10 junho 2015

Resenha: Beleza Perdida - Amy Harmon


Ambrose Young é lindo — alto e musculoso, com cabelos que chegam aos ombros e olhos penetrantes. O tipo de beleza que poderia figurar na capa de um romance, e Fern Taylor saberia, pois devora esse tipo de livro desde os treze anos. Mas, por ele ser tão bonito, Fern nunca imaginou que poderia ter Ambrose... até tudo na vida dele mudar.  Beleza perdida é a história de uma cidadezinha onde cinco jovens vão para a guerra e apenas um retorna. É uma história sobre perdas — perda coletiva, perda individual, perda da beleza, perda de vidas, perda de identidade, mas também ganhos incalculáveis. É um conto sobre o amor inabalável de uma garota por um guerreiro ferido. Skoob 

Autora: Amy Harmon
Editora: Verus
Páginas: 332
Nota: 5/5 FAVORITO

Beleza Perdida, de Amy Harmon, foi publicado aqui no Brasil pela Verus, selo do Grupo Editorial Record. A editora já confirmou que outros livros da autora vão ser publicados, que são: Infinity + One, A Different Blue e Running Barefoot. Esta resenha não vai fazer jus a história, mas vou explicar porque esse livro vai permanecer para sempre em meu coração. Beleza Perdida é uma releitura moderna de A Bela e a Fera, meu conto de fadas favorito, a história é intensa e com personagens tão marcantes e emocionantes, onde a dor, a perda e o amor estão conectados em um só.

Fern Taylor é uma adolescente normal e inteligente, mas sempre foi considerada um patinho feio porque é magra, desengonçada, usa óculos de grau e aparelhos. Ambrose Young é lindo, alto, musculoso, cabelos até os ombros e uma estrela em ascensão. Ele faz sucesso com as mulheres, é invejado pelos homens e tem oportunidades que todos gostariam de ter. Dois jovens, duas vidas diferentes. Mas Fern é apaixonada por Ambrose desde criança, mas nunca imaginou que poderia ter algo com ele. Poderia ser mais um livro de romance, mas este não é porque simplesmente é O ROMANCE, aquele livro que você nunca vai esquecer e sempre vai lembrar dos personagens da emocionante história criada por Amy Harmon.

Bailey Sheen é o primo e melhor amigo de Fern, ambos são amigos desde infância e o amor fraternal entre eles é tão bonito de ler, porque emociona o leitor e o atinge de forma latente perceber tamanha amizade e companheirismo. Bailey possui distrofia muscular de Duchenne, onde faz os músculos ficarem fracos deixando a pessoa incapacitada de realizar atividades cotidianas, como levantar os braços, escrever, comer, andar. Apesar da doença, Bailey tenta aproveitar o máximo de sua vida e não deixa que isso o consuma, sempre está sorrindo, brincando, dando conselhos, sendo feliz e amando as pessoas ao seu redor. Ele é um exemplo para todas as pessoas e um dos melhores personagens dessa história.

Quando você conhece Ambrose já imagina que é o típico bad boy, mas ele foge desse esteriótipo por causa de sua personalidade. Ele ajuda seu pai preparando massas na padaria, adora poesias, principalmente de Shakespeare, é um ótimo cantor, um amigo leal, além ser um lutador excepcional. Fern é uma leitora voraz, adora escrever e deseja ser uma escritora de romance, ama poesias e possui uma fé inabalável em Deus.

Ambrose tem quatro amigos inseparáveis e juntos decidem ir para Guerra quando terminam a escola, mas o destino é cruel e a morte inevitável. Quando Ambrose retorna para a cidade natal tudo está diferente: sua mente, sua beleza, sua perspectiva de vida, sua alma. Já Fern agora é uma mulher bonita, inteligente e bondosa, mas seu amor por Ambrose nunca acabou e, apesar de seu amado estar destruído e deformado, ela não deixa de amá-lo por isso. Mas quando sua identidade é retirada de você, como superar e continuar? Por isso, Fern e Ambrose tem um grande caminho para percorrer, já que nosso guerreiro está ferido, mas um amor verdadeiro é capaz de tirar alguém da escuridão?

''Não podemos escolher quando ou como vamos partir. Ninguém pode.''

