21 julho 2015

Resenha Nacional: A Ilha dos Dissidentes - Bárbara Morais

A semana Especial SLN não para e hoje é dia de resenha! A pedido da Jess, li o livro A Ilha dos Dissidentes, primeiro volume da trilogia Anômalos, que marca a estreia de Bárbara Morais na literatura. Vem ver o que achei do livro!


Ser levada para uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra. Skoob | Goodreads | Leia o primeiro capítulo


Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Páginas: 304
Nota: 4/5

Confesso que a autora só não era uma completa estranha para mim porque acompanhei o Encontro Natalino, evento realizado em Brasília ano passado, e pelas fotos achei que ela parecia ser bem simpática. Fora isso, não sabia nadinha sobre ela. Obviamente também não sabia o que esperar do livro, mas logo de cara gostei da capa.

Bom, o livro conta a história de uma região que tem a população dividida entre humanos e anômalos, que são humanos com uma espécie de mutação genética que o deixa com poderes especiais. Logo no início, você descobre que Sybil Varuna é parte desse segundo grupo por ter sobrevivido ao naufrágio do Titanic III, navio que a levava de Kali, região central da guerra, para o território da União.

O embate acontece entre a União e o Império (ou dissidentes) na região de Kali, uma área rica em recursos naturais que interessa as duas partes do conflito. Sybil foi sorteada para sair da região e trabalhar nos campos de refugiados da União, mas no meio do caminho o navio naufragou e ela foi a única sobrevivente justamente por conta de sua anomalia, que ela desconhecia até então.

“Tenho sonhos confusos em que pessoas se afogando tentam gritar e acabam afundando ainda mais. Acordo com um susto quando o trem para de vez.”

Quando o livro começa ela está em uma unidade do governo sendo virada do avesso para descobrirem exatamente a natureza de seu “dom”, junto com a nova descoberta ela ganha uma nova casa e uma nova família. E é quando Sybil vai para a escola que as coisas começam a se desenhar... Mas óbvio que para conhecer a história e os outros personagens você vai ter que ler o livro, não posso tirar esse gostinho de você.

O que posso adiantar é que o trio Leon, Andrei e Sybil dão boas risadas e boas aventuras, mas o que me deixou mais intrigada mesmo foi a quantidade de segredos. A impressão que tive é que cada página trazia a peça de um quebra-cabeça maior, mas juntando tudo eu ainda não consegui entender o desenho principal do enredo.

O livro me prendeu desde o início, mas quando a história chegou ao fim eu senti que estava faltando alguma coisa. Senti que conhecia pouco a protagonista e menos ainda a trama que ela estava envolvida. A meu ver a autora podia ter desenvolvido um pouco melhor a história para que esse vazio não fosse sentido no final.

A sensação que eu tive foi de que a autora ainda tem muito a mostrar nos próximos volumes, e espero que isso aconteça e a narrativa tenha uma profundidade melhor, mas apesar disso, o livro é muito bem escrito e a história é boa. Você fica com gostinho de quero mais e acho que vale a pena ler e ver como a Bárbara tem potencial para desenvolver-se ainda mais. A história não entrega tudo o que promete, mas é eficiente em tudo o que entrega e já estou lendo o segundo porque me apeguei a Sybil, ao Andrei e ao Tomás de um jeito que só lendo tudo para entender.

Tenho a impressão de que os amantes de Jogos Vorazes vão se identificar com essa trilogia, muitos elementos da trama me fizeram lembrar dessa outra saga. As protagonistas e a situação delas são diferentes, mas você consegue ver que Bárbara bebeu naquela fonte para definir seu ritmo de escrita. O segundo volume da trilogia Anômalos chama-se A Ameaça Invisível e o terceiro e último volume, A Retomada da União, tem previsão de lançamento para setembro de 2015.

Se você é de Brasília, não perca a oportunidade de conhecer a Bárbara pessoalmente no dia 25/07. Tenho certeza que ela é a melhor pessoa para defender os personagens e a trama que ela criou, sem contar que sair do SLN com uma dedicatória para chamar de sua também não será nada mal, hein?! Te esperamos lá!

