14 agosto 2014

Resenha: A Vida do Livreiro A. J. Fikry - Gabrielle Zevin


Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos. Skoob / Orelha de Livro




Autora: Gabrielle Zevin
Editora: Paralela (Selo da Editora Companhia das Letras)
Páginas: 192
Nota: 5/5 FAVORITO

“Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”

A Vida do Livreiro A. J. Fikry, de Gabrielle Zevin, foi publicado aqui no Brasil pela Paralela, selo da Editora Companhia das Letras.

O livro nos conta a história de A. J. Fikry, dono da pequena livraria Island Books na cidade de Alice Island, viúvo, ranzinzo, carrancudo, vive uma vida reclusa e passa os dias recordando da falecida esposa; as vendas da livraria não estão nada boas e para piorar sua obra mais preciosa foi roubada. No começo do livro, o leitor não gosta de A. J. já que ele não mede esforços para ser grosso, antipático e crítico com as pessoas, mas ao longo da narrativa descobrimos a verdadeira face desse livreiro. 

Amelia Loman é a nova representante de vendas da Editora Pterodactyl Press e será responsável em fazer contato com a livraria de A. J., mas o primeiro encontro deles não é nada bom já que o livreiro a trata com desdém. Amelia é uma mulher excêntrica e com gostos estranhos, mas é muito simpática, inteligente e assim como A. J. é completamente apaixonada por livros. Lambiase, policial da cidade, é de grande importância para a história e sempre aparece nas cenas mais engraçadas e divertidas da trama, mas também é um amigo inseparável e sempre está disposto em ajudar as pessoas. Outros personagens secundários estão interligados na história de A. J. e eu sou completamente apaixonada por isso, quando todos os personagens de alguma forma traçam um círculo por toda a trama.

''Você descobre tudo que precisa saber sobre uma pessoa com a resposta desta pergunta: Qual é o seu livro predileto?"

Depois de uma entrega um tanto especial na livraria de A. J., sua vida muda por completo e ele começará a questiona-se qual é o significado do amor; o protagonista terá que reconsiderar seus conceitos de vida e você vai ficar tocado com a trama. A Vida do Livreiro A. J. Fikry é um livro envolvente e que me emocionou muito, no final não contive as lágrimas e chorei por um longo tempo. A capa do livro é muito bonita e perfeitamente ligada com a história, a diagramação está muito boa e com uma revisão de qualidade. A cada início de capítulo temos as opiniões de A. J. sobre determinados livros e ao longo da narrativa são feitas várias menções sobre autores e livros e eu já até separei alguns nomes que não conhecia para procurar depois. 

A. J. é chato em alguns momentos, mas com o decorrer da trama entendemos seus medos e questionamentos, ele tem seu próprio gosto literário e não aprecia muito histórias de ficção, infantojuvenil, sobrenatural e vários outro gêneros, mas é um livreiro muito bom e que aprecia uma boa narrativa.

Se você é um amante de livros é recomendado que leia A Vida do Livreiro A. J. Fikry, um livro encantador, comovente e com uma história linda e emocionante. É possível fazer um teste para descobrir que personagem você é, mas recomendado apenas para quem já leu o livro, clique aqui para ser direcionado ao teste.

Quotes:
''É o medo secreto de que não é possível sermos amados o que nos isola - diz a passagem -, mas é apenas porque estamos isolados que pensamos não sermos amáveis. Certo dia, não se sabe quando, vai estar dirigindo por uma rua. E certo dia, não se sabe quando, ele, ou ela, aliás, estará lá. Será amado porque, pela primeira vez na vida, realmente não estará solitário. Terá escolhido não estar solitário.''
''Quem sabe por que as pessoas fazem o que fazem?''
 ''Não somos as coisas que colecionamos, adquirimos, lemos. Somos, enquanto estamos aqui, apenas amor. As coisas que amamos. As pessoas que amamos. E estas, acho que estas realmente continuam.''



23 comentários:

  1. Oi Jess! Estou louca para ler esse livro, fico feliz que você gostou. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica. Não conhecia esse livro, mas gostei dele.. principalmente a gente que gosta de livros. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Jéssica, essa parece ser um bela história!
    Minha parceira no blog o leu e disse é que uma experiência única e muito válida.
    Eu fiquei encantada com essa capa, que apesar de simples passar uma mensagem bem bacana sobre os livros.
    Adorei os quotes que você selecionou, em especial essa sobre saber tudo de uma pessoa através da pergunta 'qual o seu livro predileto' =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  4. 5 Estrelas é genial!
    Fiquei com vontade de ler!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi Jess!
    Eu sou uma amante dos livros comoventes e envolventes! Adorei a resenha e acho que vou curtir muito a leitura e a capa é linda!
    Beijos
    Paulinha Juliana
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica.
    Eu não sabia que o livro era tudo isso, quando a editora me ofereceu eu recusei porque a sinopse não me ofereceu grande coisa, e ao contrário de você, eu não gostei da capa, mas agora vejo que perdi de fazer uma ótima leitura.
    Gosto de histórias emocionantes e envolventes.
    Que encomenda especial foi essa que A.J recebeu??
    Quero fazer esse teste, mas primeiro vou atrás do livro rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty! Eu não imaginava que o livro poderia me conquistar tanto, mas a história de A. J. foi bem emocionante. Eu sempre achei a capa bonita, mas não entendia muito bem o significado porém depois de ler entendi tudo. Ah.. não posso contar o que é a encomenda, eu até queria dizer na resenha, mas preferi fazer o suspense... mas é um encomenda linda. Beijos!

