15 janeiro 2016

Resenha: A Rainha Vermelha - Victoria Aveyard

O mundo de Mare Barrow é dividido pelo sangue: vermelho ou prateado. Mare e sua família são vermelhos: plebeus, humildes, destinados a servir uma elite prateada cujos poderes sobrenaturais os tornam quase deuses.
Mare rouba o que pode para ajudar sua família a sobreviver e não tem esperanças de escapar do vilarejo miserável onde mora. Entretanto, numa reviravolta do destino, ela consegue um emprego no palácio real, onde, em frente ao rei e a toda a nobreza, descobre que tem um poder misterioso… Mas como isso seria possível, se seu sangue é vermelho?
Em meio às intrigas dos nobres prateados, as ações da garota vão desencadear uma dança violenta e fatal, que colocará príncipe contra príncipe — e Mare contra seu próprio coração. Skoob / Orelha de Livro

Autora: Victoria Aveyard
Editora: Seguinte
Páginas: 424
Nota: 4/5

Gente, para tudo! Eu estava enlouquecida para ler esse livro porque eu amei a capa. Eu sei que tem aquele ditado que diz que a gente não deve julgar um livro pela capa e essas coisas, mas os sábios que me desculpem uma capa bonita me conquista de primeira sim! Claro que não é só isso que me faz gostar do livro, mas com certeza a capa ter alguma coisa que chame atenção faz diferença.

Imagina aquele mar de livros, todos cheio de títulos e nome de autores, tenho certeza que você vai olhar primeiro não necessariamente para o mais bonito, mas para aquele que tem algum diferencial e isso, meus amigos, é exatamente o que acontece com a capa desse livro. Você não dá nada para uma capa prata, mas quando você coloca uma coroa ensanguentada para compor esse visual não tem como você passar batido por ela.

Essa capa já traz a antítese que domina o livro: Prateados x Vermelhos. Os prateados são uma espécie de humanos com habilidades especiais, cada família tem uma característica própria: uns dominam metais, outros tem super velocidade, alguns são curandeiros, dominadores de fogo, água e eletricidade, leitores de mente, forçadores... A lista é enorme, o que não falta é habilidade para o grupo dos prateados subjugarem os vermelhos, que não tem poder nenhum e precisam lutar na guerra ou se submeter a trabalhos degradantes para ter pelo menos o mínimo para sobreviver. E quando digo o mínimo, é bem pouco meeesmo.

É nesse mundo que vive Mare Barrow, uma vermelha que vive em Palafitas, uma cidade ribeirinha próxima ao Palacete de Verão da família real de Norta. Sua família conhece bem os malefícios de se nascer vermelho, seu pai foi para a guerra e voltou aleijado, os três irmãos foram convocados para a guerra e vivem com a morte em seu encalço.

Gisa é sua irmã mais nova e é do fruto de seu talento com as agulhas que a família tira o seu ganha pão. Como Mare lembra o tempo todo, quem não consegue um emprego, seja homem ou mulher, tem um destino certo: a guerra. Justamente por isso ela se orgulha da irmã, mas a inveja também por não ter nada de especial além da capacidade de roubar sem ser notada.

A garota é uma mão leve de marca maior e tenta ajudar a família como pode com o que consegue de bolsos alheios, mesmo que seus pais não aprovem a forma que ela encontrou para levar dinheiro para casa. Ela está prestes a fazer 18 anos e sabe que não tem como fugir da guerra, é só uma questão de tempo para o seu destino ser selado de uma vez por todas.

"Meu décimo oitavo aniversário está chegando e, com ele, o recrutamento. Não tenho formação profissional nem emprego, de modo que acabarei na guerra com outros desocupados. Não é de estranhar a falta de trabalho: todo homem, mulher e criança faz de tudo para ficar longe do Exército."

