17 agosto 2015

Resenha Nacional: A Ameaça Invisível - Bárbara Morais

Gente, não resisti! Terminei de ler o segundo livro da Bárbara Morais super rápido e achei que tinha que dividir logo tudo aqui com vocês. Vem comigo!

O cerco se fecha contra os anômalos e o cotidiano nas Cidades Especiais começa a mudar. De início, o direito de ir e vir é privado, e a isso se seguem outras medidas restritivas, o que inspira uma rebelião e deixa a situação a um passo de uma guerra civil. Em meio a diversas facções, que defendem ideologias e métodos diferentes de fazer justiça, cada vez é mais difícil enxergar a situação com clareza, e Sybil tem pela frente novos desafios, que põem à prova suas convicções. Em situações desgastantes e por vezes desesperadoras, ela e seus amigos sentem na pele uma grande ameaça, mas não conseguem perceber quem é e onde está o verdadeiro inimigo. Skoob | Goodreads | Leia o primeiro capítulo

Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Nota: 4/5

Para quem não viu a outra resenha ou não se lembra, esse é o segundo livro da trilogia Anômalos escrita pela autora brasiliense Bárbara Morais. Ela esteve no evento Semana Nacional do Livro conosco e a resenha do primeiro livro, A Ilha dos Dissidentes, está disponível AQUI.

Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente no SLN! Ela é super simpática e percebi que ela é super consciente sobre as dificuldades do mercado literário brasileiro, mas ao mesmo tempo sabe muito bem o que quer e defende muito bem seus livros e suas ideias. Minha dica é: Se houver algum evento com ela, não perca a oportunidade de ouvi-la falar sobre literatura, eu gostei bastante do que vi e ouvi.

Mas vamos ao que interessa! Quando terminei o primeiro livro tinha ficado com a impressão de que conhecia pouco a personagem principal, Sybil Varuna. Apesar me identificar e torcer por ela, não sabia muito sobre sua personalidade e porque ela agia de determinada maneira diante de algumas situações. Para minha surpresa, nesse livro parece que entramos dentro da cabeça dela e sentimos cada dúvida, angústia e temor que ela sente. Boa parte do livro é centrado nas sensações dela diante de questões como a perda de liberdade dos anômalos.

“O único lugar em que me sinto segura é embaixo d’água.”

No segundo livro, o paraíso das cidades especiais parece que vai desmoronar quando o Cônsul resolve fechar as fronteiras e impedir que os anômalos entrem nas cidades dos humanos. Sybil, Andrei, Sofia, Tomás e León estão de férias e são pegos de surpresa por esse fechamento súbito das cidade que vivem.

O maior confronto de Sybil se deve a uma escolha que ela foi obrigada a fazer no final do primeiro livro. Ela sente que está em uma enrascada, mas não sabe o que fazer para sair dela e cada vez que é obrigada a fazer algo para Fenrir se sente entre a cruz e a espada. A astúcia dele a deixa confusa e ela não consegue entender se o que ele deseja de fato é ajudar os anômalos ou se projetar nas eleições que acontecerão em breve.

Sybil começa a perceber melhor o que são as cidades especiais de fato, que as coisas não são tão coloridas como ela pensava e que Kali pode não ser um lugar tão ruim assim. Ela descobre muitos sentimentos dentro dela que nem sabia que existiam e também percebe que quando se está em lugar com pessoas queridas dificilmente você o abandonará.

O ritmo do segundo livro é muito diferente do primeiro e confesso que senti falta de um pouco mais de ação, mas nada que prejudique a qualidade da narrativa. Fazer um livro com foco nos dilemas internos de um personagem só é um desafio e a autora fez isso bem e apesar de me perguntar várias vezes quando a ação ia começar não consegui deixar o livro. Entretanto, para quem conheceu Leon, Andrei e Tomás tão de perto no livro anterior não tem como deixar de sentir falta deles nessa segunda parte. 

Gostaria de escrever um parágrafo a parte só para o Hassam, que volta nesse livro e aparece nos momentos mais inusitados. Já no primeiro volume gostei muito dele, apesar da participação ser pequena. No segundo ele aparece mais e tem um papel importante no final, espero que ele esteja mais presente no próximo porque eu adoro o humor ácido dele e da Hannah.

Só digo uma coisa: se você gosta de ação, não se desanime! O final do livro é de cair o queixo e vai te deixar pedindo o próximo pelo amor de Deus. Eu já estou aqui batendo a cabeça na parede e perguntando ‘por queeee, por queeee eu li tudo tão rápido?’ Estou órfã até setembro, quando lança o terceiro volume (falta pouco, vamos sobreviver), que se chama A Retomada da União. Se você se sentir como eu após o fim, podemos fazer um grupo de apoio para conversarmos sobre a nossa dependência (Hahahaha). Espero que gostem da resenha e do livro! Beijos!

Quotes:
“Eu não deveria envolver os dois em mais problemas, mas faz três meses desde que nós voltamos e, se fosse para ser pega, já teriam derrubado minha porta e prendido toda a minha família.”
"- Sybil, meu pai não joga para perder, nunca. Mas não ache que ele não tem vários outros peões à disposição para te substituir se você for teimosa."
"Sem aviso nenhum, todo peso dos últimos meses, de tudo que preciso esconder, toda a insegurança de não saber o que estou fazendo nem entender direito o que está acontecendo me domina e agarro Rubi com mais força, tentando engolir o bolo que se forma em minha garganta."

