dando uma boa noção da história, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  10. caramba que livro,, viajei nesse mundo..... abraço a todos...

    ResponderExcluir
  11. Não li o livro, mas tenho vontade de assistir esse filme, parece bom! E sua resenha foi ótima sem spoilers.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!