27 janeiro 2015

Resenha: Mentirosos - E. Lockhart

Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão numa ilha particular. Cadence – neta primogênita e principal herdeira –, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos. Cadence admira Gat por suas convicções políticas e, conforme os anos passam, a amizade com aquele garoto intenso evolui para algo mais. Mas tudo desmorona durante o verão de seus quinze anos, quando Cadence sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido... até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu. Skoob / Leia um Trecho / Site do Livro

Autora: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272
Nota: 5/5 FAVORITO

Publicado aqui no Brasil pela Seguinte, selo da Companhia das Letras, Mentirosos é aquele tipo de livro que você não pode dizer muita coisa e qualquer palavra errada pode estragar o enredo, o mistério que a autora colocou na trama durante grande parte do livro. E. Lockhart criou uma trama cercada de mistério e é um livro surpreendentemente arrebatador. Brutal. É emocionante e devastador. Não esperem detalhes da narrativa, isto não vai acontecer. Bem-vindo à família Sinclair.

''Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra. ''

Durante os verões, eles se reúnem na ilha da família para passarem as férias juntos.  Composto pelo patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos eles cumprem suas tradições e são uma família rica, renomada e perfeita. Ninguém na família é criminoso, viciado ou fracassado; eles são atléticos e todos são brancos, altos e loiros. A história é narrada por Cadence Sinclair, neta primogênita e principal herdeira, e acompanhamos profundamente esta família e percebemos que as coisas não são o que parecem. Ninguém pode ser perfeito, não é mesmo?

Cadence, seus primos Johnny e Mirren e Gat (único forasteiro e que não possui a aparência dos Sinclair) formam um grupo chamados Mentirosos. Eles são unidos desde criança e durante os verões são inseparáveis. Mas no verão que completaram 15 anos, algo terrível acontece com Cadence e durante os dois anos posteriores ela ainda tenta se lembrar do que aconteceu. Todos sabem. Menos ela e o leitor. A autora cria uma expectativa e atiça a curiosidade do leitor em tentar descobrir o que aconteceu com a protagonista. Com uma narrativa densa e lírica, E. Lockhart criou um suspense de tirar o fôlego e você não vai querer largar este livro até sua última página.

Os Sinclair não demostram sentimentos e são egoístas. Uma família que prefere negar o inevitável do que revelar a verdade. Eles não pedem ajudar, não questionam e jamais aceitam ''não'' como resposta. Egoísmo, individualismo, excesso de poder, preconceitos, ganância são partes desta família. Até que ponto o status de uma família é tudo? Um sobrenome é mais importante do que o amor? Para a família Sinclair a resposta é simples: Sim. Eles acreditam nisso.

A angústia de Cadence em tentar descobrir o que aconteceu emociona o leitor. Eu assim como ela fiquei confusa, questionei diversos personagens, fiquei com raiva por esconderem dela os segredos e tentava ler nas entrelinhas. Não consegui. E depois de terminar Mentirosos fiquei alguns minutos pensando no que aconteceu e absorvendo a mensagem do livro. O que entendi, espero que a mensagem esteja correta, é de que o dinheiro não é tudo e que a perfeição não existe. Famílias são complicadas e cada uma segue sua própria regra, mas isto não é desculpa para os problemas. Todos erramos e ninguém é perfeito. E que os erros de outras pessoas podem ser dolorosos. Ao terminar esta resenha digo que foi realmente difícil escrever estes parágrafos, relatar sobre uma história tão impactante e que sua experiência com ela deve ser dita com cautela é realmente complicado. Só digo uma coisa: todos precisam ler e ter na estante Mentirosos. É essencial. É primordial para todo leitor.

 Quotes:
''O silêncio é uma camada protetora sobre a dor.''
''Acreditamos em exercícios ao ar livre. Acreditamos que o tempo cura. [...] Não discutimos nossos problemas em restaurantes. Não acreditamos em demonstrações públicas de angústia. ''
''Se você quiser viver em um lugar onde as pessoas não tenham medo de ratos, deve abrir mão de viver em palácios.''


 

18 comentários:

  1. O que eu mais gostei do livro foi o final, não consegui gostar de nenhum personagem :/
    Fiquei uns 3 ou 4 dias pensando sobre o final desse livro. haha

    http://oceanodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Só ouço falar bem do livro e é a minha leitura do momento, que por sinal, estou adorando a narrativa e a premissa, muito diferente do que costumo ler e ao mesmo tempo, reconfortante.
    Ótima resenha haha fiquei ainda mais curiosa para chegar no fim.

