Resenha: Para onde ela foi - Gayle Forman


Cuidado com a sinopse!! Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce. Skoob / Orelha de Livro

Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Páginas: 240
Nota: 5/5 FAVORITO

Se Eu Ficar #1

''Quando se fala em sentimentos, você nunca sabe realmente como a ausência de uma pessoa vai afetar mais do que a de outra.''

Para onde ela foi, sequência de Se eu ficar, da autora Gayle Forman, foi publicado aqui no Brasil pela Editora Novo Conceito. Quem leu minha resenha do primeiro livro sabe que eu me decepcionei com Se eu Ficar, que não consegui me conectar com Mia, mas o segundo volume foi incrivelmente perfeito e é narrado por Adam. Sabe quando você está lendo um livro e ele tritura todas as suas emoções de uma forma impressionante  e você se coloca no lugar do personagem? Se sim, sabe o que esse livro fez comigo. Eu não li com muitas expectativas, mas fui arrebatada pela história.

Relembrando um pouco a história de Mia, sabemos que ela sofreu um acidente de carro e que perdeu sua família. Ela teve uma experiência fora do corpo e conseguiu assistir ao resgate e todos os procedimentos do hospital; e o ponto principal do livro era se ficaria ou não. Então, qual foi a escolha dela? Se você não leu Se eu Ficar ou não quer saber o que vai acontecer recomendo que não leia os parágrafos abaixo. Ou leia por sua conta em risco


Tem três anos que aconteceu o acidente que matou a família de Mia e que o amor de Adam a salvou, mas eles não estão mais juntos. Uma bela surpresa para quem não leu a sinopse desse livro e perceber que a vida do namorado de Mia mudou drasticamente. Agora ele é um astro do rock, daqueles que não podem andar na rua, faz muito sucesso e é objeto de interesse da impressa e dos fãs, também tem uma namorada celebridade. Mas ele não é feliz. Adam transformou-se num homem solitário, vazio e que não sabe o que é alegria. Ele tem ataque de pânicos, toma remédios para ansiedade e está viciado em cigarros. Ele é apenas uma casca do que era quando namorava com Mia, mas a pergunta que todo leitor faz durante os primeiros capítulos é: ''O que aconteceu?'' São tantas coisas, mas prefiro não comentar os detalhes. Eu compreendi os motivos deles se separarem, mas meu coração foi partido muitas vezes. Gayle Forman narra a dor de Adam de uma forma tão intensa que você sente aquilo que ele está sentindo, você quer pegar ele no colo e cuidar.

''O que eu não consigo entender é como ela fez isso.''

O grande auge da banda Shooting Star foi com a faixa Collateral Damage, que todas as músicas foram escritas por Adam no período em que estava sofrendo pelo rompimento com Mia. Mas ele não sofre apenas porque teve seu coração partido, também sente falta dos pais de Mia e de Teddy, e em alguns capítulos temos flashbacks do passado, principalmente cenas com Mia ou com a família dela. É perceptível que ele não tem todas as respostas que deseja, mas depois de tantos anos acaba reencontrando Mia. Como em Se eu Ficar a história é narrada em 24 horas e nesse encontro eles poderão conseguir as respostas que não foram ditas e tentar entender como será o futuro de ambos.

Mia está diferente, mais madura e mesmo levando a dor da perda de toda sua família conseguiu se erguer. Agora ela é uma talentosa e conceituada violoncelista, formou-se em Julliard e vai começar sua turnê pelo mundo. Ela nunca poderá ser a mesma, mas amadureceu e sobrevive a cada dia. Essa sequência foi satisfatória e eu enfim pude compreender os motivos de Mia e Adam, ambos sentiram a dor da pior forma, e depois de um tempo não podem ser as mesmas pessoas. Com uma carga dramática, Para onde ela foi é um livro que fala sobre perdão, amor e superação, e que no meio de tanta dor é possível encontra a felicidade.

