20 março 2015

Resenha Nacional: O Maníaco do Circo - Leonardo Barros


Numa cidade litorânea ameaçada por um violador serial chamado de “O Maníaco do Circo”, vive Renato, um jovem farmacêutico que se vê diante de um fantástico e inusitado prazer: a excitação sexual diante da morte de suas parceiras. Ele tem o controle da situação, até perceber que matou a noiva de um violento agente de polícia. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam nesse fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados, da primeira à última página. Skoob / Orelha de LivroComprar


Autor:  Leonardo Barros
Editora: Edição Independente
Páginas: 293
Nota: 3/5

#Outro livro do autor: Presságio

Renato era apenas uma criança com problemas respiratórios quando sua mãe passava por grandes dificuldades financeiras, tendo que recorrer a medidas pouco honrosas para levar seu filho finalmente ao médico. Mas dona Jaciara, mãe de Renato, durante a consulta prestou mais atenção ao flerte do doutor Leandro que aos horários para ministrar os remédios e acaba por trocá-los causando graves efeitos colaterais em Renato.

Renato tem uma coleção de livros antigos herdados pelo pai, mas por causa de seus problemas respiratórios, o médico diz que não pode mais manuseá-los e lhe dá um livro novo de presente. Com a falta de sono ocasionada pelo remédio no horário errado, Renato inicia sua leitura que ganhou de presente do doutor Leandro, um suspense chamado Dragão Vermelho, que o deixou bastante impressionado causando pesadelos misturando a história do livro com o sua luminária de palhaços.

Tudo isso contribuiu para que Renato desenvolvesse uma fobia de um personagem cômico que é muitas vezes sinônimo de alegria. Dona Jaciara não deu muito crédito ao medo do filho e resolveu tomar uma atitude drástica para acabar com o medo de Renato e tal atitude acabou transformando-o num monstro.

Em contrapartida, temos a história de Brenda, uma menina que foi sequestrada em sua própria festa de aniversário, por três palhaços. Graças a essa experiencia traumatizante, ela, assim como Renato, desenvolveu medo de palhaços.

Anos depois, Renato não é mais uma criança, agora é um homem com uma missão: eliminar os dragões do fogo vermelho e purificá-los usando o seu sabre de luz. Renato começa a matar inescrupulosamente, seguindo seu objetivo. Todos aqueles que usam a cor do fogo estão em perigo. Renato se vê envolvido em algo muito maior do que ele pensou, ele está no meio de uma guerra entre orixás e é um guerreiro escolhido da luz.

Renato é tido como principal suspeito da polícia num caso de fabricação de ecstasy e o detetive Valdo está só esperando o momento certo para pegá-lo. Por outro lado, outro assassino em série ganha destaque e preocupação da população. Um indivíduo, intitulado maníaco do circo, ataca jovens mulheres com o rosto pintado como um palhaço. Ele estupra e mata.

Fiquei torcendo o tempo todo para que os caminhos desse três personagens se cruzassem, mas não foi bem isso que aconteceu. Eu esperava muito mais sobre o maníaco do circo, ele acabou ficando para segundo plano e a descoberta da sua real identidade e o seu desfecho foram fracos. Eu imaginei um embate entre o maníaco do circo e o menino que tinha medo de palhaços, isso não aconteceu e fiquei um pouco desapontada. Mas a trama tem um inicio bastante envolvente e prende. O autor teve muita criatividade ao imaginar os medos e paranoias de Renato, desenvolvendo uma história com um suspense intrigante.

Quotes:
"O homem imenso tinha o rosto pintado de palhaço que exalava um mau cheiro de tinta branca. Ele queria ser contemplado, queria ver o olhar de estranhamento da mocinha, o pânico em seus olhos."
"Os homicidas seriais eram, em sua maioria, doentes psiquiátricos, seguiam rituais aparentemente sem sentido, mas que em suas mentes psicopáticas ou esquizofrênicas eles desenhavam um entendimento complexo e ritualístico das coisas."


