29 novembro 2013

Resenha Nacional: Lágrima de Fogo - Ana Macedo

Lágrima de Fogo

No universo existem oito mundos paralelos, entre eles Agnitellure, conhecido como “a terra casta”. Durante vários milênios, todas as raças viveram em harmonia e prosperidade, mas mesmo neste lugar, a paz não durou para sempre. Quando anjos caídos e dragões decidem invadir o terceiro dos oito mundos, denominado “Terra”, os anjos da paz recebem ordens dos Quatro Grandes – criaturas ancestrais, protetoras de Agnitellure – para que levem ao seu mundo a mais mortal e perigosa criatura: os humanos. Agnitellure nunca mais foi a mesma. As criaturas mágicas passaram a se esconder. Uma nova guerra está para surgir. Profecias e lendas começam a criar vida. As árvores pararam de cantar ao som do vento, os mares estão agitados. Laços de sangue estão instáveis, os valores deturpados, e somente uma criança pode trazer a paz. Skoob / Orelha de Livro

Autora: Ana Macedo
Editora: Novo Século (Novos Talentos da Literatura Brasileira)
Páginas: 312
Nota: 4/5

''Nada é como realmente imaginamos''

Essa frase representa bem todo o mundo criado pela escritora Ana Macedo. O livro foi publicado pela Novo Século no selo Novos Talentos da Literatura Brasileira e eu recebi a obra em parceria com a autora.

Em Lágrima de Fogo existe um universo com oito mundos paralelos, incluindo a terra, mas o foco principal da trama é o mundo Agnitellure, muito conhecida como ''a terra casta''. Uma lenda diz que Agnitellure nunca mais foi a mesma depois que os humanos foram para aquela terra e que a paz foi acabada e se transformou em guerra. Não irei aprofunda na profecia do livro para deixarem vocês curiosos e correrem para lerem a obra.

A protagonista é a jovem Annabelle ou Anne, que aos 19 anos tem sua vida mudada drasticamente quando descobre o que o futuro lhe reserva, onde está cercada de mistérios, lendas e acordos para selar a paz desse mundo de Agnitellure.

Anne acaba conhecendo Draco Doraki, um Drakenae - que é um dragão que também pode ser transformar em humano - e ele com seu charme, atitudes, carinho e proteção encanta qualquer leitora. Draco foi meu ápice da leitura e o considero como o melhor da trama, sem dúvidas. 

Ele é um personagem justo, leal e protetor, que quando faz uma promessa jamais deixa de cumpri-la. Draco sempre foi destinado a proteger Anne e não importa as consequências disso, ele sempre irá cumprir com sua palavra.

''Eu disse que não vou embora - Apesar da voz já baixa, ser abafada pela chuva, entendi cada palavra. - Não costumo quebrar promessas.''


Já Anne, por ser leiga em muitas ocasiões, se torna chata, mimada e com um temperamento controverso, mas também sabe ser corajosa, protetora e questionadora quando necessário. Eu gosto de me afeiçoar com as protagonistas, mas não conseguir fazer isso com ela e por isso que dei quatro estrelas para o livro. Mas com Daniel, melhor amigo de Anne, Daneny, Desmond e Draco Doraki, a trama foi mais interessante e conseguir me interagir na história, porém tem vários outros personagens secundários que também souberam apimentar a trama.

Anne e Draco passam por uma jornada perigosa e cruel, onde a guerra, os medos estão por todo os lados e eles devem ser unir para poder sobreviver as terríveis provações que enfrentam ao longo da narrativa.

“Se não acabarmos com a guerra ela acabará conosco.''

O livro é narrado em três perspectivas, onde temos a narração por Anne ou Draco e em alguns outros momentos uma narrativa em terceira pessoa. O livro possui uma narrativa voraz, fluente e dinâmica, onde a autora nos faz conhecer um mundo de magia, cercado de anjos, demônios, dragões, elfos e outras criaturas místicas.

Lágrima de Fogo - Mundo de Sombras é o primeiro de uma série de oito livros, mas ainda não tem nenhuma informação de quando terá a continuação. O final foi desesperador e deixou os leitores com as unhas roendo para saber o que aconteceu e com certeza com um gancho para uma ótima sequência.

Ana Macedo escreveu um livro sobre mudanças e descobertas, mas a mensagem mais importante é de como não percebemos as coisas que estão próximas de nós e a descoberta sobre si mesmo. Lágrima de Fogo é um livro que faz você refletir sobre suas ações e também faz você pensar em como a honra e lealdade são importantes. E não importa que o livro envolva sobrenatural, mas a realidade do mundo está fundido no livro, onde a guerra, os valores quebrados e a traição faz parte de nossa realidade. Quem gosta de fantasia, magia, mitologia vai amar Lágrima de Fogo.

