03 agosto 2014

Resenha Nacional: Xeque-Mate - Dill Ferreira

XEQUE-MATE
NÃO É RECOMENDADO PARA MENORES DE 16 ANOS
Depois de conhecer o belo e misterioso Marcus, no badalado Carnaval carioca, e ser abandonada por ele, Thaissa retoma sua rotina carregada de boas lembranças e um desejo intenso de algo que ficara inacabado e a atormentava constantemente. Enquanto tentava, sem sucesso, esquecer-se das carícias e dos beijos que partilharam surge a sua frente o novo sócio da empresa de seu pai. E ele é nada mais nada menos que Marcus, o homem que tumultuava seus pensamentos. Começará aí um jogo de paixão, luxúria, mágoa e intrigas. Em que o destino, usando de suas artimanhas, lhes colocará frente a frente para o confronto final. Onde vencerão juntos, ou ambos sairão perdedores. Quem será o grande vencedor nesse jogo de amor? Skoob 


Autora: Dill Ferreira
Editora: MODO Editora Tradicional
Páginas: 316
Nota: 4/5

Xeque-Mate, da autora Dill Ferreira, foi publicado pela Modo Editorial Tradicional. Recentemente, em parceria com a autora, recebi a prova do livro que será lançado no dia 31 de agosto durante a 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.


O livro conta a história de Thaissa Guerra, uma mulher inteligente, bonita e amiga. Numa festa de carnaval no Rio de Janeiro acaba conhecendo o lindo e simpático Marcus e a atração entre eles é inevitável; os dois conversam e têm bons momentos juntos, mas Marcus acaba indo embora sem se despedir e deixa Thaissa frustrada. Ela volta para Goiânia e tem sua vida novamente na rotina, mas o destino prega uma peça nela quando descobre que Marcus é o novo sócio da empresa da família dela e, por isso, eles irão trabalhar juntos.

''Pareciam tão sintonizados durante o tempo em que ficaram próximos que ela chegou a acreditar em almas que se reencontram.''

A mãe de Thaissa morreu faz algum tempo de câncer e durante a doença da mãe seu pai teve um caso com uma funcionária - que agora é acionista da empresa e atormenta de todas as maneiras a protagonista -, como se já não bastasse isso, agora ela terá que lidar com mais um problema: Marcus. Uma aventura com um desconhecido torna-se um jogo íntimo e provocante, onde Thaissa terá que lidar com a presença desse homem que ela tanto odeia, mas completamente irresistível. No começo, a relação entre eles é conturbada e fria, mas ela é tão forte que nada poderá combater a isso, nem mesmo eles. Vira uma relação de gato e rato, um brigando com o outro, mas até que ponto isso durará? 

Thaissa é uma mulher forte e corajosa, mas em alguns momentos mostra-se muito confusa o que me deixou exasperada. Em algumas ocasiões ela tinha todo o direito de se sentir assim, porém em outras ela comportou-se como uma criança tola. Marcus é um tanto controlador, bonito, sexy e que sabe o que quer; não é o tipo de homem que espera as coisas chegarem em suas mãos, ele mesmo faz o que é necessário para ter o que quer. Em alguns momentos eu o odiei, principalmente no começo quando ele era um estúpido com Thaissa, mas em outras situações ele era um amor, tão doce e gentil. 

''[...] Porém nem sempre podemos escolher o que é melhor para nós, infelizmente. [...] Optamos por não seguir adiante.''

O começo do livro foi um pouco cansativo, principalmente na parte em que eles se conhecem, mas depois as coisas melhoram e a leitura foi engrenando. Eu percebi vários erros ortográficos que acabaram atrapalhando a leitura, então espero que quando o livro for publicado esses erros tenham sido corrigidos. A narrativa é intercalada entre Thaissa e Marcus, mas em alguns momentos não tem nenhum aviso de quando isso é mudado, ou seja, em um parágrafo temos os pensamentos de Thaissa e no próximo o de Marcus, o que acabou me confundindo um pouco no começo mas depois fui me acostumando com isso. Esse problema da narrativa foi negativo pra mim, mas pode ser que para outra pessoa não.

O livro possui algumas cenas de suspense e tensão cercada de reviravoltas, traição e medo. Também temos cenas divertidas e encantadoras. A capa de Xeque-Mate remete em algo erótico, mas não encontrei isso no livro; as cenas de sexo são relativamente poucas e não é o principal da trama, apesar de termos bastante cenas de flerte entre o casal. Em suma, recomendo o livro para quem deseja uma história divertida e com bastante paixão. 

Quotes:
''Mas há tantas situações nas quais nos colocamos que se tivermos um pouco de bom senso, não passaríamos por elas.''
''A mágoa é algo que se enraíza muito rapidamente dentro do nosso corpo. Quando se percebe o quão vazio é ela, é que vivemos sua real profundidade e dificuldade de vencê-la.''

 


4 comentários:

  1. A história não chamou tanta minha atenção. Mais assim mesmo vou tentar ler por se tratar de um romance nacional. E temos que privilegiar nossos autores, Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Então, eu não gostei da capa, não é uma que eu abriria confortavelmente em certos lugares(e nem tem muito erotismo no livro, é isso, produção? :S), mas apesar de eu não ter gostado da capa, gostei da historia.
    Eu acho que todo mundo, o mais forte que seja tem seus momentos de insegurança...
    Erros ortográficos me deixam com uma pulga atrás da orelha... Ixih! Seria legal você dar o toque na editora...
    Bom o fato de ser intercalado com os dois personagens, mas fiquei triste por ser sem aviso... :S
    Mas de verdade fiquei com vontade de ler, colocado em minha lista de futura leitura... ;)
    Ótima resenha, obg! ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?

    Você sabe me dizer se vai ter continuação?

    Obriagda,
    Beijos

    heymariibeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, tudo bem?

      Não, é um livro único. Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014