05 dezembro 2014

Resenha: After - Anna Todd

Depois de bater a marca de um bilhão de acessos na plataforma de leitura Wattpad ao transformar os integrantes da banda One Direction em personagens de uma história de amor sexy, a série After vira livro e promete ser o novo fenômeno editorial. No primeiro livro, Tessa, de 18 anos, sai de casa, onde mora com a mãe, para ir para a faculdade. Até então sua vida se resumia a estudar e ir ao cinema com o namorado doce que conheceu ainda criança. No primeiro dia na faculdade, onde ela passa a dividir um quarto com uma amiga que adora festas, Tessa conhece Hardin, um jovem rude, tatuado e com piercings que implica com seu jeito de garota certinha. Logo, no entanto, os dois se envolvem e Tessa, que era virgem, vê sua sexualidade aflorar. Hardin é inspirado em Harry Styles, um dos membros do One Direction. Os outros quatro músicos da banda – Zayn, Niall, Louis e Liam – também viraram personagens na trama. Tessa logo descobre que Hardin possui um passado cheio de fantasmas e os dois começam um relacionamento intenso e turbulento. Depois dele, ela nunca mais será a mesma. Skoob / Leia um trecho

Autora: Anna Todd
Editora: Paralela
Páginas: 524
Nota: 5/5 FAVORITO

É uma história sobre uma garota e um garoto que são opostos, mas que combinam perfeitamente. After é uma leitura obrigatória para todos os fãs de romance e Anna Todd vai destruir seu coração.

Originalmente um fanfiction publicada no Wattpad, o livro foi baseado na banda One Direction e Anna Todd teve mais de um bilhão de leituras na internet, chamando atenção das editoras do mundo inteiro. Quem lançou este livro aqui no Brasil foi a Paralela, selo da Companhia das Letras, e antes de falar do enredo deixo claro que o livro é de conteúdo adulto, ou seja, para maiores de 18 anos. Quando eu recebi a proposta de ler After aceitei imediatamente, porque já tinha lido vários comentários sobre esse livro e queria ler para tirar minhas próprias conclusões e meu primeiro impulso foi de ir com um certo receio. Primeiro, é um gênero que não sou muito fã e pensei que era mais um clichê de menina tímida com um bad boy, mas durante a leitura claramente tive meus receios jogado de lado e embarquei na leitura maravilhosa de Anna Todd.

Tessa Young é uma garota certinha que gosta das coisas organizadas e foi educada para ser uma garota exemplar e teve sua vida dedicada apenas aos estudos. Ela é inteligente, recatada, tímida e conservadora. É uma garota de 18 anos que está animada em finalmente ir para universidade, mas chegando lá seu primeiro impacto com a realidade é conhecer Steph, sua colega de quarto, que é oposto dela, com seus cabelos vermelhos, coberta de tatuagens e piercings, o que é um susto pra ela já que está acostumada com pessoas que são parecidas com ela, mas Tessa terá que acostuma-se com isso. Para completar os amigos de Steph são bem parecidos com ela, temos o Nate (uma fofura) e Hardin Scott, nosso outro protagonista. Ele é coberto de tatuagens, piercings e adora festas, é conquistador e possui um jeito autoritário e de poucos amigos. Hardin é o oposto de Tessa. Ela não faz o tipo dele e nem ele faz o tipo dela. Duas pessoas. Uma paixão. No começo eles se detestam, mas acabam se encontrando muito, porque Tessa fica amiga de Steph e ele é melhor amigo dela, então vai ter muitos encontros.

Tessa tem um namorado chamado Noah, que é exatamente como ela e não possui nenhuma química com a protagonista, mas atração por Hardin começa a crescer de um jeito que ela não pode resistir. É errado. Sim. Muito errado. Torci por eles. Queria desesperadamente que ficassem juntos, porque apesar de Hardin às vezes ser um canalha, eu gostei dele. Você entende porque ele é assim, possui muitos segredos e um passado obscuro, mas não são aquelas coisas amenas, sabe? É realmente algo que dói, que foi difícil de superar e nos próximos livros devem ser reveladas algumas coisas sobre ele que não foram ditas neste primeiro livro.

