24 abril 2014

Resenha: Austenlândia - Shannon Hale




Jane Hayes tem 33 anos e mora na Nova York atual. Bonita, inteligente e com um bom emprego, guarda um segredo constrangedor: é obcecada pelo Sr. Darcy, personagem criado por Jane Austen. Com uma vida amorosa lamentável, Jane decide aceitar seu destino: noites solitárias no sofá assistindo Colin Firth em Orgulho e Preconceito. Contudo, ao ganhar uma viagem de férias para Austenlândia, um misterioso lugar onde todos devem se portar como se estivessem em uma obra da consagrada escritora, Jane tem a chance de viver o romance que sempre sonhou. Mas pode a vida imitar a arte? Skoob



Autora: Shannon Hale
Editora: Record
Páginas: 240
Nota: 5/5

Como fã incondicional de Jane Austen sempre que me deparo com algum livro que envolve suas obras ou mesmo de sua vida pessoal me interesso em ler, como no caso de As Memórias Perdidas de Jane Austen, publicado aqui no Brasil pela Editora Record. Novamente, a editora publicou um livro para os fãs de Austen: Austenlândia de Shannon Hale.

Austenlândia nos conta a história de Jane Hayes, uma mulher de 35 anos e apaixonada pelo Sr. Darcy, personagem de Orgulho e Preconceito. Antes de nos apaixonarmos por Matthew MacFadyen, no filme de Orgulho e Preconceito em 2005, já tínhamos fantasiado inúmeras vezes com Colin Firth, que fez o Sr. Darcy na minissérie da obra em 1995, produzido pela BBC. Jane Hayes é apaixonada por esse personagem que encantou e ainda encanta várias mulheres. Sua obsessão por Darcy é tremenda que já terminou com inúmeros homens por eles não se parecerem com ele. Tudo que Jane mais deseja é encontrar um Sr. Darcy do século XXI, mas até agora só apareceu alguns George Wickham....rsrsrsrs.

Nossa protagonista tem um excelente emprego, é bonita e inteligente, mas a vida amorosa é um horror. Jane prefere ficar em casa assistindo o Colin Firth do que ir atrás de homens que não poderão suprir seus desejos e anseios. Mas quando sua tia-avó Carolyn deixa de herança para Jane uma viagem pagar, não reembolsável, para Austenlândia, a mesma tem a chance de viver a experiência do século XIX. Neste lugar ela não pode ter acesso a nenhum tipo de tecnologia, ou seja, longe do celular, computador, televisão. Austenlândia fica em Pembrook Park, na Inglaterra, e lá Jane irá conviver com cavalheiros, vestidos, espartilhos e todos os outros costumes da época da Regência. Jane Hayes se transforma em Srta. Jane Erstwhile e irá viver diversas aventuras e encontros inesperados, mas o principal é que em Austenlândia poderá rever seus conceitos e entender quem realmente é.

''Além de ser inteligente e engraçado e talvez o melhor romance já escrito, também é a história de amor mais perfeita da literatura, e nada na vida consegue chegar aos pés dela [...]''

Em Pembrook Park, Jane terá a companhia da irreverente Srta. Charming, que proporciona risadas no leitor ao longo da narrativa e A Srta. Heartwright, a moça linda, inteligente e rica da propriedade. Os cavalheiros são o Coronel Andrews, o libetino, o Capital East - lindo e charmoso -,  o Sr. Nobley, o carrancudo e arrogante cavalheiro - seu comportamento inicial com Jane lembra muito do Sr. Darcy com Lizzy Bennet - e temos Theodore, o jardineiro, que chamará a atenção de Jane.

Um livro divertido, engraçado e que contagia o leitor de diversas formas, onde não tem como não rir com as aventuras de Jane em Austenlândia. A capa do livro é muito bonita e bem elaborada, a diagramação está perfeita e não encontrei nenhum erro ortográfico no livro. Shannon Hale conseguiu transmitir ao leitor, de forma linear, tudo o que Jane passou e sentiu em Austenlândia, onde percebemos que nem sempre as coisas são como imaginamos e o amor pode ser encontrado onde menos se espera.

''[...] o céu e as estrela sabem como sua história vai acabar. Então, faça seu felizes-para-sempre acontecer.''

Jane Hayes é uma verdadeira amante dos livros de Jane Austen e durante a história temos vários outros personagens dos livros de Austen mencionados, até mesmo de outras escritoras, como as irmãs Charlotte e Emily Brontë. Foi feita uma adaptação cinematográfica do livro em 2013 com Keri Russell interpretando Jane Hayes. Apesar de algumas mudanças em relação ao livro, o filme foi bem fiel e assim como no livro eu rir horrores com as aventuras de Jane. Para quem é fã de Jane Austen eu recomendo a leitura de Austenlândia.