    Beijos
    Comente ;))
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/01/tag-o-que-te-diz-o-livro.html

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga! Está aí um livro que me enganou totalmente, começando com jeito de mais do mesmo e dando uma reviravolta genial, a autora conseguiu me surpreender de maneira muito positiva.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jessy! Já li Mentirosos e amei! Este livro é surpreendente! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Jess lindona menina estou tão curiosa com esse livro , estou com ele no Kobo , como estou numa maratona de terminar meus livros físicos , ele está me esperando . Todas resenhas falam a mesma coisa, sobre esse mistério isso que contagia e foi uma grande tirada do autor. Sua resenha me incentiva a furar fila e ler . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Confesso que fiquei com receio de ler essa resenha, exatamente pelo que você ressaltou no começo, que qualquer palavra errada pode estragar o enredo. Já tinha lido uma resenha que falava a mesma coisas, por isso o receio kkk. Bom, ganhei este livro em um Top Comentarista e não vejo a hora de chegar, até o momento vi apenas uma blogueira dizendo que ele não é tão bom, então acredito que há grandes chances de eu gostar, porém estou me preparando para ler sem qualquer expectativa. Fiquei ainda mais interessada depois de ler que este livro te trouxe uma "lição" e te fez pensar, além disso concordo com você é muito difícil falarmos de livros que ou adoramos ou em outros casos odiamos.!

    ResponderExcluir
  7. Jessica, socorrooo mais uma resenha desse livro, PRECISO ler hahaah! E todos dizem o mesmo que você, que qualquer coisinha pode estragar, mas achei que sua resenha não entregou nada, pelo menos sem ler eu não tenho essa impressão. Gosto de um mistério tanto quanto amo romances, então vou procurar o livro pra dar uma chance.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jessica... adorei a sua resenha ela foi suficiente para me deixar louca com a leitura do livro e sem contar spoiler... será que consigo fazer o mesmo quando ler o meu? Desafio!!! Bom eu tenho ele na estante e lembro como foi difícil achá-lo para comprar... e depois que eu consegui o vejo em todos os lugares... percebi o quanto gostou do livro... o quanto ele te prendeu... e enquanto eu lia a sua resenha me sentia presa... confesso que estou tentada em começar logo a leitura rs... Xero!!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Mentirosos entrou para os meus preferidos da vida <3
    O inicio do livro eu achei bem chatinho, mesmo com tanta curiosidade em saber o que estava acontecendo de verdade, mas a protagonista me irritou as vezes. De qualquer forma nada que tenha prejudicado a leitura. O final foi excelente e quaaaase me arrancou lágrimas (e nem é tão triste, né?).
    Gosto bastante dessa mensagem do livro, sobre dinheiro, riqueza e valores e acho que isso foi o que mais me fez amar os Mentirosos. <3
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  10. Oi Jéssica.
    Li esse livro em dezembro, porque não queria terminar o ano sem fazer essa leitura tão comentada.
    É um enredo surpreendente, a autora conduziu os fatos tão perfeitamente que nem passava pela minha cabeça aquela situação, mas o mais bacana é a reflexão que ele nos proporciona, com certeza é uma leitura que todos deveriam fazer.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. esse.livro.é.f*da!
    Sua resenha foi ótima Jéh! Durante toda a leitura, conforme ela vai lembrando uma coisa ou outra você já vai ficando revoltada com aquela família sem escrupulosos. Quando você descobre o que aconteceu.. MELDEUS! Cara, não vou falar hahaha se não vou sair soltando spoiler.
    E sim, é muito difícil resenhar esse livro.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Você me deixou emocionada com o final da sua resenha!!! Não existe perfeição, e por isso mesmo, fico toda arrepiada só de pensar no que essa família esconde. Tomara que nãos seja nada tão grave.
    Só o título do livro já demonstra que tem algo errado na imagem que eles querem passar. Desconfio de que ela ouviu ou viu alguma coisa, descobriu algum segredo e caiu, ou foi atingida, para justificar a falta de lembranças.
    Mentirosos e por lugares incríveis, são dois livros que estão no topo da lista de aquisições!!!!!!
    Adorei e não vejo a hora de descobrir esse mistério.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Mentirosos é amor! ♥ Eu adorei a narrativa e, principalmente, a forma como o livro me deixou ao final da leitura. Foi perturbador, justamente por isso gostei.
    Não tem essa de "será que eu entendi certo a mensagem?"; a literatura é subjetiva e toca cada pessoa de maneira diferente. Todas as interpretações estão corretas, desde que não fujam da essência da história. Podemos tirar várias lições dessa narrativa. Realmente, todos precisam ter na estante e ler!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, quero muito conhecer a família Sinclair e descobrir o que Mentirosos apresenta se tão fascinante, só vejo resenhas positivas sobre a história. Com certeza uma das minhas próximas leituras.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  15. Olá, Jessica!
    Está aí um livro que preciso ler urgentemente. Todo mundo fala super bem desse livro, do mistério e do final incrível, surpreendente. Adorei sua resenha!
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oooi, tudo bem?
    Este é um livro que assim que foi lançado, não tive vontade de ler. Mas depois e algumas resenhas (incluindo a sua), já coloquei nos "desejados", e pretendo tê-lo muito em breve.
    Sua narração sobre o livro deixa o leitor curioso, e isso é bom.
    Parabéns!

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  17. Eu estou louca para ler esse livro, espero poder em breve.
    Adorei sua resenha!
    Eu tenho uma dúvida sobre esse livro, ele é o mesmo "Quando Éramos Mentirosos" porque já vi que é da mesma autora e a sinopse é bem semelhante, ele foi lançado antes com outro título?

    Tem novidade lá no Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy. Tudo bem? Obrigada pelo comentário. É o mesmo livro sim, e ''Quando éramos mentirosos'' é a edição portuguesa do livro. Foi lançado em Portugal.

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014