26 novembro 2013

Resenha Nacional: Clarices - Luciana Bollina

Clarices


Clarice tem 19 anos, é artista plástica e seu maior desejo é conhecer o amor. Na rua, encontra um jovem poeta chamado Gabriel, que vende seus poemas impressos de forma artesanal. Ela se apaixona e ele preenche seu imaginário. A atração parece recíproca, mas Clarice flagra o moço beijando outra mulher, linda e sedutora, entre as prateleiras de uma livraria. Paralelamente, sua mãe e sua irmã aparecem em meio a discussões, confrontos e sustos que fazem com que ela amadureça. Skoob Comprar:Livraria Travessa / Livraria da Vila




Autora: Luciana Bollina
Editora: Philae
Página: 144
Nota: 4/5

''Clarice é seu nome. Ela não gosta de ter só este, mas gosta dele. Procura identicar-se com tudo que pode. Quanto mais ela se identifica com as coisas do mundo, mas ela será capaz de amar estar viva.''

O livro nos conta a história da jovem Clarice, com seus 19 anos e que vive de seus trabalhos artísticos, onde a arte é o ar que ela respira. Clarice acaba conhecendo o autor Gabriel, que vende seus livros na rua e o clima entre eles logo aparece. Os dois sentem uma conexão e nossa protagonista fica encantada com as poesias dele. Eu, como fã de poesia, certamente me interessaria por Gabriel e só quem realmente entende e ama poesias sabe o que ela pode fazer com uma pessoa. 

Gabriel é um eterno poeta e adora livros, teatros e artes. Ele é um encanto, misterioso e maravilhoso, onde sua doçura e sensibilidade encanta qualquer leitora.

O livro tem uma narrativa diferente de outros livros de que já li, onde Luciana Bollina descreve a trama de uma forma apaixonante e poética, na qual usa muito de expressões românticas e encantadoras. Quase não tem diálogos e sou uma leitora que prefiro histórias em que os personagens se interagem muito e que tenha bastante diálogos, mas em Clarices eu não me importei tanto com isso. No começo eu me incomodei com essa falta, mas ao longo da narrativa eu fui apreciando a leitura e aos poucos fui entendendo o significado do livro ter poucas falas e essa descoberta foi bem intensa pra mim.

Clarice é um mulher como qualquer uma de nós, onde tem seus anseios, dúvidas, mágoas, problemas na família, mas gosta de ter sua independência e liberdade de ser quem ela quiser. Quando eu estava lendo o livro sempre me fazia pensar em obras, pintores e poetas, deve ser o fato da escritora ser atriz e está sempre interagida com o teatro e com obras.

"Existem mistérios que só nós mesmos podemos decifrar."

Clarices é um livro cercado de romantismo, paixão e os personagens principais são bem descritos, onde eles são carregados de uma magia intensa.

Quotes:

''Alguns nascem para escrever livros, outros para lê-los e outros para sê-los.''
''Eu tenho meus quadros, minha arte...Eu acho que meu propósito é algo forte demais para mim.''
''Não tenho medo. Tenho limites. E isso é o que me dói.''



17 comentários:

  1. Oi Jéssica!
    Não conhecia o livro.
    Particularmente não sou muito fã de poesias, então não sei se conseguiria 'capturar' a essência da trama.
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hum...parece ser um ótimo livro. A capa já me encanta bastante!^^ Também não curto muito livros com poucos diálogos e acho que isso iria me incomodar bastante, mas ainda sim a ótima escrita compensaria.
    Beijos!
    Paloma Viricio-Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica!

    Já me encantei com o Gabriel, pois sou uma eterna amante de poesias. Tenho certeza que ele também me encantaria. Parece uma história muito singela e por isso capaz de tocar o leitor. Também gostei da Clarice, pois como uma personagem comum é muito fácil criar uma identificação. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jéssica,
    tudo bem?
    Que livro diferente, eu sou super romântica, acho que irei gostar muito dessa história. Já imagino Gabriel recitando poesias, ah!!!!
    Dica anotada. Sucesso para a autora!!!!!
    beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!
    Não conhecia o livro, mas a temática dele não me atraiu.
    Espero que um dia eu possa ver essa leitura com outros olhos!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica,

    Bom o livro me conquistou só pela capa e pela sinopse, fiquei com vontade de descobrir oque vai acontecer com a Cllarisse, eu não gosto de ler livros com pouco diálogo sinto que a leitura não flui, mas depois que pego o ritmo consigo terminar rapidinho, livros que falam de poesia ou livros são tudo pra mim.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,

    Esse é um livro que ainda não conhecia, sua resenha me deixou curiosa pela leitura, confesso que pela capa ele não me ganhou rs.

    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  8. Adoro essa capa e e tenho muito interesse no livro. Sua resenha ficou ótima e adorei os quotes hahaha
    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi bonita!
    Pena que ele é um poeta tão boêmio! São cheio de palavras bonitas para conquistar mas acabam sempre partindo corações. Conheço peças assim! Parece um livro interessante e curtinho, quando eu estiver na vibe quem sabe? Gostei!
    Um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jess. Flor eu não conhecia este livro, mas pelo jeito que li e pelas paginas o livro é rápido e bem suave. Aquele tipo de leitura que flutua e quanto menos se espera o terminou e ânsia por mais. Gostei bastante da historia, do romance e é claro da poesia. Nossa eu amo, poesia reflete a nossa alma.
    Flor vou procurar por este livro, se achar vou compra-lo pois realmente gostei muito deste livro. Sua resenha foi bem clara do que esperar dele.
    Parabéns!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei da resenha Jessy. Clarices parece ser um livro bem doce e fofo, ainda mais por ter todo este pano de fundo poético. Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Jéssica.
    O livro é bem fininnho, e pelo jeito é uma leitura bem rápida.
    Eu não sou muito fã de poesia mas até leria Clarices, só não gostei de saber que tem poucos diálogos.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Não conhecia o livro e me interessei muito pelo estilo dele. Bate muito com o que eu gosto.
    Os quotes são perfeitos! Achei muuuito fofo!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  14. Realmente, parece um livro bem fofo e leve, ideal para ler nas férias, em uma tarde, para descansar e relaxar. Vou adicionar no skoob : )

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica,

    me apaixonei por sua resenha, deu para perceber o quanto o livro te prendeu e o quanto você gostou.

    Abraços,

    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. O livro parece ser fofo!
    Esse mundo de ator e atrizes reflete muito mesmo, realmente deve ser por isso.

    ResponderExcluir
  17. Ao contrário de você, eu não gosto muito de poesia, mas o tom poético na narrativa eu já gosto. Mesmo você comentando positivamente sobre ele, não sei se leria. Tenho algo contra livros pequenos, como se faltasse desenvolvimento, não sei. É algo meu mesmo. kkkkk

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014