12 agosto 2013

Resenha Nacional: Azar o Seu! - Carol Sabar

Azar o seu!
Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser feliz. Skoob

Autora: Carol Sabar
Editora: Jangada
Páginas:
Nota: 5/5 FAVORITO

Azar o seu! é um livro encantador, divertido e empolgante que deixa o leitor extasiado com a história de Guga e Bia. O livro nos conta a história de Ana Beatriz Guimarães, mais conhecida como Bia, uma mulher de 25 anos que tem uma vida bastante azarada. Depois de ser demitida por justa causa é obrigada a voltar para Juiz de Fora, sua cidade natal, para morar com seu pai e sua única alternativa é ajudar na floricultura de seu pai, Quatro Estações.

Quando Bia voltava de um funeral de um parente, no qual ela acabou ficando com seu primo de segundo grau e se arrepende amargamente dessa distração, acaba ficando presa no engarrafamento na Linha Vermelha no Rio de Janeiro.

"Gosta de margaridas? Tem umas margaridas lindas lá, vem comigo que eu te mostro...’' O fato de a única margarida que ele mostrou a você não ter pétalas, apenas caule..."

Bia só que chegar em casa e fica revoltada quando um cara comprar a última garrafa de água do camelô e logo depois acontece um tiroteio e ela tem certeza de que vai morrer. Bia acaba se refugiando com o cara que comprou água e no auge do nervosismo acaba confundindo ele com um “amparador espiritual’’ e relata sobre seu amor de infância. Bia confessa para esse cara o quanto ama Gustavo Vitorazzi, ou Guga para os íntimos, e que nunca esqueceu o beijo dele. O que Bia não imagina é que esse cara que ela está tão confiante que seja seu amparador espiritual na verdade é o Guga.

Depois de escaparem ilesos do tiroteio eles acabam se interagindo muito, mas Guga fica com muito medo de contar a verdade para Bia e se intitula para ela como o ''Cara''. Bia fica muito feliz em conhecer o ''Cara'', pois para ela depois de muitos anos tem a oportunidade de conhecer outra pessoa que não fosse o Guga.

A história de Bia e Guga é que eles cresceram juntos. Eram sempre Guga, Bia e Raíssa, irmã de Guga e ex- melhor amiga de Bia. Eles eram inseparáveis e faziam tudo juntos, mas na adolescência Guga acabou indo embora para Londres para seguir sua carreira de músico. Bia e Raíssa brigaram e não são mais amigas atualmente.

Guga é muito fofo, lindo, maravilhoso, inteligente, carinhoso, meigo, simpático, divertido... Posso ficar escrevendo várias qualidades dele aqui, porque ele é realmente muito fofo! Guga e Bia formam um casal lindo. Bia é uma protagonista muito hilária. Sério. Nunca vi uma protagonista tão intensa e divertida. Ela diverte os leitores com suas trapalhadas, encanta com sua graciosidade e emociona com sua história. Além que Bia é apaixonada por John Mayer e eu sou completamente louca por ele.

“Eu nunca ligara para um telessexo na vida, seria carência demais até para mim, que já havia digitado “I Love you” no Google Tradutor e clicado no botão de ‘ouvir’ só para me emocionar com a voz da máquina declarando seu amor por mim.”

Bia e Guga vivem aventuras muito engraçadas e acompanhamos todo o processo dele se revelar para Bia. Fora que os personagens secundários são bem interessantes e engraçados. A trama é bem construída e a Carol soube encaixar muito bem todos os personagens na história. Agora eu quero ler desesperadamente ''Como (Quase) Namorei Robert Pattinson'', primeiro livro da autora. Fico muito feliz que a nossa literatura brasileira esteja cada vez melhor e quem ainda não leu nada da Carol Sabar estão perdendo uma escrita maravilhosa. Corre e vai ler logo!

Quotes:
“- Bia... As pessoas boas também erram.
Erram tanto que se tonam pessoas más.”
''Você precisa se permitir - disse o Sr. Desperdício, como se ouvisse meus pensamentos. - Sair do casulo. Ou deixar alguém entrar. Às vezes, ficar sozinha é uma barra."
''Eu não queria parar! Eu não podia parar! Parar intimida os covardes! E, perto da minha pessoa, o Salsicha do Scooby-Doo seria um valentão."


 

6 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa todas as resenhas que leio desse livro falam super bem dele, estou louco para ler !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! Amei este livro, uma das leituras mais divertidas deste ano, a Carol escreve muito bem e estou louca para ler o outro livro dela.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Jessy! Já li Azar o Seu! e amei! O Guga realmente é um fofo! Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ler esse livro. Parece tão legal :)

    ResponderExcluir
  5. AHHHHHHHHHHH! Amiga, assim não é justo!
    Vou colocar este livro na minha lista de favoritos agora mesmo. Meus parabéns pela resenha!
    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  6. ja esta na minha lista super anciosq pra ler esse livro

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014