07 setembro 2015

Resenha Nacional: Suicídios em Bom Jesus - André Tressoldi


Em uma pequena cidade do interior gaúcho começam ocorrer uma série de suicídios, todos sempre no início dos meses. A população entra em pânico e, enfrenta uma enxurrada de repórteres, que logo são abominados. Depois do sexto suicídio consecutivo, o Sr. Klaus Fritz, acreditando não se tratar de apenas suicídios, contrata o detetive paulistano Ricardo Torres Godoy, este percorre um longo caminho para a elucidação dos fatos e se apaixona por uma jovem linda e carismática. Suicídios em Bom Jesus é um romance surpreendente, com uma leitura leve, ágil e cativante, capaz de fornecer aos leitores momentos de leitura prazerosa, sem deixar de conter, nas entrelinhas, reflexões sutis e poderosas. Skoob

Autor: André Tressoldi
Editora: Multifoco
Páginas: 132
Nota: 3/5

Um cidade do interior gaúcho é o cenário de um curioso e sinistro acontecimento. No começo de todos os meses ocorre um suicídio. Todos levantam suas teorias para tentar explicar as tragédias aparentemente inexplicáveis e nem mesmo a polícia parece ter a mínima ideia da causa que levou cidadãos pacatos a tal extremo. 

Se um suicídio já é impactante por si só, imagine uma série de suicídios em uma cidade pequena. Os moradores tentaram até mesmo recorrer a Igreja e fazer correntes de orações para tentar acabar com essa onda sinistra de sucessivos acontecimentos, mas nada parece funcionar.

"O que antes eram comentários e razões para se rezar mais o terço, agora estava se tornando pânico entre os moradores, pois aparentemente nenhum dos suicidas teria motivos para se assassinar."

Esse enigma atraiu vários repórteres e já estava se tornando uma característica da cidade. Depois do sexto suicídio de um repórter que estava na cidade para fazer a cobertura do caso, o Sr. Klaus Fritz acreditando que seja algo muito mais complexo que simples suicídios, contrata o detetive particular paulistano Ricardo para solucionar o mistério. Durante a investigação o detetive Ricardo tem um envolvimento com uma jovem local, a Letícia, e esse romance tem grande importância na história.

Eu gostei do livro e a trama é bem original, porém o romance é fraco. Tudo bem que não era o centro da história, mas pela importância que teve não consegui sentir esse amor. Uma leitura rápida, fácil e reflexiva. Mensagens como a facilidade em manipular e alienar pessoas, crime e impunidade são bem retratadas.

A capa simboliza bem o conteúdo do livro e encontrei alguns erros de revisão. O final me surpreendeu, realmente não imaginei que a causa seria aquela. A trama foi bem construída em relação ao suspense apresentado. O livro foi publicado pela Editora Multifoco com o Selo Desfecho Romances que é voltado para romances de estilos variados.

Quotes:
"É estranho que perante a morte, até aqueles que perderam o sentido de viver se comovem."
"Os filmes nada mais são que histórias alheias, mas no momento junto a outra pessoa interessante é parte de nossa história e pode ser mais intenso que qualquer filme ou livro, a depender da química."


Um comentário:

  1. Oi Brenda, tudo bem?
    Gostei da proposta do livro e quero ler, dica anotada. Embora o romance não seja elaborado, quero ler. Parabéns pela resenha. Abraços

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014