      Excluir
  7. Oi Jéssica, tudo bem?

    Estou LOUCO por esse livro. Meu colega leu e disse que é incrível e até hoje, por mais incrível que possa parecer, nunca li uma resenha negativa dele. PRECISO!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai, Jessica, para tudo! você deu 5 estrelas e favoritou! E meu exemplar aqui, esperando ser lido, que vergonha a minha. Preciso mudar isso já, pois como você citou, é uma história para os amantes de livros ^^
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga
    Sabe, eu não dava nada por esse livro, agora lendo sua resenha me senti presa na história e quero saber o que fez A J mudar, mas antes fica aquela dúvida de por que antes era uma pessoa tão distante de todos, rude.
    Gostei muto da história.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  10. Jéssica sua linda!
    Eu não conhecia o livro.. já vi a capa mas nunca li a sinopse!
    Eu amei sua resenha e o que mais me ganhou foram os quotes. Gente como amo livros que têm passagens marcantes.
    Realmente não somos amáveis por sermos solitários e o que fica é o amor, somos o amor! Perfeito, profundo.... Ai Jesus, quero demais ele!!! Já pro skoob.

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  11. Caraca, Jéssica! Quando eu já estava esquecendo que tô louca pra ler esse livro, vem você e me lembra que preciso dele urgentemente. rs! Não vi ninguém falando mal, pelo contrário, só elogios. Eu já gosto de livros sobre livros, então imagina como eu tô! rs
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jéssica!
    Obrigado poe me deixar empolgado e ansioso pelo carteiro. Não vejo a hora de meu exemplar chegar!! :P
    Sou amante descontrolado de livros então certamente vou amar esse livro! Morro de curiosidade sobre qual pacote o livreiro vai encontrar e porque esse pacote o fará questionar-se sobre a vida!
    Quotes lindos? MARAVILHOSOS!! *0*

    Amei sua resenha!

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com

    ResponderExcluir
  13. Jess lindona adorei a resenha , o fato do livro ser envolvente já chama muito a atenção e creio que terá fortes emoções desse livreiro, e muitas reflexões sobre a vida. E como não querer ler sobre alguém que ama livros ? Impossível. já entrando para minha famosa lista. beijos

    ResponderExcluir
  14. Olá, quero muito esse livro desde que o vi pela primeira vez. Essa capa e esse título por si só já me motivaram muito pra eu ler, ainda com essa premissa interessante e uma resenha super positiva quero ler o quanto antes. Espero fazer isso em breve!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  15. Oieee, apesar da história bem interessante o livro não me interessou, não gostei da capa e acho que não iria gostar da leitura rsrs, mesmo assim eu adorei a dica de leitura rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  16. A sua resenha está linda *-* confesso que até agora não tinha o menor interesse em ler esse livro. Mas quando você disse que é emocionante que você chorou, bem eu mudei de ideia. Agora estou desejando muito o livro.
    E realmente a capa é linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Jessica, tudo bem?

    Só de ter o prefixo "livr" no título do livro, já estou amando hahaha. Depois que tive um pequeno contato com o mundo bibliotecário em Enfeitiçadas, estou na luta para encontrar mais livros que tragam esse tema!

    Vou deixar anotado aqui!

    Beijo

    ResponderExcluir
  18. Oi Jéssica,

    Fiqeui muito curiosa com esse livro, acho que ainda não li nenhum livro, que tinha como cenario uma livraria, então fiquei encantada por esse, começando pela capa que M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, e depois da sua resenha fiquei com muita mais vonta, e fui fazer o teste mesmo não lendo o livro, não aguentei.

    Mayla

    ResponderExcluir
  19. Olá Jéssica!
    Eu já não gostei desse livro olhando pela capa, achei muito simples e nada a ver com a história.
    Lendo a sinopse e a resenha continuei sem gostar. Não é que o livro seja ruim, mas sabe quando a história não te prende foi assim que me senti com relação a esse livro.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ah, que bom que a história é linda e emocionante! *-* Esse livro será uma das minhas próximas leituras, mas não sei exatamente quando isso vai acontecer, Bienal chegando e tempo livre diminuindo... rs... Eu tinha visto que tinha o teste, ainda bem que decidi só fazer depois mesmo!! hehe... E por mim não tem problema o A.J. chato em alguns momentos, já que com o tempo conseguimos entendê-lo melhor.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Esse livro ta em tudo que é lugar. E agora tô muito afim de ler ele.
    Livros que falam sobre livros são tão legais.
    Amei a resenha ^^

    Beijos
    Tacila Porto
    Carinho das Palavras

    ResponderExcluir
  22. Oi Jessica, tudo bem???
    Um teste para descobrir que tipo de personagem eu sou??? Super criativa essa ideia, meu dedinhos estão quase indo lá. Mas ainda não conheço essa história. Sabe o que mais chamou minha atenção???? Primeiro, o livro se passa no universo literário, para quem gosta de livros, como nós, é perfeito!!!!!!
    E depois, vamos ver o personagem sendo curado, é claro, que pelo amor dessa mulher, pela contribuição dos outros personagens como você me fez crer, mas também pelo livro, que acredito que seja essa tal encomenda, um livros especial.
    Adorei!!!!!! Já foi para a lista de desejados e sua resenha está linda, me apaixonei pela história através dos seus olhos.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014