01 junho 2014

Resenha: Uma Longa Jornada - Nicholas Sparks

Uma Longa Jornada
Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. Skoob / Orelha de Livro

Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 368
Nota: 4/5

Uma Longa Jornada, de Nicholas Sparks, foi publicado aqui no Brasil pela Editora Arqueiro. Uma Longa Jornada foi um livro intenso e que me fez repensar em meus conceitos de vida. 

No livro acompanhamos duas histórias de amor, a de Ira e Ruth e de Luke e Sophia. Dois casais que não se conhecem, mas que se conectam de uma forma brilhante. Ira Levinson é um senhor de 91 anos que acaba sofrendo um acidente de carro e acaba tendo alucinações com Ruth, sua esposa falecida. Somente a imagem de Ruth é que faz com que Ira se mantenha consciente e durante toda a narrativa irá relembrar o passado e tudo que viveu com sua amada. Um dos pontos mais dramáticos dessas lembranças é quando ele narrar o período da Segunda Guerra Mundial, que afetou ele e sua família de forma intensa.

Sophia Danko é uma jovem estudante de História da Arte e que em mora em um alojamento na Universidade. Ela é tímida, inteligente, conservadora e batalhadora. Luke Collins, um caubói quente e muito bonito, entrará na vida de Sophia de uma forma agitada, já que no dia em que ela resolve sair para um rodeio é assediada pelo seu ex-namorado e Luke a salva das garras do bad boy. Depois de várias conversas, Luke e Sophia percebem que a sintonia entre eles é notável e ambos embarcaram nessa jornada.

Sparks novamente trouxe o conceito do amor, da esperança, da motivação. A escrita dele é leve, mas ao mesmo tempo intensa e dramática. Ele aborda assuntos do nosso cotidiano e narrar de uma forma brilhante.

''Confie nas pessoas até que elas lhe deem motivos para não confiar. E depois nunca mais fique de costas para elas."

Ira e Ruth foram meus personagens favoritos, a forma como eles se amam e acreditam que tudo pode ser realizado é lindo. Eles batalharam para ficarem juntos, enfrentaram uma guerra, obstáculos e as piores situações para vivenciar esse amor. Ruth sempre despertou o melhor em Ira, ele fazia tudo por ela, e nem mesmo a morte diminuiu esse amor.

"Então quero que ouça o que estou lhe dizendo, Ira - continua Ruth, mal contendo sua impaciência. Ela se inclina para a frente. - Nunca, nem uma vez sequer, me arrependi de termos nos casado. Você me fez feliz e me fez rir e, se eu pudesse fazer tudo de novo não hesitaria. Olhe para a sua vida, as viagens que fizemos, as aventuras que tivemos. Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chama vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa.''

Luke e Sophia são jovens, mas ambos vivem em mundos diferentes. Ela é uma universitária e veio de Nova Jersey, já Luke é um peão de rodeio e luta para sustentar a fazenda em que mora com a mãe. Sophia deseja trabalhar num museu e Luke adora trabalhar na fazenda. Duas pessoas diferentes, mas que se completam intensamente.

Sempre quando termino algum livro de Nicholas Sparks eu fico em frangalhos, ao ponto de questionar o porquê de ele fazer isso comigo, mas em Uma Longa Jornada isso não aconteceu. O livro tem sua cota de sofrimento, dor e alguns momentos meus olhos ficaram marejados, porém não é algo que me fez desabar. O livro possui uma história linda, de superação, paixão e descoberta do verdadeiro amor.

Uma Longa Jornada vai virar filme e tem previsão de lançamento para abril de 2015, com Scott Eastwood interpretando Luke Collins e Britt Robertson como Sophia Danko.

Quotes:
''Uma coisa é declarar seu amor por alguém, outra muito diferente é aceitar que amar essa pessoa exige que você sacrifique os próprios sonhos."
''A questão é que as pessoas quase nunca entendem que nada é exatamente como pensam que será."
"Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você”.




