Resenha: Outlander (A Viajante do Tempo) - Diana Gabaldon

Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido, com quem desfruta uma segunda lua de mel em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída para um antigo círculo de pedras, no qual testemunha rituais misteriosos. Dias depois, quando resolve retornar ao local, algo inexplicável acontece: de repente se vê no ano de 1743, numa Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Tão logo percebe que foi arrastada para o passado por forças que não compreende, Claire precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Ao conhecer Jamie, um jovem guerreiro escocês, sente-se cada vez mais dividida entre a fidelidade ao marido e o desejo. Será ela capaz de resistir a uma paixão arrebatadora e regressar ao presente? Skoob / Orelha de Livro


Autora: Diana Gabaldon
Editora: Saída de Emergência Brasil
Páginas: 800
Nota: 5/5 FAVORITO

''Outlander, A viajante do tempo'', de Diana Gabaldon, é o primeiro volume da saga Outlander e conta atualmente com 8 volumes, aqui no Brasil foi publicado pela Editora Saída de Emergência Brasil.

No ano de 1945, Claire e Frank Randall desfrutam de uma segunda lua de mel nas terras de Inverness, nas Ilhas Britânicas, para recuperarem os longos anos que ficaram separados por causa da Segunda Guerra Mundial. Claire foi enfermeira para o exército britânico e seu marido foi para o Treinamento de Oficiais na Unidade de Inteligência, mas ele é mesmo um professor e apaixonado por fatos históricos.

Durante seus passeios com o marido, ela acaba testemunhando um ritual misterioso em um antigo círculo de pedras e depois resolve voltar ao local para encontrar uma planta, mas ao tocar nas pedras é levada para o ano de 1743. Claire não sabe como isso aconteceu, mas de repente está numa Escócia bastante perigosa em pleno século XVIII. Nessa época, a Coroa Britânia e os clãs Escoceses estão em constantes lutas e Claire é salva por um dos membros do clã MacKenzie das garras do cruel capitão Jack Randall (Sim. Isso mesmo. Da família do marido dela).

Claire é levada para o castelo dos Mackenzies e durante a viagem acaba conhecendo o jovem Jamie Fraser, que no momento está ferido e sendo ela enfermeira acaba salvando a vida do jovem. A ligação entre eles é logo percebida, mas primeiramente não é algo carnal, mas de uma forma honrada. Jamie a protege, cuida dela e é um bom amigo, ouvinte. Ele é um cavalheiro e guerreiro implacável, mas é um homem de coração bom. E Claire sempre é lembrada que é uma forasteira, uma inglesa e que pode ser um perigo. As pessoas a aceitam, mas desconfiam dela regularmente, então a ajuda de Jamie é bem-vinda.

Outlander é um livro cercado de descrições da Escócia, sobre os costumes e tradições da época e sem contar com as paisagens belíssimas. O livro aborda a violência, intrigas e jogos políticos, já que este é o período em que estar em auge as revoltas jacobitas. A autora explorou a trama de uma forma maravilhosa e parecia que eu estava presente tamanha as descrições reais, e fica nítido que ela pesquisou bastante para construir esta história e seus personagens. Diana tem uma forma crua, realista e voraz de escrever, e que certamente vai encantar os leitores.

Acredito que o livro pode ser caracterizado como romance histórico, fantasia, um pouco de ficção científica e cercado de mistério e aventura. É bem difícil rotular um gênero específico para Outlander, mas posso dizer que as 800 páginas são de tirar o fôlego. Nesta história eles não são rotulados como perfeitos, todos tem seus devaneios, seus pecados. Aqui temos um herói escocês, o que não é muito comum em algumas histórias, e essa diferença me ganhou. 

Recentemente, a saga ganhou uma série de TV no canal Starz e foi encomendado 16 episódios para a primeira temporada (que conta a história do primeiro livro). No momento, a série de tv encontra-se em hiatus e retorna em abril. Já acompanhava a série antes mesmo de ler o livro e simplesmente amo, possui diferenças do enredo mas eu gostei de como os produtores estão levando a adaptação. Caitriona Balfe, que interpreta Claire, e Sam Heughan, nosso Jamie, são realmente brilhantes e possuem uma química brilhante.


Não podemos esquecer que Claire é casada, mas no momento ela estar no ano de 1743 e seu marido ainda não nasceu. Então, como manter a fidelidade diante de um nova realidade? Quando sua vida está em risco, como não se salvar? Eu nunca julguei ela por isso, quando você lê o livro entende suas atitudes. O que ela mais quer é voltar para o marido, porém encontra-se em um momento que não tem recursos e não sabe como, então quando Jaime aparece em sua vida e a protege, fica difícil não resistir a paixão arrebatadora. Quando um Jamie Fraser aparece em sua vida não tem como resistir. Não só Claire, as mulheres escocesas, mas as leitoras de Outlander também iram se apaixonar por esse guerreiro escocês.

A capa do livro é bonita e representa a história, a diagramação é básica e a letra está numa fonte agradável para leitura. Este foi o primeiro livro que li da Editora Saída de Emergência e posso dizer que comecei bem. O próximo livro da editora que vou ler é Sangue Mágico, como também a continuação de Outlander.

Outlander foi publicado originalmente em meados de 1991 e aqui no Brasil já tinha sido publicado pela editora Rocco, mas não é possível encontrar mais seus títulos. No ano passado a editora Saída de Emergência publicou o primeiro livro e li que eles vão publicar todos os livros de forma cronológica. O próximo volume da saga é ''Outlander, a Libélula no Âmbar'' e já foi publicado pela editora.

