07 março 2016

Resenha: Star Wars (Estrelas Perdidas) - Claudia Gray


Ciena Ree e Thane Kyrell se conheceram na infância e cresceram com o mesmo sonho: pilotar as naves do Império, cujo poder sobre a galáxia aumentava a cada dia. Durante a adolescência, sua amizade aos poucos se transforma em algo mais, porém suas diferenças políticas afastam seus caminhos: Thane se junta à Aliança Rebelde e Ciena permanece leal ao imperador. Agora em lados opostos da guerra, será que eles vão conseguir ficar juntos?
Através dos pontos de vista de Ciena e Thane, você acompanhará os principais acontecimentos desde o surgimento da Rebelião até a queda do Império - como as Batalhas de Yavin, Hoth e Endor - de um jeito absolutamente original e envolvente. O livro relata, ainda, eventos inéditos que se passam depois do episódio VI, O retorno de Jedi, e traz pistas sobre o episódio VII, O despertar da Força!
Um livro indispensável para todos os fãs de Star Wars - e para todos os apreciadores de uma boa história. Skoob / Leia um Trecho

Autora: Claudia Gray
Editora: Seguinte
Páginas: 448
Nota: 5/5

Eu sou extremamente apaixonada pelo universo de Star Wars e quando recebi o e-mail da Companhia das Letras para resenhar esse livro fiquei extremamente satisfeita e empolgada. Apesar de ser fã e ter assistido todos os filmes várias vezes, eu ainda não tinha lido nada sobre essa galáxia maravilhosa.

Star Wars e os livros de Jane Austen possuem algo em comum pra mim: não consigo falar sobre eles. Eu amo os dois de uma forma impressionante, mas não consigo expressar da maneira correta o que sinto. Decidi não falar muito sobre o universo aqui e também não se preocupem que não terá spoilers de O Despertar da Força. 

Nesse livro vamos conhecer a vida de personagens desconhecidos, dois amigos que cresceram com o sonho de pilotar as naves do Império. Sim. Sim. Império mesmo. Nada de jedi por aqui..rsrsrs. Esses amigos são Ciena Ree e Thane Kyrell. Ambos cresceram em Jelucan e foram ensinados a sempre amar e respeitar o imperador Palpatine. Enquanto Thane faz parte da segunda leva (população aristocrata), Ciena é do povo dos vales (povo honrado e humilde). Uma amizade improvável, mas que superou todas as circunstâncias. Thane e Ciena treinaram juntos durante a infância para entrarem para Academia Imperial, onde acabam passando para a Real Academia Imperial em Coruscant, a melhor e mais respeitada escola do Império.

O livro possui várias passagens de tempo, temos a fase deles crianças, adolescentes, durante o treinamento na Real Academia (que são três anos com desafios impressionantes), a formação para iniciação dentro do Império como pilotos. Muita coisa muda quando eles entram para essa escola, a amizade segue para um rumo complicado e diferente: a atração incontrolável um pelo outro. Além de ser proibido namorar algum colega da Academia também há várias desavenças entre eles, já que ambos possuem pensamentos diferentes no que se refere a política do Império. 

Ciena é extremamente leal ao Império e sabe que seu dever sempre será com eles, e não mede esforços para ser a melhor e cumprir suas obrigações com perfeição. Ela recebeu uma criação diferente de Thane, com pais bons e que pregavam os melhores valores e, com isso, é até mesmo inocente com os acontecimentos. Já Thane não acredita que o Império é tão perfeito assim e sempre foi desconfiado com as coisas, quando começa a enxergar o que o Império realiza, fica desiludido e começar a questionar as ações do mesmo. Mas para saber o que vai acontecer com esses amigos vão ter que ler o livro.

Os personagens são bem construídos, em um lado temos um Império que acredita no poder absoluto e que faz o que for necessário para destruir os rebeldes, em outro temos o pessoal da Aliança Rebelde que luta constantemente pela liberdade e a salvação da galáxia. Ciena é tão ingênua em alguns momentos que fiquei irritada, a sua lealdade com o Império a deixou cega para tamanha maldade e opressão. Enquanto que Thane amadureceu muito rápido e presenciou acontecimentos que jamais esqueceu, com isso se tornou um homem muito melhor. 

Alguns personagens conhecidos pelos fãs de Star Wars aparecem nesse livro como secundários, como a Princesa Leia, meu maravilhoso Lorde Vader, Luke Skywalker. Em alguns momentos a história mostra os acontecimentos dos episódios IV, V e VI (como as Batalhas de Yavin, Hoth e Endor), mas sob o olhar de Ciena e Thane e foi muito legal e diferente acompanhar essas batalhas pelo lado do Império, porque mesmo eles sendo do lado negro da força esse pessoal possui uma história, um lar, uma família e para alguns a perda de alguém que você conhece é profundamente triste, mesmo que foram ensinados a não demonstrar sentimentos.

