08 janeiro 2016

Resenha: Os Bons Segredos - Sarah Dessen


Sydney sempre se sentiu invisível, já que Peyton, seu irmão mais velho, era o foco da atenção da família. Até que ele causa um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto paralítico, e vai para a prisão. Sydney parece ser a única a responsabilizá-lo, ao contrário de seus pais, que enxergam o filho como vítima.
Para fugir do clima insuportável em casa, certa tarde Sydney entra numa pizzaria ao acaso. Lá conhece Layla, filha do dono do restaurante, e a amizade entre as duas é instantânea. Logo Sydney se vê contando à garota segredos que ninguém mais sabe, e encontra entre a família dela um espaço onde todos a enxergam e a aceitam como é.
Os bons segredos é o romance mais profundo de Sarah Dessen, uma das maiores referências do gênero jovem adulto nos Estados Unidos. Com uma série de personagens inesquecíveis e descrições gastronômicas de dar água na boca, ela conta a história de uma jovem que tenta encontrar seu lugar no mundo e acaba descobrindo a amizade, o amor e uma nova família no caminho.
Há segredos muito bons para serem guardados - e livros muito bons para serem esquecidos. Skoob / Orelha de Livro

Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Páginas: 408
Nota: 5/5 FAVORITO

Os Bons Segredos, da autora Sarah Dessen, foi publicado aqui no Brasil pela Seguinte, selo da Companhia das Letras.

Sarah Dessen é aquela autora que te prende desde o começo, a escrita é leve e ela sempre fala de assuntos importantes e que trazem reflexões, mas com uma sutileza suprema. Os Bons Segredos é uma YA contemporâneo que vai marcar seu coração.

Sydney é uma adolescente inteligente, engraçada e que sempre se sentiu invisível. Peyton, seu irmão mais velho, sempre foi o garoto simpático, bonito, carismático e o foco principal de sua família. Com uma tendência a causar danos - uso de drogas, direção perigosa, alguns furtos - sempre recebia a punição branda dos pais, que acreditavam piamente que era somente um fato isolado. Porém em uma noite Peyton se envolve em um acidente por dirigir bêbado, deixando um garoto de 15 anos paraplégico, e vai para prisão.

Sydney é a única que tem consciência que seu irmão fez algo errado e o odeia por isso. Enquanto que seus pais acreditam que Peyton é uma vítima, Sydney se revolta com as atitudes deles e pra ela a única vítima da história é David Ibarra, o garoto que nunca mais terá a chance de andar. Nesse clima insuportável, ela muda de escola e acaba conhecendo a família Chatham.

Sydney se torna amiga de Layla Chatham, uma garota alegre e entusiasmada, e junto com essa amizade é acolhida pela família e amigos de Layla, principalmente Mac Chatham, irmão mais velho da amiga. E é neste período que a protagonista vai começar a questionar sua vida, onde percebe que está na hora de começar a viver e descobrir seu lugar no mundo. Sydney, durante essa jornada, acaba encontrando amizades verdadeiras e descobrindo o primeiro amor.

Sarah Dessen é uma autora maravilhosa, com uma escrita viciante, deliciosa e que conduz sua história de forma profunda e ao mesmo tempo com suavidade. Eu já li três livros da autora e só posso desejar ler todos dela, porque como diz a capa do livro Sarah é a "Rainha do YA contemporâneo", e merece uma chance de todos os leitores.

Sydney é uma protagonista tão legal e que vai amadurecendo ao longo da narrativa, sempre sendo uma boa amiga, uma filha exemplar, uma garota forte e com senso de justiça altíssimo. Já Mac é um garoto muito inteligente, que ajuda a família na pizzaria, é leal e amigo. O romance é na medida certa e sendo construído aos poucos, onde Sarah Dessen desenvolve seus personagens (principais e secundários) de forma incrível e bem trabalhados, os tornando inesquecíveis.

Os pais de Sydney não são pessoas ruins e alguns momentos senti muita pena da mãe dela, mas nada justifica suas atitudes, ou melhor, sua falta de atenção com a filha e com as pessoas ao seu redor. Em alguns momentos eu fiquei extremamente revoltada com a ignorância dos pais de Sydney, deixando a filha a mercê de coisas assustadoras.

É um livro sobre amizade, relações familiares, amor, tragédia, dor, traição e autodescoberta pessoal. Sarah Dessen também retrata nesse livro o perigo da omissão, onde as pessoas ruins podem estar ao nosso redor e basta somente você prestar atenção aos fatos.