Quotes:
“Enquanto passo pela segurança para pegar o metrô em direção à cidade das aberrações, fica claro para mim que a guerra nunca chegará aqui.”
“Olho para a pizza por uns segundos antes de dar uma mordida. Ah! Como uma comida pode ser tão boa? Os alimentos em Kali são escassos e o único tempero que temos é curry.”
“– O progresso eventualmente chega para as crianças da guerra. – Pisco um olho. Ele ri e me dá um tapinha paternal no ombro.”
“No meu departamento, nós fazemos missões como a que você fará. Eu faço parte de logística e pesquisa, não da pesquisa de campo.”
“É fácil esquecer que somos todos diferentes dos outros. É fácil, depois de tanto tempo vivendo entre iguais, não lembrar de como as pessoas com poderes são tratadas. E então começo a notar o que nossas vestes amarelas significam: as pessoas mudam de calçada para não passar perto, as mães escondem as crianças, os vendedores ambulantes se afastam.”




26 comentários:

  1. Olááá

    Eu não li esse livro ainda e confesso que a principio eu fiquei com medo dele. Não sabia do que se tratava e queria conhecer a escrita dessa autora, mas mesmo assim fiquei com pé atras.
    Deeepois eu comecei a ler varias resenhas sobre essa obra e a escrita da autora. Gente, que curiosidade :O
    Ela parece saber como prender o autor e desenvolver muito bem o enredo. Confesso que não sou fã de trilogias e estou aprendendo a curtir distopias. Espero poder ler a obra em breve e que você continue curtindo a história :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xarááá!

      O livro é bem bom, li em uma semana sem esforço. Acho que você vai gostar também, quando começar! Essas percepções em nenhum momento me fizeram pensar em abandonar o livro porque a história é bem fluida. Não se desanime!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oie, tudo bem?
    Já li várias resenhas super positivas sobre esse livro, e confesso que tenho uma relação de 'quero / não quero' em relação à ele. Em alguns momentos eu sinto que eu PRECISO conhecer essa distopia que parece ser maravilhosa, e em outros fico com medo de ser mais do mesmo :| Mas fico feliz em saber que o livro te agradou como um todo e que foi uma leitura proveitosa - apesar da infinidade de peças do quebra-cabeça e do final um pouco vazio. Espero que nos próximos volumes suas dúvidas sejam esclarecidas xD

    Mil beijos e um maravilhoso fim de semana :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cássia,

      Nunca tinha visto o livro e não me arrependi, acho que você deveria dar um voto de confiança a ele, acho que as chances de se decepcionar são bem pequenas.

      Beijos!

      Excluir
  3. Ola Ana gostei muito da premissa do livro, quero saber mais sobre esse dom, e como explora muitas aventuras vou gostar muitas vezes as autoras usam o primeiro livro para destacar e apresentar sobre a personalidade dos personagens, deixando a trama para os livros seguintes mesmo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce!

      Aposto que você vai adorar a leitura!

      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Ana Paula.
    Adoro enredos que são uma colcha de retalhos e temos que ir costurando.
    Eu também não conhecia a autora, mas comecei a ler tantas resenhas super positivas que fiquei curiosa, ainda mais que se trata de uma distopia. Fui no skoob e imediatamente fiz uma troca, estou feliz com exemplar aqui, agora preciso me organizar para conhecer esse trio que promete ser boa companhia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty!

      Se você gosta de livros assim vai amar a construção da narrativa da Bárbara, no segundo livro a colcha continua e tenho certeza que vale a pena ler. Depois conta o que achou aqui para o LS!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Ana, tudo bom?

    Sou suspeita a falar sobre esse livro, porque ele é simplesmente sensacional. Ainda não li o segundo, mas quero muito! Acho que estou esperando uma super promoção do Submarino outra vez HAHAHAHAHHA. Parabéns pela sua resenha, ficou sensacional. Todos deveriam conhecer esse livro, sério!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta!

      Também fiquei com esse sentimento! As pessoas precisam ler para ver que autores nacionais também são bons e escrevem distopias com maestria! Já li o segundo, quatro dias foram suficientes e em breve teremos resenha aqui!

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, Ana! Até hoje tive a oportunidade de ler duas distopias nacionais e me surpreendi bastante por ter gostado dos livros; E ver um gênero que eu tanto gosto ganhando mais obras no meu país realmente me deixa orgulhosa. Infelizmente A Ilha dos Dissidentes eu ainda não li mas espero ter a chance em breve, pois assim como a sua resenha fez e li muitas outras com elogios sobre ela.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane!

