11 novembro 2014

Resenha: O Diário Secreto de Lizzie Bennet - Bernie Su e Kate Rorick

Uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, baseada na série The Lizzie Bennet Diaries. Lizzie Bennet é uma jovem estudante de comunicação que resolve fazer um vlog como projeto para a faculdade, postando vídeos em que reflete sobre sua vida e a de suas irmãs. Quando dois amigos ricos e charmosos chegam à cidade, as coisas começam a ficar mais interessantes para as irmãs Bennet - e para os seguidores de Lizzie na internet. De repente, Lizzie - que sempre se considerou uma garota bastante normal - se torna uma figura pública. Mas nem tudo acontece diante das câmeras. E, felizmente para nós, ela escreve um diário secreto...~ "O Diário Secreto de Lizzie Bennet é, com certeza, a melhor adaptação literária de Orgulho e Preconceito de todos os tempos. Um livro inteligente, muito divertido, muito Jane! Os amantes de Lizzie e Darcy precisam tê-lo na estante." - Carina Rissi, autora de Procura-se Um Marido e da série Perdida. Skoob

Autores: Bernie Su e Kate Rorick
Editora: Verus
Páginas: 364
Nota: 5/5 FAVORITO

O Diário Secreto de Lizzie Bennet, publicado aqui no Brasil pela Verus no selo do Grupo Editorial Record, é uma adaptação moderna do livro Orgulho e Preconceito. The Lizzie Bennet Diaries foi primeiramente uma web série no Youtube em 2012/2013, sendo patrocinada por Hank Green (irmão do John Green), com um orçamento pequeno a web série transformou-se num fenômeno mundial. Bernie Su e Kate Rorick são os criadores da série e escritores deste livro. E para quem não sabe, Jane Austen é minha autora favorita.

''Tenho muitas ambições e sonhos em relação ao que eu quero fazer da minha vida: quero poder afetar as mudanças. Transformar, pelo o menos, meu cantinho no mundo em algo melhor, de alguma forma. Inspirar e ser inspirada.''

Lizzie Bennet tem 24 anos, estudante de comunicação com foco em novas mídias sociais, e que resolve criar um vlog para uma tese da sua pós-graduação, os vídeos retratam a vida pessoal dela, das irmãs e família. A Sra. Bennet é uma mãe zelosa, mas obcecada em casar suas filhas solteiras e com a chegada de Bing Lee e William Darcy na cidade, as coisas ficam interessantes para a família Bennet. Enquanto isso, nossa protagonista transforma-se numa garota normal em um fenômeno das redes sociais. Seus vídeos ganham muitas visualizações e os seguidores dela começam a querer saber desesperadamente as novidades da família.

Para alegria infinita da mãe Bennet, Bing Lee se interessa rapidamente por Jane, irmã mais velha de Lizzie, então veremos como esse relacionamento irá prosseguir, ou não. Darcy e Lizzie são outro casal, não diria um casal, já que primeiramente eles se odeiam, mas depois de muitas confusões fica claro o interesse, especialmente dele. Se você já leu ou assistiu aos filmes/séries/peças de Orgulho e Preconceito sabe como é o relacionamento deles e nesta adaptação é do mesmo jeito, porém as cenas são modernizadas. Lydia Bennet é a mesma figura que conhecemos: a filha mais nova que gosta de festas e homens, e que vai aprontar muito durante a trama.

Nesta adaptação, não temos Kitty e nem Mary como irmãs das Bennets (na história original são cinco irmãs: Jane, Elizabeth, Mary, Kitty e Lydia). Na verdade, neste livro Kitty é uma gata de estimação (bem ousado, hein?) e Mary virou uma das primas das Bennets. E para aquelas que desejam saber, George Wickham está na série e continua sendo irritavelmente essa pessoa que conhecemos: lindo, porém idiota, babaca e egoísta.

