18 junho 2015

Dica de Leitura: A Herdeira das Sombras - Anne Bishop

Título: A Herdeira das Sombras
ISBN: 9788567296180
Editora: Saída de Emergência Brasil
Ano: 2014
Páginas: 480
Nota: 4/5
Sinopse: Há 700 anos, num mundo governado por mulheres e onde os homens são meros súditos, uma profetisa viu na sua teia de sonhos e visões a chegada de uma poderosa Rainha. Jaenelle é essa Rainha. Mas mesmo a proteção dos Senhores da Guerra não impediu que os seus inimigos quase a destruíssem. Agora é necessário protegê-la até as últimas consequências. Três homens estão dispostos a dar a vida por Jaenelle. Mas há quem seja capaz de tudo para controlar ou destruir a Rainha. Conseguirá ela cumprir seu destino como detentora do maior poder que o mundo já conheceu? Skoob / Orelha de Livro

A Filha do Sangue #1

A Herdeira das Sombras é o segundo volume da trilogia das Joias Negras, de Anne Bishop, mas pode ler sem medo esta resenha porque não tem spoilers. Em um mundo de trevas dominado por pessoas (os Sangue) que dominam a Arte (magia), onde as mulheres (rainhas feiticeiras) comandam e os homens (senhores da guerra) servem, alguns esperavam uma nova rainha. Uma que teriam orgulho em servir, pois não abusaria de seu poder para benefício próprio. Eis que surge uma menina, Jaenelle, a quem acreditam ter um futuro glorioso.

Desde que seu potencial foi revelado, Jaenelle atraiu a atenção de muita gente desconhecida com interesses diversos em tal aproximação, conquistando também muitos inimigos poderosos que querem destruí-la e em uma dessas tentativas algo mudou dentro dela, Jaenelle não é mais a mesma menina alegre e comunicativa de antes e seus amigos vão tentar fazê-la voltar ao que era.

"Aqueles que se alimentam de emoções e ambições destrutivas, negando a responsabilidade que é o preço de exercer o poder, podem destruir tudo aquilo que todos prezam e protegem. Estejam sempre atentos."

Mesmo a história se passando em um ambiente de trevas é nítida a batalha entre o bem e o mal. A trama toda é tecida como uma teia que te prende para não soltar mais. Quem leu minha resenha de A Filha do Sangue, primeiro volume da trilogia, sabe que eu fiquei enlouquecida com a série que é tão complexa e ao mesmo tempo arrebatadora. Sabe também que um dos personagens masculinos importantes para a trama ficou um pouco de fora no livro anterior, mas em "A Herdeira das Sombras" nos compensa nesse quesito e podemos conhecer um pouquinho mais sobre ele e eu amei. Um dos pontos mais altos desse livro é quando enfim descobrimos como os Sangue surgiram. E isso foi totalmente inesperado e inédito.

O livro é dividido em cinco partes e tem dezessete capítulos narrados em terceira pessoa e se passa em lugares diferentes. Neste temos pouquíssimos acontecimentos no inferno. Assim como no primeiro volume, nesse também temos uma grande passagem de tempo e acompanhamos o crescimento da protagonista que está cada vez mais cabulosa e do tamanho do seu poder. O final é de deixar completamente sem fôlego. Eu preciso urgente ler A Rainha das Trevas, terceiro e último volume da trilogia, que já tem capa definida escolhida por votação no facebook e previsão de lançamento para esse ano.

Quando você pensa que vai ler mais um livro sobre bruxos e magia se depara com algo indescritível e fantástico como a trilogia das Joias Negras. A autora não te prepara para a história e só vamos descobrindo como as coisas são durante a leitura. Ler a trilogia é como ir a um país que fale outro idioma com um dicionário precário e ter que aprender no dia a dia a se comunicar. Isso pode causar desconforto na leitura para quem não está acostumado a ler fantasia. Eu mesma, que gosto do gênero, tive um pouco de dificuldade para entender a trama no começo, mas agora já estou completamente envolvida e preciso de cada vez mais. 