Quotes:
''(...) Draco se aproximara demais de mim, assim como minha opinião sobre a sua aparência sedutora, e como seu humor ácido me encantava."
"Em um segundo , ele estava postado em minha frente, me olhando com olhos sérios e uma expressão que eu não soube ao certo se era preocupada ou irritada, talvez ambas, suponho. Colocou suas mãos na mesa onde eu estava encostada, uma em cada lado de minha cintura, e fixou seus olhos nos meus."
"Certifique-se de não confundir as coisas, minha querida - sua voz era serena e ao mesmo tempo muito séria. - O coração nos prega peças que tempo nenhum pode apagar."


30 comentários:

  1. Oi tudo bem, eu tenho a Ana como amiga no face e acredite eu não liguei o nome dela a esse livro, pode rir amiga kkkkkk Depois que descobri que ela tinha escrito o livro nós demos risada, enfim a velhice chegando...
    Amiga o que mais gostei, e olha que nem li ainda, foi a riqueza de detathes que ela usou nesse livro, foi muito bem construido, e deveras chama muito a atenção, espero ter oportunidade de ler o livro em breve, por que amei sua resenha, o que mais chamou atenção foi a narrativa, é o ponto crucial de um livro.
    bjkas
    Dani Casquet-Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga
      Nossa, que coincidência isso, mas ainda bem que você descobriu.
      Obrigada pelo comentário flor.

      Excluir
  2. Ai que capa linda!!
    Amei a premissa! A resenha também! Muito legal esses livros nacionais! s2
    Oi Flor!
    Você deixou no comentário do meu blog que gostaria de ler a Resenha da A Escalada de Eva - A Resenha Saiu! Espero que goste!
    Vou deixar o link aqui, depois me diga o que achou!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-escalada-de-eva-as-duas-faces.html
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica!

    A premissa é bem interessante, mas pela idade da personagem achei que ficou um pouco juvenil demais. Não sei se foi só uma impressão. Pela sua dá para percber que a autora detalhou muito bem seu universo e é chato mesmo quando não nos conectamos com o persongem principal. Gostei muito da resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. OMGGGGGGGGGGGGGGGG!!! Anjos, Fantasia e Dragoes <3 Nossa, preciso ler este livro, fiquei super curioso para ler ele todo kkkk, apesar de não gostar da capa, fiquei muito curioso para ler, Abraços

    http://vampleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica,
    Gosto muito do tema, fiquei curiosa mas, tem um único detalhe que me faz pensar se inciarei a leitura, é que são oito volumes e sou ansiosa demais para ler um e esperar os demais, prefiro ler as séries quando já tenho todos os livros a minha disposição e na minha casa. Mas, ainda bem que existem pessoas diferentes de mim, não é? (risos)

    Beijos
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ual ! depois de ler sua resenha esse livro foi para minha lista.
    Amei ! você escreve super bem, e conseguiu me passar a emoção que teve lendo.
    Estou em uma fase em que quero ler histórias assim. Com elfos, magia.. enfim.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijos, fica com Deus.
    Tem resenha do livro Cores de Outono, um livro cheio de magos, elfos, magia, romance e muito mais... não esqueça de comentar.
    lendoeaprendendoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica!
    Deu para perceber o quanto você curtiu a leitura, mas não sou chegada a esse estilo...
    Bj!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da resenha Jessy. Parece ser um excelente livro de literatura fantástica, mas confesso que desanimei bastante ao ouvir que se trata de uma série de 8 livros...Estou correndo um pouco de sagas e trilogias. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Amei a resenha, me interessei pelo livro parece ter uma narrativa bem interessante!
    8 livros? Nossa, acho que não leria tudo isso. Minha lista de livros para ler,
    não permite :)
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oii ;)
    Olha, eu adoro qualquer história que fale sobre universos paralelos *-* ADORO MESMO! E em especial livros que envolvam criaturas místicas e mágicas *-*' quanto mais irreal melhor, afinal de realidade a gente já tem tanto, né?
    Ainda não conhecia o livro, nem a autora. me interessei muito! o/
    Beijos ;*
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mari, obrigada pelo seu comentário.
      Verdade, eu também amo livros de fantasia que possuem criaturas místicas, sou fascinada com isso. Espero que possa ler o livro.
      Beijos

      Excluir
  11. Uau que resenha Jéssica, fiquei encantada com Draco, nunca li nada com dragões, principalmente os que podem se transformar em seres humanos.
    O livro faz parte de uma série de 8 livros e ainda não se tem notícia dos próximos? Ah não dá pra mim, apesar de ter me encantado com a proposta...quem sabe quando for lançado mais um volume.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Paty pelo comentário.
      Sim, são oito livros. Agora que eu comecei estou ansiosa para terminar, mas ainda não tem nenhuma informação dos outros lançamentos :/
      Beijos

      Excluir
  12. Uaaal, que frases de efeito haha adoro isso nos livros!
    Gosto muito de livros desse gênero, e esse me conquistou de cara.
    Também aprecio livros que trazem visões diferentes. Isso parece cansar menos o leitor.
    Apesar de alguns pontos fracos, vou ler sim!

