20 julho 2014

Resenha: O Maravilhoso Agora - Tim Tharp



Sutter Kelly é O Cara, o rei das festas. Porém, diferente dos amigos adolescentes, não está preocupado com o futuro, está mais interessado em viver o agora. Com um 7Up batizado nas mãos ele está pronto para qualquer coisa. Mas nem tudo anda bem para ele. Vive discutindo com a mãe, o pai há anos não dá notícias, e sua namorada Cassidy lhe deu um pé na bunda. Em meio a esse caos, a doce Aimee pode despertar Sutter para outra realidade. E, pela primeira vez, ele tem o poder de fazer a diferença na vida de alguém, ou de arruiná-la para sempre. Skoob / Orelha de Livro





Autor: Tim Tharp
Editora: Record
Páginas: 320 
Nota: 4/5

O Maravilhoso Agora, de Tim Tharp, finalista do National Book Award foi publicado aqui no Brasil pelo Grupo Editorial Record. O livro deu origem ao filme The Spectacular Now, estrelado por Miles Teller e Shailene Woodley, dirigido por James Ponsoldt e com roteiro adaptado por Scott Neustadter e Michael H. Weber (500 Dias com Ela). Lembrando que o filme ainda não foi lançado no Brasil.

Sutter Kelly, mais conhecido com Sutterman (o rei das festas), é um jovem do último ano do colegial que gosta de aproveitar o momento. Pra ele, a vida deve ser levada despreocupadamente e nunca pensa no futuro, essa palavra é altamente proibida no vocabulário dele. Sutter é um cara legal, simpático e que gosta de ajudar as pessoas, mas nunca espera um ''obrigado'' disso, faz porque é o certo. O problema do protagonista é que ele é um alcoólatra, mas não admiti isso em nenhum momento. Sutter bebe todos os dias e sempre tem uma garrafa de 7UP - refrigerante dos Estados Unidos - batizado com uísque.

''Você não é uma pessoa ruim, Sutter. Você é um cara legal. Só não tem um conceito muito bem definido das consequências.''

Ele participa de várias festas, é popular, tem um melhor amigo, Ricky, e uma namorada bonita. Sutter é bem-humorado, não se preocupa em ir para uma universidade e gosta de aproveitar o maravilhoso agora. Sua situação em casa é o oposto, sua mãe e padrasto não aceitam a vida que ele leva e o considera irresponsável, Sutter ainda lida com a saudade do pai biológico que faz tempo que desapareceu e nunca mais deu notícias pra ele ou para Holly, sua irmã mais velha.

Depois de alguns acontecimentos, sua namorada termina o relacionamento, Ricky começa a namorar e quase não tem tempo para Sutter, e em um momento de solidão tem uma noite de bebedeira e no outro dia acaba acordando num quintal de uma casa desconhecida e quem o ajuda é Aimee Finecky, uma jovem doce, tímida e fã de ficção científica. Eles estudam no mesmo colégio, mas Sutter nunca reparou nela. Ambos tornam-se amigos e ele decide ajudar Aimee a ser mais popular, já que ela é considerada nerd, com poucos amigos e é um desastre social. Os dois acabam indo em várias festas, bebem e ficam bastante próximos, surgindo um sentimento novo e confuso entre eles.

Aimee é muito meiga e não vê maldade em nada, por isso as pessoas adoram se aproveitar dela e Sutter fica indignado com isso. Ela é apaixonada por livros, seu sonho é trabalhar na NASA e, posteriormente, morar num rancho. Aimee é tão delicada que você quer protegê-la a todo custo, então quando Sutter faz isso não tem como não se encantar por ele.

''Aqui, no domínio dos livros, ela se sente segura. E tem um pouco do controle que lhe falta lá fora.''

O Maravilhoso Agora é um livro descontraído e leve, onde conhecemos a vida de um jovem que não se importa com o futuro e deseja apenas ser feliz. Sutter é divertido, mas peca muito em não querer algo para si, não sabe o significado da palavra responsabilidade e o álcool é um outro caso bastante delicado. Ele não bebe só nos fins de semana, mas todos os dias.

O final do livro foi bonito, porém eu espera mais e eu concordo com algumas pessoas que disseram que seria interessante ter um segundo livro para saber mais detalhes.Tim Tharp mostra problemas familiares, vícios e os dilemas adolescentes em sua obra, mas também mostra que é importante as pessoas aproveitarem o agora, de que devem realizar seus sonhos, porém é importante valorizar o presente.


Trailer do filme:


Quotes:
''A vida é um oceano, e quase todo mundo está agarrado a um tipo de sonho para se manter na superfície.''
''A vida é maravilhosa. Esqueça os problemas. Tome um drinque e deixe o tempo levar os problemas para onde quer que seja.''




