06 junho 2014

Resenha: Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks

Uma Carta de Amor
Há três anos, a colunista Theresa Osborne se divorciou do marido após ter sido traída por ele. Desde então, não acredita no amor e não se envolveu seriamente com ninguém. Convencida pela chefe de que precisa de um tempo para si, resolve passar férias em Cape Cod. Durante a semana de folga, depois de terminar sua corrida matinal na praia, Theresa encontra uma garrafa arrolhada com uma folha de papel enrolada dentro. Ao abri-la, descobre uma mensagem que começa assim: “Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.”  Comovida pelo texto apaixonado, Theresa decide encontrar seu misterioso autor, que assina apenas “Garrett”. Após uma incansável busca, durante a qual descobre novas cartas que mexem cada vez mais com seus sentimentos, Theresa vai procurá-lo em uma cidade litorânea da Carolina do Norte. Quando o conhece, ela descobre que há três anos Garrett chora por seu amor perdido, mas também percebe que ele pode estar pronto para se entregar a uma nova história. E, para sua própria surpresa, ela também.  Unidos pelo acaso, Theresa e Garrett estão prestes a viver uma história comovente que reflete nossa profunda esperança de encontrar alguém e sermos felizes para sempre. Skoob / Orelha de Livro

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Nota: 5/5 FAVORITO

''O amor verdadeiro é raro, e a única coisa que dá sentido genuíno à vida.”

Uma Carta de Amor, de Nicholas Sparks, foi publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. 

Theresa Osborne é uma mulher madura, confiante e dedicada, tem um filho de 12 anos, trabalha como colunista num Jornal e há três anos está divorciada, já que descobriu a traição de anos de seu ex. Ela não acredita que pode amar outra vez e nunca mais conseguiu ter um relacionamento sério.

Theresa, depois de ser convencida duramente, vai passar alguns dias em Cape Cod e durante sua corrida na praia acaba encontrando uma garrafa com uma carta dentro. Esta carta é escrita por Garrett destinada a sua amada Catherine, e Theresa logo fica emocionada com as palavras tão profundas e melancólicas dele.

“Minha adorada Catherine, sinto a sua falta, querida, como sempre, mas hoje está sendo especialmente difícil porque o oceano tem cantado para mim, e a canção é a da nossa vida juntos.”

Depois de alguns dias, ela acaba encontrando novas cartas desse autor misterioso e fica obstinada em encontrar ele, pois se sente confusa e determinada em saber mais da história de Garrett e Catherine. Theresa acaba achando ele e seu mundo é abalado drasticamente.

Garrett Blake é um homem solitário, triste e que chora por ter pedido o amor de sua vida. Catherine foi a única mulher que ele amou verdadeiramente e a perda da amada o deixou destruído e desacreditado de que poderá encontrar outra mulher novamente. Ele acredita que se por acaso tiver um encontro com uma nova mulher estará traindo Catherine e já se conformou que viverá o restante de sua vida sozinho e sem amor.

''Você é o tipo de pessoa que ama para sempre.”

Tudo que Garrett acredita será posto à prova quando conhece Theresa, ela é linda, inteligente, ousada e logo irá deixar Garrett balançado, mas sem dúvidas ele não está pronto para um novo amor. Ele ama Catherine com todas suas forças, mas Theresa desperta nele sentimentos que só vivenciou com Catherine.

Theresa e Garrett embarcaram numa jornada de novas descobertas, surpresas e será que ambos estão prontos para se entregar em uma nova história de amor?

"Antes de nos conhecermos, eu andava pela vida sem sentido, sem razão. Sei que de alguma forma cada passo que dei desde o momento que aprendi a andar foi um passo na sua direção."


Quem leu minha resenha de Uma Longa Jornada sabe que o livro foi ótimo, mas não o melhor do Nicholas, mas Uma Carta de Amor me fez chorar litros e questionar diversos motivos dele está fazendo isso com os leitores. Sim, dessa vez eu desabei. Chorei, chorei e chorei.

Neste livro, Nicholas Sparks mostrou todo seu talento e faz com que pensamos sobre o amor, sobre o recomeço de uma nova vida e ensina que nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos. Uma Carta de Amor está na lista dos meus livros favoritos de Nicholas Sparks, só perde para Um Amor para Recordar, que é meu queridinho. 

Foi feita uma adaptação cinematográfica do livro em 1999 com Kevin Kostner interpretando Garrett Blake e Robin Wright como Theresa Osborne.

