19 outubro 2013

Resenha Nacional: Anjos (O Segredo de Judith) - Wudson Silva

Anjos - o segredo de Judith
Isaias é um policial mal-humorado que exerce seu trabalho sem maiores percalços na apática Rio Vermelho, pequena cidade do interior de Minas Gerais. Mas sua rotina se transforma quando, em certa manhã, é encontrado no quintal da casa paroquial o corpo da jovem Judith. A investigação mal sucedida leva à solicitação de auxílio de um detetive da capital. Clóvis, o detetive recém-chegado, exibia um estranho movimento no olhar e uma capacidade extraordinária e inacreditável: ele lia os pensamentos alheios. Pelo delegado, Isaías soube que o detetive fazia isso dialogando com anjos. A investigação ia ficando a cada dia mais instigante. Mas Isaías intrigava-se com dificuldade de Clóvis em desvendar o crime, afinal, não lhe bastaria perguntar e observar os anjos próximos dos suspeitos? Assim que Isaias compreende como o detetive Clóvis visualiza o mundo através dos anjos e como esses influenciam os seres humanos, descobriu não só o segredo de Judith, mas viu mudar por completo sua vida e seu destino. Skoob / Orelha de Livro
Autor: Wudson Silva
Editora: APED
Páginas: 168
Nota: 4/5

Anjos (O Segredo de Judith) nos leva a pequena cidade de Rio Vermelho, que fica no interior de Minas Gerias. O assassinato misterioso da catequista Judith causa alvoroço na população e acaba que o detetive muito renomado da cidade grande, Clóvis, vai para pacata cidade desvendar o crime em apenas uma semana.

O livro é narrado por Isaías, policial da cidade que fica encarregado de acompanhar Clóvis na busca pela solução do crime. Para Isaías o crime já foi solucionado, onde tem absoluta certeza que quem matou a jovem Judith foi Josias, considerado o feiticeiro da cidade. Só que Clóvis não acredita muito na acusação e vai atrás de soluções para o crime. Clóvis é um homem misterioso e enigmático, onde possui um dom bastante complexo. Através dos anjos ele pode ler os pensamentos das pessoas e saber a verdade das situações que ocorrem. Mas o verdadeiro enigma do livro é descobrir quem matou Judith.

“Conclui que eu estava conversando com anjo muito poderoso, e ao contemplar as nuvens em forma de crianças com asas, senti um desejo enorme e fazer algo para recompensar aquela divina presença”.

Confesso que nos primeiros capítulos fiquei bastante estressada com o livro, pois Isaías é um personagem extremamente estressante e mal - humorado, fazendo com que o leitor queira desejar coisas bem negativas pra ele. Ele é um personagem que reclama até mesmo se uma árvore balançar devido ao vento, onde muitas vezes me causou repulsa e fiquei enojada com suas atitudes.

No decorrer da história, Clóvis e Isaías têm que solucionarem as pistas e buscarem respostas para os mistérios que acabam acontecendo na trama. Esses dois policiais, mesmo que sejam completamente diferentes, buscam um mesmo objetivo e começam a ter aos poucos uma familiaridade.

É um livro com poucas páginas que pode ser lido em no máximo três horas, mas que pode fazer o leitor pensar sobre seus erros e atitudes cometidos em vida por um longo tempo. Onde colhemos o que plantamos e somente o perdão de nossos erros que pode nos fazer uma pessoa melhor. Um livro que por mais que tenha como foco a investigação policial traz como plano de fundo o mundo do sobrenatural e suas consequências. Wudson Silva também aborda temas bastante complexos, como a religião, os pecados e a morte.

Um fator que me deixou bastante intrigada com a trama foi como o autor soube desenrolar a história a um ponto onde deixamos de lado a ação policial e começamos a questionar nossa vida. A desestruturação familiar foi bem abordada no livro e lemos como Isaías têm uma atitude grotesca quando se refere a sua família. O livro mostra que nem sempre a verdade pode ser o que parece e que as aparências enganam até mesmo a pessoa mais esperta. Um livro sobre a busca para se tornar uma pessoa melhor, a rendição e a perseverança de que o futuro será melhor do que o presente. Não é somente uma ficção policial, mas também um ensinamento de como podemos melhorar nosso futuro e buscar algo melhor para si. Acabei encontrando pequenos erros de revisão, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Quotes:
''É a primeira vez em minha vida que vejo um detetive que não tem uma lista de suspeitos ou uma estratégia lógica ou pressão psicológica para descobrir um assassinato.''
“Eles foram dormir. E a única coisa que obtive foi um gosto amargo de derrota por não conseguir conversar com a minha própria família”.
“E, por incrível que pareça, foi dentro do hospício que descobri o verdadeiro valor da vida”.


 

10 comentários:

  1. Gostei da resenha Jessy. Já tinha interesse neste livro e com as suas palavras fiquei ainda mais instigada para ler. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. esse livro deve ser muito bom , que bom que gostou da trama
    @livroazuis
    http://livro-azul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. No momento não seria bem o livro que gostaria de ler, quem sabe mais a frente.

    ResponderExcluir
  4. Amei essa resenha e esse livro parece realmente ser bom, espero poder lê-lo em breve

    http://saga-preciosa-cristal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha, quando der vou ver se pego para ler *-*
    Valeu pela dica

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga adorei essa resenha, tbm gostei muito do livro e a lição que ele traz para nós!!!
    O blog ficou maravilhoso!!!!!
    Muito sucesso!!!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  7. Oie sua linda =)
    se ficou com raiva do personagem ele mexeu com você :P
    Primeira resenha que leio desse livro, espero ter a oportunidade de te-lo e descobrir minha opinião, apesar de policial não ser meu gênero favorito.
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    no momento ele não me chama muito a atenção, mas quem sabe futuramente?
    Beijinhos

    Books and Movies
    http://leiturae7arte.blogspot.com.br/
    @BooksAndMovies_

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas amei a resenha e isso bastou para me interessar pela obra. A proposta está maravilhosa e reforça bem que a esta obra é uma ótima dica de leitura .

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014