28 agosto 2014

Resenha: Se Eu Ficar - Gayle Forman

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. Skoob / Orelha de Livro



Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 224
Nota: 4/5

''Às vezes você faz escolhas na vida, e às vezes as escolhas fazem você.''

Se Eu Ficar, de Gayle Forman, já foi lançado aqui no Brasil pela Editora Rocco, agora a Novo Conceito está com uma nova edição. Numa manhã fria, Mia e sua família saem para um passeio de carro, o que era um dia para aproveitar, transforma-se numa tragédia irreparável na vida dessa jovem. Eles sofrem um acidente de carro, seus pais morrem na hora, ninguém sabe o que aconteceu com Teddy, seu irmão mais novo, e Mia fica em coma, mas de uma forma inexplicável a jovem consegue ficar fora do corpo e, com isso, pode ver o seu resgate, seus pais mortos e também tudo que acontece no hospital em que está internada.

O livro é narrado por Mia, onde temos o presente - que são as cenas dos hospitais -, e também temos flashbacks de sua vida antiga, de como era sua relação com seus pais, irmão, família, seu namorado - Adam - e sua paixão pela música. Mia, desde pequena, toca violoncelo e é apaixonada por música clássica, já seus pais e namorado amam punk rock. Seu pai já participou de uma banda e agora Adam também tem uma, a Shooting Star, que está começando a fazer sucesso.

Adam e Mia, com gostos diferentes, mas ambos amam a música de forma intensa e são completamente apaixonados um pelo outro. Se eu Ficar é narrado em 24 horas e o ponto principal é se Mia ficará ou não. Qual será sua escolha? Se ficar, terá que conviver com a dor, a perda; mas se não ficar terá desistido de Adam, então o que escolher?

''Fico me perguntando se toda pessoa que está prestes a morrer tem de decidir entre ficar ou partir.''

É bem difícil de falar sobre o que eu senti sobre Se eu Ficar, eu gostei do livro e a história é comovente, mas eu não consegui ter uma proximidade com a protagonista, faltou algo que me interagisse com ela. O que Mia perdeu não é fácil, é um das piores dores e as cenas do hospital e das lembranças com a família me emocionaram, mas em relação a vida dela não. Eu esperava uma garota mais segura, ela tem uma insegurança tremenda. Adam, o avô e Kim - melhor amiga da protagonista - me comoveram. O desespero deles em também perder a Mia foi tão forte e comovente que eu fiquei com os olhos lacrimejados, mas não cheguei a chorar; acho que o problema do livro é que fui com grandes expectativas e esperava muita coisa. Agora, me perguntem se eu chorei no trailer do filme? Para quem não sabe, foi feita uma adaptação cinematográfica do livro e será lançado no dia 04 de setembro nos cinemas brasileiros. Voltando ao trailer, eu chorei, chorei, chorei, ai fica aquela questão de não chorei com o livro, mas tenho certeza que vou chorar no filme. Sério. Toda vez que assisto choro.

O livro tem uma narrativa rápida, quando você menos espera já finalizou a obra e no final do livro temos um gancho para a continuação, ''Para onde ela foi'', que será lançado em outubro pela Editora Novo Conceito. A capa de Se Eu Ficar é a mesma do filme, a diagramação está muito bonita e com uma revisão de qualidade. Se eu Ficar é um livro que aborda o amor da família, o amor dos pais por seus filhos, de como é importante você valorizar cada minuto de sua vida e também retrata a questão do primeiro amor e das decisões que você terá que tomar em sua vida.