Os Bons Segredos é aquele livro que você quer reler, que torce para a protagonista conquistar o mundo, começa a amar os personagens tão incríveis ou odiar aqueles ruins, torce para a família começar a perceber a filha. Com uma capa linda, a editora Seguinte traz uma diagramação básica, com uma letra ótima para leitura e não encontrei nenhum erro de revisão. Em suma, só recomendo a leitura de um livro maravilhoso.

Quotes:
"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. [...] Você sempre acha que quer ser notada. Até ser notada."
"Quanto mais Peyton arranjava confusão, mais minha mãe parecia desesperada para culpar toda e qualquer pessoa."
"E sempre que eu achava que as coisas estavam perto de se ajeitar, como tinha pensado momentos antes, algo acontecia para lembrar o universo que eu não merecia, não ainda."
"É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também."


17 comentários:

  1. Oi Jéssica, que história interessante, adorei os aspectos que você elucidou na resenha, eu ainda não havia ouvido falar do livro, fiquei muito afim de fazer essa leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros que dá vontade de reler, fiquei interessada e acho que vou colocar na lista. Amei sua resenha e os quotes.

    ResponderExcluir
  3. Há um tempo já quero ler esse livro, pois são tão bem, mas tão bem que ninguém resiste a essas leituras. :3

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. Olá,eu não conhecia essa autora.Mas adorei a premissa do livro.Gosto muito de romance/drama ou N.A,enfim.
    Adorei a capa também.
    Parabéns pela resenha.
    Bj

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a resenha. Estou doido para ler este livro desde que vi a Pam Gonçalves elogiando ele. Acho que irei gostar tanto quanto você gostou.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. vi várias pessoas falando bem desse livro, até achei a premissa dele interessante mas não é o tipo de leitura que me atrai...

    chato quando os pais negligenciam um filho e dão muita atenção pro outro... ainda mais no caso de Peyton, que age de forma tão inconsequente...

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia esse livro e nem a autora, porém gostei bastante da história. A premissa é bem interessante, gosto de livros que abordam amizades profundas e que surgem ao acaso. Vou procurá-lo na minha cidade. Beijos, Érika

    >> www.queroseralice.com.br <<

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Nunca li nada da autora, apesar de ter dois livros dela aqui em casa.
    Gostei da premissa desse também. Gosto de livros que abordam as relações familiares. Pretendo ler um dia!
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Oie tudo bem? A capa desse livro é linda, mas ele ainda não me conquistou. O que é uma pena, já li várias resenhas que falavam muito bem dele.

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostei da resenha. Ainda não li nenhum livro da autora. Acho que quando ler Os bons segredos (e eu quero muito ler, depois de ter visto resenhas bem positivas sobre o livro) também vou gostar muito dele. O enredo tem elementos que me atraem, ao trazer uma personagem encontrando seu lugar no mundo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jéssica! Tudo bom, querida?
    Li vários comentários a respeito, e confesso que eu estou apaixonado por essa capa, é tão linda! Infelizmente ainda não tive oportunidade em conhecer a escrita da Sarah, mas dizem que é ótima e espero que esse seja o primeiro livro que eu me aventure dela, pois realmente me encantei demais! <3 Sidney pretende ser uma protagonista bacana, viu?! Gostei dos comentários que tu fez dela ;) Por fim, essas citações estão fantásticas <3 AMEEEEI TUA RESENHA *U*
    Carpe diem,
    http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Me recomendaram este livro, eu lembro que havia gostado muito da premissa. E, agora, lendo sua resenha me perguntei porque ainda não li? è um bom livro, sem dúvidas!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá! Nunca tinha ouvido falar do livro e logo no incio da sinopse já me encantei por ele, sua resenha só me animou mais!
    Gosto de livros com histórias complexas e romance...
    Já está na minha lista!
    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    preciso mega começar esse livro, eu adoro a autora e amei o enredo desse, espero adorar mesmo, sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu já li diversas resenhas desse livro e a sua só comprovou o que a maioria achou, que o livro é maravilhosa e isso só me deixa mais curioso ainda para conhecer a escrita da Sarah!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não conhecia a autora, mas Sarah definitivamente me convenceu em ler seus outros livros, e também quero deixar claro que as descrições de pizzas e batatas fritas me deixavam com vontade de comer, muito, muito, muito mesmo. Isso não se faz com quem está de dieta.

    ResponderExcluir
  17. Eu estou louca pra ler algo da Sarah. Todo mundo fala muito bem dos livros dela, mas como eu não gostei nem de Jenny Han, fico com um pouco de medo.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014