PS: Também escrevo resenhas e matérias em outro blog literário, o Ponto para Ler, se quiser conhecer é só clicar AQUI.



14 comentários:

  1. Ola Ana Paula que pena que o segundo livro não teve muita ação, eu adoro distopia mas precisa me prender atenção e quem não ama um livro de ação com muitas cenas eletrizantes, vou esperar o desfecho e sua resenha para decidir se começo a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana!
    Li o primeiro e adorei, estou ansiosa pra continuar a série. Não sei se vou sentir falta da ação ou vou acabar me envolvendo tanto com os dilemas que acabarei esquecendo o ritmo mais lento. Sei que preciso ler logo pra esperar o lançamento do desfecho. E menos mal que eu dei uma enrolada, só assim não fico tanto tempo esperando entre o final bombástico do 2 e a continuação.rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana, eu só li suas considerações finas da resenha porque estou para ler essa livro agora no próximo mês, mas é bom saber que essa continuação continua uma ótima leitura, com um final surpreendente e que o ultimo livro logo logo estará disponível para nos e foi por isso que esperei tanto para pensar em ler esse segundo livro *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  4. Oi, Ana! Tudo bem?
    Apesar de não ter livro nenhum dos livros dessa trilogia eu entendo seus sentimentos sobre a falta de ação. Geralmente o segundo livro é sempre mais tranquilo e com mais reflexões por parte dos personagens - principalmente a principal. Setembro está logo aí e você poderá ler o fim dessa história, mas não leia tão rápido para não ficar com bad literária depois. :3
    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana (e Jessicaaaaa)! o/
    Não me lembro de já ter lido resenhas do segundo volume da trilogia, mas posso afirmar que todas as que vi do primeiro livro foram suuper positivas.
    Confesso que fiquei um pouco perdida durante a leitura da sua resenha, pq fiquei com preguiça de ler a resenha do primeiro volume.
    Mas, meninaaaaa, como lidar com esse finais que nos deixam desoladas e angustiadas até o livro seguinte? hahaha Te desejo sorte (e força) nessa sua looooonga espera até setembro (agosto levará uma vida para passar só pq vc quer que passe logo, é sempre assim).
    Adorei sua resenha entusiasmada (como sempre)!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Nossa. Eu comecei a ler e vi que tinha spoilers, tive de parar, desculpa! Só li até agora A Ilha dos Dissidentes. Sabe aquele preconceito que muita gente tem sobre autores estrangeiros escreverem melhor? Como li ano passado, eu também tinha, então me surpreendi porque só no final vi que era de autora nacional. Acho que foi isso que me motivou a criar o blog e dar uma chance aos nossos autores.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando || Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  7. Ei Paula, sua linda!

    Sua resenha é muito empolgante e me fez ficar bastante curiosa.
    Acho que vou ter que separar um tempinho para conferir a obra kkk

    Bjin da B
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios
    www.brendalandim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já fui a um evento com a autora e concordo com você, além de simpática ela é mesmo super consciente sobre o mercado editorial brasileiro e adorei ouvi-la expondo suas ideias, e falando sobre essa série que sou louca para ler! Pena que faltou ação nesse volume! Como odeio esses finais que nos deixam em completo desespero vou esperar o lançamento do último pra ler - afinal, setembro já está chegando! Podiam lançar um box bem bonito! rs,,,

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, tudo bem?

    Gostei bastante da resenha e tenho muita vontade de ler a trilogia. Que pena que esse livro não tem nada ação quanto no primeiro, mas as vezes as coisas tem que dar uma desacelerada para explicar outras. Mas em compensação, o final parece ter sido muito bom e que bom que o lançamento do último já está logo aí.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana... estou com esse livro aqui pra ler porque gostei tanto do primeiro que corri e comprei o segundo, mas menina fui deixando, deixando... o que tem um lado bom, porque o terceiro vai sair e eu já vou e embarco junto... curti a premissa aqui apesar das poucas ações, acho que Bárbara sabe o que está fazendo e o terceiro livro vai arrebentar.... fiquei extremamente curiosa pelo desfecho... ai meu Deus preciso passar ele na frente... Xero!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?
    Hahahaha eu realmente imaginei como você deve ter ficado. Quando a gente gosta de um livro a gente lê muito rápido e depois fica se lamentando por ter lido rápido.
    Eu tenho vintade de começar a ler os livros, mas ainda não sei se eu iria gostar. Penso que sim, acho que é só eu dar uma chance u.u
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Aninha, sua linda, tudo bem
    Não faz assim comigo, não é justo!!!!! Eu já tenho o primeiro, vou esperar lançarem o último para comprar os dois que estão faltando e leio de uma vez só para não correr o risco de ficar órfã como você, risos... Mas não é só você, já li algumas resenhas elogiando muito essa história e a autora. Não tem como não querer ler depois dessa resenha que ficou ótima!!!
    Beijinhos.
    Cila.

    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie Ana <3
    Gostei da sua resenha! Quero muito ler esses livros. Tenho os dois aqui em casa, mas a pilha de livros de parceria... sabe como é né? E quero ver a resenha do terceiro em breve viu!
    Beijos


    Academia Literária-DF

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014