Trailer do Filme:


Quotes:
''Não sei ao certo o que aconteceu comigo, e pela primeira vez no dia, não me importo nem um pouco. Não deveria me importar. Não deveria ter tentado tanto. Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil.''
''Eu quero que você fique mais do que já desejei qualquer outra coisa na minha vida. ''




23 comentários:

  1. Oi Jéssica =)

    Eu estou bem curiosa para ler este livro, mas tenho visto bastantes críticas um tanto negativas sobre a história do livro. Assim como você, muitas pessoas não conseguiram se conectar com a personagem e esperavam um algo a mais. Eu ainda pretendo ler, mas agora vou com menos cede ao pote. Na verdade acho que vou assistir ao filme primeiro, para depois ler o livro.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Jessy! Estou ansiosa para ler Se Eu Ficar e espero não me decepcionar. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jessica! Enrolei para pegar no livro, esperando que ele suprisse minhas expectativas, mas o li em apenas um dia. Me emocionei bastante, mas não chorei. A situação da Mia é desesperadora. E como perdi meus pais jovem como ela, esperei que fosse cair em prantos e nem terminar a leitura, mas achei o livro leve, divertido (porque a vida da Mia é bonita) e me surpreendi com as emoçoes inesperadas. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Jessica, essa é a primeira resenha que leio do livro. A história eu já conhecia devido ao Circuito Novo Conceito mas finalmente pude saber a opinião de alguém em relação a narrativa. Gostei da sua colocação e fiquei um pouco mais ansioso para conhecer a história da Gayle Forman, mesmo que com alguns deslizes.. Bom que não crio muitas expectativas...

    Abraços
    www.entrepaginasdelivros.com

    ResponderExcluir
  5. Fiquei ansiosa para saber a história de Gayle,nem li o livro e eu já soube que tem o segundo.Tenho que me atualizar.Fiquei feliz com sua opinião ser positiva a respeito do livro.

    http://www.vicioemlivros.com/2014/08/sorteio-livro-eterna-instagram.html

    ResponderExcluir
  6. Oi Jessica. Esse livro não faz meu estilo de livro, mas quem sabe eu leio, né? Parabéns pela
    resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Jess. Eu quero ler o livro, mas acho que vou assistir o filme primeiro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou em dúvida se irei ler ou não esse livro.
    Gosto do gênero dele e da pegada pelo que constei de sua
    resenha, mas é que estou fugindo nesse momento de livros assim,
    parece ser um livro bem triste, é a impressão que tive, posso estar errada.
    Não sei se irei assistir ao filme e fiquei surpresa que o livro terá continuação,
    possa ser que algum dia possa ler,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Estou super interessada neste livro mas quero lê-lo primeiro e depois sim ver o filme
    beijinhos
    http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica, estou super interessada no livro a história de perdas se assemelha muito a minha vida. O trailer do filme está de tirar o fôlego mesmo, pelo jeito vou assistir antes de ler o livro.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  11. Jé,
    Eu discordo de você em um ponto, não acho que o problema da Mia seja a insegurança, mas o medo de seguir em frente sem os pais, que na verdade eram tão liberais e perfeitos que se tornaram o alicerce de sua vida, seus pilares. isso sem se falar no irmão, com quem tinha uma conexão muito forte. Nessa perspectiva, eu também teria uma dúvida tremenda se valeria a pena ficar sem que seu mundo existisse mais.
    Contudo, confesso que não chorei, marejei mas não chorei. Não estou ansiosa pela continuação devido à narrativa mudar para a voz de Adam.
    Enfim, aguardemos!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Chrys! O que eu não gostei foi da vida dela antes do acidente, pois sentia que era muito insegura, essa foi a mensagem que quis passar. Eu gostei do livro, mas acho que fui com tantas expectativas e elas não foram supridas. Eu já estou animada com o segundo livro, porque quero a narrativa pela Adam. Beijos e obrigada pelo comentário.

      Excluir
  12. Oi Jéh,
    Acabei de ler uma resenha desse livro, com alguns pontos diferentes dos seus.
    Eu estava adiando a leitura pois estava com altas expectativas e resolvi espera um pouco, ler algumas resenhas e me prepara, fiquei realmente com medo de me decepcionar com a leitura, mas agora com a estreia do filme quero ler o quanto antes.
    Enfim entendi que você não gostou da Mia antes do acidente por ela se tão insegura, mas que depois tudo mudou.
    Bom vamos aguardar a continuação que acredito que será ainda melhor.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéé, tudo bem?

