Resenha Nacional: Dias Perfeitos - Raphael Montes

Dias Perfeitos
Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão. Capaz de manter os personagens em tensão permanente e pródigo em diálogos afiados, Raphael Montes reafirma sua vocação para o suspense e se consolida como um grande talento da nova literatura nacional. Skoob / Orelha de Livro

Autor: Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 280
Nota: 5/5

Dias Perfeitos, de Raphael Montes, foi publicado pela Companhia das Letras. O livro é uma história de amor obsessiva e cruel.

Téo é um estudante de Medicina, educado, tranquilo, inteligente, solitário e que tem como melhor amiga um cadáver, a Gertrudes, que ele usa como experimento para as aulas de anatomia na Universidade. Até este ponto eu o achava estranho, mas nada tão louco. 

Quando vai em uma festa conhece Clarice, uma jovem estudante de espírito livre e que adora aproveitar a vida, onde a mesma tem o sonho de se tornar roteirista e até começou a escrever um road movie. Téo e Clarice não chegam a trocar longas conversas nessa festa, mas foi o bastante para que Téo ficasse obcecado por Clarice.

''Ele amava Clarice, admitiu. Precisava ser amado.''

O que você faria por amor? Até que ponto uma declaração de amor vira perseguição e loucura? Dias Perfeitos é um livro intrigante e a forma como Raphael Montes trabalha na mente de uma pessoa calculista é vibrante e assustador.

Téo age de forma cruel e horrenda com Clarice, onde acha que tudo que ocorre é apenas porque a ama de verdade. Téo é louco. SEM DÚVIDAS. Eu tive horror a esse homem, ele faz as piores coisas e age com naturalidade, de como isso fosse certo.

Clarice é uma jovem sonhadora, livre e que gosta de aproveitar o momento e Téo ama essa espontaneidade nela, a forma como ela segue a vida, mas o amor dele extrapolar os limites quando usa artifícios absurdos e chocantes para conquistar Clarice.

O livro é um thriller assustador com cenas mórbidas, dramáticas e aterrorizantes, o autor mescla a obsessão com o amor de uma forma chocante e o efeito disso é perturbador. Dias Perfeitos vai deixar o leitor assombrado com algumas atitudes de Téo e as várias surpresas que o autor preparou.

''Sei que às vezes fazermos coisas sem sentidos. Mas você deveria ficar longe agora. Isso não é legal, cara.''

Dias Perfeitos é um livro obscuro, mas que leva o leitor a uma onda de emoções que faz com você queira continuar com a história. Durante a narrativa senti medo, horror, tristeza, revolta, desespero e perplexidade, mas nunca imaginei um final como aquele, nem em mil anos. Raphael Montes é um autor brilhante e audacioso, com certeza Dias Perfeitos virou um dos melhores thrillers que já li.

O autor esteve presente na Bienal de Brasília e eu pude conhecê-lo de pertinho, tirar foto e ter o livro autografado. Vocês sabiam que o autor foi no Programa do JÔ? Clique aqui e será direcionado ao vídeo da participação dele no programa. Para quem não sabe o livro será adaptado para os cinemas, mas sem previsão de lançamento.



 BookTrailer:
                   


Quotes:
''Quando um homem tem tana vergonha de si mesmo e se vê desmascarado, não restam muitos caminhos...''
"O que você está fazendo comigo? - O tom dela o entristecia. Saiu do quarto, dizendo que não demorava. ''



11 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito da sua resenha, deve ser uma história muito profunda! Ah,me apaixonei pelo personagem principal, Téo.
    Saudades de comentar aqui, porém não me esqueci viu? Desculpe-me rs
    Beijos, Ariane!
    www.diariodostreze.blogspot.com (visita?) ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi :)

    Dias Perfeitos está nas compras para Julho e é um dos livros que mais estou ansioso para ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Ai que invejinha branca de você, queria muito conhecer o Raphael.
    Eu li esse livro, e fiquei encantada com a escrita e a história criada pelo autor.
    O protagonista tem uma mente doentia, eu senti medo várias vezes fazendo essa leitura, um pavor imenso de imaginar como a mente humana pode ser doentia...com certeza Raphael conseguiu o que desejava quando escreveu esse livro.
    Eu favoritei esse livro justamente por achar o autor audacioso ao dar aquele final...notei que tivemos as mesmas impressões na leitura.
    E esse booktrailer é tudo né.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Vocês, blogueiros corajosos, deveriam parar de fazer raivinha na gente. :( Não gosto de ler terror/suspense pq fico muito impressionada e acabo sonhando. Não aguento mais ver o povo falando de Dias Perfeitos e eu medrosa do cacete. rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Jessy. Parece ser um thriller psicológico bem intrigante. Só ouço elogios a respeito deste livro e se tiver a oportunidade, pretendo lê-lo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oie Jess
    Eu estou muito animada para ler esse livro, se sabe que faz meu estilo.
    Ótima resenha. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, estou doida para ler esse livro e entender essa mente doentia, mas o pior é que realmente existem pessoas assim e tenho pavor. Quero saber como termina essa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Mais uma resenha de "Dias Perfeitos" e eu aqui babando cada vez mais por este livro. Esse Book Trailer... Esse livro... Esse autor... Meu deus! Preciso desse livro! Me dê! :3
    Gostei da resenha!
    Beijos
    Misael
    http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Nossa, choquei agora. Serio pela sinopse não daria nada pelo livro, mas depois de ler sua resenha, fiquei boquiaberta. Nossa eu amo um bom livro de mistério e suspense, mas este me questão - UAU - chegou a me dar um calafrio aqui quando você mencionou sobre ele ter uma amiga cadáver e depois a sua obsessão pela moça. Com toda certeza sera um livro que fara muita gente roer as unhas. hahahaha
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    http://www.sanguecomamor.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi este livro várias vezes em outros blog, por alto mas nunca parei para saber sobre a história em si, e posso dizer que estou impressionado. Esses livros que exploram o psicológico das pessoas de uma maneira profunda sempre me atrai e eu gostei bastante do personagem principal, ele me pareceu um pouco doentio, mas mesmo assim gostei dele.
    A história parece ser bem interessante e ainda é nacional, pontos para a nossa literatura.
    Beijos, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jés!
    Esse livro está dando o que falar! Estou muito curiosa para ler e descobrir esse personagem tãooo controverso! Perfeita resenha! Adoro livro que sejam fortes e polêmicos!
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!