Até que depois de uma tentativa mal sucedida de ajudar Kilorn, seu melhor amigo, ela acaba encontrando Cal, um forasteiro que acaba mudando sua sorte. De destinada a morrer na guerra, Mare Barrow passa a ser funcionária do Palácio Real e a partir daí sua vida muda completamente. O mundo que conhecia tão bem escorre pelos dedos e ela entra em um jogo que não sabe nem como mover as peças, mesmo toda sua esperteza não será suficiente para mantê-la a salvo e isso faz com que ela se mantenha em constante conflito.

Confesso que eu sou aficionada por histórias de poder e todo o meu interesse pela capa foi despertado pela coroa e o sangue, na minha cabeça logo apareceram lembranças do George Martin e Guerra dos Tronos. O jogo do poder sempre traz ensinamentos importantes sobre aquela máxima manjada de: cuidado em quem você confia. A Rainha Vermelha entra naquela categoria de livros que eu já disse que gosto tanto, os que ensinam. Desde o início, Mare tenta mostrar que os prateados são mestres na arte de dissimular e quando ela passa a fazer parte do jogo acaba cometendo erros de julgamento que acabam complicando um pouco as coisas para ela.

Não confiar em tudo o que os olhos veem é o que ela aprendeu em Palafitas, mas ao entrar no Palácio fica tão perdida que acaba esquecendo desse detalhe. A história não entra no hall das histórias surpreendentes, porque as deixas para você ver que tem algo errado são muitas, mas acaba que mesmo assim você nega a realidade por acreditar na pureza e bondade dos personagens. Eu me apeguei a alguns personagens e gostei bastante do desfecho, ao que tudo indica a série terá quatro livros e o próximo, Espada de Vidro (em tradução literal) será lançado dia 09 de fevereiro nos EUA. Aqui no Brasil o lançamento vai ser dia 16 de fevereiro, a Editora Seguinte já confirmou no facebook e a capa é babado!


Se você é daqueles que não se aguentam de ansiedade, dia 11 de janeiro foi o livro Coroa Cruel, que traz contos narrados por Coriane Jacos e Diane Farley. Duas personagens intrigantes do primeiro livro, a primeira prateada e a segunda vermelha, já estou me coçando de vontade de ler. As boas notícias acabam aí porque ao que tudo indica os outros livros só serão lançados em 2017 e 2018, respectivamente. Vem formar uma corrente comigo porque tá difícil segurar a sofrência #maisorfãqueoKilorn #devolvamminhaMare #Eagora,Blonos? #NãofazaElara #Segura,Maven,nósvamosbater

Tô começando a achar que eu não dou sorte com séries, primeiro é a do Renan, agora essa que só vai terminar em tão tão distante... Depois que terminar essa acho que só vou ler livros antigos, pelo menos vou ter todos para ler quando eu quiser, porque eu sou doente e gosto de ler todos de uma vez #mejulguem

É isso, a história é essa, o sofrimento é esse... Feliz 2016 e bola para frente #chateada

Book Trailer:


Quotes:
"Odeio a Primeira Sexta. O vilarejo fica lotado, o que agora, no auge do verão, é a última coisa que alguém desejaria. Não é tão ruim aqui na sombra, mas o fedor dos corpos suados do trabalho da manhã é forte o bastante para azedar o leite."
"As altas construções sobre palafitas que dão nome ao vilarejo (Palafitas, quanta originalidade...) erguem-se ao redor, três metros acima do solo lamacento."
"Corro. Como se assim pudesse deixar para trás o que fiz com Gisa, a falha com Kilorn, tudo o que arruinei. Mas até eu sou incapaz de deixar para trás o olhar da minha mãe quando deixei Gisa em casa."

Ps: Também escrevo resenhas e matérias em outro blog literário, o Ponto para Ler, se quiser conhecer é só clicar AQUI.


32 comentários:

  1. Oie..devo ter lido umas 5 resenhas desse livro essa semana. hehehehe
    eu já nem sei mais o que falar. Apesar de você ter gostado do livro (e sim a capa é linda), não tenho vontade de ler, meio que é jogos vorazes e a seleção, sei lá.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana!

      Não li A Seleção, mas posso te garantir que não tem nada de Jogos Vorazes ali. Pode ser que a leitura te surpreenda.

      Beijos!

