25 fevereiro 2014

Resenha Nacional: O Rosto Que Precede o Sonho - Maurício Gomyde

O Rosto que Precede o Sonho

Os sinais que ele não percebeu, no dia do acidente, poderiam ter evitado que seus pais entrassem naquele avião. Tempos depois, algo inesperado mudou o rumo das coisas, e ele, então, passou a esperar o dia em que os sinais voltariam... Tomas Ventura levava uma vida quase perfeita, cercado por tudo que sempre quis: um violão, um telescópio, muitos discos bons, amigos, um emprego de sonhos e uma casa que flutuava. Mas no dia em que recebeu a proposta de trabalho da sua vida, o convite para participar da trilha sonora de um grande filme de Hollywood, ele decidiu dizer “não”. Até que dois sinais, os olhos cor de mel daquela menina, mostraram-lhe que ainda havia motivos para seguir em frente. Skoob



Autor: Maurício Gomyde
Editora: Porto71 (Independente)
Páginas: 176
Nota: 5/5 FAVORITO

Uma história linda e comovente.

É tão difícil de escrever uma resenha de um livro que te marcou tanto e que fez você ficar tão emotiva e destruída psicologicamente. O Rosto que Precede o Sonho é um livro que te marca do começo ao fim e que você não tem escapatória a não ser fica envolvida na trama de Maurício Gomyde.

O livro nos conta a história de Tomas Ventura, um cantor e compositor brilhante que leva a vida tranquilamente. Ele mora em um barco no lago Paranoá, em Brasília, e tem tudo o que sempre quis: violão, amigos e música, mas recentemente o relacionamento dele com sua namorada acabou e ele está um pouco triste com a perda. A tristeza de Tomas logo acaba quando ele conhece Aurora, uma cliente que aparece na loja de discos de seu amigo BJ. Ao capturar aquele belos olhos ele fica encantado pela garota e perde qualquer noção de estabilidade ao perceber que Aurora não poderá sair de seus pensamentos.

''Acho que o que move o ser humano é a eterna busca por coragem, conhecimento e amor.''

Tomas acaba recebendo uma proposta de um diretor muito famoso para compor uma música para um filme de Hollywood e durante a narrativa descobriremos se ele irá aceitar ou não a proposta. Mas também lemos como essa breve paixão de Tomas por Aurora se torna algo mais profundo e verdadeiro. O Rosto que Precede o Sonho é um livro encantador e original, onde não contive as lágrimas e durante muitas cenas, principalmente no final, eu chorei feito uma criança. Maurício encanta com sua originalidade e simplicidade em descrever as cenas e o livro me marcou bastante.

''Escutai, pois! Se as estrelas se acendem é porque alguém precisa delas. É porque, em verdade, é indispensável que, sobre todos os tetos, cada noite, uma única estrela, pelo menos, se alumie.''

O livro se passa em Brasília, local onde moro, e quando lia a história de Tomas e Aurora eu ficava muito mais encantada, porque os lugares que o autor descreveu eu conheço perfeitamente e não tem como não se apaixonar pela escrita de Gomyde. Aurora é uma mulher dedicada, inteligente e decidida, já Tomas é um rapaz carinhoso, romântico e sonhador. 

Maurício em O Rosto que Precede o Sonho escreveu uma romance espetacular e sublime, que envolve o leitor no romance desse casal que está em busca da felicidade. O que se pode perceber nesse livro é que quando você pensa que vai acontece algo na verdade acontece o contrário e o autor soube desenrolar a trama perfeitamente.

Um livro que mostra como o verdadeiro amor pode salvar as pessoas e mesmo que as coisas não aconteceram do jeito que eu queria eu tive que aceitar e entender porque determinadas ações não foram como eu quis. O Rosto que Precede o Sonho me fez entender que a vida é bela, mas que devemos sempre aproveita-lá da melhor maneira possível e que o amor pode aparecer quando você menos imagina.

BookTrailer:


Quotes:

''E você acredita nisso? Em que um detalhe pode mudar toda sua vida?''
''Quando a gente gosta de alguém de verdade, a maior dor que se pode sentir é a por não mais ter essa pessoa ao lado.''
''Amor é algo que não pode ser comprado.''



19 comentários:

  1. Morro de curiosidade pelos livros do autor, inclusive esse, queria ler e comprar todos haha
    ótima resenha viu? Como sempre haha.

    Beijos.
    Comenta Lá
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/02/ler-romances-torna-voce-uma-pessoa.html

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa e proposta desse livro maravilhosos!
    Sério, muito mesmo. Já li vários elogios ao Gomyde e tenho curiosidade pelo seu trabalho, principalmente sendo daqui.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O livro não teve em mim o efeito que teve em você... não fiquei envolvida do início ao fim, só quase no final foi que me entreguei à história. O que estragou minha leitura foi o primeiro capítulo, que me deixou muito na defensiva. Acho que se ele não existisse minha experiência teria sido completamente diferente.

    Mas que bom que o livro te marcou tanto!! Eu não conheço Brasília, mas adoro quando um livro se passa em Belo Horizonte e posso rever lugares que amo, já que agora moro em São Paulo... é uma espécie de teletransporte!! hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Ju! Obrigada pelo comentário. É tão bom mesmo quando podemos rever os lugares que amamos. Que pena que o livro não te marcou, pra mim foi diferente. Espero que possa ler outro livro do Gomyde e dessa vez se encantar. Beijos!

