15 julho 2014

Resenha Nacional: A Máquina de Contar Histórias - Maurício Gomyde

A Máquina de Contar Histórias
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias , o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde. Skoob / Orelha de Livro




Autor: Maurício Gomyde
Editora: Novo Conceito (Selo Novas Páginas)
Páginas: 192
Nota: 5/5 FAVORITO

A Máquina de Contar Histórias, de Maurício Gomyde, foi publicado pelo Grupo Editorial Novo Conceito, no selo Novas Páginas. Acho que a maioria dos leitores já conheciam o Gomyde, pois ele lançou quatro livros de forma independente e fez muito sucesso na blogosfera literária. Quando fiquei sabendo que ele estava indo para uma editora grande fiquei super feliz. Eu já li outros livros do autor e o conheço pessoalmente, pois ele mora na mesma cidade que eu e já o encontrei em diversos eventos.

O livro nos conta a história da família V, composta pelo casal Vinícius e Viviana e as filhas Valentina e Vida. Vinícius é um autor muito famoso, seus livros foram best-seller no Brasil e no mundo e tem milhares de fãs e é uma estrela literária que todos querem conhecer. A fama acabou tirando o que ele mais a amava: a família. Ele fica tão obcecado pela popularidade e o sucesso que acaba se afastando das pessoas que o amam. Ele é uma máquina de contar histórias, seus livros são apaixonadamente românticos, mas Vinícius não sente isso ao escrever, ele é frio e objetivo e faz os leitores chorarem com suas obras, mas dentro de si é um homem vazio. Vinícius se ausentou ainda mais quando sua esposa descobre que está com leucemia e prefere mergulhar nas palavras e na carreira do que ficar ao lado dela, mas depois de anos batalhando ela acaba falecendo sozinha em um quarto de hospital ao mesmo tempo em que Vinícius está no lançamento de seu novo livro. Quando ele chega em casa percebe que as pessoas próximas o condenam e que não possui mais o carinho de suas filhas.

''Não se ensina a amar. Não há aulas para isso. Não há fórmula mágica, como se eu escrevesse num quadro e você copiasse para depois estudar e responder uma prova que eu aplicasse.''

Vinícius fica extremamente abalado com a perda da esposa e com o desprezo da filha mais velha, Valentina. Ela tem 17 anos e não aceita que o pai tenha se afastado da família para cuidar da carreira, ela o despreza e não tem medo de falar o que pensa. Já a outra filha, Vida, tem apenas 4 anos e nem sabe o que realmente está acontecendo. Vinicius terá que lutar para recuperar sua família '''V'' novamente. É um longo caminho que ele percorrerá e digo que no começo não é nada fácil. Uma história emocionante e que vai fazer você questionar seus valores, Maurício Gomyde retrata da forma triste e melancólica a história de um pai que tem reconquistar o amor de suas filhas e lidar com a perda da esposa amada.


Maurício Gomyde acabou com todas as minhas emoções nesse livro. É um livro que fala muito sobre o que é ser um escritor e tem várias dicas importantes sobre esse assunto, mas também fala do amor da família, das pessoas que você mais ama no mundo e de que somos humanos é também erramos. Um livro tão magnífico e na reta final eu me emocionei e chorei com tudo que ele preparou. Sem dúvidas é cinco estrelas e favorito. Ano passado eu indiquei O Rosto que Precede o Sonho, do mesmo autor, como minha leitura nacional favorita, esse ano tenho certeza que A Máquina de Contar Histórias estará presente e até o momento é o primeiro da lista. Qual o motivo de Gomyde torturar tanto os leitores emocionalmente? Um livro tão belo e comovente que vai fazer você ficar encantado com a escrita do autor. 

'''[...] E a vida, por mais que uma quantidade enorme de pessoas acredite nisso, não é feita de métodos, fórmulas, dicas ou listas de recomendações. Ela é feita de sentimentos pelas pessoas que estão ao lado, ou por aquelas que estão longe, mas que, só por pensarem na gente, já fazem toda a diferença.'''

O que eu percebi na história é que o autor mostra a profundidade do sentimento do ser humano e não tem como você não se emocionar com a história da família V. A perda de um ente querido é tão ruim, mas o que ma dói é a saudade e vemos como essa família tem que se reerguer depois de estar no fundo do poço. Maurício Gomyde é um autor brilhante e emociona o leitor de uma forma intensa e se você não leu nada dele está perdendo grandes histórias.


