Resenha: Por Lugares Incríveis – Jennifer Niven


Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, a garota se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.

Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los. Skoob / Orelha de Livro

Autora: Jennifer Niven
Editora: Seguinte
Páginas: 336
Nota: 5/5 FAVORITO

Por Lugares Incríveis, de Jennifer Niven, foi publicado aqui no Brasil pela Seguinte, selo da Companhia das Letras. Sabe quando você lê um livro e não consegue escrever sobre ele? Isso aconteceu comigo. Eu li Por Lugares Incríveis faz tempo, mas não conseguia escrever a resenha. Escrevia e apagava. Escrevia e apagava novamente. Sempre tenho essa dificuldade quando um livro me causa diversas emoções, porém com este livro foi algo inacreditável. Depois de meses, trago a resenha e espero que possa transmitir tudo que sentir ao ler a história de Theodore Finch e Violet Markey.

Theodore Finch é um garoto peculiar, onde a cada dia da semana gosta de estar com um estilo diferente, num dia pode ser um garoto dos anos 80 em outro ser aquele cara fodão de jaqueta de couro. Ele é considerado uma aberração e sofre bullying dos valentões da escola, mas o pior de tudo é sofrer com um pai opressor e as constantes crises de depressão. 

''Sempre fui diferente, mas pra mim diferente é normal.''

Violet Markey tinha uma vida perfeita: popular, inteligente, namorado perfeito e um futuro brilhante como estudante de escrita criativa. Mas depois de um acidente fatal em que perde a irmã mais velha, Violet não consegue superar a dor e se sente culpada pela morte dela, principalmente porque estava no carro e conseguiu sobreviver. Ela não é mais a mesma e tudo que deseja é se afastar das pessoas e poder consumir sua dor sozinha.

Dois jovens que sabem o que é a dor e o sofrimento, onde o destino faz eles se conhecerem de uma forma nada convencional. Mas é por causa da matéria de Geografia que vão descobrir o que significa estar vivo, onde Theodore e Violet precisam fazer um trabalho juntos visitando diversos lugares do estado deles, como o monte Hoosier, o parque de bibliotecas móveis, montanhas-russas, uma lagoa, entre outros.

Theodore possui a obsessão de pesquisar por dados sobre  suicídios, mas também adora escrever música e tocar guitarra. Já Violet adora livros e ama escrever. O mais impressionante na história é a evolução desses personagens, pois a autora soube desenvolver eles de forma brilhante. Jennifer Niven colocou várias frases de livros em Por Lugares Incríveis, temos citações de As Crônicas de Nárnia e Virginia Woolf.

Elle Fanning
A narrativa é intercalada entre Violet e Theodore, com uma escrita encantadora e poética Jennifer Niven conquista os leitores com uma história sobre amor e morte. Niven abordou diversos assuntos polêmicos no livro, como o bullying, o suicídio, mas também fala de luto e esperança. A capa do livro é linda e representa bem a história, a diagramação está simples, a letra num tamanho agradável para leitura e não percebi nenhum erro ortográfico.

Violet é uma personagem cativante, mas indiscutivelmente Theodore foi o que me conquistou. Com uma personalidade irreverente consegue ser profundo e poético, sempre encarando a vida de forma diferente e melancólica. O livro me tocou de uma forma impressionante, eu ri, chorei, senti raiva e me apaixonei por Theodore e Violet. Por Lugares Incríveis é um livro que você nunca vai esquecer, é triste, lindo, tocante, brilhante e especial. Eu recomendo esse livro para todas as pessoas e preparem-se para as várias emoções que vão dominar você. Enfim, o livro teve seus direitos de adaptação comprados e o filme será estrelado por Elle Fanning, escalada para interpretar Violet Markey .

Quotes:
''O que percebo agora é que o que importa não é o que a gente leva, mas o que a gente deixa.''
''Aprendi que existem coisas boas no mundo, se você procurar por elas.''



15 comentários:

  1. Oii!

    Tooooodo mundo conta a mesma coisa sobre essa obra <3
    Ela é apaixonante, eu ainda não li o livro mas eu achei incrivel a forma como a resenha toca na gente né?
    Não parece que vc teve dificuldade em escrever a resenha, ficou linda!
    Não sabia da adaptação e gosto muito da Dakota, espero que ela faça jus a história ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?
    Antes de tudo eu preciso dizer que esse livro me deixou completamente sem estruturas! Sério, sabe quando você não quer ler muito rápido para curtir cada detalhe, mas ao mesmo tempo tem uma necessidade de devorar a obra? Foi o que aconteceu comigo! Theodore e Violet foram personagens extraordinários, mas confesso que me apeguei mais ao Theo. Cada detalhe da narrativa me emocionava, e eu não consegui acreditar no final (li e reli várias vezes para ter certeza de que eu entendi direito).
    Enfim, não vou falar mais se não vou soltar algum spoiler sem querer, hehe. Mas fico muito feliz em saber que esse livro também conquistou um lugar especial no seu coração.