Tessa e Hardin brigam em todas as oportunidades, isso pode ser um problema para algumas pessoas, mas isso não aconteceu comigo. Tessa é diferente de outras protagonistas desse gênero, ela não aceita que Hardin mande nela e sempre rebate e não tem medo dele. Ele está acostumado com que as mulheres façam o que ele quer, mas quando conhece Tessa percebe que ela é diferente. Eles são diferentes, mas a atração é inevitável. Algo que eles não podem combater, algo que vai mudar a vida deles drasticamente. Você vai se apaixonar por esses personagens problemáticos, com uma narrativa deliciosa e sensualidade o livro mostra que nem sempre o certo é o melhor. Que o inesperado pode ser bom e que você pode descobrir o amor onde menos espera. 

''A única certeza que tenho é de que minha vida e meu coração nunca mais serão os mesmos depois de Hardin.''

As cenas sensuais estão presentes no livro, mas não achei algo vulgar e não foi forçado, a autora soube colocar simplicidade e sutileza nas cenas, mas sendo bem sexy. A forma retratada foi de acordo com a realidade, sendo parte de um relacionamento. Hardin é pegador, Tessa é inocente, mas juntos transbordam paixão.

Hardin é misterioso, cercado de segredos e sua aparência física é parecida com Harry Styles (eu não consigo imaginar ele assim), mas é um rapaz apaixonado por livros e que não é compreendido. A única pessoa que o entende verdadeiramente é Tessa, porém por ser muito reservado não gosta de comentar sobre sua vida. Só que Tessa o enlouquece e ele não sabe como reagir, porque nunca lidou com isso. É nítido que After possui clichês americanos, mas a autora soube lidar com isto, usando uma narrativa sútil e que atrai o leitor. O que li em alguns sites de notícias foi que algumas adolescentes, fãs da banda inspirada, não gostaram da história e chegaram até mesmo ameaçar a autora, ai digo pra vocês: o livro é destinado para adultos e o que percebi é que a autora quis apenas homenagear uma banda que ela é fã, não foi encontrado nenhuma ofensa direcionada aos componentes da banda e nem é citado nada sobre eles, apenas a autora se inspirou na banda para criar os personagens (aparência física). É um livro sobre amor e como você consegue lidar com este sentimento tão intenso, After foi uma leitura surpreendente e que me consumiu por inteira.

Os personagens secundários da trama são importantes, formando um ciclo no livro e ao final você vai ficar chocado com o que a autora fez. Eu tinha várias teorias para o desfecho do primeiro livro, mas não imaginava que poderia ser aquilo. Você vai ficar chocado e com muita raiva de alguns personagens. Quando li a última página queria dar uns tapas em Hardin e quero desesperadamente essa continuação. Eu nunca esperava o que aconteceu e autora fez uma jogada muito boa com esse final, deixando um gancho desesperador para o segundo volume. Descobri que a continuação será lançada no primeiro semestre de 2015 e ainda bem porque não posso esperar um ano por isso.

Quotes:
''Mergulharmos no mundo de Orgulho e Preconceito - um livro fantástico que eu gostaria que todo mundo lesse...''
''[...] Que eu quero você. Mais do que qualquer outra coisa na vida.''
''Você não faz meu tipo, assim como eu não faço o seu. Mas é por isso que fazemos tão bem um para o outro... somos ao mesmo tempo muito diferentes e muito parecidos. [...] Você desperta o que existe de melhor em mim.''
''[...] Quero fazer você rir e ouvir suas opiniões sobre os clássicos da literatura, eu simplesmente... Eu preciso de você.''





21 comentários:

  1. Preciso ler esse livro!!
    Foi amor à primeira vista quando o vi.
    E só estou esperando o meu chegar.
    Não ligo muito para a inspiração na banda, porque nem ouvi muito dela. Mas sim para a história. Vi uns trechos muito legais. E esses quotes que você colocou também são ♥. Quer dizer que além de tudo, Hardin gosta de ler e é mal compreendido, hein...? Hum... kkkkkkk..
    Ansiosa.
    Beijos!!
    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, esse livro não me chamou atenção. Não gosto de fanfics, quanto mais do One Direction :/
    Pela sua resenha percebi um possível triângulo amoroso, estou evitando livros com essa temática. Enfim, quem sabe um dia?
    Parabéns pela resenha, quem gosta de fanfics e One Direction vão pira nela.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thay, tudo bem? Eu também não gosto da banda, mas a autora nem falar sobre ela no livro apenas se inspirou na aparência física deles. Uma pena, porque gostei muito livro. Mas quem sabe no futuro né? Pra mim o triângulo não é forte, já que fica claro de quem ela gosta. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Jéssica, tudo bem?

