21 julho 2014

Resenha: A Donzela e a Rainha - Nancy Goldstone

A Donzela e A Rainha

Esta biografia histórica explora o vínculo misterioso e secreto entre a mundana e poderosa Iolanda de Aragão, rainha da Sicília, e a mística Joana d'Arc. Envolvida na complicada batalha dinástica da Guerra dos Cem Anos, Iolanda defendeu a causa do delfim contra as forças da Inglaterra e da Borgonha, valendo-se de sua inteligência, diplomacia e vasta rede de espiões. Mas o inimigo parecia invencível. E justamente quando as esperanças da França se esvaíam, Joana d'Arc surgiu dos confins do reino dizendo-se portadora de uma mensagem divina - mensagem que mudaria o curso da história, levando por fim à coroação de Carlos VII e ao triunfo da França. Skoob 



Autora: Nancy Goldstone
Editora: Grupo Editorial Pensamento (Selo Seoman)
Páginas: 312
Nota: 4/5

O livro começa contando a história bem antes do nascimento de Joana, falando de Iolanda de Aragão, uma mulher bonita e ambiciosa tão inteligente quanto os homens de seu tempo. Vemos toda a história dela desde o seu nascimento, os fatores que a tornaram rainha e a importância que ela teve para que Joana cumprisse seu destino.

Joana era uma jovem camponesa que começou a ouvir vozes de anjos dizendo que ela tinha a grande missão de ajudar o rei da França na guerra. Vozes que a orientaram em vários aspectos como preservar sua virgindade, se vestir como homem e procurar o Delfim e revelar a sua missão.

"Disse-lhe que o procurara, mandada por Deus, porque precisava comunicar ao Delfim que... o Senhor desejava torná-lo Rei e que deveria colocar o reino sob o comando dela, pois , a despeito de seus inimigos, o Delfim seria coroado e Joana o faria coroar"

O livro é dividido em três partes: Antes de Joana, Com Joana e Depois de Joana. Tem uma linguagem atual mas a leitura que requer um pouco mais de atenção por ter vários detalhes e referências reais. Não segue uma ordem cronológica exata, pois antes mesmo de chegarmos na parte da Joana vemos várias referências sobre ela, mas nada que dê para se perder, é justamente para reforçar a importância dela na história. Existia uma profecia e Joana surge dizendo ser enviada por Deus para cumpri-lá.

"Uma virgem aparecerá... e, armada, libertará o reino da França de seus inimigos."

Achei muito interessante a forma como a autora quis mostrar todo o cenário da história e a importância da participação da Joana D'Arc nos fatos. Adorei as ilustrações, os trechos reais do julgamento da Joana e todo misticismo por trás do aparecimento e participação dela na guerra.

Quando li a sinopse do livro imaginei que mesmo baseado em acontecimentos reais, por ser uma obra de ficção, envolvesse mais misticismo do que realmente houve e para mim a leitura foi um pouco arrastada, mas não deixou de ser boa. Livro indicado para quem gosta de "história".

O livro foi publicado aqui no Brasil pela Seoman, selo do Grupo Editorial Pensamento. A capa é lindíssima e cheia de mistério. Com certeza todo mundo já ouviu falar da Joana D'Arc, mesmo aqueles que não conhecem sua história a fundo, sabem que ela foi importante de alguma forma e a autora nos leva nessa viagem através do tempo para viver essa história de uma forma jamais vista.

Quotes:
"Ela nunca praguejava e eu me sentia bastante estimulado por suas palavras, pois achava que fora enviada por Deus . Nunca vi nela mal algum, ao contrário, era tão virtuosa que parecia uma santa."
"Sua coragem indômita e sua fé inquebrantável. Sua ânsia de lutar por aquilo em que acreditava contra obstáculos aparentemente irremovíveis é que lhe garantiu um lugar na historia como figura icônica."


 



 

22 comentários:

  1. Não é o tipo de livro que eu escolheria pelo nome, mas me interessei pela estórias, vou procurar mais sobre ele :3
    XOXO
    onthislastday.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! procura sim. Eu também gosto de ler algumas resenhas antes de me decidir pela leitura.

      Muito legal o seu blog.