    Beijos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  3. Com o perdão do trocadilho, mas esse livro é um lugar INCRÍVEL. Sério, amei a leitura, me emocionei, fiquei tocada e estarrecida. O livro me destruiu. Lindo demais.Acho que a Elle seria uma boa Violet.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi flor. Quero muito ler esse livro, sua resenha me animou. Que legal que vai virar filme. Parabéns pela resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jessica!
    Esse livro parece ter um tom bem dark, né? Não consigo imaginar perder a minha irmã, seria a pior coisa do mundo! Dois adolescente passando por fases difíceis e que se encontram e acabam se ajudando, deve ser muito interessante ver como a vida dos dois se encontra. Fiquei animada coma a adaptação cinematográfica, vou assistir com certeza!!

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Jess lindona estou com esse livro, preciso ler urgente. Pela premissa e os temas abordados será uma leitura que vai abalar as emoções. Li muitos elogios a esse livro. Fiquei feliz ao saber que irá ter uma adaptação para o cinema. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Me sentindo totalmente fora da caixinha por não ter curtido tanto. Sei que o pessoal amou, mas comigo a leitura não funcionou, talvez por eu não estar num dia bom ou por ter esperado um final melhor. Achei muito pra baixo, algo não me cativou. Mas que bom que pra vc funcionou tão bem a ponto de se tornar favorito.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica.
    Li esse livro e foi tão surpreendente, me envolvi tanto com a situação de cada um dos personagens, mas Theo foi meu queridinho, torci por ele como há muito não fazia por um personagem.
    Só achei que a autora pecou em não detalhar e aprofundar a situação do pai de Theo.
    Já me vejo aos prantos nos cinemas rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  9. Ooi! Só li elogios a esse livro por aí mas nunca tive muita vontade de ler. Sua resenha foi a que mais exemplificou a história e agora que vi que vai ter adaptação vou acabar esperando para assistir ao filme.
    De todo o mais parece ser um livro bem~down~ com os personagens danificados dessa forma, e espero que tenha um final feliz (o que eu duvido muito).
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca conseguiria levar meses pra escrever uma resenha, sou impaciente demais pra isso e não consigo ler um novo livro se ainda não resenhei o anterior... rs... Este livro tem conquistado todo mundo, e estou louca pra sentir todas essas emoções que ele proporciona. Espero conseguir encaixá-lo nas leituras de agosto.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi Jéssica, esse livro é bem forte e fala de temas realmente muito importantes. Não cheguei a chorar durante a leitura, mas senti muita raiva dos pais de Theodore. O final não foi um dos melhores, mas entendi a mensagem que a autora quis passar. Estou ansiosa pela adaptação, e curti a atriz escalada para interpretar Violet.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, esse livro parece ser muito bom além de uma historia tocante os protagonista parecem bem fortes *--* Sempre vejo comentários positivos sobre ele e agora que será adaptado acho que preciso lê-lo em breve antes do filme ser lançado =)

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Oi Jéssica, sua linda, tudo bem
    Eu sei, eu sei, eu sei!!!!! Eu também quero ler esse livro, todo mundo fala desse impacto que ele causa, parece ser um daqueles que destrói!!!!! Eu também ficaria sem palavras para escrever, é difícil não é mesmo, fiquei assim em Proibido, não parava de chorar só de lembrar da história. Sua resenha ficou ótima, se eu já não estivesse desesperada por esse livro teria ficado agora.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá... Esse livro é o livro que mais terei o prazer de fugir da minha zona de conforto e apesar de estar louca para ler, não estou com expectativas altas, prefiro ir descobrindo o que a história me causa durante a leitura, porque não quero me sentir frustrada quando terminar a leitura... sempre que leio uma resenha dele, penso, preciso ler logo, as vezes tenho a sensação de que só eu não li kkkkk. Quero muito conhecer esses dois... tenho a percepção de que em cada resenha eu vejo o quanto eles podem ser forte, mesmo diante da dor particular que cada um tem... adorei viu, sua resenha ficou linda e demonstrou todo o sentimento que teve ao ler a obra. Xero!

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Esse livro é maravilhoso! é realmente para quem quer viver muitas emoções, sorrir, chorar e se emocionar.
    Os personagens são incríveis, é impossível não se envolver com a historia.
    Theodore é um personagem cativante, por sua forma e ver s as coisas e o mundo.
    Livro lindo, muito especial.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!