26 novembro 2015

Resenha Nacional: A Retomada da União - Bárbara Morais

CUIDADO COM O SPOILER NA SINOPSE!!! Depois do atentado que ficou conhecido como o Massacre Amarelo, a situação em toda a União está crítica. A tensão entre humanos e anômalos é palpável, e Fenrir se apodera da fraqueza de seus semelhantes para se intitular o herói da revolução. Enquanto isso, Sybil Varuna precisa aprender a lidar com o misto de emoções que a consomem, principalmente ao perceber que a Aurora está cometendo crueldades em seu nome. Com a ajuda do Sindicato, que está sob a liderança poderosa de Idris, a garota se verá como peça chave no plano para deter os principais inimigos do Estado. Em um jogo político abarrotado de intrigas e mortes, Sybil fará descobertas importantes sobre o seu passado e o destino dos anômalos refugiados. Prepare-se para desvendar os maiores e piores segredos que estão por trás do desfecho dessa eletrizante trilogia. Skoob / Goodreads / Leia o primeiro capítulo

Autora: Bárbara Morais
Editora: Gutenberg
Páginas: 320
Nota: 3/5

A bienal passou e eu ganhei esse livro de dois amigos queridos que foram. Chega fiquei emocionada. Claro que eu não perdi tempo e já li essa belezura. Se quer saber se vale a pena ler o desfecho da Trilogia Anômalos, vem comigo!

Se você não faz ideia do que eu estou falando, então leia a resenha do primeiro livro, A Ilha dos Dissidentes, e do segundo, A Ameaça Invisível, antes de prosseguir. O lançamento desse livro aconteceu no dia 07 de setembro na bienal e foi um sucesso.

Nesse volume todo mundo sabe que o confronto entre Sybil e Fenrir é inevitável, então parece que você passa cada página esperando por esse momento. Varuna tem a oportunidade de ser treinada e explorar ainda mais a capacidade de seus poderes. Ela percebe que pode ir muito mais longe com eles e descobre que quanto mais dominar seus sentimentos, mais controle terá de sua anomalia.

“Meu mecanismo de defesa é me retrair e fugir, evitar o sofrimento que pode acontecer se eu fizer algo. Antes de qualquer coisa, escolho o que me dá maiores chances de sobreviver.”

Andrei foi transformado com tudo o que aconteceu, mas não deixa de transmitir tranquilidade nos momentos mais sensatos. Leon, continua fiel e Hassam aparece mais nesse livro, como eu pedi encarecidamente na resenha anterior (xD).

Nesse livro aparece uma personagem nova e poderosa. Idris é uma líder nata que conhece muito bem as dificuldades dos anômalos e aparentemente tenta guiá-los rumo a um mundo mais justo. Ela conquista a confiança de Sybil, que permanece perdida sem entender ao certo a rede de tramoias na qual foi envolvida por Fenrir.

O aprofundamento dos personagens nesse livro foi bem melhor, até personagens que apareceram agora, como Gunnar e Idris, são bem trabalhados. O final é único, se você prestar bem atenção nos indícios que ela dá durante a história vai perceber para que rumo ela anda. Tem muita ação e adrenalina, mas a impressão de que estava faltando algo não me abandonou.

Acho que eu esperava mais protagonismo da Sybil e do Andrei, uma coisa à lá Harry Potter talvez, mas a Bárbara deixa claro o tempo todo que ela é importante, mas nunca faz tudo sozinha. Foi assim desde o primeiro livro, mas acho que não houve perda de qualidade da trama por isso. A leitura é fluida e vale a pena. Espero que você se divirta tanto quanto eu!

