29 setembro 2015

Resenha Nacional: Destino ou Ilusão - Bárbara Conte

Destino ou Ilusão
Após se encontrarem de forma curiosa, Cecília Helena e Pedro Antônio despertavam interesse mútuo. Enquanto o sentimento desconhecido ia crescendo, ela indagava se os diversos acontecimentos eram pistas do destino, ou coincidências da ilusão. A única certeza era de que se tratava de um ódio desejoso ou desejo odioso. E o que deixar falar mais alto? O DESEJO ou o ÓDIO ? “Seus pensamentos sumiram, a ansiedade retrocedeu e uma quietude tomou conta de seu corpo e de seu coração. Ao mesmo tempo em que uma tristeza profunda e trêmula tomou conta de sua alma, sentiu como se tivesse aliviado toda uma imaginação da possível vida futura.” Skoob / Comprar / Leia um trecho

Autora: Bárbara Conte
Editora: Baraúna
Páginas: 215
Nota: 3,5/5

Destino ou Ilusão, da autora nacional Bárbara Conte, foi publicado pela Editora Baraúna. O livro nos conta a história de Cecília Helena, uma garota de 15 anos que vive na pequena cidade do interior de Platira. Ela tem um namorado muito ciumento e a família é totalmente contra este namoro. 

Durante uma visita ao médico, acaba ficando interessada por um garoto da escola, o Pedro Antônio. Ela sente uma conexão entre eles e se sente totalmente atraída, mas não será fácil envolve-se com Pedro e ainda manter seu relacionamento com um namorado extremamente ciumento. 

Cecília e Pedro passam a conversar diariamente pelo MSN e acabam acontecendo várias situações e as vidas deles entram em um caminho diferente, mas prefiro não comentar para dar curiosidade ao leitor. Só digo que a relação não acabou totalmente, mas nunca fica fácil para Cecília lidar com todo esse romance.

Cecília Helena vai amadurecendo durante a história e isso foi o mais legal do livro. No começo do livro é apenas uma adolescente de 15 anos e durante a trama vai passando os anos e a protagonista acaba tornando-se uma mulher. Mas tenho que ressaltar que em alguns momentos eu achei Cecília muito ingênua e tola, já que várias vezes as coisas acontecem bem diante de seus olhos e ela não percebe ou não quer perceber as coisas que estavam acontecendo. 

Pedro Antônio é um rapaz intrigante, já que toma algumas atitudes estranhas e até descabíveis em minha opinião. Sinceramente, não seria um rapaz que eu queria ter um relacionamento. E ainda temos Juca, o namorado de Cecília, que é um garoto rude, ciumento e impulsivo, portanto se Pedro já tenho receio imagina Juca.

O final do livro não é o que eu esperava, jamais imaginei que a autora iria levar o rumo da história desta maneira e nas últimas páginas eu entendi tudo que Bárbara Conte quis passar para o leitor. Existem alguns erros de revisão que atrapalharam a leitura, mas não me refiro as conversas de MSN que a autora colocou, já que nesta questão Barbara Conte já tinha informado na introdução do livro. A capa do livro não me atrai muito, a diagramação está básica, as folhas são brancas e a letra está num tamanho agradável para leitura.

Um livro que faz você indagar o que é o amor e questionar o porquê de certas coisas tem uma trajetória odiosa ou feliz. Destino ou Ilusão é sobre uma história de amor que aconteceu de forma espontânea, mas para saber se os personagens vivenciaram esse amor você vai ter que ler o livro. Destino ou Ilusão é um livro legal, mas os erros ortográficos, algumas atitudes da protagonista o tornam um livro com muitas ressalvas, e vai depender de cada leitor se vai ler ou não.

Quotes:
‘‘A troca de olhares foi instantânea, e Cecília não sabia por que, mas continuava a observar e ser observada pelo garoto.’’
‘‘Quando os valores não se cruzam, as vidas também acabam se descruzando.’’



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014