 

12 comentários:

  1. Oi Jéssica :)

    No início eu achava que esse livor era uma maravilha, mas percebi que não é bem assim. Pela sua resenha e outras tantas que já li sobre ele, sei que é um livro bom, mas não passa disso. Lerei em breve. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha , gosto muito de livros leves para uma tarde gostosa de leitura . Essa linha de amigos que descobrem algum sentimento a mais sempre dá certo, Louca para ver a transformação do Sutter , beijos Jéssica

    Joyce

    ResponderExcluir
  3. Oláaa!!
    Eu estou louca para ler esse livro, mas vou tentar não criar muitas expectativas.
    Confesso que, às vezes, gostaria de ser despreocupada com "o futuro"< gostaria de conseguiu viver apenas o hoje, mas sou ansiosa demaaaaaais, sofro por antecipação. Sempre e em relação a qualquer coisa.
    Quem sabe esse livro me ajude a ser mais descontraída e, porque não(?), irresponsável!

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Mas tu já resenhou? Dia desses eu tava vendo o povo dizer que recebeu... Que rapidez!
    Eu me interessei na premissa, achei a capa linda e tô curiosa porque vai virar filme. Deu pra sentir que eu quero ler, né? rsrsrs
    Ficamos na torcida pra que tenha uma continuação e explique todos os pontos que ficaram abertos.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  5. Eu acho a capa desse livro simplesmente linda e quando vi que esse livro seria lançado fiquei bem interessada, o título chamou bastante a minha atenção e agora vendo a sua resenha só fiquei mais interessada ainda, a história deve ser linda, imagino se o Sutter irá mudar de caminho, se a Aimee irá colocar juízo na cabeça dele kkk

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  6. Aiin *-----------*
    Eu me apaixonei por essa capa e pela premissa do livro, mas nunca - mesmo com o título sendo óbvio - eu iria liga-lo a The Spectacular Now! Estou com o filme aqui a um tempinho e estou enrolando par assistir. Acho que vou esperar mais um pouquinho para poder ler primeiro rsrsr

    Gostei muito da sua resenha. Fiquei curiosa para saber como eles o personagem vai lidar com esses pequenos problemas em sua vida.

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Jessica, tudo bem???
    fiquei apaixonada por esse livro... foi tão lindo as coisas que você escreveu a maneira como apontou os pontos positivos e eu adorei a premissa... é um tipo de leitura que você deve ler para suavizar a vida... e relaxar além de um romance proposto. Xero!!!

    ResponderExcluir
  8. Nem sabia que esse livro tinha filme! Vou ficar de olho pra não perder no cinema! Espero conseguir ler o livro antes, porque foi amor à primeira vista por essa capa! rs...

    Pena que o livro não atingiu completamente suas expectativas. Sua resenha é a primeira que leio e não sabia que as pessoas achavam que deveria ter um segundo livro, isso me deixou um pouco com o pé atrás, acharia tão legal se fosse um livro único que satisfizesse o leitor! Isso anda difícil de encontrar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Jessica, tudo bem?
    Existem vários Kelly's no mundo, pessoas perdidas que precisam encontrar a pessoa certa para dar sentido à vida vazia que vivem. Ainda não li o livro, mas o que senti foi que essa atitude de viver o agora ao máximo, na verdade é uma fuga dos problemas que ele enfrenta. Adorei a Aimee e acho que ela é a pessoa certa para salvá-lo.
    Não conhecia esse livro, mas você me encantou com essa história. Se sair o filme, vou ver com certeza.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica,

    a sua é a segunda resenha que vejo sobre esse livro. Acho que o tema é bem juvenil, meio que clichê, garoto popular + garota nerd. Mas não tem como não se apaixonar por isso, rsrsrsrsrsr.
    Saber que o final não te convenceu tanto quanto esperava, pode ser o indício de um segundo livro, quem sabe?

    Beijos,

    --
    Priscila Yume
    http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi flor, tudo bom?
    Esse livro é exatamente o que eu imaginei: Simples, leve e nada mais que isso. ótimo para curar uma ressaca e passar o tempo. Não sei se lerei eles no momento. Como não gosto tanto de livros com pessoas mais adolescentes e tal hahah Nossa, acho que não vou mesmo gostar desse livro. Quem sabe lerei futuramente.

    Beijocass!!

    ResponderExcluir
  12. Olá Jess!
    Ele é um livro bem teen, né!?! Eu não tenho lido muitos livros assim ultimamente que focam na vida adolescente, suas crises, vícios,gostei da dica. E quero ver o filme quando estrear aqui!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014