Trailer do filme:
                       


Quotes:
''Se você fosse mulher, eu só precisaria dizer ''Colin Firth de camisa molhada'' e você diria ''Ah''
''Se você está me ouvindo Big Brother, eu me recuso a ser Fanny Price.''
"Um dos motivos para eu não ter me casado é por não existirem homens o suficiente com coragem de guardar seus medos de garotinho e se comprometer ao amor e ser fiel a ele."

 



15 comentários:

  1. Ultimamente tenho visto vários livros baseados, inspirados na vida e obra de Jane Austen. Achei bem legal esse nicho mais contemporâneo para fãs da autora, e quero muito ler, mas antes prefiro ler mais obras da própria Jane Austen e conhecer um pouco mais sobre a vida dela, e depois me aventurar nesse novo nicho. Beijos e boas leituras!
    PS, esse é o mesmo autor de Princess Academy, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Fran! Obrigada pelo seu comentário. Sim, mesma autora da série Princess Academy. Beijos!

      Excluir
  2. Eu vi trechos do filme um dia desse e nem sabia que existia o livro! parece mesmo ser um romance bem leve e divertido, do tipo que eu amo! rsrsrsrs

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  3. Oieee, não me interessei por este livro, a capa não me chamou a atenção e a história também não, eu já comecei a ler um livro da jane austen e achei a leitura complexa e não cheguei nem na página 50, não curto muito livros deste tipo, gosto de romances mais modernos rs, Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Gustavo! É uma pena que não tenha gostado dos livros da Jane. Eu sou uma tremenda fã e sempre vou incentivar a leitura dos livros dela... Quem sabe futuramente não venha tentar novamente.

      Excluir
  4. Ai, que lindo!! Amei isso de serem mencionadas personagens de Jane Austen e até de outras autoras!! Sou super fã dela também e acabei de comprar esse livro, agora é só esperar chegar! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gostei dessa parte dos personagens, Ju. Ficava relembrando as histórias deles. Espero que goste da leitura. Beijos!

      Excluir
  5. Oi Jéssica.
    Esse livro já me encantou logo à primeira vista pela beleza da capa.
    Deve ser uma leitura bem divertida mesmo, só de imaginar a Jane terminando namoros por que os homens não parecem com Darcy já é bem surreal.
    Aiaia, eu não me imagino longe das tecnologias.
    Eu não sabia da adaptação cinematográfica, vou me segurar pra não assistir antes do filme.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi este livro sendo lançado, me apaixonei. Tanto pela capa, quanto pela premissa <3 Estou muito ansiosa para ler *_*


    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica, tudo bem?
    Jane Austen é uma Diva para mim!!!!!!!! Já perdi a conta de quantas vezes eu vi o filme e li o livro orgulho e preconceito!!!! também sou sua fã incondicional. Não conhecia esse livro e nem sabia do filme. Eu acabei de ver o trailer, adoro essa atriz, ela fazia uma série que eu não perdia.
    Já que gosta dela, vou te indicar um filme muito bom: O clube de leitura de Jane Austen, não perca.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Jé,
    Olha estou lendo muitas resenhas bem positivas desse livro, sou fã dela também e esse livro está na minha listinha :3
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Desde quando vi o lançamento desse livro eu fiquei louca pra ler. Tem TUDO a ver comigo e sei que vou amar. O filme eu quero ver também, mas legendado, até agora só achei dublado dele. ¬¬

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica tudo bem, quando vi esse livro me encantei pela capa dele, mas a história me deixou um pouco dividida já que nunca li nada de Jane Austen ainda e não sabia como seria a leitura, e esse dias fuçando no Now da net vi que esse filme está lá disponível e parece bem engraçado!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  11. Oi Jé!
    Sou mega fã da Jane! Eu não li esse livro, não sabia de sua existência até aqui! Mas assisti o filme e ri muito assim como vc! Fiquei feliz de saber que ele é até fiel!
    Parabéns pela resenha linda! BEIJOS

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Eu ja acompanho seu blog e essa semana abri um grupo de retribuição de comentários no Facebook para blogs que citam Jane Austen, seja em livros , filmes ou adaptaçoes, quadrinhos e mangás... Vem conhecer? Grupo de retribuição de comentários | Amantes de Jane Austen no FB | *** Amantes de Jane Austen***

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014