Quotes:
''Meu primeiro impulso não é agarrá-la, beijá-la ou gritar com ela. Só quero tocar seu rosto.''
''[...] Muitas das minhas fantasias envolvem as formas com as quais Mia me pede perdão. Desculpas por retribuir meu amor com a crueldade do seu silêncio. Por agir como se dois anos da vida - aqueles dois anos da nossa vida - não significassem nada.''
''Acabei percebendo que há uma grande diferença entre saber o que aconteceu e saber por que aconteceu, e acreditar nisso.''

 


 

28 comentários:

  1. Oi, Jéssica!

    Esse foi meu último livro lido. Tenho que admitir que Gayle Forman sabe conduzir uma trama amorosa com perfeição. Porém, achei a narração muito melhor em "Se eu Ficar", por Mia. Adam me pareceu muito frágil e mentalmente perturbado... enfim! Adorei a resenha, embora não tenha dado a mesma nota que você ao livro!

    Até logo,
    Sérgio H

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jéssica.
    Sério que você favoritou?
    Eu não estou muito animada pra fazer essa leitura por conta do livro anterior que deixou a desejar.
    Não gostei de saber que o Adam que conheci não existe mais, pelo menos a Mia amadurece, espero me conectar melhor com ela dessa vez.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, sou muito fã do livro, e acho que os personagens transmitem muito bem a historia, mais olhei a capa do livro e vi que Mia é uma personagem diferente, não é a mesma do filme e livro SE EU FICAR. Então queria alguma informação se os personagens do filme vão mudar. Eu ficaria muio decepcionada se isso acontece, por não me apaixonei só pela trama e como as coisas são conduzidas, mais também pela química que rola entre os personagens.
      Então queria informações sobre se vão fazer o filme do livro PARA ONDE ELA FOI, e se será os mesmos personagens que fizeram Adam e Mia.
      Desde já agradeço.
      bjs :*

      Excluir
    2. Oi, tudo bem? A capa de Se eu ficar é baseada no filme, por isso que esse segundo livro não tem a atriz que interpretou Mia. Mas a jovem na capa de “Para onde ela” é apenas uma modelo, então não fique preocupada. Por enquanto não encontrei nenhuma informação sobre o próximo filme, mas espero que aconteça, e provavelmente não vai ter mudanças referentes aos atores. Qualquer informação informo no blog. Beijos :D

      Excluir
  3. Oi, Jéssica.

    Eu não vejo a hora de ler esse livro! Ao contrário de você adorei a Mia e Se eu Ficar, não foi o livro que eu me emocionei muito e chorei horrores, mas em determinados pontos ele me tocou de uma forma que nenhum outro livro já conseguiu. Espero ler logo Para Onde Ela Foi e amar tanto quanto o primeiro.

    Bjs

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!
    Penas que esse "Cuidado com a sinopse" não faça parte da sinopse, né?! haha Ia ter me poupado do spoiler.
    Bem, apesar de saber (+/-) como a história se desenrola nessa sequência, eu estou doida para ler.
    Eu gostei bastante de "Se eu ficar", apesar de achar que o marketing em cima do livro (e do filme) me fizeram criar expectativas altas demais.
    Fico feliz em saber que esse livro também é permeado por flashbacks do passado... gostei disso no primeiro livro.
    Enfim, parabéns pela resenha!
    Pretendo ler o livro em breve.

