27 outubro 2014

Resenha: Estudo Independente - Joelle Charbonneau



Cia Vale tem dezessete anos e tem tudo o que sempre sonhou: um amor perfeito, um lugar na universidade e um futuro como uma das líderes da Comunidade das Nações Unificadas. No entanto, apesar de todos os esforços do governo para apagar a memória de Cia, ela ainda lembra o que aconteceu. Ela precisa escolher entre ficar em silêncio e proteger a si mesma e as pessoas que ama ou expor o Teste e o que ele na verdade é, um programa assassino que deve ser impedido. O futuro da Comunidade depende dela. No segundo volume da saga de Joelle Charbonneau, a chance de fazer parte da revitalização de uma civilização pós-guerra colide com o desejo de fazer o que o coração manda. Skoob


Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única Editora
Páginas: 320
Nota: 5/5

O Teste #1

''Falhar não é uma opção.''

Estudo Independente, de Joelle Charbonneau, é o segundo volume da trilogia O Teste e foi lançado aqui no Brasil pela Única Editora. Nesta história, o mundo que conhecemos foi destruído depois de sete estágios da Guerra e as pessoas sobreviventes criaram o governo da Comunidade das Nações Unificadas, as colônias e a capital, Tosu City. A protagonista, Cia Vale, é de uma colônia pequena e não muito conhecida: a Cinco Lagos. No livro anterior, Cia foi escolhida para o teste - programa muito disputado que escolhem os melhores alunos para estudarem na universidade - e na capital realizou diversas provas desse programa, que todos pensam que são apenas provas banais mas é muito pior do que isso, o teste é cruel.

Cia Vale é uma garota de dezessete anos que já passou por grandes desafios e neste segundo livro temos mais detalhes sobre o governo e novas informações sobre o que aconteceu em O Teste. Novamente a protagonista terá que enfrentar testes para sobreviver e terá novos inimigos na história. Estudo Independente foca muito na universidade, nos estudos e no governo, ficou mais fácil compreender coisas internas do mesmo, porque a protagonista está bem envolvida.

Cia está em uma fase em que sua inteligência está sendo colocada a prova, onde deve aprender a trabalhar com pressão, rotina exaustiva e ensinada a nunca falhar. Falhar neste livro não é uma opção, o preço por isso é muito alto e ela sabe disso. Cia é bem esperta e percebe coisas que os outros não conseguem, e isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque ela pode aprender mais rápido, e ruim porque é um alvo muito fácil, todos querem eliminá-la primeiro. No primeiro livro não conhecemos muito o pessoal da capital, mas em Estudo Independente fica claro que esses moradores tem seus privilégios, principalmente aqueles que tem recursos, e claramente vemos o preconceito com os alunos das colônias, as injustiças e os problemas socais. Eles já enfrentaram uma guerra, mas não aprenderam com seus erros; a cada página lida fica claro que o governo é falho e que pessoas pagam preços que não deveriam, mas começamos a perceber que nem todos estão dispostos a tolerar isso, que pode haver esperança e temos uma fagulha de rebeldes aparecendo.

Uma coisa que aprendi nesse livro é que não podemos confiar em ninguém desta história, porque as pessoas que pensava que eram leais não eram. Ou algumas situações que tinha certeza absoluta que ia dar certo, não acontecia. As únicas pessoas que me atrevo a confiar agora é na Cia e em Tomas, par romântica dela.

A narrativa do livro é empolgante, não tivemos tantas cenas de ação mas a densidade que passamos ao ler o que Cia encara é maravilhoso e emocionante. É uma leitura sem fôlego, a cada página ficava apreensiva e não queria largar o livro, Joelle escreve de uma maneira fácil. A capa do livro é linda, as letras estão em uma fonte pequena e que não gosto, encontrei alguns erros de revisão bobos, mas como já encontrei eles no primeiro livro, esperava não encontrar neste.

A trilogia O Teste já teve seus direitos comprados pela Paramount Pictures, agora é aguardar informações do filme, da escolha do elenco e espero que não demore muito. Agora quero ler desesperadamente o terceiro e último volume da trilogia, A Formatura, que acabou de ser lançado pela Única Editora.

Quotes:
''O fato de a gente pensar que uma coisa é verdadeira não faz com que ela seja. A percepção é quase tão importante quanto a realidade.''
''Porque às vezes os melhores líderes são aqueles que não têm interesse em liderar. Estes são geralmente os que estão mais interessados em fazer o que é certo, não o que é popular.''
''Os líderes têm de ser capazes de controlar suas emoções. Essa é uma habilidade que juro que vou dominar. ''





18 comentários:

  1. Olá

    Tenho interesse pela trilogia, o bom é que todos os livros já foram lançados. Não sabia que ia virar filme, tomara que antes de estrear o primeiro eu consiga ler. Achei bacana saber que não podemos confiar em nenhuma das personagens, vou ficar de olhos atentos com esse fato. Também gostei de saber que a narrativa é mais densa do que cheia de ação, de vez em quando isso é melhor para um livro com esse estilo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jessica, fico muito empolgada em ver que gostou do livro e que, mesmo com menos cenas de ação, a narrativa eletrizante e a base da história continuam fielmente. Estou com ódio dos Correios com o super atraso nas entregas aqui, aguardo Estudo Independente, que não chega. Adorei O Teste e espero muuuuuito gostar de Estudo Independente. Sua resenha me ajudou :) Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Ola Jess ainda não consegui ler o Teste ,m gosto muito de distopias mas está faltando tempo , fico feliz em saber que a continuação prende do início ao fim . Em breve leio os dois . beijos lindona
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. ola Jéssica! Já tinha ouvido falar sobre o Teste,porém não li ainda! Espero em breve ler! Adoro um livro assim, cheio de reviravoltas, onde não podemos confiar em ninguém!
    Bjus!
    http://amorromancesdagih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiii,