      Bjin

      Excluir
  2. Não é desgostar, é ter dificuldade de entender; assim sou eu com História. Por isso, gosto de livros que usam fatos históricos como pano de fundo e relacionam o que aconteceu na realidade com o que foi inventado. Mas acho que não vou gostar desse livro ainda mais sendo arrastado. =/
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse não é meu gênero preferido, mas achei bem interessante mesmo sendo arrastada. É legal ver outras resenhas também ;)

      Bjin

      PS: Bonito blog

      Excluir
  3. Tenho interesse em ler e saber mais sobre Joana d'Arc, gosto de biografias , aprendemos e vemos pessoas de destaque muitas vezes sobre outra visão mais real que a criada sobre um mito. Estará indo para lista de leitura .

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Então você vai gostar desse livro. ;)
      Obrigada pelo comentário.

      Bjin

      Excluir
  4. Olha, embora sua resenha tenha sido positiva, eu não me interessei pelo livro, não acho que será uma leitura bacana para mim, até porque a história não é do tipo que eu costumo ler, enfim, eu gostei da resenha, mas deixo passar essa leitura :c

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que também não é meu gênero, mas foi interessante kkk

      Que bom que gostou da resenha. Isso é o legal delas, poder compartilhar a opinião sobre o livro e as vezes ajudar na decisão pela leitura.

      Obrigada pelo comentário.

      Bjin

      Excluir
  5. Olá, boa noite!
    Acho a história da Joana d'Arc magnífica, e saber que esse livro uma nova perspectiva de sua história me deixou bastante curiosa! Deve ser maravilhoso! Vou caçá-lo o mais rapidamente possível para lê-lo! Adorei a resenha. :D
    Beijos!
    http://cantaremverso.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que meu primeiro contato com Joana D'Arc foi através de um filme que achei horrendo, e que me deixou com uma antipatia profunda da história dela... a verdade é que não curto leituras muito baseadas na história, o único período que me atrai de forma inexplicável é a segunda guerra, fora isso, é muito difícil eu resolver ler algo do tipo. Que bom que você achou a leitura boa, apesar de arrastada. Eu, realmente, não pretendo ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é meu gênero, Ju. Mas foi interessante :)

      Obrigada pelo comentário

      Bjin

      Excluir
  7. Poxa, não conhecia esse livro! Mas, gosto muito de livros sobre fatos históricos e a história da Joana é incrível, ela foi uma mulher forte e decisiva. E se você não tivesse falado que houvesse ilustrações, eu jamais imaginaria. Já coloquei no skoob!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei a escolher uma das próximas leituras.

      Obrigada pelo comentário

      Bjin

      Excluir
  8. OLá Brenda!
    Flor! Eu sempre tive uma fascinação por Joana - eu já tinha ficado de olho nesse livro quando apareceu nas postagens de divulgação, adorei sua resenha, eu amo história - acho que eu ia adorar ele!
    Um beijão!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, que bom que gostou da resenha.
      Depois me conta o que achou do livro ;)

      Bjin

      Excluir
  9. Ilustrações <3
    Curti MUITO eles terem trazido trechos do julgamento oficial dela. Essa mistura de história com ficção sempre me atrai, apesar de me deixar confusa sobre o que é real e o que não é rs
    Mas, não curti muito o livro. Sua resenha está ótima Brenda, mas alguma coisa na proposta do livro não me convenceu.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Brenda, tudo bem?
    O pouco que conheço dela vi em um filme e descobri depois de ver o filme. Fiquei impressionada com o que ela fez. A minha matéria preferida na escola era historia, então, tenho certeza de que irei gostar desse livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu até gosto de história. Mas não é o meu foco. Talvez eu leia o livro mas não agora.
    Sua resenha foi maravilhosa.
    Beijinhos! www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Brenda, bom eu conheço a historia de Joana D'Arc, mas em querer me aprofundar e ler algo sobre, bom não me chama muito atenção.
    E mesmo sua resenha ter me chamado atenção para a leitura deste livro acredito que irei demorar um pouco para me entregar. Mas confesso que gostei de saber que a historia é contada através de passado, presente e futuro da época. Acredito que desta forma podemos nos inteirar e saber melhor como tudo foi.
    E sobre a capa do livro, bom ele é bonita e bem atrativa e com isso com toda certeza eu acabaria comprando o livro. hahahahaha
    Parabéns flor pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  13. Oieee, apesar de ter gostado da capa, eu acho que não leria, não curto muito biografias, somente de pessoas que me interesso bastante, sobre esta protagonista eu nunca ouvi falar e não me interesso por sua biografia kkkkk, mesmo assim adorei sua dica rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Adorei a resenha. Amo esse estilo de livro. Pena que exista tantas pessoas que não se interessam pelo gênero.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014