      Também fico super feliz cada vez que vejo livros de autores nacionais de qualidade, se você gosta de distopia provavelmente vai amar esse livro! Quando tiver a oportunidade de ler conta como foi a experiência aqui!

      Beijos!

      Excluir
  7. Eu não sabia que o último livro da trilogia estava para ser lançado! Adorei a notícia, porque é uma história que sempre me atraiu, quando for finalizada vou aproveitar para ler todos os volumes de uma vez. Pena que você achou que faltou profundidade e que a história podia ter sido melhor desenvolvida, mas acho a premissa interessante demais pra deixar passar... rs... E, afinal, você já está lendo o segundo, então acho mesmo que fez uma boa leitura, apesar das ressalvas.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      Esse sentimento que eu tive foi bem particular, as vezes você pode ter uma percepção diferente da minha ao ler. Eu já terminei o segundo e estou ansiosa pelo terceiro! Espero que você goste!

      Beijos!

      Excluir
  8. Oi Ana Paula, tudo bem??
    Eu amei a leitura desse livro, eu amo distopias e a Bárbara conseguiu me cativar... pretendo ler a Ameaça Invisível em Agosto e já quero o terceiro livro kkkkk. Eu amei os personagens construídos pela a autora e fiquei com o coração na mão por boa parte da leitura... sim senti falta de algumas explicações que acredito que ocorrerá nessa sequência... tenho uma enorme vontade de conhecer a Bárbara pessoalmente. Xero!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!

      Se você for daquelas que, como eu, sofrem para saber o fim da história, deixa para ler no fim de agosto para dar tempo de sair o terceiro! Hahahahaha

      Beijos!

      Excluir
  9. Oi Ana, tudo bem?
    Sempre vejo críticas positivas em relação a essa série e por isso penso em ler algum dia. Conheci a Barbara quando estava para lançar o primeiro livro na Bienal do RJ e ela me pareceu bem simpática, Fico feliz em saber que a escrita dela é tão boa, e mais ainda por ver autores nacionais ganhando cada vez mais espaço.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glaucia

      Acho que você vai gostar do livro! O terceiro livro vai ser lançado na Bienal de Setembro, se tiver oportunidade de ir pode ser interessante participar desse lançamento.

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, Ana! Eu li esse e adorei. Acho as distopias bastante parecidas por terem elementos comuns, mas a Barbara conseguiu se destacar - e olha que nem curto sobrenatural. Não senti o mesmo que vc quanto à protagonista porque tenho a expectativa dos próximos. Já quero o 2 pq o 3 vem aí. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giulia!

      O segundo também é bem legal. Tem uma pegada diferente, mas é muito bom também! Parece que tô esperando uma eternidade já xD

      Beijos!

      Excluir
  11. Para começar eu nem fazia ideia que esse era um livro nacional, claro, já tinha visto a capa mas fiquei surpreendida com essa informação. Bom, depois de ler sua resenha não sei bem o que pensar, me parece que essa falha no desenvolvimento da protagonista e esse grande quebra cabeça que não acaba dando em nada não iria me agradar, mas ao mesmo tempo eu fiquei bem curiosa com a narrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      O livro é nacional e a história é ótima! Acho que se você der um voto de confiança para ele tem muitas chances de gostar!

      Beijos!

      Excluir
  12. Oi Ana, tudo bem? Já tinha ouvido falar desse livro, e eu adoro distopia, então já tinha ficado interessada. Achei a premissa bem interessante, mas pena que a autora não conseguiu desenvolver totalmente e acabou ficando algumas pontas soltas. Realmente dá um pouco de frustração, um livro cheio de segredos e mistérios e que nem tudo é revelado... espero que no próximo volume ela tenha conseguido contornar esse problema.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaella!

      Não se desanime. Registrei essa percepção, mas gostei muito da história e acho que não estragam o livro. Se você resolver ler, conta aqui o que achou :)

      Beijos!

      Excluir
  13. Oiiii
    Infelizmente não tive a chance de conhecer a autora quando ela veio para a minha cidade, mas sempre tive muito curiosidade de ler o livro dela. Uma pena que você tenha sentido esse vázio durante a história, espero que isso melhore nos próximos livros.
    Espero também poder lê-lo logo.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!

      Espero que você goste do livro! A história é muito boa.

      Beijos!

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014