02 outubro 2014

Dica de Leitura: Garota Exemplar - Gillian Flynn

Garota ExemplarTítulo: Garota Exemplar
ISBN: 9788580572902
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 448
Nota: 5/5
Sinopse: Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele? Skoob / Orelha de Livro

Um thriller fantástico cheio de reviravoltas! Dessa vez estou repassando a dica. Faz um tempinho que um amigo me indicou esse livro e confesso: a capa não me atraiu e a sinopse também não me empolgou muito, mas poxa vida, como eu estava enganada, que livro bom! Gostei tanto que agora quero que todo mundo leia também (risos). Quando terminei a leitura estava extasiada.

"O amor incondicional é um amor indisciplinado, e, amor indisciplinado é desastroso"

Amy e Nick são casados há cinco anos, mas nada é o que parece. Amy sempre foi vista por todos como "perfeita". Nacionalmente conhecida por ser a inspiração para uma série de livros criada por seus pais desde que ela tinha seis anos, Amy Exemplar. Então ela cresceu acompanhada por olhos curiosos, nos livros sempre retratada como certinha e ensinando um lição moral importante. 

Nick é um jornalista. Desde que se conheceram pareciam feitos um para o outro. Eles se completavam. Eram almas gêmeas, mas nem tudo são flores. Ambos perdem seus empregos, os pais de Amy também enfrentaram uma crise financeira, a mãe de Nick estava morrendo e seu pai enlouquecendo. Diante deste quadro, ela deu quase todo seu dinheiro para seus pais e se muda com Nick para a cidade natal dele para ficar próximo dos sogros, mas parece que nada que fizesse seria suficiente para evitar o que estava por vir.

O casamento já não era mais o mesmo. Nick começa a demonstrar sinais de violência e se afastar de Amy. Tudo estava indo por água abaixo e no dia do aniversário de casamento de cinco anos, Amy desaparece misteriosamente. A casa estava aberta, o gato que nunca saia de casa estava do lado de fora, os móveis da sala jogados, sangue na cozinha. Tudo caracterizando a cena de um crime violento e nada de Amy.

"O tempo todo eu pensara que eramos estranhos um para o outro, e na verdade nos conhecíamos intuitivamente, em nossos ossos, nosso sangue."

Todos se mobilizam para tentar encontrá-la. Uma investigação começa para saber o seu paradeiro e são encontradas pistas deixadas pela própria Amy, pistas que fazem parte de um jogo, uma tradição para comemorar mais um ano de casamento. Outras pistas são encontradas. Testemunhas aparecem. O diário de Amy e todos indícios levam a crer que Nick sabe muito mais sobre o sumiço da esposa do que quer falar.

Mentiras, traição, vingança. Um plano cuidadosamente arquitetado. Nunca se sabe em quem confiar, ás vezes nem na pessoa que dorme ao seu lado. Mantenha os olhos bem abertos, preste atenção em cada detalhe e ainda assim não vai conseguir adivinhar o que virá a seguir no próximo capítulo.

Os direitos foram comprados para um filme e conta com a direção de David Fincher, cineasta responsável por filmes como ''Clube da Luta'', ''A Rede Social'' e ''O Curioso Caso de Benjamin Button''. Com roteiro assinado pela própria autora. A produção estreia hoje nos cinemas, contendo Ben Affleck como Nick. Confira o trailer:





Quotes:
"Era uma garota táctil... Ela era de abraçar, de tocar, gostava de correr os dedos por meus cabelos ou minhas costas em um carinho amigável. O toque lhe trazia conforto e tranquilidade." 
"Você é melhor que qualquer livro, você é melhor que qualquer coisa que alguém pudesse inventar."
"Mas se o amor não tem fronteiras, não tem limites, não tem condições, por que a pessoa deveria tentar fazer a coisa certa? Se eu sei que sou amada não importa o que aconteça, onde está o desafio?"


3 comentários:

  1. Oi Brenda tudo bem, eu li Garota Exemplar mas a história não me deixou tão apegada, achei o casal mega malucos, e que final foi aquele.... Bom eu quero ler ele novamente pode ser que ainda não senti a pegada, e com o filme em vista eu me empolgo né!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  2. Acabei de fazer um post sobre o filme do livro, to hiper ansiosa p assistir já que a leitura me agradou tanto <3

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A Gillian é uma ótima escritora. De todos livros que já li, este romance é realmente diferente! Muito bom

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014