14 janeiro 2014

Resenha Nacional: Paredes Vivas - Rosa Mattos

Paredes Vivas
Paredes Vivas conta a história de Mauren, uma jovem de dezoito anos que, após uma tragédia familiar ocorrida na infância, vê sua vida desmoronar aos poucos com a perda e o afastamento das pessoas que ama. Acreditando ser a responsável pela morte do pai e aflita pela doença da mãe, ao completar quinze anos passa a conviver com um espírito, escondido nos desvãos das paredes da casa onde mora. Entre o medo de contar a sua mãe sobre seu amigo invisível e o desejo de se livrar da maldição que ela mesma provocou numa brincadeira no cemitério, Mauren apega-se ao fantasma das paredes criando com ele um vínculo incompreensível que a afasta cada vez mais de uma realidade saudável. Seu apego pela mãe e o desespero em tentar protegê-la, seus temores, suas angústias e manias, sua felicidade ao descobrir o amor e sua difícil relação com os tios são os focos desta história, que termina com uma revelação surpreendente. Skoob / Orelha de Livro
Autora: Rosa Mattos
Editora: Dracaena
Páginas: 196
Nota: 4/5


Paredes Vivas nos conta a história de Mauren, uma jovem que tem sua vida destruída depois de uma tragédia familiar. Durante a narrativa vamos conhecendo desde a infância até a fase adulta de Mauren e nos primeiros capítulos o pai da protagonista acaba falecendo e ela se sente a responsável pelo ocorrido. Além da dor da perda, Mauren tem que lidar com a misteriosa doença de sua mãe e com o sofrimento de se sentir sozinha, já que agora que sua mãe está adoentada e com a morte de seu pai ela não tem ninguém para conversar.

"A morte de papai provocou uma cratera em meu peito, tão imensa que não houve atadura capaz de preenchê-la. Fiquei, para sempre, com uma dor tatuada na alma"

Mauren era apenas uma criança é teve que lidar com a morte, mas ao longo da história ela vai crescendo e se transformando numa adolescente, mas ainda se sente culpada por tudo. Quem já perdeu um ente querido sabe que a dor nunca passa, mas com o tempo temos que lidar com ela. E eu li a obra de Rosa Mattos quando tinha acabado de perder uma pessoa de minha família e compreendi muito bem a dor que Mauren sentia. Ela tem que lidar com esse sofrimento sozinha, mas acaba conhecendo uma rapaz, o Tobias, que a faz se sentir especial e o romance acaba surgindo entre eles. Os dois terão que lidar com os desafios e temores para descobrirem a verdade sobre a morte do pai dela, a busca pela salvação da mãe de Mauren e lutar para ficarem juntos.

Paredes Vivas é um livro que mostra a morte, a perda e o sofrimento, mas também mescla o sobrenatural e a fantasia, onde temos até seres sobrenaturais e uma maldição envolvida. Não irei aprofundar nisso, porque mesmo que na sinopse já esclareça eu prefiro que esse mistério seja descoberto quando vocês lerem o livro.

Mauren é uma garota perdida e que está em busca de salvar sua família, mas em alguns momentos eu fiquei chateada com ela, pois sempre está se culpando pela morte do pai e acaba que isso gera um desconforto e eu queria que ela lutasse para descobrir a verdade, só que em muitos momentos Mauren não tem força para isso. Tobias é um rapaz carinhoso, amoroso e fiel, que está sempre disposto a ajudar Mauren e a lidar com os problemas que cercam a garota. Um livro cercado de reviravoltas e a autora explora com muita veracidade a morte, o romance e a investigação. Paredes Vivas nos relata a busca para encontrar a verdade.

Quotes:
''Tem apenas seis dias que ele foi enterrado, mas as imagens do sepultamento permanecem vivas em mente, como se o tempo tivesse congelado naquele tempo, lá no cemitério.''
''Eu sou uma garota sonhadora, que vive tendo pesadelos e mesmo sendo muito medrosa não resiste a um bom desafio.''


10 comentários:

  1. Oi querida, tudo bom?
    Quando vi a capa não imaginei que esse livro tinha um tom sobrenatural... Toda essa vibe de sofrimento, família, aprovações me encanta muito. Gosto de ver o amadurecimento dos personagens, sabe?? *-* E o que percebi na sua resenha é que o livro é um mix né? Romance, mistérios, mortes... Bem o tipo de livro que eu gosto.

    Obrigada pela dica.
    Beijos!
    paixaoliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem??
    Eu acho a capa desse livro muito bonita.
    A resenha foi super bem escrita... Pelo o que você disse a história tem um pouco de sobrenatural e isso chamou minha atenção, mesmo que meu instinto não tenha despertado pela leitura... mas acredito que a premissa da história em si seja muito boa.

    Xero!!1
    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sei, não gosto muito de livros com espíritos ou fantasmas, normalmente acabou não gostando das histórias. A única que gostei até hoje foi A Mediadora, que por sinal, amo!

    ResponderExcluir
  4. Outro Tobias para me deixar feliz!
    Amei a resenha, me conquistou! Espero que possa ler logo!
    Amei a parte: ''Um livro cercado de reviravoltas e a autora explora com muita veracidade a morte, o romance e a investigação. Paredes Vivas nos relata a busca para encontrar a verdade.''
    Amo livros com esse tipo de premissa!
    Beijos e Parabéns pela resenha flor!

    ResponderExcluir
  5. Oiee =)
    primeira vez que vejo e leio sobre o livro, gostei de sabe que o livro vai evoluindo, e que barra deve ter sido para Mauren ter que passar as coisas sozinhas até a presença do belo rapaz, que sempre tem, rs, fiquei curiosa e quero saber essa reviravolta.
    Beliscões da Máh ♥
    Blog
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Gosto muito de livros cheios de reviravoltas!! Não sabia que o livro mesclava sobrenatural e fantasia, que legal! Acho que a leitura me agradaria, espero um dia ter a oportunidade de conhecer a história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Amoooooooooo!
    Uhu!
    Esse foi o primeiro livro que eu ganhei em um sorteio em um blog.
    Li o livro em 2 dias.
    Foi maravilhoso, quando acabei eu tinha as mãos tremendo!
    Foi a melhor sensação.
    O livro é um espetáculo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá querida!
    Sou suspeita para falar desse livro, a autora me surpreendeu muito, ainda mais com um final que não esperava!
    Parabéns pela resenha!
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Eu escrevi um comentário por duas vezes não foi mais confirmo tudo que disse a respeito da grande escritora e amiga
    Rosa Matos.
    Uma pessoa especial convivo a anos com ela pelo blog
    uma grande amiga e como escritora sou fã de todos os seus escritos bem antes de vir os livros.
    Parabém pela resenha perfeitamente escrita.
    A você Jessica deixo também meu carinho
    um feliz Domingo.
    Evanir.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014