Como a própria sinopse diz a história retrata sobre vários tipos de perdas, como individual, beleza, de vidas, de identidade. Mas também traz reflexões importantes sobre nossas vidas, por exemplo: A beleza é tão importante assim? Para você amar alguém a beleza é primordial? Você deixaria de buscar sua felicidade porque a embalagem não é perfeita? Muitas vezes nos deparamos com isso na vida, mas são nossas escolhas que determinam quem somos de verdade. É um livro que vai tocar seu coração e é absolutamente maravilhoso, belo e triste.

Este é um livro profundo que também fala sobre a amizade e como a mesma pode superar a tristeza e a dor, além de mostrar o amadurecimento dos personagens. Um outro ponto importante é que sendo uma releitura de A Bela e a Fera eu imaginava que era somente sobre Fern e Ambrose, mas estava enganada e essa questão envolve vários personagens. Eu nunca vou esquecer Beleza Perdida. Nenhuma palavra é suficiente para lhe fazer justiça, apenas digo que leia. Não quis escrever muito sobre a história porque é importante que entenda por si mesmo, porém eu chorei (muito), ri, sofri e me encantei com esses personagens tão desajustados. A capa do livro é bonita, a diagramação está básica e a letra num tamanho ótimo para leitura, porém encontrei alguns erros de revisão. Em suma, recomendo a leitura desta obra incrível, brilhante e emocionante.

Quotes:
''Às vezes, ter amigos especiais pode ser difícil. Às vezes você vai sofrer por seus amigos. A vida nem sempre é fácil, e as pessoas podem ser cruéis.''
''Você age como se a beleza fosse a única coisa que faz as pessoas serem dignas de amor.''
''Acho que é por isso que a Fern sempre gostou tanto de ler. Os livros permitem que as pessoas sejam quem elas querem ser, para escapar de si mesmas por um tempo.''
''É difícil aceitar que você nunca vai ser amado do jeito que quer ser amado.''



35 comentários:

  1. Vou começar dizendo que muito antes do livro lançar por aqui eu tentei lê-lo em inglês, mas na época eu não estava muito bem e como vi de início que a carga do livro era pesada, decidi parar e adiar a leitura.
    Recebi o livro da Verus esses dias e em breve vou ler, mas estou enrolando propositalmente porque estou numa fase ruim de leitura e não quero que isso afete a leitura dele.
    Admito que não li a resenha, porque não quero criar nenhuma expectativa maior quanto a ele, pois isso tem gerado problemas quando vou ler algo tão bem aclamado!
    Li apenas o último parágrafo e vi que você gostou bastante e que parece realmente ser um livro profundo e que mexe com o leitor. Em breve vou ler ;)

    Andresa Dias
    Leituras&Fofuras
    http://leiturasefofuras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andresa. Super entendo e espero que goste da leitura. Quando eu li não tinha expectativa porque não conhecia a autora, mas amei. Espero que isso aconteça com você. Obrigada pelo comentário. Beijinhos.

      Excluir
  2. Jessica, eu já havia lido um resenha sobre esse livro e me encantei. E agora, lendo o seu texto, só confirmou que esse livro tem questões significativas. Beleza é tão relativa, né? em tempo que as pessoas cultuam tanto corpos sarados, acho legal um livro tocar nesse tema.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jessica (temos o mesmo nome hihihihih) Tudo bem? :)
    Ainda hoje num grupo literário uma menina comentou sobre esse livro e disse que era maravilhoso, por isso eu vim procurar resenhas e encontrei a sua. Fiquei com muita vontade de ler <3
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessie. Obrigada pelo comentário. Esse livro é maravilhoso. Leia, Leia. Beijos!

      Excluir
  4. Oi Jess

    Não conhecia esse livor, mas super quero agora. A história parece ser maravilhosa e emocionante, e essa questão da beleza é uma tema legal para colocar em uma trama. Ótima resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oláá!

    Eu já conhecia o livro pela capa que é linda *-*
    Não sabia que era uma releitura de A Bela e a Fera e achei muito legal isso porque também é meu conto favorito *-*
    Adorei saber que a história trata todos os tipos de perdas é o enredo que nos ensina muito também.

    A resenha está ótima!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Já amei só por saber que é uma releitura de A Bela e A Fera! *-* Amo livros de romance, e se esse é o romance que vai me marcar pra sempre, com certeza preciso ler. Engraçada essa questão da beleza "passar de um para o outro", acho que você vai entender o que eu quis dizer... rs... Gostei das reflexões que o livro te trouxe e o fato dele ter te proporcionado tantas emoções. Quero ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oiie jess

    Por norma nao sou de comentar, mas acho que e necessario sublinhar o espectacular trabalho que tens tido de criar este cantinho. Adoro ler e é atraves do teu blog e das tuas resenhas que eu escolho a minha proxima leitura, como este.