      Excluir
  2. Oie! Eu preciso muito ler esse livro! Lá no blog tem resenha, mas quem leu foi a Grazi. Comprei o meu na Bienal e fiquei namorando a capa que é suuuper linda rsrsrs. Distopia ainda é um gênero novo pra mim, então é mais um motivo pra eu ler logo, de tanto falarem bem e pq né, o segundo já está aí. ^^
    Abraços, Bia.
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!

      O livro é bem bom mesmo! Espero que você goste da leitura. Depois conta a experiência para a gente aqui.

      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, Ana!
    Não sabia que seriam seis livros.
    Particularmente, não achei esse livro lááá essas coisas, mas vou continuar lendo porque, com a quantidade de coisa que a mulher jogou nesse livro, acho que ele tende a melhorar.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza!

      Com certeza não é o melhor livro que eu já li na vida, mas a história é bem interessante. Quero ver como ela vai desenrolar a história.

      Beijos!

      Excluir
  4. Aiii estou lendo esse livro e adorando! Não quero que acabe porque não quero esperar muito pela continuação! hahahaha
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Agora você entrou num caminho sem volta de espera infinita. Segura na minha mão e vamos fazer uma corrente do sofrimento Hahahahaha

      Beijos

      Excluir
  5. Ooi! Eu quero tanto ler :( ainda não tive a oportunidade de ler, mas eu estou querendo muito, muito mesmo conhecer mais do enredo e da escrita em si. Será que rola seriado ou filmes? Acho que valeria a pena ;)
    Beeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruh!

      Rola sim! A Elizabeth Banks já está em contato com a Victoria para fazer a adaptação cinematográfica do livro. Agora é só segurar na minha mão e orar para ser bom xD

      https://www.facebook.com/editoraseguinte/photos/a.177386229061696.41430.174350296031956/731735273626786/?type=3&comment_id=732086340258346&notif_t=like


      Beeijos!

      Excluir
  6. Li esse livro ano passado, até postei a resenha no blog, eu gostei dele, tem sim algumas semelhanças com outras séries, mas nada que faça o livro ser ruim. Estou esperando a continuação, tenho os contos em e-book para ler, enquanto não sai o próximo vou lendo os contos.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela!

      Que bom que gostou. Eles podiam lançar um livro de contos entre cada livro para o sofrimento ser menor Hahahaha

      Beijos!

      Excluir
  7. Olá!

    Eu li e detestei! Achei a premissa fraca, sem sal e essa Mare é bem estúpida. Enfim, só lerei a continuação se me derem de presente, do contrário, passo longe dessa história.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamila!

      Que pena que sua experiência não foi boa, mas gosto é gosto... Não tem jeito.
      Beijos!

      Excluir
  8. Saudações literárias! Estou meio divido, estão falando muito bem e ao mesmo tempo falando muito mal desse livro. Vou ler um pedaço do livro pegando emprestado na biblioteca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!

      Nem todo mundo gosta dessa coisa mais política que o livro traz, o melhor desempate é você ler e criar sua própria opinião.

      Beijos.

      Excluir
  9. Oiii!

    Eu li essa obra não curti! Vi muita gente elogiando falando mega bem, mas infelizmente ela não me conquistou. Acho que o problema é que o estilo a obra não é meu genero favorito, demo para engatar em distopias e o fato de ser um livro apresentativo, são diversos termos e casas o que eu acabei me perdendo.
    Não vou ler a continuação (até pq ainda não lançou) mas espero que vc continue gostando <3

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xará!

      Ampliar os horizontes literários é algo que leva tempo. Não se deixe abater por esse insucesso. Depois você pode encontrar outro gênero que te agrade também.
      Confesso que não vou criar expectativas, depois de Jogos Vorazes eu ando preferindo ler antes de imaginar o que pode ser xD

      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Ana, tudo bem??
    Menina do céu... fiquei louca com a sua resenha, fiquei feliz em saber que o segundo livro já vai ser lançado e triste porque os demais vão demorar uma eternidade para sair rs.... claro que eu sei que vou amar essa distopia... e sim sou dessas também que ama a capa e compra o livro haha... nunca me arrependi e sempre tive sorte... é claro que leio a sinopse para ter certeza, mas boa parte das vezes vou pela capa mesmo e não estou nem ai kkkkkk. Sua resenha foi mais do que empolgante, foi essencial para eu passar na frente de alguns livros e começar essa leitura logo...Xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diana!