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Jess lindona eu adorei Se eu Ficar senti cada emoção do livro , porém odiei essa continuação , antes desse livro precisava ser a versão da mia afinal ela é principal, esse livro não me convenceu a conversa deles superficial demais aff. Deixou a desejar . beijos lindona

    Joyce
    www;livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica, não li muitas resenhas deste livro, mas as que tinha lido estavam me deixando meio decepcionadas. Foi bom ler seu ponto de vista.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Você foi o inverso do que tenho visto por aí. Vi pessoas que amaram o primeiro volume se decepcionarem com o segundo, aliás sua resenha deste livro é a primeira positiva que leio. Ainda não conferi o filme, mas tentarei fazer isso em breve. Não vou querer ler os livros, porque acho que esse tipo de história não funcionaria comigo, mas quem sabe no cinema funciona haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jéssica
    Li Se eu ficar e gostei bastante da proposta do livro. Esta é a segunda resenha que leio de de Para onde ela foi e o enredo se mantém no modo que eu esperava: Eles separados. Ele fazendo sucesso de um lado e ela fazendo sucesso de outro. Dois opostos!
    Gosto muito dessa proposta de lidar com a carga emotiva e os sentimentos de superação, amor e perdão! Eu amei sua resenha e já quero ler :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Me identifico muito com você. Não consegui ter total conexão com a Mia, mas pelo primeiro capitulo de Para onde ela foi eu já entrei em êxtase. Estou esperando muito drama e muita emoção nesse livro! Gostei de saber que tudo é bem explicado e plausivel..
    E cara, o que vai ser desse encontro deles tanto tempo depois?! Estou bem curiosa *---*
    Adorei sua resenha Jessica! Foi a única que me animou até agora hahaha

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. OI Jé,
    Eu não fiquei muito ansiosa por essa leitura porque mudou a voz da narrativa. Eu não gostei muito do Adam no primeiro livro e isso me desanimou!
    Fiquei intrigada com uma resenha morna que li, mas agora fiquei um pouco mais animada quando você disse sobre ter uma carga dramática!
    Vou acelerar essa leitura!
    Beijos e obrigada pela dica!
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Flor!
    Segunda resenha que leio do livro, e as duas tem opiniões mega diferentes rsrs Já não sei o que pensar, acho que vou ter que ler o livro para tirar minhas próprias conclusões. Ainda não li Se eu Ficar, mas ele já está na fila de próximas leituras, e espero gostar do livro 2 tanto quanto você :D

    Adorei resenha <3
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Eu tive a relação inversa com essa duologia... amei o primeiro livro, e odiei fortemente o segundo! rs... Mas que bom que você curtiu, que conseguiu entender as personagens dessa vez, não aconteceu isso comigo e não senti essa carga dramática também não. Mas adoro ver opiniões diferentes, é bem legal ver como as pessoas reagem de forma diferente a cada história.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Da mesma forma que você, também me decepcionei um pouco com o primeiro livro, e fiquei com uma sensação boa em relação ao segundo; quer dizer, ainda não li, mas acho que vou me apegar a ele... hehe. To curiosa para saber os motivos que fizeram com que Mia e Adam se separassem e como será esse reencontro... também quero conhecer a visão de Adam sobra as coisas, e sobre a família de sua ex namorada. Espero que a leitura seja proveitosa para mim assim como foi para você!

    Beijos,
    Cássia
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá

    Ainda não li o primeiro, mas li várias resenhas de blogueiros que assim como você não sentiram empatia pela Mia. Bom saber que no segundo livro isso é diferente, o que torna a leitura mais agradável. Adorei a resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jessica, tudo bem?
    Você me deixou com olhos molhados agora, fui lendo suas palavras e meu coração foi ficando apertado, que história mais triste!!! Não é justo!!!!!!! Se o amor deles foi tão grande, capaz de mantê-la aqui, porque eles se perderam???
    Adorei a resenha, até esqueci que estava lendo um texto, estava devorando cada palavra para saber o que aconteceu com eles.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu tava quase decidida a não ler esse livro porque já vi algumas resenhas bem negativas, inclusive de quem amou Se Eu Ficar. Mas agora fiquei um pouquinho mais motivada porque também não curti o primeiro livro. Espero conseguir me conectar com Adam também, afinal, foi ele que salvou a história inicial. Eu sabia que eles tinham se separado, mas não sabia que ele tava tão mal assim, já fiquei chateada.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  17. Olha, eu tive que pular alguns parágrafos, pois ainda não li Se eu ficar e pretendo kkkk Essa série deperta tantas opiniões diferentes, né? Vi pessoas dizendo que amaram o primeiro volume e não gostaram do segundo, já você é o contrário kkkk Mas isso que é bacana, os livros sempre despertam opiniões diferentes o/ Enfim, eu pretendo ler esse livro também, pois acredito que irei gostar :3