Trailer da série:


Quotes:
''A verdade é que nada se movia, nada mudava, nada parecia acontecer e, ainda assim, eu experimentava uma sensação de terror tão grande que perdi completamente a noção de quem ou o quê eu era, de onde me encontrava. Estava no âmago do caos e nenhuma força física ou mental era útil contra isso.''
''Porque onde todo o amor existe, não há necessidade de palavras.''





 

15 comentários:

  1. Oi amiga! Finalizei esta leitura semana passada e fiquei simplesmente encantada com o talento da autora ao criar uma história tão detalhada e viva, fui levada para dentro das páginas e me senti ao lado da protagonista. O casal tem uma ótima química e os eventos paralelos servem bem para ajudar em sua relação, ansiosa para ler o próximo.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Jess,

    Eu sou louca por essa serie quero muito ler esse livro, sou mega apaixonada por livros grandes então de primeira esse livro já entrou na minha lista de futuras leituras, eu já alguns posts sobre a série e só pretendo assistir quando eu ler pelo menos o primeiro livro.

    Mayla

    ResponderExcluir
  3. Oi Jé!!

    Morro de vontade de ler esse livro, mas ainda não consegui comprá-lo. O livro é bem grande, então pretendo comprá-lo para as férias. Só leio resenhas positivas e por isso quero muito conhecer a história. Adorei a sua resenha,me deixou com ainda mais vontade de lê-lo. Parabéns!


    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Jessy! Já li A Viajante do Tempo e curti bastante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha e realmente parece ser um livro muito bom, apesar da quantidade de páginas de deixar um pouco com medo... rsrs. Tenho o segundo volume aqui e to esperando comprar/ganhar o primeiro para poder ler. Acho bem legal essa mistura de gêneros. Adorei o trailer, e nossa, esse sotaque britânico?? Amoo!!

    Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  6. Oie, Jessica!
    Minha resenhista resenhou a série no blog. Confesso que pensei que teria mais fantasia e aventura, não tanto romance. Mas ainda assim a premissa é interessante - e tem como não se apaixonar pelo figurino? Hahaah ótima resenha.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssica!
    Nossa to encantada com a resenha e a premissa desse livro.
    Parece ser uma história fantástica e bem diferente do que estamos acostumados.
    Pelo visto o livro te conquistou mesmo. Vou adiciona-lo aos meus desejados.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Eu quero muito ler esse livro!!!! Adoro o tema viagem ao tempo. Mas você me assustou agora, já temos 8 livros? Porque os autores fazem isso? Risos... E 800 páginas? Meus olhos estão brilhando!!!!! Eu já conhecia essa história, esse livro já está na minha lista. E acho que ficarei muito dividida, pois não aceito traição. Não a julgo por se apaixonar por outra pessoa, desde que termine o relacionamento anterior. Mas no caso dela, como é possível terminar? Por tudo o que contou, esse guerreiro é muito envolvente e uma pessoa digna, o que só piora a história. Ai meu Deus, o que fazer no lugar dela? E já pensou no detalhe de que ela não pertence a essa época e nem a esse lugar? Isso só piora tudo. Tem como não ficar tensa? Sua resenha ficou ótima e me empolgou.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Jéssica, eu necessito ler esse livro em breve <3 Ele parece ter tudo que eu gosto, romance histórico, ficção-cientifica e aventura e mesmo com suas centenas de paginas não fiquei desanimada *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?
    Esse livro me interessa muito, essa premissa de viagem no tempo é muito atrativo, muito mesmo. Gostaria muito de poder conferir a história e já tive ótimas indicações sobre. O que me assusta bastante é o numero de páginas.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Jessica, tudo bem??

    Não tenho vontade de ler esse livro, na verdade peguei até uma espécie de antipatia por ele... não sei, não curti... e teve uma época dessas que todos os blogs estavam fazendo resenhas desse livro, o que é mais do que normal, mas sinceramente li tantas resenhas dele que até me causou enjoo... mas a série de tv me chamou muita atenção... fiquei bem interessada.... e vou querer sim conhecer a história através da série... Xero!

    ResponderExcluir
  12. Achei muito legal ficar nítido que ela pesquisou bastante para construir a história e as personagens, isso torna o livro ainda mais especial. Fico feliz de saber que as 800 páginas são de tirar o fôlego, porque tenho esse livro aqui e preciso de ânimo pra ler! rs... Pretendo ver a série um dia também, só preciso arrumar tempo.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá , gostei muito da resenha , Outlander é uma das minhas sagas favoritas e acho que a descreveu perfeitamente .

    ResponderExcluir
  14. Gente, sou fanática pela série Outlander... Já li os 4 livros que saíram e digo... é muito bom!!!
    No final de "A Viajante do Tempo" é impossível não ficar louca querendo ler "A libélula no Ambar" pra saber o que vai acontecer e quando o lê, pensa que tudo pelo qual esta apegada vai acabar e então, em "O resgate no mar( 1 e 2)" fica sem chão ao descobrir a reviravolta que a história dá. E apesar da enorme mudança(Digamos assim) você sê vê amando ainda mais os personagens e morrendo de rir diante de cada situação mais hilária que a outra. Portanto, tenham coragem e encarem esse mundo de aventuras e para isso basta ter um bom livro como esse nas mãos!!

    ResponderExcluir
  15. Oi gente que ama essa série terminei de ler viajante do tempo e assistir a primeira temporada da série tbm agora vou começar o segundo livro para esperar a segunda temporada da série.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!