      Que bom que você gostou! Depois conta a experiência aqui no blog.

      Beijos!

      Excluir
  11. Olá! Que delícia de resenha! O livro está aqui na estante aguardando a leitura e, após esses comentários, terei que passa-lo à frente! Parabéns pela descrição do livro e concordo com você: também o comprei pela capa! Abraço!

    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karla!

      Que bom que você tá no meu time! Confesso que a capa do segundo me decepcionou um pouco, mas vamos esperar o lançamento pacientemente e com dignidade Hahahahaha
      Abraço!

      Excluir
  12. Oii Flor! Eu recebi o primeiro capitulo de "A Espada de vidro" que a editora seguinte mandou para o meu e-mail, ainda não li "A Rainha vermelha" mas mesmo assim de enxerida fui ler a espada de vidro e gentee eu ameeei. Você tem toda a razão também, uma capa bem feita, bem elaborada, faz toda a diferença na hora de comprar um livro sim. Adorei a sua resenha fiquei mais empolgada pelos livros agora. kkkk

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselly!

      Que bom que você gostou! Menina, você devia ter lido o primeiro antes, agora o fim vai ficar meio previsível para você xD

      Beijos!

      Excluir
  13. Oi Jessica e Ana, tudo bem com vocês
    Ana, sou como você, sofro muito com uma série, normalmente, gosto de ler quando já a tenho toda completa, porque fecho um livro e corro para abrir o outro.Pelo visto, ela sabia se virar no mundo dela, sabia identificar que tinha algo errado ou não nas ruas. Mas dentro de um novo ambiente, com as pessoas em cima dela, provavelmente é mais difícil mesmo, eu ficaria louca no lugar dela e não iria querer ficar entre eles não. O problema é a situação financeira da família dela e a guerra. Estou louca para ler esse livro, quero descobrir o que tem por trás de tanta dissimulação,pois eu desconfio que tem algo errado aí. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cila!

      Você pegou a essência do livro, é exatamente isso. Ela fica super perdida e a sombra de ter que fingir ser quem não paira sobre ela o tempo todo nublando a visão dela. Coisas erradas também tem muitas, mas só lendo para você entender. Fico feliz que tenha gostado da resenha.

      Beijos!

      Excluir
  14. Oi Ana, tudo bem?
    Vou te contar uma coisa, eu estava numa vibe louca de ler esse livro, mas demorei pra comprar e quando comprei .... apareceram mil na frente. Ainda não o li, mas ele já está na fila hahah
    Gostei demais da resenha e me fez ter muito mais interesse.
    Beijinhos

    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rachel!

      Também sofro com isso, comprei vários no final do ano passado e ainda não li nenhum Hahahaha

      Beeeijos!

      Excluir
  15. oi...

    olha eu estou louca para ler esse livro e concordando contigo, o que primeiro me chamou atenção foi a capa!

    sabe que esse lance de habilidades especiais me lembrou um pouco Sombra e Ossos????
    então eu jpa sei que vou amar!!!

    linda resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    Ah, eu também escolho os livros pela capa, e deixo me surpreender com a história. Estou bem interessada nesse livro e pretendo lê-lo em breve!!! Mas gostei de toda a história contada por você. E espero gostar também.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi!!! Esse livro tá na minha lista.
    Quero muito!!!!!!!!!
    Adorei a resenha, bem clara e objetiva.
    abraços.

    ResponderExcluir
  18. Eu também escolho bastantes livros pela capa... É o que mais atraí num livro! Isso e as resenhas! E adorei a sua! E sim este livro já está na minha listinha ( ou será melhor chamar listonha??) de livros para ler!
    Beijocas e até à próxima,
    http://the-banal-girl.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014