    Esta é a segunda resenha que vejo hoje. Como disse na anterior, nem sei qual é minha opinião sobre o livro. Tô no fim e tentando digerir. Não sei se gostei, se não....
    HIUDHAUSIHDUASHUIDHSDA

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Esse livro está dividindo opiniões. Eu particularmente não me senti atraído pela história, portanto não pretendo ler por enquanto, mas espero ver o filme e, se eu acabar gostando, vou tentar dar uma conferida no livro.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Olá,

    Li outra resenha recentemente desse livro e ele ainda estou com dúvidas se devo ler ou não. Provavelmente vou assistir ao filme antes. Assim como o Matheus, se eu gostar do filme vou tentar ler.

    Abraço o/
    http://pipocaradioativa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Cada resenha que leio fico com mais vontade de ler o livro, e eu até ia comprar, mas tive que usar o dinheiro para comprar outra coisa, mas pretendo comprar o livro com certeza, acho que não vou assistir o filme agora, talvez poderá ficar mais emocionante e quando eu for ler o livro posso me decepcionar então é melhor ler primeiro depois assisto ao filme.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Jessica, to contigo e não abro.
    Achei a personagem insegura também. O cara estava ali do lado dela, demonstrando que ela era a escolhida e tudo que ela fazia era se perguntar o porque?! Arg. Quase perdi a paciência.
    Esse filme vai superar o livro, tenho certeza! É raro, mas aconece né?!

    Ah, e eu estou bem empolgada com o próximo livro! Primeiro porque eu preciso saber o que aconteceu, e segundo porque parece que ele vai ser narrado pelo Adam *----*

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi, Jéssica
    Não vejo a hora de ganhar meu exemplar. Tê-lo em minhas mãos e começar a leitura! Sou suspeito porque amo esse livro desde que vi o trailer. Tenho certeza que vou me apegar a Mia, chorar, gritar, me empolgar porque esse drama do livro é algo que me fascina (nos livros). Lendo sua resenha fiquei com mais vontade de ler, ainda que você não tenha se sentido próxima à Mia.

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Jess,

    Já andei lendo algumas resenhas do livro que aborda temas importantes e alguns delicados. Desde que vi o livro e soube do lançamento da Novo Conceito, fique interessada pela linda capa, mas depois das resenhas que li resisti de ler esta obra, pois tem continuação, outro é que temo ficar triste lendo-o. Então, neste momento, mesmo com resenhas positivas não farei o investimento, mas quem sabe mais frente.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Jéssica!
    Eu estou louca para ler o livro. Tem gente que diz que o livro é muito bom, outros se decepcionaram com o livro. Mas eu quero ter a minha própria opinião e espero poder ler o livro antes de ver o filme.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Jessica, tudo bem?
    Eu também!!!!!!! Toda vez que vejo o Trailer do filme, fico toda arrepiada e me emociono, a impressão que tenho é que sairei do cinema aos prantos!!!!!!!!
    Essa é a segunda resenha que leio desse livro hoje, estou com muitas expectativas para lê-lo, foi um dos lançamentos mais aguardados por mim. Mas estou vendo que não é tudo aquilo que estávamos esperando.
    Mesmo assim, o livro toca de alguma forma, vocês se emocionaram de alguma forma, isso para mim basta.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu não tive problemas com a insegurança da Mia. Muito pelo contrário, acho que isso colaborou para que eu me conectasse com ela, a senti mais humana. Ao contrário de você, chorei um pouquinho no livro... Quanto ao filme, vi na pré-estreia ontem e chorei absurdamente mais... rs... tipo, quase metade do filme... hahaha... Então acho que sua teoria está certa, se você chora no trailer com certeza vai chorar horrores vendo o filme! rs... Leve lencinhos!!

    O que mais me encantou na obra foi com certeza o amor estar presente de todas as formas possíveis. Amei a história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014