    Acabei de ler este agora e ADOREI , é de emocionar ate a escrita e o amor sentido por todos os personagens!

    Beijinhos de outro continente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachael. Tudo bem? Fico muito feliz por isso, muito obrigada. Esse livro é perfeito, né? Obrigada pelo comentário. Beijinhos.

      Excluir
  8. Ah, Jéssica... Vc só me deixou ainda mais ansiosa! Eu quis ler esse livro desde que ouvi falar dele, e agora estou em cólicas sabendo que não só causa muitas emoções como também gera questionamentos e reflexões. Sendo releitura de A Bela e A Fera não tem como não se apaixonar. ♥ E a autora mesmo se prendendo ao conto original parece ter conseguido sair da caixinha. Gostei muito e pretendo ler em breve.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Jessica, adorei a sua resenha!
    Eu já havia lido a sinopse do livro pelo skoob mas confesso que ele não havia chamado a minha atenção. A sua resenha é a primeira que leio da obra e ela me fez reconsiderar, os aspectos que você abordou, como você se sentiu ao ler, fiquei com muita vontade de lê-lo! Vai pra lista de desejados.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andy. Leia. Leia. Esse livro é maravilhoso e brilhante. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  10. Jessica socorro, esse livro está na pilha de leitura e pretendida ler esse mês ainda, isso se as outras leituras correrem num ritmo legal, mas agora depois de ler sua resenha estou com vontade de correr até minha estante e pular todas os planejamentos apenas para ler esse livro. Deve ser incrível, principalmente porque trás questionamentos tão intensos. Obrigada por acabar de destruir todo meu planejamento literário kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ju. Eu vi no twitter que você está lendo o livro, fico feliz. Esse livro é perfeito. Obrigada pelo comentário. Beijos.

      Excluir
  11. Olá Jéssica, eu amo releitura de contos de fadas e essa parece ter sido muito bem desenvolvida trazendo uma historia emocionante e que leva o leitor a refletir sobre alguns pontos *--* Espero poder lê-la assim que possível e conhecer a escrita da autora.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  12. Oi Jéssica, estou apaixonada pela história só de ler sua resenha. Ainda não tive oportunidade de ler nenhuma releitura, e estou na expectativa com Beleza Perdida. Quero muito ler e saber mais sobre essa história que te fez rir, chorar e fazer uma resenha que não faz jus a mesma. Parabéns pela excelente resenha!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia. Leia, esse livro é ótimo. Obrigada pelo comentário. Beijos!!!

      Excluir
  13. Olá!!

    Amo releituras de contos de fadas e esse livro me chamou muita atenção. Adorei a capa e a sinopse e mal posso esperar para lê-lo. Parabéns pela resenha, me convenceu a dar uma chance ao livro. Lista de desejados!

    Beijos
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Jéssica, tudo bem?
    A princípio eu não fiquei interessada nesse lançamento, e culpo a capa por isso rsrs, como não leio sinopse, não sabia que trata-se de uma releitura e nem de assuntos tão importantes que levam a várias reflexões.
    Mas depois comecei a ler algumas opiniões empolgantes como a sua e fiquei interessada.
    Com certeza a dica está anotada. Ótima resenha.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem?
    Para tudo!!!!!!! Quando vi que você fez a resenha de um dos livros que eu mais quero no momento corri para ler.E nossa!!!! Que resenha!!! E nossa!!!! Que história!!!!! A Bela e a Fera sempre foi uma das minhas histórias preferidas. Eu acredito que o amor é mais forte que tudo, eu acredito que o amor cura qualquer ferida. Amei o que a autora fez, ela fez o patinho feio virar um cisne e ele que era perfeito, virar a fera. Isso nos mostra também que a vida é muito frágil, hoje estamos bem, amanhã tudo muda. São tantas as mensagens na sua resenha que fiquei louca de ansiedade pelo livro. Amei!!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila, tudo bem flor? Esse livro é tão perfeito, emocionante e brilhante. A história é muito bonita. Leia. Leia. Obrigada pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  16. Olá, tudo bem?