William Darcy primeiramente é retratado com um homem frio e esnobe pela protagonista, já que no primeiro momento a trata com desdém. Posteriormente, podemos conhecer sua real personalidade e postura. Um homem de negócio, que perdeu os pais ainda adolescente e teve que assumir o patrimônio da família e cuidar da irmã mais nova, Georgiana ou ''Gigi'' Darcy.

Antes de nos apaixonarmos por Matthew MacFadyen, no filme de Orgulho e Preconceito em 2005, já tínhamos fantasiado inúmeras vezes com Colin Firth, que fez o Sr. Darcy na minissérie da obra em 1995, produzido pela BBC. Agora, temos mais um Sr. Darcy para fantasiar, Daniel Gordh que faz meu queridinho na web série The Lizzie Bennet Diaries.

''As pessoas parecem diferentes quando você sabe seus segredos. E elas te olham de um jeito diferente.''

Eu me identifiquei muito com Lizzie, em vários aspectos, e uma dessas semelhanças é que ela lida com o público, com pessoas que esperam algo de você e que sua imagem reflete também no seu trabalho. Vejamos: Eu não chego a ser um porcento desse fenômeno que Lizzie é, mas tenho o blog e como blogueira vocês, leitores do blog, esperam que as resenhas estejam em dias, os posts de lançamentos e novidades, mas também tenho que lidar com a pressão, com as críticas e quem é blogueira(o) sabe que essa nossa vida é bem puxada. Já no caso de Lizzie ela lida com milhões de expectadores, ela quer agradar seu público e ter uma dinâmica de confiança com todos. Outra questão que somos parecidas é lidar com nossas mães, tanto a mãe dela quanto a minha desejam desesperadamente que nós casemos (não juntas, claro!), no meu caso o sonho da minha mãe é saber quando vou mudar meu status de solteira para relacionamento sério. É totalmente verídico isso. E eu digo ''Mãe, eu só tenho 20 anos. Praticamente acabei de sair da adolescência, estou buscando meus sonhos, minha carreira'', mas ela rebate: ''Você já tem 20 anos. Daqui a pouco vai ficar para titia. Eu quero netos. Quero um genro aqui na minha casa, quero fazer um jantar para ele. Na sua idade já tinha você''. Agora multiplica por 10 vezes. Fez? Isso é a senhora Bennet.

''[...]Quando você coloca sua vida no ar para consumo público, não dá para não se preocupar com as reações.''

Na série podemos acompanhar os vídeos de Lizzie, conhecer visualmente os personagens e no livro temos a oportunidade de ler os detalhes do que ela falou nos vídeos e mais algumas surpresas, é um complemento da web série. Os vídeos têm uma duração de dois a cinco minutos por episódio, onde é filmado e editado por sua melhor amiga, a Charlotte. A web série foi encerrada em seu 100º episódio, mas outros personagens também lançaram vídeos próprios, como no caso de Lydia, Maria (irmão mais nova de Charlotte) e Gigi Darcy.

O Diário Secreto de Lizzie Bennet é fantástico, maravilhoso e surpreendente. Jane Austen certamente estaria feliz com essa homenagem, o livro é a melhor adaptação de Orgulho e Preconceito que já li. Os fãs de Darcy e Lizzie precisam ler este livro, está adaptação moderna do meu livro favorito é impressionante.

Todas as cenas importantes que temos no livro original estão presentes aqui, mas retratada de forma diferente e acompanhamos esta história de amor na era digital do século XXI. Em suma, a capa é linda e a editora manteve a original, a diagramação está boa e com uma fonte agradável e encontrei apenas um erro de revisão. A web série The Lizzie Bennet Diaries está no Youtube com legendas em português, abaixo segue o primeiro episódio. Se deliciem e aproveitem!