    Eu fiquei vontade de ler primeiramente pela capa, depois pelas resenhas positivas que tinha lido.
    Curti bastante a sua resenha!! Faz tempo que não leio Distopia :( principamente quando nos prende assim
    Espero muito ler em breve!!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, moça.
    Me deu uma vontade imensa de ler o primeiro livro para saber ser a história realmente me cativa tanto quando as resenhas. Adoro livros empolgantes e de narrativa ágil, apear que de vez em quando é bom ler algo denso, só espero que não seja denso demais. haha e sobre os personagens, acho que desde o inicio de um livro eu sempre confio ou no narrador ou no personagem principal, o resto eu fico com um pé atrás
    Espero ler essa trilogia em breve, os livros já foram lançados e espero fazer isso antes de a adaptação chegar por aí.

    att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Jéssica.
    Um dos poucos que não caíram na maldição da continuação.
    A autora foi perfeita na condução dessa distopia, e me conquistou ainda mais sanando algumas dúvidas e deixando a brecha perfeito para o livro de fechamanto da trilogia.
    O livro não foi permeado de ações, mas teve situações altamente surpreendentes.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jéssica!
    A trilogia O Teste já está na lista de desejados, tenho visto maravilhas a respeito, aliás só vejo elogios para com os livros.
    Adorei a sua resenha, me fez ficar com mais vontade ainda de já ter os livros em mãos rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Aaaai, Jéssica! Que tensão. Essa será uma das minhas próximas leituras (até porque estou doida pra pedir A Formatura. rsrsrs) e já tô com medo de confiar nas pessoas erradas. Nem sei se confio em Tomas, só na Cia mesmo. Brigada por me deixar ainda mais ansiosa. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jéss
    Eu já o li e resenhei e adorei. A série se mantém empolgante e com muita emoção. Entender mais desse sistema de admissão do teste só nos prova como é corrupto. Não podemos confiar em ninguém mesmo. E aquela cena final? :o Deixou uma gama de possibilidades para entendermos o que virá em A Formatura. Já quero muito ler e voltar para Tosu City.

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito curiosa por essas novas informações sobre o que aconteceu em O Teste, porque amei o primeiro livro. Gostei de saber que saberemos mais sobre o Governo também. Isso de você ter descoberto que não podia confiar em ninguém na história, eu já desconfiava, ainda mais que é tipo um recomeço essa segunda parte (não posso ser mais direta... hehe). Que bom que a narrativa continua empolgante, apesar de ter menos cenas de ação... espero conseguir ler logo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Confesso que não tenho tanta curiosiade em ler essa série, ela até parece legal, mas no momento não é o tipo de história que eu quero ler, sem contar que são 3 livros e eu fujo de continuações kkkkk Enfim, gostei da resenha e não sabia que iria ter filme, vou esperar, acho que vai ser ótimo o filme oo/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha, amo distopias e estou louca para ler essa. Acho interessante a ideia do teste, apesar de ser bem cruel, e não ter escolha sobre o que você quer fazer. Nossa, esses livros em que a gente não pode confiar em ninguém são bem tensos, fico sempre apreensiva de gostar de algum personagem e ele ser um traidor e tudo mais. Adorei os quotes que você marcou.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Desde o lançamento de O Teste estou louco para começar a ler a trilogia. Gostei muito da sua resenha, pena que a revisão do livro não foi bem feita, odeio encontrar estes erros. Vou ficar aguardando sua resenha de A Formatura.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jessica, sua linda, tudo bem?
    Eu quero, eu quero, eu quero!!!!! Essa série parece ser muito boa. Estou super curiosa para descobrir as reais intenções desses testes, e você me deixou mega empolgada com essa trama onde ninguém é confiável. Acho que vai dar um excelente filme também.
    Adorei sua resenha!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, flor, tudo bem?

    To doida pra ler essa série. Mas ainda to esperando o primeiro deles chegar. Adoro distopias, então acho que vou amar a série, ainda mais que todo mundo fala bem. Bom saber que o segundo livro mantem o ritmo do primeiro. Parabéns pela resenha.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Jess,
    este livro esta em minha lista. Achei interessante que o assunto é a faculdade, os estudos e por isso que eles lutam. Diferente de outras distopias.
    Mas essas reviravoltas sobre os personagens que seriam confiáveis mas que não são, me pegou de surpresa. Sei que há muito disso neste gênero, mas sei lá, ainda continua sendo algo imprevisível para o leitor.
    Outro fator legal, é que desta vez a autora deixa o leitor por dentro sobre a capital e como funciona o negocio por dentro ao todo. Pode não ter tanta ação, mas com certeza manterá o leitor presso querendo saber mais e mais.
    Quero muito conhecer a historia, e agora mais, por saber que ele ira para telonas. Preciso conhecer a historia antes.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  18. Ahhh, eu preciso dessa leitura!
    Eu sou lerda, e nunca percebo que os personagens estão confiando nas pessoas erradas.. mas mesmo assim gosto desse elemento em livros. Deixa ele mais tenso! Os direitos foram comprados *o* vamos pular e rezar para sair o quanto antes!

    Adorei a resenha Jessica. A cada uma que leio, tenho mais certeza de que irei gostar e perder meu folego ao acompanhar essa história.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014