Quotes:
“- Sou realista. Se uma coisa pode dar errado, ela vai dar errado - o rapaz responde, se encostando no prédio atrás de nós - Quando as coisas ficarem ruins, nós vamos embora. Não vamos esperar pelos outros.”
“Minha voz fica presa na garganta. Mesmo com a luz fraca desse lugar, é fácil discernir os traços suaves e os queixo teimoso, o sorriso gentil e o cabelo grisalho de vovó Clarisse.”
“Meu peito se aquece quando o encaro, surpresa por vê-lo aqui. Não acredito que ele veio, que deixou seu pai sozinho e decidiu seguir um monte de malucos para um lugar que não sabia onde era.”
“O que mais podemos fazer? - Idris dá de ombros - Juntar todos e marchar até Prometeu, só para sermos esmagados pela polícia e pelo exército logo depois? Eu não tenho ilusões de que, sem neutralizá-los, nós conseguiríamos isso.”

PS: Também escrevo resenhas e matérias em outro blog literário, o Ponto para Ler, se quiser conhecer é só clicar AQUI.


29 comentários:

  1. Olá
    Bom, amo cotes, isso me deixa mas ansiosa para ler o livro rsrs. Eu adoro liders quando há em livros e esse sem dúvidas, é o livro que irei marcar na minha agenda para ler, Super adorei o contexto dele. Parabéns pela resenha.

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kátia!

      Que bom que você gostou! A série vale muito a pena, é muito bem escrita!
      Depois conta aqui o que você achou!

      Beijos!

      Excluir
  2. Oiiii, como eu adoro teu blog, me dá um abraço <3
    Gente, que livro é esse? Estou completamente encantada e louca para ler, a resenha fez meu coração acelerar loucamente hahaha
    Beijos
    http://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!

      O livro é bem eletrizante mesmo! Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Volte mais vezes ao blog!

      Beijos!

      Excluir
  3. Olá ^^

    Ansiosa para comprar o livro.
    O Andrei aparece menos no livro?

    Bjks,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Nesse ele aparece em momentos importantes e está bem diferente dos outros. Os momentos Andrei e Sybil são bem interessantes, não tem como negar!

      Beijos!

      Excluir
  4. Resenha ficou show, o livro aparenta ser interessante, ou seja, vou pesquisar mais e vê se coloco na minha lista de leitura. <3


    http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que gostou da resenha! Eu gostei muito da série! Acho que se você colocar na lista não vai se arrepender, e ainda vai ter aquele orgulhinho de saber que uma história tão boa foi escrita por uma brasileira.

      Pensa com carinho!

      Beijos!

      Excluir
  5. Oii!
    Não conhecia esse livro. Tenho várias prioridades de leitura, mas quem sabe ele não entra na lista né? Gostei da resenha.

    Abraço!
    - Agno R. Vilar
    bookbus1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Agno!

      Quando comecei a ler também não conhecia e adorei! Acho que você não vai se arrepender de colocá-lo entre as suas prioridades.

      Beijos!

      Excluir
  6. Oi Ana... Tudo bem?
    Por causa do aviso de spoiler acabei não lendo, mas já li algumas resenhas dessa série em outros blog e gostei muito. Estou querendo ler no ano que vem pq parece muito bom.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!

      O aviso de spoiler é somente para a sinopse! Tomei bastante cuidado para não revelar nada que fosse estragar o gosto pela leitura. Se tiver a oportunidade leia mesmo, a série é muito interessante.

      Beijos!

      Excluir
  7. Oi oi!
    Tenho muita vontade de ler essa trilogia, sempre é bem elogiada.
    Gostei muito de saber que o aprofundamento dos personagens nesse livro é maior e que ele é bom.
    Uma pena essa sensação de que faltou algo. Espero poder curtir quando ler.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gab!

      Eu tenho tido essa sensação em vários livros nacionais que eu li recentemente, mas mesmo assim gostei muito da história, acho que você não vai se arrepender ao ler. Conta aqui depois o que achou!

      Beijos!

      Excluir
  8. Eu já vi esse livro, pelo menos lembro desse A, mas não sabia que ele era nacional.
    Juro! Eu havia me interessado pelo primeiro livro, mas não estava ligada nos outros. Vou anotar aqui no skoob e em um futuro próximo eu leio.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia!

