Resenha: Eve & Adam - Michael Grant e Katherine Applegate

Eve & Adam
Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição. Skoob / Orelha de Livro

Autores: Michael Grant e Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Páginas: 272
Nota: 3/5

Eve, filha única de uma poderosa geneticista, sofre um grave acidente e depois dele a sua vida nunca mais será a mesma. Com a vida de Eve em risco no hospital, sua mãe, Terra Spiker, insiste em removê-la para as instalações de seu laboratório mesmo com a contraindicação do médico que afirma que Eve pode até mesmo perder a perna se isso acontecer. Mas ninguém é páreo para Terra Spiker e ela consegue levar a filha. Estando em um laboratório de alta tecnologia, Eve consegue um recuperação milagrosa preservando até mesmo a perna que parecia ter sido moída no acidente. Durante o longo período de recuperação Terra dá a Eve algo para se ocupar, um projeto novo ainda em desenvolvimento e que parece inofensivo e bem divertido, apesar de todo conhecimento genético envolvido. Eve logo toda gosto pelo projeto dedicando-se a criar o namorado perfeito. Olhos, nariz, boca, abdômen...

Ao mesmo tempo que Eve está envolvida com o projeto também se envolve em alguns problemas tentando ajudar sua única e melhor amiga, Aislin. Ainda no meio disso tudo ela conhece Solo, um rapaz bonito e inteligente, que tem quase a mesma idade que a sua e trabalha para a sua mãe. Aos poucos eles vão ficando próximos e Solo lhe faz uma revelação assombrosa sobre ela mesma. No meio dessa confusão toda parecia que nada mais poderia surpreendê-la, até que diante de seus olhos surge o garoto perfeito com olhos tão familiares. Adam, a sua criação, estava viva de carne e osso e bem na frente dela.

"O espanto de vê-lo me deixa sem fala. É a criatura de um sonho. Ele é algo que eu desenhei em um bloco de papel e trouxe à vida, totalmente formado."

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos alternados entre a narração de Eve, Solo e Adam. Tem uma linguagem bem simples e sem tantos termos científicos, apesar do tema abordado. Possui capítulos curtos que agilizam a leitura, a fonte tem um tamanho bom e páginas amarelas. A capa é bem bonita e sugestiva com uma maçã representando o fruto proibido na criação dos primeiros humanos na Bíblia (Gênesis), com metade rodô simbolizando a ciência, dando a entender que o livro trata-se de uma criação da ciência para novos humanos.

Na primeira vez que vi e li algo sobre esse livro fiquei muito curiosa, acho que não tem como não ficar. Imagine você criar o seu namorado perfeito. Um sonho, não? Eu gostei do livro, consegui lê-lo numa tarde. Apesar de ter gostado (isso mesmo, eu disse gostado e não amado) do livro eu esperava um pouco mais. Queria ter visto melhor sobre engenharia genética e a participação mais presente de Adam, que seria um dos protagonistas do livro, e acabou ficando para um segundo plano. Aislin e as encrencas que a seguiam pareciam meio perdidas no livro, às vezes sem propósito dentro de uma trama central que seria muito mais interessante. É um livro bom. Não ótimo, muito menos excelente. Mas mesmo com um enredo fraco consegue prender a atenção.

Book trailer americano:


Quotes:
"Não sou religiosa, mas estou começando a simpatizar com Deus. Dê ao homem um cérebro inteligente o suficiente para dar nome aos animais, um cérebro útil e produtivo, e você começa a entender toda a história do fruto proibido."
"Eu sou perfeito. Eu sou Adam.
Perfeito para Evening."
"É o destino de todos os criadores: eles se apaixonam por suas criações."




5 comentários:

  1. Ele também prendeu minha atenção, mas achei o enredo realmente fraco. Não curti o desenvolvimento, e esperava bem mais da história. Gostei dos capítulos curtos, da narrativa alternada, mas realmente faltou muito para o livro me conquistar de verdade.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi, Brenda!
    Então, assim como você, quando eu li a sinopse desse livro, eu também me interessei.
    Gosto de livros com essa temática. Mas agora fiquei um pouquinho com o pé atrás, já que você ressalta que a história poderia ter sido melhor trabalhada. Tenho medo de me decepcionar.
    Vou pensar se dou uma chance a essa leitura.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Brenda, gosto de livros que trazem essa temática, mas com tantos comentários negativos eu tinha desistido de compra-lo e agora com a sua resenha voltei a ter vontade de lê-lo <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Gostei Mais Não li tudo agora quero mais muito mais desse livro

    ResponderExcluir
  5. Realmente o livro tem uma temática com grande potencial, chamou atenção ainda mais para mim bióloga formada.
    Me prendeu na leitura, mas faltou melhor trabalho na história

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!