 

16 comentários:

  1. Eu não tenho vontade de ler Sparks, sabia? Li um livro dele, e vi vários de seus filmes, mas romance definitivamente não é a minha praia haha! Acho que isso é até bom, porque pela quantidade de livros que ele consegue escrever por ano, eu fico feliz de não precisar gastar tanto dinheiro com mais esses livros haha! E claro que meu gosto nao tira o mérito dele, tantos fas conquistados por suas historias de superação! =D

    ResponderExcluir
  2. Eu li poucos livros do Sparks, mas dá uma desnimada porque é sempre a mesma coisa... =/
    Acho que eu vou ficar mais gamada na história dos velhinhos. rsrs!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  3. Oi Jé!
    Eu sempre termino os filmes do Nicholas aos prantos! Eu tenho vergonha de dizer que nunca li nada dele, tenho que começar já! Amei a resenha, me apresentou uma história diferente, espero logo ler! Parabéns pela resenha Jé! <3
    Beijos
    Paula Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  4. Ah, estou procurando é um livro do Nicholas que me faça desabar, então esse não será o próximo que vou ler!! rs... Tentei com Um homem de sorte e Um porto seguro e não rolou, mas não perdi as esperanças!

    Mas que bom que foi um livro intenso que te fez repensar conceitos!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      se quer terminar um livro desabando, recomendo Querido John e O Melhor de Mim (em especial este último), pois foram os que mais me fizeram chorar de quase encharcar o livro rsrs
      Beijinhoss :)

      Excluir
    2. Moça,todos são ótimos, mas em especial o casamento foi o melhor, seguido por O melhor de mim, espero ter ajudado

      Excluir
  5. Tio Nicholas também sempre me deixa quebrada no final de seus livros e filmes...
    Essa ideia de lembranças me lembrou um pouco de Diário de uma Paixão...
    Adorei a ideia de terem dois casais distintos na trama...
    E esse último quote é perfeito...
    Beijos...

    http://ceciliabraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oieeee, eu já li este livro e adorei, no começo não estava gostando, porém com o desenvolver da história eu fui sendo levado para o mundo do livro e adorei, achei a história de Ira muito triste e emocionante. No começo eu não estava entendo o sentido de Ira no livro, mas no final eu adorei e achei muito legal a ligação das duas histórias rsrs, realmente Nicholas Sparks é ótimo, amo todos os livros dele kkk, Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica.
    Eu leio Sparks de vez em quando, e esse ano já fiz minha leitura rsrs.
    Não consigo mais me surpreender com os livros do autor, sei que ele segue sempre uma mesma regra, então apesar de sempre me emocionar, não tem nada que me empolgue a fazer a leitura.
    A proposta desse livro não me atraiu tanto, mesmo sabendo que o livro não te deixou em frangalhos e ele não foi tão fiel a sua regrinha, ainda assim pra mim parece uma história já conhecida.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica, tudo bem?
    É engraçado, mas me apaixonei pelo autor vendo os filmes baseados em suas histórias. Já vi vários, mas não li nenhum livro ainda, pode??? Essa história em particular, gostei muito, pois faz o paralelo de duas histórias de amor diferentes que vão se encontrar.
    Pelo o que escreveu é lindo, sensível, acho que vou amar.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Hey,

    Esse foi o meu segundo livro do Nicholas, no início da leitura eu não gostei muito, a leitura parecia que não andava, depois de revelado alguns segredos foi que eu fiquei bastante interessada daí a leitura fluiu rapidinho, amei muito o final, foi perfeito, e no início o personagem que eu mais gostava e ainda gosto é o Ira, ele é tão doce, a historia perfeita amo o tio Sparks.

    Mayla

    ResponderExcluir
  10. Li Querido John, e gostei bastante. Hoje entendo o motivo de todos amarem o autor. Realmente ele sabe como construir personagens e escrever bem. Amei o Querido John, e se tiver oportunidade lerei esse que você resenhou.

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga, eu sou fã do titio Nick, mas acho que esse é um livro diferente dos demais que ele escreveu, estou bem curiosa para conhecer a história por completo.
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  12. Oiiiiiiiiiiiiiiiii
    Eu comecei a ler um livro do Nicholas, a ultima musica, gosto muito do filme, mas não acabei ainda, fui deixando para frente justamente porque o livro é mais completo que o filme e me deixou meio depre. Esse ainda não li, tenho muita vontade, ainda estou negando livros que me deixam para baixo. hihihi

    Bjocas

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica, tudo bem?
    Tentei ler um dos livros do tio Nick, que foi O CASAMENTO, mas infelizmente o negócio não funfou.
    Definitivamente Nicholas Sparks não é pra mim, hahaha.

    Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014