Resenha Nacional: O Medo de Virgília - Rosa Mattos

Cercada por pessoas desajustadas (psicopatas, neuróticas, depressivas, insanas, obsessivas, fóbicas e inescrupulosas), Virgília luta para manter sua sanidade mental. Dividida entre cuidar da própria vida e ajudar seus familiares que precisam dela financeiramente, muda-se de Cristal (pequena cidade gaúcha) e vai morar sozinha em Porto Alegre, num apartamento herdado pela mãe. Assim, poderá ficar mais perto de Marília, sua irmã mais nova, internada numa clínica depois de tentar matá-la, após sofrer um surto psicótico. Virgília começa a trabalhar como gerente de uma joalheria. Lá, conhece Alex, o entregador de joias. Os dois se apaixonam. E em pouco tempo, serão envolvidos por um laço de amor que os manterá unidos contra todas as adversidades. Além de ser um homem apaixonante, Alex possui um dom incomum que o torna capaz de tirar vidas, ou salvá-las. E este seu dom, terá um papel importante para os rumos desta história. Uma trama onde o grande mistério é descobrir como Virgília conseguirá lidar com tantas situações difíceis que a cercam, sem enlouquecer. Skoob /  Comprar

Autora: Rosa Mattos
Editora: Selo Jovem
Páginas: 200
Nota: 4/5

Outro livro da autora: Paredes Vivas

O Medo de Virgília, de Rosa Mattos, foi publicado pela editora Selo Jovem. Virgília vive ao redor de pessoas desajustadas, que são desde depressivas, psicóticas, fóbicas, entre outros. Ela é uma mulher honesta, batalhadora e tentar ajudar sua família de todas as maneiras, mesmo quando eles abusam da boa vontade da jovem.

Virgília resolve mudar sua vida saindo de Cristal, pequena cidade gaúcha, e indo morar em Porto Alegre num apartamento herdado pela mãe. Lá consegue um emprego de gerente numa joalheria de um shopping da cidade, onde será neste local que conhecerá o amor de sua vida. A protagonista acaba percebendo que trabalhar em um local de produtos sofisticados acaba sendo perigoso, por isso sempre está em alerta. Mas acaba apaixonando-se pelo entregador de joias, o Alex. Numa relação explosiva e muito rápida, os dois acabam envolvidos num amor avassalador. 

A narrativa é intercalada por Virgília e por outros personagens da história, onde em cada capítulo temos um personagem diferente narrando, porém à maioria dos capítulos são narrados pela protagonista. A capa do livro é bonita, porém não gostei da fonte escolhida para o título. A diagramação está básica, as folhas são amarelas, a fonte está num tamanho adequado para leitura e encontrei alguns erros de revisão.

A escrita de Rosa Mattos é simples, mas muito bem conduzida e deixa o leitor ansioso para saber o que vai acontecer com Virgília. A autora usa de muitos detalhes nas cenas, o que pode acabar incomodando alguns leitores e confesso que no começo tive essa dificuldade, mas ao passar da leitura fui acostumando. Também ressalto que achei o romance entre Virgília e Alex muito rápido, no primeiro momento já estavam completamente apaixonados. 

Com a narrativa intercalada entre vários personagens é possível conhecer as histórias de todos os personagens importantes da trama, onde gostei muito de Alex, que é um homem batalhador e que teve uma infância difícil.  Rosa Mattos passou uma mensagem de que as pessoas nem sempre são boas e gentis, de que existem pessoas psicopatas e inescrupulosas ao nosso redor, mas também mostra o porquê de muitas dessas pessoas transformaram-se assim. Claro que também a autora mostra a superação, o amor, a redenção, principalmente o amadurecimento da protagonista. 

O medo de Virgília está cercado de mentiras, vinganças, perigos e Virgília terá que fazer de tudo para manter sua sanidade mental. Também temos um pouco de sobrenatural, mas o mistério é o que deixa a trama ainda mais satisfatória e intrigante. Em suma, recomendo a leitura do livro para quem gosta de um drama psicológico. 

Quotes:
''Não era assim que eu pensava que seria minha vida aqui. Fugi dos problemas e eles vieram atrás.  Minha família é tão desestruturada. E eu tenho medo...Medo de ficar como eles.''
''Em algum lugar pelo caminho eu aprendi a superar os obstáculos e seguir em frente.'' 




3 comentários:

  1. Gostei da resenha Jessy. Parece ser um livro bem instigante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. OI Jess. Não conhecia esse livro, mas o livro parece ser bem interessante. Gostei da premissa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess,

    Gostei muito da premissa da trama e fiquei bem curiosa para conhecê-la. Não conhecia a autora e gostei de saber que ela tem uma escrita que faz o leitor ficar curioso em relação a futuros acontecimentos da história. Outra coisa é que mesmo ela, autora, se atendo e descrevendo bastante algumas cenas, isto não me incomoda de jeito nenhum.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!