    Confesso que quando vi a capa e vi que era da Verus, nem me dei ao trabalho de ler a sinopse pois achava que era mais um Belo Desastre. Contudo, pelo que li da resenha e por saber que é uma recontagem de Bela e a Fera, mudei de opinião. Ainda acho que a história é meio clichê, com o cara bonitão e a menina que era feia mas agora é linda tendo um relacionamento, mas é um clichê que deu vontade de ler, por envolver temas como Guerra e os veteranos com suas cicatrizes físicas e psicológicas. Dica anotada.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá... tudo bem??
    Nossa que resenha!!! Senti uma emoção tão nforte dentro de mim que vai aflorada com a leitura do livro... eu nunca me prendo a beleza exterior.. sempre gostei muito de olhar... o que a pessoa tinha por dentro... claro que reparo nos homens bonitos... mas eu gosto derme sentir encantanda pelo o que a pessoa é.. o que demonstra as suas atitudes... acredito que eu vou gostar muito da leitura deste livro... adorei a premissa o enredo... xero.

    ResponderExcluir
  18. Oiii
    Eu fiquei sabendo desse livro no Mochilão da Record, e já fiquei com vontade de lê-lo quando falaram que era uma releitura de A Bela e a Fera. Adoro essas releituras e a trama que o livro mostra parece ser bem interessante. Estou louca para lê-lo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Jess,

    Que delícia saber que Beleza Perdida é uma releitura de A Bela e a Fera que adoro. Ah! E tem romance que amo e pelo visto vou me apaixonar e ele vai ficar marcado em meu coração como ficou no seu. Entao, fato é que quero conhecer Fern, Ambrose e Bailey que deve dar uma baita lição de vida.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Esse livro já está na minha lista de leituras e você conseguiu me deixar desesperada para lê-lo!
    Só vejo comentários bons sobre ele, e sua resenha me instigou ainda mais em relação a leitura!
    Espero poder lê-lo em breve, me emocionar com ele e favoritá-lo, assim como você :')
    Adorei a resenha!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Jess,

    AHHHHH to doida pra ler esse livro. Com certeza ele vai ser uma das minhas próximas leituras, principalmente por ser uma espécie de releitura de A Bela e a Fera. Aqui no Rio a Brittainy, autora de Sr Daniels falou que Beleza Perdida é um dos seus livros preferidos. Ele tá mega bem falado *-*

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, Jéssica! A primeira vista, o livro não me chamou a atenção. Não gostei da capa e o título não me deixou curiosa. Mas, depois de ler sua resenha, é impossível ficar imune à obra. Foram tantos comentários positivos, que tenho que dar uma chance =) Não sabia que era uma releitura de A Bela e a Fera. A história deve ter ficado bem bonita. Adorei seu texto! Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Não gosto de livros que fazem releituras de contos de fadas. Sem contar, que hoje em dia, todo mundo quer fazer uma releitura, seja com livros ou no cinema e isso tá ficando muito chato.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  24. Uma especie de releitura de "Bela e a fera" já ameeeeei por aí. Gente, quero ler "Beleza Perdida" - parece um romance daqueles; bem forte e dramático. Amei seu blog, já curti a página e tô te seguindo. Bjs, leitora sempre.

    ResponderExcluir
  25. Jess lindona já estou com esse livro,e após ler sua emocionante resenha vou correr. Gostei dessa comparação com a Bela e a Fera, e o tema de beleza interior, já que vivemos m um mundo onde a beleza exterior fala mais alto. O drama dos amigos e sua perda também é um tema muito interessante, pois nem todos lidam da mesma maneira com a dor. A capa está linda. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  26. Oi Jessica,
    Adorei saber que o livro traz essa reflexão sobre a importância da beleza e também fala sobre amizade. Já estava louca para ler este livro e sua resenha aumentou ainda mais essa vontade. Amei a resenha.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  27. Esse livro não me atrai tanto, não sou muito fã de livros assim, mas sua resenha até me deixou com aquele gostinho de quero mais, de curiosidade hahaha mas neeem adianta, eu sei que não conseguirei ler, talvez quem sabe um dia quando eu já tiver dado conta de tudo o que eu tenho para ler aqui xD

    Beijos!
    www.amigadaleitora.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Jess, tudo bem? Adorei a sua resenha e fiquei louca para ler. Parece ser um livro muito emocionante e bonito, com um casal que nos inspira, e também um livro que nos faz refletir bastante sobre nossas escolhas, sobre perdas, sobre a beleza, o amor e a amizade. Acho que vou me identificar um pouco com a Fern, e já gostei do Bailey. E achei ótimo o Ambrose ter fugido dos estereotipo de cara lindo que tem todas e não tá aí para nada nem ninguém.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014