22 janeiro 2016

Resenha Nacional: Platônico - Nãna Freitas


"Quando um sentimento não é recíproco.Quando um sentimento é dado mas sequer, consegue alcançar o outro, até que ponto vale a pena ser alimentado? Até quando vale a pena ser mantido? Quais os riscos possíveis e impossíveis a se correr? Quais os benefícios de um sentimento como este? Quais as perdas e consequências por se entregar por inteiro ao mesmo? Quando o certo seria fugir, mas tal fuga é impossível? Quando o mundo inteiro diz “não”!Mas o coração diz “sim” ! " (Hiohanna Blue) Skoob / Fan Page do Livro



Autora: Nãna Freitas
Editora: Baraúna
Páginas: 303
Nota: 4/5

Platônico é o primeiro volume da série de Nãna Freitas e conta a história de Laila, uma atriz de teatro que ao assistir um filme com o seu melhor amigo, Felipe, acaba se apaixonando pelo ator. Para dar vazão a esse sentimento ela decide então escrever um livro falando desse amor, na esperança de quem sabe um dia ele, o Anjo, alvo de sua devoção, tenha conhecimento desse amor. Quem nunca viveu um amor platônico??

Laila está vivendo isso desde que assistiu um filme em que o seu "Anjo" protagonizava. Depois dele não tem mais como negar. Ela está irremediavelmente apaixonada por ele, como viver isso se ele mora do outro lado do mundo, não fala seu idioma e nem sequer sabe que ela existe? A única maneira que ela encontrou de ficar com ele é assistindo seus filmes e assim fantasiar que cada olhar e carinho seria para ela.

“Eu só tinha duas certezas.
Eu estava completamente imersa neste amor e não tinha como me livrar dele.
A segunda era de eu não queria me livrar dele.”

A partir daí foi que o livro realmente me pegou. Em nenhum momento a protagonista revela o nome do tal ator, chamando o tempo todo de "Anjo", mas na sua busca por reunir/colecionar os filmes que ele participa (porque não basta só os que ele é protagonista, ela quer todos em que aparece) ela vai contando alguns pequenos detalhes sobre o filme e o personagem que o "Anjo" faz. Se você for tão curioso(a) como eu então vai querer fazer o mesmo: descobrir os filmes citados. No final da leitura eu tinha uma lista de filmes para ver e uma quase parada cardíaca com o final. Preciso de "Onírico" e "Surreal" urgente!!!

Logo no começo do livro achei que contava uma experiência pessoal da autora, mas logo depois entendi que o livro, "Platônico", foi escrito por Laila. É uma espécie de livro dentro do livro. Durante a leitura vemos decisões da Laila sobre o livro como a escolha da capa, o fato de ser trilogia, os nomes dos próximos volumes e os nomes dos capítulos, mas também temos acontecimentos do dia a dia dela e como ela lida com essa paixão

Para ser sincera o livro me surpreendeu bastante. Não achei que fosse gostar dessa forma, mas o jogo em descobrir os nomes dos filmes tornou a leitura bastante divertida, além é claro dos sonhos e fantasias mirabolantes que Laila tem com o seu Anjo.

“Qual é o sabor de seus lábios?
Qual a intensidade de seus beijos?
Qual a textura de sua pele?
Eu conseguia fechar os olhos e sentir seu rosco colado no meu.”

O livro é super legal e vale muito a pena conhecer. A escrita de Nãna Freitas é tão fluida que mesmo o livro tendo páginas brancas que normalmente me cansam, consegui fazer a leitura em dois dias. Espero em breve conhecer novos trabalhos da autora e gostar ainda mais dos outros volumes da série. 

Quotes:
“Pude notar que não importava se ele estava belo ou não, eu conseguia sentir minha alma, sem ele sequer saber da minha existência. Eu continuava a amá-lo, independente de como ele estava fisicamente.”
“O coração as vezes me enganava e conseguia manipular a razão.”
“É brincando que se diz as grandes verdades, o poeta já clamava isso ao mundo.”



26 comentários:

  1. A sinopse não me chamou a atenção, parecia muito bobo. Mas a sua resenha me fez ficar curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Oie.
    hehehehe, olha que inteligente da autora escreve rum livro onde a moça se apaixonar pelo ator. Acho que o leitor começa a fazer um quebra-cabeça com tantos filmes.
    Adorei essa ideia. Acho que só de ler um pouco sobre o que se trata é surpreendente.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Nossa bem interessante o livro, fiquei curiosa para saber quem sera o anjo (quando não sou curiosa né) ta ai um livro que eu leria, colocando na minha pilha de livros mega atrasados mas leria, rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Amei a temática do livro, afinal quem nunca teve um amor platônico? Sabemos que esse tipo de amor é bem intenso e ao mesmo tempo muito belo. Já fiquei mega curiosa para saber quem é o anjo e o que tem por trás dele.