Booktrailer:


Quotes:
''Na nossa vida, podemos optar por sermos detalhistas ou simples. Basta escolhermos o caminho e seguirmos em frente.''
''A caminhada da sua vida está apenas no início, filha. E você vai aprender que milhões de fatores do mundo real estarão fora do seu controle. Infelizmente, não há como sermos completamente o Deus da nossa história real.'''





14 comentários:

  1. Amei a resenha!
    Parece ser um livro bastante emocionante!!
    Fiquei com vontade de ler..
    SEguindo aqui!
    BJs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha. Estou louca para ler esse livro , gosto de livros que mexem com nossas emoções , sinal que as palavras chegam até nós. Ler é isso sentir em cada página as emoções .

    abraços

    Joyce

    ResponderExcluir
  3. Eu quando vi que esse livro ia ser lançado, não fiquei lá muito animada, pois não conheço o trabalho desse autor e nem ao menos li a sinopse do livro kkk Mas então eu decidi dar uma chance ao livro e ler uma resenha, fiquei encantada, assim como a sua resenha, as que eu vi também são positivas, com isso eu imagino que a história deve ser muito bonita e emocionante, acredito que esse nacional deve ser muito bom *-* Enfim, parabéns pela resenha, adorei ela *o*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  4. Eu quero tanto ler esse livro! Só leio resenhas ressaltando o lado emocionante do livro e claro que isso só me deixa com mais vontade!
    Livros que falam da relação de pais e filhos sempre me despertam a curiosidade.
    Espero curtir ele tanto quanto você =)

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela resenha Jessy! Estou ansiosa para ler A Máquina de Contar Histórias! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Agora sim Jess! Eu li algumas resenha dessa obra, mas nenhuma até a sua me vez ficar com tanta vontade de ler a obra! Quero conhecer a família V. e que muito me emocionar com o livro!
    Parabéns pela resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica.
    Acho que eu fui a única que não se emocionou tanto assim com essa história rsrs.
    O que mais me atraiu e prendeu minha atenção foram as informações sobre a escrita, o processo de criação, adorei entender melhor como funciona esse mundo de escritor.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessy!
    Já tinha lido uma resenha desse livro e tinha gostado. Também gostei da sua e da premissa do livro, entretanto não sei se lerei.


    Beijos,
    Cinefilando Br
    > Não deixe de participar do sorteio de 2500 likes valendo 2 Trilogias, Livro, Caneca e Camiseta!

    ResponderExcluir
  9. Oieee, eu já tive a oportunidade de ler outros dois livros do autor, e nos dois eu fiquei encantado com a escrita do autor, além de escrever histórias maravilhosas, a escrita do autor é muito gostosa de ler kkkk, ainda não tive a oportunidade de ler este lançamento, mas estou com muita vontade rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Olá

    Vi tantos comentários positivos sobre esse livro que acabei me interessando. Espero adquirir em breve, apesar de não ser o tipo de história que eu geralmente acompanho! Adorei sua resenha e bom saber que temos algumas dicas do cotidiano de um escritor por aqui.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessica, tudo bem?
    As resenhas sobre esse livro estão bem divididas, alguns adoraram o livro, outros, se decepcionaram, informando que os outros do autor são bem melhores. Acho que terei que ler para ter minha opinião.
    A história parece ser bem triste. Sabe, a impressão que eu tive, é que ele se trancou para fingir que não estava acontecendo se ele se envolvesse, se dissesse em voz alta, se tornaria verdade e ele não suportaria. Mas isso acabou virando contra ele, pois ele perdeu seu amor e não esteve ao lado de sua esposa quando ela mais precisou.
    Parece ser uma linda história e ao mesmo tempo um drama.
    Sucesso para o autor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aaaaaah, adoro quando vejo que outras pessoas também amaram o livro como eu (e não entendo quando vejo resenhas falando mal ou dizendo que o livro não teve emoção. como assim?). O Maurício é um excelente escritor, não há o que negar. Já aguardando o próximo dele.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Estou ficando desesperada para ler esse livro.
    Todos falam tão bem dele.
    Espero poder ler em breve.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem ?
    O livro me pareceu bem emocionante e a nota ainda reforçou isso, a sinopse é chamativa e eu gostaria de ler o livro, não no momento mas gostaria de lê-lo e de dar um exemplar para uma amiga assim que li a resenha me lembrei dela.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014