25 comentários:

  1. Ola Jess adorei a resenha e me chamou bastante atenção, como blogueiras realmente tem certas cobranças né. Mas menina você é novinha 20 anos tá cedo para casar hehe . Gostei da forma leve que esse livro deve ser e a leitura deve fluir magicamente. Já entrando em minha lista. beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá

    Ainda não li Orgulho e Preconceito, mas sei da fama do Mr.Darcy kkk. Acho muito legal essa idéia de recontar clássicos, assim como os contos de fadas. Não conhecia a série e vou procurar assistir.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dá pra ver que Austen é sua diva por causa da bonequinha do seu lay. rsrsrsrs Ao contrário de vc, odiei Orgulho e Preconceito e abandonei no capítulo 14. Vi o filme para tentar me animar, mas nem assim rolou. Agora, vendo essa adaptação moderna, fiquei bem interessada, vai que finalmente eu consigo entender tudo aquilo que vcs veem na obra de Austen.
    Só me tira uma dúvida... todos os episódios são curtinhos assim que nem esse que vc deixou aqui?
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia, tudo bem? Sim, sou bastante fã de Jane Austen...rsrsrs. Os episódios tem uma duração de dois a cinco minutos, ou seja, são bem curtinhos e fica bem mais fácil de acompanhar. Apesar de você não gostar de OP, assista a web série, ela é bem engraçada. Beijos!

      Excluir
  4. AAAAHHHH QUERO MUITO MUITO MUITO ESSE LIVRO! inclusive está na minha wishlist, sua resenha me deixou muito mais animada. Lizzie <33

    Eu não sabia que a Lizzie tinha envolvimento com midias sociais, amei! porque ue trabalho com isso, com certeza vou amar *-*

    Mães desesperadas, quem nunca? hahaha minha mãe não fala, mas se sente igual a sua Jé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stephanie! O livro é perfeito, espero que leia logo. Eu faço Comunicação Social e foi bem legal acompanhar os estudos de Lizzie. Beijos!

      Excluir
  5. Olá, eu assistia essa web serie e amava <3 o livro deve ser igualmente bom, adoro adaptações e essa deu um toque moderno em um sucesso clássico que todos deviam ler <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  6. Oi jéssica, tudo bem???
    Jane Austen é minha Diva!!!!!!!! Adorooooooo ela!!!!!!!!!! E orgulho e Preconceito é o meu preferido dela!!!!!! Acredita que eu já vi uma versão indiana dessa história??? E que ficou muito legal???? Essa versão também é bem criativa e parece ser muito boa!!!!!!! Sua empolgação me contagiou e me fez querer muito esse livro. Adorei!!!!!!!!!! Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, tudo e você? Pra mim, Jane Austen é perfeita. Ah.. conheço essa versão indiana, seria o filme Noiva e Preconceito? Já ouvi falar dele, mas ainda não assistir. A web série é ótima.

      Excluir
  7. OMG é o livro da WebSérie? Super queroooo. Eu amo Jane Austen, AMO Orgulho e Preconceito e AMO o Darcy. Preciso ler esse livro.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kel. Sim,sim. É o livro da web série, muito bom. Também sou apaixonada por Jane Austen, Pride and prejudice e Darcy...rsrsrs. Beijinhos.

      Excluir
  8. Oi, Jess!

    Nunca li nada da Jane, acredita? O livro me chamou bastante atenção, mas não sei se é do tipo que me agrada durante a leitura. Vou analisar melhor e saber se vou ou não lê-lo no futuro!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sergio! Eu sou suspeita em falar de Jane Austen, os livros dela me encantam muito, e espero que você leia algum dela futuramente. Beijos!

      Excluir
  9. Oi Jéssica!!!
    Acredita que tenho Orgulho e Preconceito mas nunca me interessei em ler?!
    Pois é, acho que eu preciso ler para entender por que todo mundo ama e espero amar também. Fiquei interessada por essa adaptação moderna, mas primeiro preciso ler a grande obra de Austen ^^
    Fiquei tentada a começar a ler já, depois de tantos elogios.
    Um beijão

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei esse primeiro episódio, rolei de rir da irmã que surge no final!! hahaha... Assisti até o terceiro e ri mais ainda do "minha Lizzie está se formando em comunicação, o que a levará para uma vida de desemprego"... pelo jeito isso é mundial! rs...