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ahhh que vontade de ler esse livro. Sério, desde que eu terminei Se Eu Ficar eu já fiquei com vontade de ler o segundo livro. Não li aquela provinha que vinha no final do primeiro para não surtar de vez huahuahauhau. Mas fico feliz em saber que minhas que você curtiu a leitura. Espero gostar também

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá, devo confessar que essa resenha é a primeira que fala bem de "Para onde ela foi". Amei ver um novo ponto de vista, e uma nota positiva. Já estava desiludida, esperei tanto por uma sequência, e quando ela aparece ainda é ruim.
    Pelo amor de Deus! kkkkkk
    Gostei da resenha. Parabéns!

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  20. Olá Jessica gostei muito de todas a sua resenha e legal todas vc me deixa muito doida para ler o livro mais eu sei que eu vou ler este ano mais como eu tava falando sua resenha e legal e romântica minha prima leu uma que não era muito legal não era triste e o seu não e legal muito obrigado pela sua resenha para nos ler ...
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  21. Vou começar a ler agora, porém, acredito que concordarei com a sua opinião, pois amo livros com dramas narrados pelos homens. Sempre acho as emoções muito mais honestas do que as sentidas pelas mulheres que sempre são confusas e as vezes contraditórias.

    ResponderExcluir
  22. Desfecho perfeito. ..pra onde ela foi ...nota 10... amei o reencontro deles e a redescoberta do amor adormecido.

    ResponderExcluir
  23. Desfecho perfeito. ..pra onde ela foi ...nota 10... amei o reencontro deles e a redescoberta do amor adormecido.

    ResponderExcluir
  24. oi linda me ajudou muito a entender melhor o livro

    ResponderExcluir
  25. Para ser sincera chorei horrores no primeiro livro.
    Eu me conectei de uma forma muito legal com a personagem da mia, e sofri com ela em tudo. Sim sou muiiito chorona kkkk.
    Mais nesse livro, meu Deus o que dizer sobre ele? Só que ele e incrível, a autora sobe transmitir a dor do Adam de uma maneira incrível.

    ResponderExcluir
  26. Put's li o primeiro e meu coração ficou em cacos pelas perdas de Mia, como ela iria tomar decisões sem os pais ali para apoia-la e tals,mas, ela ficou pelo Adam e o resto da família,o final do primeiro nós leitores ficamos tipo "E agora?! Os dois vão ficar juntos e já era?"...
    Mas no segundo livro a escritora Gayle Formam nos surpreende com Adam narrando três anos após o acidente e ai nós vemos que não aconteceu o que esperávamos no primeiro (Pelo menos eu kkk). Ele encontra a fama e uma parceira mas é um homem vazio e armagurado, sem uma parte, mas o que lhe faltava e a única coisa que o completava era Mia.
    Eu to emocionada até agora to querendo MAAIS o segundo ficou muito melhor que o primeiro,a escritora expressa muito bem os sentimentos do Adam, meio que nós leitores sofremos junto com ele, só acho que ela poderia explicar mais o final, tipo, ele realmente vai sair da banda? Será que ele não vai se sentir incompleto? Ou será que Mia não vai se sentir como un atraso na vida dele? Será que eles não vão se culpar se alguma coisa der errado?
    Eu Lais Campos adoro um drama e super apoio se a Gayle fizer um terceiro livro, mas com um coisa mais diferente, explicando essa nova fase dos dois juntos com novos desafios e aventuras.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!