23 setembro 2013

Resenha: Filha da Floresta - Juliet Marillier

A Filha da Floresta
O domínio de Sevenwaters é um lugar remoto, estranho, guardado e preservado por homens silenciosos e criaturas encantadas, além dos sábios druidas, que deslizam pelos bosques vestidos com seus longos mantos... Passada no crepúsculo celta da velha Irlanda, quando o mito era lei e a magia uma força da natureza, esta é a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho, o soturno Lorde Colum, e dos seus seis amados irmãos, vítimas de uma terrível maldição que somente Sorcha é capaz de quebrar. Em sua difícil tarefa, imposta pelos Seres da Floresta, a jovem se vê dividida entre o dever, que significa a quebra do encantamento que aprisiona seus irmãos, e um amor cada vez mais forte, e proibido, pelo guerreiro que lhe prometeu proteção. Skoob / Orelha de Livro



Autora: Juliet Marillier
Editora: Butterfly 
Páginas: 608        
Nota: 5/5 FAVORITO

Filha da Floresta é um livro enigmático, místico e fantástico que traz a busca pela liberdade e poder da esperança.

O livro se passa no período celta, velha Irlanda, é conta a história de Sorcha, a sétima filha de um sétimo filho. Seus irmãos mais velhos são Finbar, Conor, Padriac, Liam, Diarmid e Cormack. Filha da Floresta é o primeiro livro da trilogia Sevenwaters.

Sorcha e sua família moram em Sevenwaters, que é uma comunidade cercada de magia, seres sobrenaturais e os sábios druidas. O pai de Sorcha, Lorde Colum, é o governante dessa comunidade e a protege dos perigos com força e segurança implacável. Sevenwaters é ameaçada pelos vikings e picts, mas o verdadeiro inimigo de Lorde Colum é o povo feudo de Northwoods, os bretões. Eles estão em constantes batalhas e todos os lados perderam entes queridos pela uma guerra incansável.

''Sua estratégia, assim como a deles, é matar e mutilar sem fazer perguntas. Perdem seus filhos e irmãos em uma batalha infinita e sem objetivos. [...] Esse caminho só leva à morte, ao sofrimento e ao arrependimento.''

Essa guerra é sofrida, mas a vida de Sorcha é feliz na medida do possível. Infelizmente sua mãe faleceu depois de alguns dias que ela nasceu e seu pai tornou-se um homem gélido, por isso o amor desses sete irmãos são o mais puro que pode existir.

Tudo muda quando seu pai resolve se casar novamente com uma mulher desconhecida, Lady Oonagh. Lorde Colum fica encantado e fascinado por essa mulher e não percebe os truques que ela comete.

''Se o senhor não acorda logo, perderá a nós todos, um por um.''

Lady Oonagh é uma feiticeira terrível e depois de fazer de tudo para desfazer os laços dos irmãos e não conseguir absolutamente nada lança uma maldição para os irmãos de Sorcha. Essa terrível maldição lançada por Lady Oonagh aos irmãos é cruel e somente Sorcha pode desfazê-lá.

Sorcha passará por diversas provações para trazer a felicidade de seus irmãos. A dor, a solidão e o desespero para terminar suas tarefas e desfazer o feitiço é intenso e ela fica anos sozinha até encontrar um protetor, o Red. Ela é obrigada a abandonar seu lar e seguir para uma terra estranha e perigosa, a terra dos bretões.

Red é um bretão destemido e não tem medo de nada. Sorcha será sua protegida e mesmo que ele possua um jeito grosseiro e fanfarrão no começo logo percebemos que ele é um encanto. Red é carinhoso, atencioso, protetor, amoroso. Os dois têm um laço muito bonito e uma forte amizade, que é construída com o tempo, e logo percebem que um sentimento poderoso e puro surge entre eles.

É um livro que prende o leitor do começo ao fim e tudo que nossa protagonista sofre é uma dor para o leitor. Sorcha sofre as coisas mais terríveis que um ser humano pode passar e, algumas vezes, não contive as lágrimas e chorava por ela. Mas também sorrimos e ficamos eletrizados pelo amor desses irmãos. É um amor sublime, puro e corajoso, onde eles fazem o que for necessário para proteger essa família. Também mostra o amor pela natureza e a preservação dela.

Filha da Floresta foi baseado no conto Os Seis Cisnes, dos Irmãos Grimm. E repleto de magia e romance, mas também tem traços das grandes fábulas que conhecemos, como a madrasta perversa, a magia da floresta, os desafios enfrentados e o amor verdadeiro. É um livro encantador, sublime, envolvente e dinâmico. Obrigada Juliet Marillier por escrever uma história incrível!

A continuação do livro se chama Filho das Sombras, publicado recentemente pela Editora Butterfly.

Quotes:
''Não me importa se você está aqui ou lá, pois sua imagem está em minha mente o tempo todo. [..] Você é... tudo o que eu sou, é o ar que eu respiro."
"Tudo que restou para ele foram as lembranças de cada momento em que ela lhe pertenceu. Era tudo que ele tinha, e sem ela se sentiria sozinho"
''Vocês falaram do lago e da fortaleza na floresta. Ouvi histórias muito estranhas sobre aquele lugar; histórias que podem mudar o curso de minha campanha se forem verdade. O dono daquelas terras se chama Colum de Sevenwaters. Há histórias sobre seu lago, sua floresta e seu forte. E também sobre a selvageria de seus homens, entre eles seus filhos. E são histórias verídicas.''





9 comentários:

  1. Hey! Bah, preciso comprar esse livro D: , é a segunda resenha que leio dele e fico mais curiosa *-* , mas ele tem um preço tão salgadinho =/

    ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga! Que livro lindo, quando li sobre todas as emoções que causou em você fiquei muito feliz, afinal gosto de livros que mexam conosco, que façam rir ou como neste caso chorar, só não pode passar sem deixar alguma marca. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,
    Que resenha hein, ainda não conhecia esse livro, mas já anotei a dica aqui, adoro livros que nos transmiti alguma emoção.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jessy! Já li Filha da Floresta e Filho das Sombras e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia
    Mas parece ser um bom livro
    Vou anotar a dica

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica, a leitura parece ser muito boa, aliás li algumas outras resenhas sobre o livro e a maioria foi bem positiva. Vou conferir também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro.
    Sua resenha está ótima.
    Beijos, fica com Deus.
    Tem resenha do livro CISNE lá no blog:
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com SIGO TODOS DE VOLTA.

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha qnd puder vou ler o livro
    bjs
    Thereasonwebnovela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu também me surpreendi com esse livro. Peguei ele meio que sem saber o que esperar e me apaixonei pela estória e escrita da autora. O número de paginas pode assustar, mas eu li rapidinho. O segundo também é ótimo, mais romance do que esse. Espero que goste também! =D

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014