    ResponderExcluir
  5. Oiee, primeira vez que vejo a respeito do livro e confesso que fiquei um tanto curiosa e quero conhecer essa trama mais de perto. Espero ter uma chance de ler e que os outros dois livros já estejam dispoiniveis também né, rsrsr

    Beijos da Fê
    As Catarina´s
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Eu não conhecia essa publicação, mas me surpreendeu. Deve ser uma trama bem interessante, e juntando a narrativa fluída da autora, vai tornar o livro inesquecível. E quanto ao amor platônico, acredito que todos já viveram um, rs.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada pelo carinho no tratamento da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não conheço o livro e nem a autora, mas parece ser bem interessante.
    Adoro quando a autora deixa uma pontinha de suspense, onde tentamos descobrir algo... mesmo que seja algo simples!
    Adoro histórias que flui com naturalidade <3
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. A sinopse não me chamou atenção, mas sua resenha fez parecer interessante o livro. Eu não conhecia nem o livro, nem a autora. ^^
    Bjo
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  10. Ooi! Eu não conhecia este livro, mas não me chamou a atenção, acho que é porque achei a sinopse meio vaga, sabe? Bom, sua resenha tá ótima! Beeeijos

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Fiquei bastante curiosa para saber quem é esse "Anjo". Vou anotar a dica, pois parecer ser o tipo de livro que vou curti!!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  12. Oii,

    Gostei da história. Quem nunca teve um amor platônico?? Eu tenho todos os dias..hahahahaha
    Mas voltando para o livro, não conhecia o mesmo e nem a autora. E fiquei curiosa em saber mais sobre a história.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Gostei da premissa... um livro dentro de outro livro, achei legal mesmo! Não conhecia a autora, mas gostei da proposta que ela trouxe! Vou dar uma pesquisada e se eu puder, tentarei ler logo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ão conhecia a autora Nãna Freitas, mas adorei a sua premissa do livro, eu já tiver meu amor platônico por um ator, quando era mais nova, mais especificamente quando comecei a assistir Diários de um Vampiro, Ian <3.
    Mas não era nada parecido com a o que a Laila sente.
    Parece ser um bom livro.


    Beijos, Emy
    www.blogpsicoses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, Brenda. Gostei da premissa da historia, e essa coisa do livro dentro do livro também é um diferencial. Sinceramente olhando a capa e sinopse eu não daria uma chance para a leitura, mas fique curiosa com os filmes citados e com o tal ator. Beijos
    SIL ~ Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi amiga
    Mesmo você tendo gostado, não me senti atraída em ler o livro, pois esse negócio de amor platônico me dá medo. hehehehe
    Sua resenha está ótima como sempre
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    É a primeira vez que vejo algo sobre esse livro.
    Posso dizer que amores platônicos podem ser perigosos e muito dolorosos, acho que eu gostaria de lê-lo.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Realmente não podemos julgar um livro pela capa, pois a maioria das vezes nos surpreendemos com histórias e finais incríveis!!!

    Amei a resenha, parabéns!!!

    Bj,
    Keyla - Blog Leituraterapia

    ResponderExcluir
  19. Interessante essa ideia de um livro dentro de outro. Eu não me lembro de ter lido nada sobre personagens que se apaixonam platonicamente, ainda mais assim, a distância e por um ator. Fiquei curiosa para saber se descobrimos que ator é esse. Gostei da dica!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Gostei! Esta ai um enredo diferente do comum, e este fato de ser uma história dentro de outra história me deixou ainda mais interessada! Sou curiosa demais e confesso que quero saber mais sobre Anjo e qual é esse filme que fez a protagonista ter esse amor platonico! A capa a primeira vista não me chamou a atenção, mas ao terminar de ler a resenha, fiquei muito interessada no livro!

    http://www.daimaginacaoaescrita.com/

    ResponderExcluir
  21. Olá! Que delícia de resenha! Fiquei com água na boca para ler o livro e descobrir o que fez Laila suspirar tanto por esse anjo! Realmente, um enredo inusitado! Obrigada pela dica!
    Abraço!
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Hehe, que história diferente!
    Eu meio que fujo dos estilo, mas gostei da tua resenha e acho que vou gostar desse livro!!!!

    obrigada pela dica, essa eu vou anotar!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Hello! Tudo bem?

    Adoro o seu blog, pq aqui a gente conhece tantos livros novos e autores que nunca ouvi falar.
    É o caso de Nãna Freitas, nao conhecia o livro, mas logo de cara amei a capa.
    Que loucura essa ideia de livro dentro do livro, hehe...mas acho q entendi a historia.
    Que bom que te surpreendeu e o duro agora é esperar pelo proximo livro, hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzzy, tudo bem? Fico feliz que goste do blog. Obrigada pelo comentário e espero que possa ler o livro. Beijos!

      Excluir
  24. Nossa!!! A história parece bem interessante né? Simpatizei com ela.
    Fiquei curiosa em relação aos filmes que falou..
    dica anotada!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014