      Nacionalíssimo! E muito bem escrito, dá até gosto de saber que uma história tão elaborada foi escrito por uma pessoa do nosso país. Não deixe de ler mesmo, temos que dar valor a nossa literatura. Depois conta o que achou!

      Beijos!

      Excluir
  9. Não conhecia esse livro, mas parece muito bom haha
    Se tiver um tempinho vou lê-lo!
    Ah! Acabei de seguir seu blog! Adorei-o! Dá uma passadinha no meu também! Tem vários textos e poemas lá hahaha
    Beijos, flor
    http://sonhandoacordadaofficial.blogspot.com.br/2015/11/cartas-para-meu-futuro-amor_27.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lara!

      O livro é realmente interessante. Leia mesmo!
      Vou dar uma passadinha lá!

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi, flor.
    Que pena que sentiu falta de algumas coisas. Tenho enorme curiosidade em ler essa trilogia e comprei o primeiro volume dele. Ainda não o li, mas sei que quando o fizer já correrei para adquirir os outros dois volumes. Espero gostar e não me sentir esperando por mais protagonismo dos personagens.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Francine!

      Vai ser exatamente isso que vai sentir, eu fiquei enlouquecida atrás dos outros quando terminei. Encontrei a autora quando tinha terminado de ler o segundo e também foi uma experiência incrível ela é uma fofa e sabe muito bem o que quer com o que escreve.

      Beijos!

      Excluir
  11. Oi, sempre vejo postagens bem agradáveis sobre essa saga, mas confesso que ainda não me animei para lê-la, quem sabe futuramente. Beijos

    ResponderExcluir
  12. Sorry, vim direto nos comentários porque ainda não li nenhum e não quero ser pego por algum ocasional spoiler. A saga da Bárbara está nos planos de leitura do começo do ano rsrs
    Estou adorando suas resenhas, Ana. Não li essa, mas já li outras. Beijos

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu!

      Pois devia ter lido, tem spoiler na sinopse, mas me esforcei para não colocar nenhum no texto
      Hahahaha
      Essa série tem que ler mesmo! E se for como eu vai ler todos super rápido e em menos de um mês agora que saíram todos.
      Fico feliz que esteja gostando, em breve teremos outras!!

      Beijos!

      Excluir
  13. Olá, tudo bem!?
    Bom, eu não conhecia esse livro, nem a série. Deve ser porque o tema não me chama muito a atenção, então não fico pesquisando livros nessa temática T_T E gente, o povo tem que parar de colocar spoiler nas sinopses, mesmo que seja o terceiro livro U_U
    Beijos

    LuMartinho | Face | Sorteio de Natal

    ResponderExcluir
  14. Amoooooor
    Que orgulho você resenha muito bem!
    Continua assim e cada vez melhor.
    So queria deixar a intriga e deixar avisado que no Ponto Para Ler as resenhas delas são melhores hahahahahaah (risada maligna)
    Parabéns pelo blog Jesss te adoro muito.
    www.pontoparaler.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo.
      Só digo uma coisa: minha colunista é maravilhosa.
      Também te adoro Paulo. Beijos.

      Excluir
  15. Ana, não conhecia a série.
    Algo que você falou já me deixou com um pé atrás: não se concretiza o protagonismo da personagem feminina. Se tem uma coisa que me deixa louca em livros é isso.
    A capa me faz lembrar de um livro internacional, que agora não me recordo o nome.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Droga, esse é o único livro que eu ainda não tenho na minha estante e eu sou completamente apaixonada pela Barbara Moraes.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ana Paula que presente lindo! Eu ainda não conhecia o livro então fiquei curiosa pra saber do que se tratava a história, mas não me empolguei muito. Gostei da sua resenha escrita de uma forma animada. Adorei. Depois vou passar no outro blog que você recomendou! =)

    Um abraço!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014