    Beijos,
    Le Lançanova
    Palácio de Livros

    ResponderExcluir
  13. Eu amo livros que trazem reflexão!!! E fantasia está entre os meus gêneros literários favoritos!!!! Acho que vou amar Lágrima de Fogo, comprei e autografei na Bienal de São Paulo. Só que, infelizmente, ainda não consegui ler, está bem difícil ler algo que não seja de parceria... :/ Mas sua observação de que o final é desesperador me fez acreditar que foi melhor assim... hahaha... acho que vou esperar a Ana lançar a sequência.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ju pelo seu comentário.
      Te entendo perfeitamente. São tantos livros de parceria para ler, mas espero que consiga uma tempo para ler Lágrima de Fogo.

      Excluir
  14. Não conhecia esse livro. Amo dragões, então nem preciso dizer que amei toda a resenha e o livro... Muito curiosa!

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li nada envolvendo dragões embora tenha vontade, anjos caídos eu leio sempre e adoro, achei diferente envolver os dois. Gostei da capa e da sua resenha e fiquei curiosa para saber como as coisas se desenvolvem no livro. Ótima resenha!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Jessica,
    tudo bem?
    Esse livro parece ser diferente, quando coloca como um dos protagonistas um dragão. Achei super criativo e parece que o personagem é apaixonante!!!
    Não conhecia a história.
    Boa dica.
    Beijinhos.
    Cila- leitora Voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Jéssica!
    A premissa do livro parece bem interessante, fiquei super curiosa. Sem falar que a capa é linda né?
    Adoro livros que tem a narrativa alternada, isso nos dá chance de conhecer os personagens mais profundamente.

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Estou com esse livro na estante, comprei na Bienal com a autora, nao resisti à simpatia dela! Hahaha! Mas quando ela falou q tinha continuação, adiei um pouco a leitura... ando com muitas serias 'e terminar' e isso me da uma dor no coração hahaha! mas fiquei bastante curiosa sobre Draco! *.* Gostei da resenha =D

    ResponderExcluir
  19. Oi Jessica,

    Desculpa a demora pelo comentário, esse livro parece ser muito bom, AMO fantasias e a autora consegui fazer tudo que eu sonho em um livro, criar vários mundos, e se focar em apenas um amo fantasias com elfos, nossa estou super empolgada pra ler !

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oieee =)
    Ainda não li o livro, mas tenho grande curiosidade, irei fazer a leitura com certeza, mas acho que continuarei esperando, pois nem tem previsão para a continuação e não sou paciente, rsrsrs, série quero todos pra ler, os livros estrangeiros ficam mais fácil pelo fato de dá para baixar #shiuuu

    Beliscões carinhosos da Máh ♥
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  21. Oi Jéssica.
    O que me chamou a atenção na sua resenha foi: o fato de o livro ser narrado por três perspectivas, pois assim temos uma visão melhor da história; o fato de a narrativa ser fluida e dinâmica, pois isso faz a leitura ser infinitamente mais gostosa; a magia presente no livro também me agradou bastante.
    Não sabia que era uma série, mas isso não me faz gostar mais ou menos do que li, não tenho problemas com séries e nem livros únicos, sendo bom, é o que importa!

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga! Pela resenha acredito que vá gostar da história, o dragão me lembrou um personagem de outro livro que li, Unika, adoro ver estas criaturas nos livros, pena que não acho muitos. A única coisa que me desanima para ler é que são oito livros e a espera pelo lançamento de tudo sempre cansa.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  23. Olá Jéssica!

    Achei muito interessante o tema, mas estou em dúvida se iniciaria a leitura dele em breve, pois 8 volumes acho muita coisa e esperar não é meu forte. Tentarei dar uma oportunidade quando todos os volumes forem lançados!
    Beijinhos


    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  24. Oi Jésica,

    adorei a capa do livro, é lida!! E sua resenha então, me fez querer lê-lo, pena que é uma saga e não tem previsão para o segundo. estou fugindo deles!!

    Beijos,Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Uau! acho que a literatura nacional ta cada dia arrasando mais! Gostei da ideia do livro, gosto de fantasias, dragões e magia ♥ Herança de minha mãezinha. Só por seus comentários sobre o Draco ele já me encantou. Pena q não conseguiu sentir o mesmo pela protagonista! É uma pena quando isso acontece. Gostei da dica e o livro já foi pro final da minha lista de leituras futuras, espero poder le-lo em breve e claro, vou passar pra minha mãe q vai adorar ♥
    um abraço!
    Pan
    http://pansmind.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie
    Eu não conhecia esse livro nem a autora, mas me pareceu uma história muito boa.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014