Quotes:
"Acho que essa carta seria importante para muita gente. Hoje em dia as pessoas são tão atarefadas que parece que o romantismo está morrendo aos poucos"
''Você, minha querida, é o vento que eu não previ, o vendaval que soprou com mais força do que jamais imaginei ser possível.''




12 comentários:

  1. Nunca li nada de Sparks
    Quem sabe um dia?
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Eu ando meio pé atrás com tio Nick. Mesmo sendo emocionante e tal, nunca chorei com um livro dele. rsrsrs Tudo bem, sei que sou durona. Esse aí ainda não tenho (mesmo sem ler, tenho quase todos. rs).
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. Oláaaa!
    Nossa, faz taaaaaaanto tempo que não leio nada do Nicholas! O último que li (e amei) foi "O Melhor de Mim", mas acabei enjoando um pouco das histórias dele.
    Comprei alguns dele recentemente, mas não tenho previsão de quando irei ler. Sei lá, ele meio que chove no molhado, né?! Quase nada muda de uma história para a outra.
    Eu me lembro de ter assistido ao filme anos atrás, mas não me lembro de absolutamente nada da história, por isso não sei dizer se é fiel ao livro (com base na sua resenha, uma vez que não li ainda).
    Claro que o fato de você ter classificado o livro como um dos seus favoritos do autor conta alguns pontinhos a favor, mas como eu não gostei muito de "Um Amor para Recordar" (preferi o filme), fico meio em dúvida quanto à semelhança ou não do nosso gosto literário.

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Jessica, tudo bem?
    Como disse na sua outra resenha, eu já vi vários filmes das histórias dele. E um dos filmes que eu vi, foi esse. Eu adorei a carta dentro da garrafa, eu adorei o amor do personagem, é tocante, sensível, lindo.
    Mas não gostei do final. Foi poético, tudo bem, mas eu queria outro, fazer o quê??? Eu acho que já li uma resenha desse livro no blog do Gu e ele se emocionou tanto quanto você, a impressão que estou tendo é que o livro é muito melhor do que ofilme.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não vejo a hora de comprar ou ganhar "uma carta de amor" eu gosto muito do Nicholas Sparks, este semana finalizei "Uma longa jornada" e me emocionei muito. Sua resenha está ótima, e estes quotes me deram uma saudade da narrativa do Sparks, hahah! Mas estou de ressaca, tenho que ler algo fantástico para mudar um pouco e tentar esquecer "Uma longa jornada" :\


    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tenho sérios problemas com o Nicholas Sparks, eu já li alguns, até chegar a conclusão que todos são PRATICAMENTE IGUAIS '------' É sério, reparem bem nas histórias gente, é comercial, o cara tem uma fórmula prontinha USHUASHAUHS

    Victor Hugo
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oieee, eu amo Nicholas Sparks de paixão <3 <3 <3 Já li vários livros dele e sempre eu me apaixono cada vez mais pelas suas histórias. Com Uma Carta de Amor não foi diferente, adorei os personagens e apesar do final que o livro teve mesmo assim eu adorei a história rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jé,

    Eu li esse livro na semana passada, também gostei muito dessa retomada da vida depois de todo esse sofrimento, o jeito que Nicholas trata o amor é mágico, mesmo que na maioria das vezes o desfecho seja um tanto trágico que nos leva as lágrimas.
    Adorei a resenha eu como fã dele fico cada vez mais apaixonada pelas lindas histórias.
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  9. Oi Jé! Eu ainda não li nada do Nicholas! Eu sei! É um absurdo! Mais Um amor para recordar é meu queridinho, por causa do filme, ele e Diário de uma paixão! Saber que essa obra foi para sua lista de favoritos assim me fez querer ler e chorar litros como vc! Parabéns pela resenha flor! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ah Nicholas...*-*
    Eu chorei rios lendo Querido John e tenho saudade da escrita dele, afinal o último livro que li dele foi Diário de Uma Paixão e faz um tempinho já...
    Acho incrível a habilidade que Sparks tem de escrever sobre romances adolescentes e também sobre algo mais maduro como esse livro...
    Pela resenha parece ser muito bom e com certeza lerei...
    Beijos...

    http://www.omundoimaginario.com/

    ResponderExcluir
  11. Chorei litros com uma carta de amor, e uma curva na estrada simplesmente Maravilhosos....

    ResponderExcluir
  12. Eu amei e me apaixonei pela escrita eu não chorei mais é uma obra maravilhosa que causa interesse e curiosidade

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014