    Eu comecei After descrente, o livro estava tomando um caminho clichê e igual a todos os livros do gênero, mas depois mudou. As últimas 200 páginas foram incríveis e o final realmente foi inesperado. Também quero a continuação. Beijos!

    PS: Odeio a Hardin desde sempre, caro chato.

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oooi,

    Eu não conhecia o livro sabia? Achei super legal saber que houve inspiração em personagens que conheço - não curto a banda, mas conheço - dá pra ir formando os personagens na cabeça.
    O que mais me interessou na obra foi saber que as cenas hots são feitas de maneira sutil. Ultimamente, vejo livros que forçam a barra e acabam se tornando ruins. Gostei bastante da sua resenha, só não vou ler agora porque eu não vou conseguir comprar e não vou aguentar o proximo livro. Então vou esperar sair a continuação <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Acho bem legal quando fazem fanfics de bandas e etc. Tenho alguns amigos que amam K-Pop e vivem fazendo/lendo fanfics sobre os integrantes da banda, mas eu nunca cheguei a ler também embora já tenham me pedido pra fazer isso. Não conhecia esse livro, mas achei interessante ela só se inspirar na aparência física dos membros do One Direction para criar sua história com temática adulta. Eu não leria, mas fico feliz que tenha curtido mesmo não gostando muito de livros nesse estilo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéh, tudo bem?
    Quando fiquei sabendo do lançamento desse livro (lá na Bienal de SP), fiquei um pouco decepcionada, porque apesar de a proposta ser bacana, eu a) Não costumo ler fics; b) Não curto 1D e c) Pensei que a obra fosse voltada para um publico mais ~jovem~. No entanto, fiquei feliz em saber que eu estava errada sobre a terceira alternativa e que o livro é repleto de reviravoltas, que a leitura flui naturalmente... Enquanto lia sua resenha também torci por Hardin, mesmo ele sendo todo canalha e não ser justo com Noah.
    Espero poder ler assim que possível e tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  7. Pelo menos as cenas sensuais não foram vulgares nem forçadas, mas confesso que mesmo assim me deu uma preguiça... E essa questão do gancho desesperador para o segundo volume também não me atrai nem um pouco, não gosto de ficar desesperada esperando a continuação. Pelo menos o lançamento está próximo, mas por enquanto não vou ler. De repente mudo de ideia quando saírem todos os livros.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Então Jess, quando descobri sobre a historia deste livro eu fui ao wattpad procurar, e comecei a ler porem eu parei por que comprei o livro físico, mas confesso que gostei da forma em que a autora estava conduzindo a historia.
    E sobre o final que você mencionou, agora estou meio perdida, pois ter que esperar o próximo para ser saciado é fogo. Sei não, mas acho que vou acabar estacionando a leitura aqui e esperar para o segundo ser lançado, pois não vou conseguir ficar nesta euforia que você se encontra.
    Ai meu pai, e agora.
    Serio Jess, eu não sei o que faço se leio ou espero. Ate por que sua resenha levantou assuntos que me deixaram intrigada.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  9. Jess lindona acabei de comprar esse livro, Bad Boys e garotas certinha com certeza vai sair faíscas , brigas e atração entre ambos. Pena que terá continuação e essas esperam nos matam viu. Me lembrei também de Belo Desastre com essa premissa. Pelo sucesso no wattpad o livro chama atenção e conquistou fãs, espero que a leitura me conquiste também. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, mesmo não sendo um livro que eu correria ler achei interessante a forma como a autora construiu as personagens. Quando gostamos de um livro e o final nos deixa sem fôlego, a espera pelo próximo volume é deliciosa, você fica imaginando mil e uma coisas que possam acontecer na continuação.
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  11. OI Jess, tudo bem
    Eu só vi a capa desse livro uma vez e nunca li nenhum comentário sobre ele. Mas para tudo, sua resenha está ótima!!!!!!!! Sua empolgação passou para mim. Confesso que essa aparência dele não é nenhum pouco charmosa, risos.Mas por ele adorar livros, por eles serem tão diferentes um do outro, por ver eles explodindo, tenho certeza de que irei adorar.
    E essa história triste dele, com certeza vai me fazer chorar.
    Adorei!!!!!!! Já para a lista.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jéss
    Estava com muita curiosidade em relação a este livro por um motivo que eu desconheço. haha romance não é meu forte, assim como não sou fã da banda ou de fanfics e meu maior receio é que a estória seria muito feminina e eu não me entendo com estórias assim. Eu gosto desse lance de seres opostos que se completam e sua resenha me reanimou a dar uma chance ao livro. Vamos ver se terei oportunidade e vamos ver se gosto.
    Resenha linda :)