 

14 comentários:

  1. Oi! Eu realmente não costumo ler esse tipo de livro (sou muito medrosa rs). Mas sua resenha me deixou bem curiosa! Acabei de conhecer seu blog e ele é realmente muito amor <3 Estou seguindo ;)

    Xx, Julie.

    http://www.feitasdepapel.com/

    ResponderExcluir
  2. Oiie
    Eu fiquei um pouco confusa.
    Não sei se foi a página q não abriu direito, mas a resenha é de pressagio ou do maniaco do circo?
    Mas de qualquer forma, não são livros q eu leria, porque não gosto de história de terror e morte..
    Gosto de amor e romance! ehehhee

    mas parece ser interessante pra qm gosta do tipo de leitura!

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam, tudo bem? A resenha é do livro Maníaco do Circo, apenas tem o link no começo da resenha do outro livro do autor, caso alguém fique interessado.
      Entendo, quem não gosta do gênero não é legal...porque também já li o livro e tem cenas bem fortes. Beijos!

      Excluir
  3. Já li outra resenha desse livro. Você foi bem honesta, o que foi ótima, pois não me agradou muito o livro. Eu achei que Renato era o maníaco, mas parece que não, né!?

    Ah, mas o tema do palhaço maníaco é interessante. Parece só que o autor não desenvolveu bem a narrativa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, sou daquelas que saem correndo desse livro! Não sou fã de thriller, mas tenho que concordar com uma coisa, palhaços são aterrorizantes!
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  5. Oi Brenda, tudo bem???
    Bom saber que o livro prende, porque eu tenho pretensão de ler... afinal eu gostei muito de Presságio... Mesmo com sua ressalva no fim da história ainda estou curiosa por esse enredo criado pelo Leonardo... afinal sou uma amante de histórias macabra com palhaços... Xero!!

    ResponderExcluir
  6. Já lia algumas resenhas desse livro e eles sempre apontam para o final que não foi muito bom. O tema é muito interessante e mexe com imaginários, mas já sabendo que o final não é lá essas coisas, não tenho pressa para ler.
    Obs: detesto palhaços rsrs

    ResponderExcluir
  7. Oi Brenda, não conhecia o livro e apesar de adorar livros desse gênero, acho que a sinopse e a resenha não me convenceram a ponto de ler. Que pena que o desfecho foi fraco, tão chato quando isso acontece.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Parece que o autor precisa desenvolver sua habilidade com os desfechos. Sempre que leio alguma resenha, este aspecto está sempre sendo ressaltado. Porém entendo que o final de uma trama é sempre o mais difícil de ser construído;

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Brenda! Eu tinha uma ideia completamente diferente do livro. Pelo que vc contou, achei uma misturada meio louca e também esperava que os personagens tivessem um encontro que justificasse as histórias paralelas. Enfim, desanimei total depois de ler sua resenha.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  10. Saber que o maníaco do circo meio que ficou para o segundo plano na verdade me animou pra ler, rs, gostei de Presságio do Leonardo, e tenho esse livro no Kindle, mas até hoje me faltou coragem para encará-lo. Agora, acho que conseguirei sobreviver à história, então qualquer dia farei uma tentativa de leitura.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Brenda!!
    Estava surtando com o início da resenha. Eu sou apaixonada pelo gênero, então imagina rsrs.
    Mas senti sua frustração e não sei se quero ler. Livros do gênero precisam ser bons do início ao fim.
    Beijos
    aculpaedosleitores.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jéssica!
    Eu já li presságio e gostei muito, o Leonardo tem uma escrita muito boa mesmo.
    Estou com esse pra ler aqui, ainda não consegui ler. Mas to realmente curiosa.
    Uma pena que não foi exatamente o que vocês esperava. Vamos ver como vai funcionar pra mim.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Brenda!
    A sinopse é simplesmente incrível, o tipo de livro que você pega e leva para casa. É realmente uma pena que ele não conseguiu te satisfazer completamente.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014