Quotes:
"Aqueles olhos. Límpidos e selvagens e perigosos antes de vestir a máscara de humanidade. E era uma máscara. Não era como a dissimulação a que se dedicava quando criança para manter em segredo o fato de ser uma feiticeira. Era um esforço deliberado para ser, simplesmente, humana. E isso o assustava."
"Tudo tem um preço. [...] Você está numa encruzilhada, criança-feiticeira. Pode usar seu poder para curar ou para ferir. A escolha é sua."
"Em Kaeleer, prestar serviço era uma dança complexa, e a liderança alterava-se constantemente entre os gêneros. As feiticeiras estimulavam e protegiam a força e o orgulho dos machos. [...] Os machos não eram escravos ou animais de estimação cujos sentimentos podiam ser menosprezados. Eram parceiros valiosos e estimados."
"Jaenelle olhou para o jovem de um jeito inexpressivo. Era como se tivesse descido tão profundamente dentro de si mesma que as janelas da alma já não conseguiam revelar a pessoa que vivia lá dentro."
"Queria servir a filha da sua alma, que chegara, por fim, ao seu poder obscuro e glorioso."

 



 

12 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Apesar de achar a capa dos dois livros lindo a sinopse não chamou muito a minha atenção. Sua resenha foi boa e bem bacana, mas eu acho que não iria gostar da leitura desse livro :/

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Juro que achei que essa trilogia não eram mais que umas capas bonitinhas e mais do mesmo, em termos de enredos sobre fantasia e bruxas/feitiçaria. Pelo seu enredo vale a pena dar uma conferida.
    Sociedades matriarcais são um pouco incomuns na literatura, apesar de sabermos o quanto as mulheres são mais "fortes" do que os homens.

    ResponderExcluir
  3. Essa trilogia além de ter uma capa linda, com esses detalhes pra imitar um livro antigo, ainda fala sobre uma sociedade feminista. Seria muito amor se não fosse fantasia, isso é o que me impede de ler. Torcendo pra vc gostar do 3 também e pra ele ser um bom desfecho, agora é só segurar a ansiedade.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Brenda, ouvi muito sobre essa trilogia e apesar de evitar resenhas tenho lido algumas opiniões bem positivas. bom, depois disso sabe que não li sua resenha inteira né, mas dei uma olhada em sua opinião e ela só confirma tudo que tenho lido sobre. Talvez um dia eu tenha a chance de ler essa série, espero que não demore muito!

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Esses livros além de possuírem umas capas lindas com uns efeitos diferentes, possuem também uma história muito bem elaborada e envolvente. Eu ainda não tive a oportunidade de ler Filha de Sangue, mas todo mundo que leu me recomenda e minha curiosidade cresce a cada dia *__*. Dica mais que anotada.


    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Brenda, essa trilogia parece ser muito boa, pelo menos a historia me parece bem original e tudo bem construído *--* Pretendo com certeza lê-la, mas só quando o ultimo livro for lançado para poder ler em sequencia.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  7. Brenda, se eu tivesse lido sua resenha sem antes ter lido inúmeras sobre o primeiro livro, acharia a história muito interessante e ia procurar a série para ler, com certeza. Mas algumas coisas que sei sobre a história fizeram com que eu decidisse, há algum tempo, não ler. Tem coisas que realmente me incomodam nesse universo criado pela autora, então prefiro deixar passar a dica. Mas que bom que você está tão envolvida com o enredo!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Brenda, sua linda, tudo bem
    Eu adoro as capas dessa trilogia e não sabia do último volume, que na minha opinião, foi a melhor capa de todas. Adorei essa atmosfera de rainha das trevas no retrato dela. Mesmo com a dificuldade inicial para entender esse novo universo, que parece complexo, achei super diferente o papel do homem nessa sociedade. Adoro fantasia e não vejo a hora de conhecer essa trilogia.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acho as capas dessa série muito lindas... porém eu não tenho interesse em lê-las, porque é muito fantástico pra mim... mesmo com toda obscuridade que contem na trama, eu sinto que não conseguiria ler ainda pela forma que falou da escrita... não tenho costume de ler muitos livros fantásticos, então ficaria completamente perdida.... Xero!1!

    ResponderExcluir
  10. Oi Brenda, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de ler A Filha do Sangue, mas tenho muita curiosidade. Saber que o segundo volume da série é tão bom quanto o primeiro e que o final é de deixar a sem fôlego me deixou ainda mais interessada. Vou tentar ler os dois antes do lançamento do terceiro volume. Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Não consigo achar esse livro em nenhuma livraria e nem on-line �� Onde eu posso comprar?? Já tenho os dois volumes To desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nattasha, tudo bem? Está falando de A Rainha das Trevas? Ele ainda não falou lançado aqui no Brasil :( Qualquer novidade avisamos por aqui. Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014