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Arrependimento mata?!
    Geeeeente, porque eu passei esse livro para minha colunista?! Agora estou aqui me matando de curiosidade com ele! Quando vi que era fanfic e talx eu não curti, mas pelo que você contou, nem chega a ser! Baseada em aparecias físicas? Isso não é nada!
    O relacionamento deles me lembrou um pouquinho a Abby e o Travis. Mas parece que aqui as coisas estão mais intensas e se mimimi. Já entrou para a lista de desejados <3

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi, Jéssica!
    Confesso que também tive uma primeira impressão negativa, achando que seria um livro bobinho, sem graça. Não imaginava que era um livro pra adulto, com uma trama tão interessante e que dá vontade de ler. Sim, foi um conceito errado, mas foi o que pensei. Já estou com olhos diferentes pro livro. Não digo que quero ler correndo, mas também já não descarto se houver oportunidade.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Jé!

    Li diversas resenhas desse livro e todas, sem exceção, falam muito bem dele. Para ter saído do wattpad e virado um livro físico (publicado em vários países), deve ser muito bom mesmo! Espero poder adquirir meu exemplar :)

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Terminei de ler o livro hoje! Fiquei chocada com oque o Hardin fez com Tessa! Eles estavam tão bem no casamento juntos, a Tessa e muito impaciente também.. Tive raiva dela em alguns momentos no livro, quando Hardin falava pra ela ficar em um lugar e ela desafiava e ia atrás ... Mas fiquei triste , pois não pensava que isso iria ocorrer no final .. Estou muitíssimo ansiosa pra ler a continuação do livro , espero que Hardin e Tessa fiquem juntos! Eles fazem um casal muito sexy e desafiador...

    ResponderExcluir
  17. oii
    amei sua resenha! eu li o primeiro livro e estou desesperada para ler o segundo! eu comprei o "after we collided' que é o segundo e nao sabia que estava em ingles agora to sofrendo para traduzir no google tradutor,você sabe quando vai sair em portugues? beijosss.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Obrigada. Eu também estou louca pelo segundo. ''After - Depois da Verdade'' já está em pré-venda. O lançamento oficial é dia 13 de março. Beijos!!!

      Excluir
  18. Oi Jéssica!
    Achei essa resenha enquanto procurava pelos livros citados em After (estou caçando há horas!), mas por enquanto só lembrei de Orgulho e Preconceito, e acho que procurar em cada livro tomaria um belo tempo hahaha, você poderia me dar aquela ajudinha e me dizer qual o outro livro citado? Sei que o nome de um dos personagens começa com H... kkkk

    Enfim, sobre AFTER: EU AMO O LIVRO, E AMO E ODEIO A TESSA E O HARDIN. Esses dois me deixam louca de raiva com tantas coisas idiotas e brigas sem motivo, mas os momentos fofos são tudo de bom <3 E ME ILUDEM M U I T O.
    Mesmo sendo previsível, (no sentido de que um deles faz merda, eles brigam, fazem as pazes, voltam, brigam...) o livro me mantém presa na leitura igual uma menina boba e apaixonada! E EU AMO ESSA SENSÇÃO!
    Estou no quarto livro da série e fico muito feliz como os dois amadureceram ao decorrer da história. A Tessa do primeiro livro me irritava muito! Era submissa e sem graça, mas agora ela manda em si mesma (a não ser que o assunto seja Hardin haha). E o modo como Hardin mudou por ela. Ele pensa nas consequências, no que a Tessa pensaria de alguma merda que ele considera fazer (mas então desiste kk). Se sente culpado com suas atitudes. SEM CONTAR QUE A CONEXÃO DOS DOIS É UM SONHO!!!

    Quem não queria ser uma Tessa da vida e ter um Hardin gostoso e apaixonado no pé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bárbara, tudo bem? Sim, Orgulho e Preconceito também é citado. O outro livro citado (pelo que me lembro é discutido em sala de aula, né?) é O Morro dos Ventos Uivantes (da autora Emily Brontë), os personagens citados são Catherine e Heathcliff. Espero ter ajudado :)

      Concordo com você, a série After é uma relação de amor e ódio. Eu amo essa série de um jeito maravilhoso, mesmo passando raiva inúmeras vezes. Hardin e Tessa evoluíram muito no decorrer dos livros. Beijão!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014