    Também amo Jane Austen e, por sua culpa, vou precisar assistir a todos os episódios e depois vou ter que ler o livro imediatamente! Já que os dois se complementam, não dá pra abrir mão de nada! *-*

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Os episódios são engraçados, essa irmã é a Lydia (bem divertida), a web série é maravilhosa e fico feliz que começou a assistir. O livro é ainda melhor, divirta-se com a série.

      Excluir
  11. Nao conhecia a série adaptada, achei a ideia muito interessante, e tb ousada! Fico feliz que eles conseguiram alcançar as expectativas do público, afinal em uma empreitada dessa os fãs da Austen poderiam jogar pedras em qualquer detalhe que fosse ahhaha! Já vi o filme, mas confesso que o livro nunca li, está na lista para ler nessas férias! Falam tanto dela, que tenho que dar essa oportunidade... E quem sabe, se eu realmente gostar, nao leio também esse livro? =]

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu não li o livro Orgulho e Preconceito, mas tenho bastante curiosidade e não sabia que o livro O Diário Secreto de Lizzie Bennet era uma adaptação de Orgulho e Preconceito, isso porque eu dificilmente leio uma sinopse, sou do tipo que adora ler um livro as cegas, sabe? kkkkk Agora, depois de ter lido a sua resenha eu fiquei interessada no livro e no que foi adaptado, ambos parecem ser ótimos e essa adaptação parece ter sido incrível. Enfim, eu adorei a resenha, espero ler em breve algum dos livros.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Ainda não li Orgulho e preconceito, mas tenho muito interesse em ler. Gostei de saber que O diário secreto de Lizzie Bennet é uma adaptação da obra da Jane. Adorei a série, vou procurar acompanhar.
    Gostei bastante da resenha, e vou procurar ler os dois livros.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Acho a capa desse livro uma fofura, muito linda. Não li Orgulho e Preconceito, mas tenho muita vontade. Fiquei curiosa pra conhecer essa historia, vi muito comentário positivo sobre esse livro, quero muito lê-lo.

    ResponderExcluir
  15. Oi Jessica!
    Eu não sou uma total fã da Jane Austen, mas mais por preguiça do que por não gostar dela. Li Orgulho e Preconceito quando eu era beeeeem mais nova e esqueci muitos detalhes, mas eu estou pronta pra colocar isso em dia, porque sei que a Jane é uma autora maravilhosa!
    Quando eu vi esse livro, na verdade nem sabia que era uma adaptação moderna do clássico, mas logo quis ler pq adoro coisas que tem diário no meio haha Procurei por resenhas e vi que existia uma web série e fiquei muito animada! Nas férias vou colocar ela como prioridade, e espero tb conseguir o livro para ler!
    Sua resenha ficou ótima, parabéns!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  16. Oii Jessica
    Nunca li nada da Jane, mais esse livro me chamou muita atenção, amei a capa!!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  17. fiquei curiosa p/ conhecer a versao moderna do livro "orgulho e preconceito". assistindo o video, deu para notar que a serie e muito engraçada.

    ResponderExcluir
  18. Ganhar o "título" de melhor adaptação de Orgulho e Preconceito não é para qualquer livro não. rs
    Eu simplesmente amo tudo que se refere à obra da Jane. Tinha visto alguns dos vídeos e fiquei encantada. Mas aí apareceu esse livro e, aparentemente, é surpreendentemente bom.
    Espero ler muito em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. Desde que descobri sobre esse livro e sobre o Vblog relacionado fiquei encantada.
    É engraçado, porque mesmo amando livros, só fui conhecer Jane Austen esse ano, em especial Orgulho e Preconceito (aliás, devorei tudo que achei a respeito dessa obra prima).
    E a ideia de um releitura moderna da história foi muito bem concebida e colocada em prática. Acho que dessa forma, nossa amada Jane irá conseguir mais seguidores jovens, que talvez ainda não a conhecessem.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014