      Excluir
  4. Nossa, o livro parece ser lindo mesmo *0* e ainda é nacionaaaal (que orgulho). Tomara que eu possa le-lo em breve e que me marque dessa mesma maneira.

    Beeijos
    quenerdissealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica!

    Sua resenha ficou linda e comovente, como parece ser a história do livro. Ouço diversos elogios ao autor e tenho muito curiosidade em conhecer sua escrita. Gostei de saber que a história tem bastante originalidade, isso me deixou mais institgada.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee, eu adorei este livro quando eu li, este foi um dos meus primeiros livros de romance nacional que eu li, eu sempre digo que o Mauricio é como se fosse o meu Nicholas Sparks brasileiro hahaha, eu também já tive a oportunidade de ler mais obras do Mauricio e eu amei todas, este livro também me marcou bastante, principalmente pelo final que foi muito triste, Abraços

    ResponderExcluir
  7. Oie! Estou curiosa para ler algum livro dele, ja me disseram que são maravilhosos!
    Bjs, me segue? sigo de volta e comenta por favor nessa resenha ajudaria muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/02/tentacao-sem-limites.html

    ResponderExcluir
  8. Oi,

    Eu nem me interessei pelo livros, apenas pelo nome, mas capa conquista qualquer pessoa, fiquei encantada, depois que o autor é brasileiro, já aumenta em muito minha vontade de lê-lo, os quotes do livro são tão fofos, que não tem como resistir, preciso desse livro urgente.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Parece ser um livro bacana, até me interessei pra ler.
    Gostaria que algum autor daqui de Londrina também escrevesse um livro que se passasse aqui pra eu poder visualizar os lugares assim como você haha (alguns autores daqui que eu já li tinham histórias que se passavam em outras cidades e até outros países). Se a cidade não fosse tão nova eu escreveria algum livro que se passasse por aqui (é de 1934, mas meus textos sempre são de muito antes) haha!

    Abraços!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Muito bom quando um livro nos marca assim e nem sabemos como nos expressar em nossas resenhas, não? Me pareceu ser muito interessante essa história e espero que ela faça ainda mais sucesso, afinal muito bom saber que autores brasileiros estão criando estórias espetaculares assim, gostei da vida de Tomas, violão, livros e bons amigos, nada melhor! E gostei ainda mais da quote poética citando as estrelas, perfeito!
    Grande abraço
    Claudinei Barbosa
    http://resenhandoecontando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessica.
    Com certeza esse é um livro marcante, impossível não se envolver com os personagens e guardar um pouquinho de cada com a gente.
    O Maurício tem uma delicadeza única na criação de suas histórias e eu achei que foi tudo bem desenvolvido, e cada problema bem solucionado.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Oi flor,
    Esse livro li já tem um tempinho, assim como você amei a leitura, tive uma ligação muito forte com os personagens, como se conhece eles pessoalmente, adoro isso na leitura.
    Sempre que leio história com essa riqueza de detalhes de lugares fico encantada gosto muito, parece que já conheço os lugares mesmo sem de ido pessoalmente.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pela resenha Jessy! Já li O Rosto que Precede o Sonho e amei! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéssica,
    tudo bem?
    Que linda sua resenha!!!! Não conhecia esse autor antes e nem seus livros, mas através das suas palavras pude perceber a grandeza do amor entre os personagens. O que prova que esse livro lhe tocou.
    É tão bom quando isso acontece, não é mesmo?
    Quero muito conhecer esse livro agora.
    Sucesso para o autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, te entende perfeitamente, como é complicado um livro
    que ao lermos a narrativa foi intensa, surpreendente que nos deixa
    a par de não colocar tudo isso em resenha. Já aconteceu comigo.
    Fiquei encantada com o que você disse do livro, pois não imaginava
    que ele fosse tão tocante, Já li também um livro nacional onde a cidade
    citada eu conhecia muito bem e acho que isso dá um quê a mais na historia, adorei
    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Jé!
    Menina que resenha linda! Amei saber que o livro te destruiu psicologicamente! Adoro livro que mexem de um maneira forte comigo! Não dava muita coisa por esse romance, mas vc mudou o meu ver!
    Parabéns pela resenha gatona!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá Jess, olha não é de hoje que vejo somente elogios as escrita de Mauricio, principalmente sobre este livro.
    Notei que o livro lhe tocou muito, e que como você disse, tem cenas que não foram como você esperava, mesmo assim soube aceitar e entender.
    Eu estou louca para começar a leitura deste livro e sobre o que você mencionou, acho que imagino o que seja, tanto que muitos dizem ele ser o tio Nicolas, mas brasileiro.Hahahaha

    Flor parabéns pela resenha, e os quotes estão lindos!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Jess,

    Que capa lindamente romântica com uma paisagem que envolve itens que amo, água (mar, rio ou lago) céu, borboletas e navegação. Eu ainda não li nada do Maurício Gomyde e este livro já está na minha lista pela sua resenha e pelo que Gustavo escreveu que o autor é a versão brasileira do Nicholas Sparks que amo.

    Por sua linda resenha já vi que este livro promete mexer comigo. Parabéns pela escrita.

    Bjs
    Tânia Bueno
    http://facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014