Alternado entre os pontos de vista de Ciena e Thane, Estrelas Perdidas mostra que nem sempre o que você foi ensinado a acreditar é o certo, que a vida pode te mostrar caminhos que você nunca pensou que chegaria e também que nós fazemos nossas escolhas e devemos arcar com elas, sejam boas ou ruins.

Eu não li esse livro muito rápido e sofri com uma ressaca literária no processo (por causa de outro livro), mas acredito que tenha sido a melhor solução. Fui apreciando a leitura de uma forma mais lenta e com calma, sempre desejando que a história não acabasse e consegui extrair muitas mensagens dele. Ao final fiquei com uma nostalgia e senti vontade de rever os filmes pela milésima vez.

A capa é bem bonita e representa a história, a diagramação é básica com uma letra ótima para leitura e sem erros de revisão. A escrita da autora é viciante, ela vai narrando os acontecimentos de forma bem dinâmica e fácil de ser compreendida, então acredito que quem é leigo no universo de Star Wars pode ler sem problemas. 

Quotes:
"Todos deveriam amar o imperador Palpatine. Todos diziam que ele era a pessoa mais corajosa e inteligente da galáxia, que era ele quem havia trazido a ordem depois do caos da Guerras Clônicas."
"Ela jamais abandonaria o conceito de honra, a necessidade absoluta de manter sua palavra, não importava o que acontecesse."
"Pela primeira vez ela percebeu como as tarefas que lhe cabiam na guerra podiam ser sombrias."
"O Império destrói mundos e escraviza espécies inteiras e não liga pra ninguém sob o seu domínio."

17 comentários:

  1. Oi Jéssica, eu não curto Star Wars mas tenho visto muitas pessoas que estão amando esse livro. Eu não me sinto interessada em ler, acho que não conseguiria chegar nem na metade do livro. Gostei de ver sua opinião e o quanto você gostou dele, é muito bom quando um livro nos envolve dessa maneira, pena que eu não consiga me atrair por ele :(

    ResponderExcluir
  2. Oie! Essa foi uma das melhores resenhas que li. Muito se deve por eu também me identificar com Star Wars, porém é quase palpável os sentimentos que você colocou nas palavra como leitora e fã da saga, sem deixar, claro, de expor suas opiniões como blogueira. Parabéns.
    Beijosss :)

    ResponderExcluir
  3. Olá, Jéssica!
    Eu não sou fã de Star Wars, ao contrário da maioria das pessoas. Realmente não é o tipo de história que me atrai. Mas adorei a capa do livro, acho que é fundamental para a trama ter personagens bem construídos e adoro quando a história é narrada por 2 pontos de vista diferentes.
    Adorei também os quotes que você escolheu!
    Vou repassar a dica aos colegas que curtem a saga!
    Abraço!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii Jéssica!!!
    Ainda não tive a oportunidade de me emprenhar pelo universo de Star Wars, apesar que ficar muito curiosa para saber mais a respeito. Adorei sua resenha! Ela passa muito dos seus sentimentos pela série e isso me deixa ainda mais motivada a iniciar minha destravação. Alguns dia irei le-lo com certeza.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  5. Oi Jéssica!!
    Eu sou meio noob no universo Star Wars, pois só vi só vi até agora o filme novo e tudo o que a gente encontra na internet e isso não é nada de mais né? Mas lendo a história gostei bastante da leitura e o Thane me lembrou um pouco o Finn que acabou insatisfeito com os feitos do Império!!
    Sei bem como é passar por um ressaca no meio de uma leitura é de arrancar os cabelos!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Oi Jéssica, tudo bem?
    Eu não muito ligada no universo de Star Wars, eu quase dormir assistindo os dois primeiros episódios e do terceiro o mais legal foi o final, hahaha. Os outros foram legais. Então resolvi assistir star trek e gostei, gostei mais. Eu sei não tem nada a ver com o post, mas quis comentar. Mas tenho vontade de ler esses livros do universo, tanto os publicados recentemente pela seguinte quanto os da editora Aleph. Vou ser sincera, li atração e já pensei em algo mais, tem algo romântico? Hahaha. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oi, flor!
    Eu não sei nada sobre o universo de Star Wars, nem mesmo os filmes assisti. Mas gostei de ler sua resenha... Parece que o enredo tem muitos acontecimentos e uma narrativa que faz valer o investimento. Confesso, no entanto, que não tenho interesse em adquirir a obra. Realmente pela minha distância e falta de conhecimento desse universo.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Jéssica!

    Teve uma época que eu era viciada em Star Wars, hoje em dia ainda gosto, mas não é com aquele afinco, sabe? Mas não consigo negar, adoro esse universo e tenho uma curiosidade enorme de ler os livros, tanto Estrelas Perdidas, quanto alguns outros da série (contando de forma geral), li resenhas bem positivas e me deixaram com água na boca, assim como a sua! Adoro livros que cativam tanto o leitor dessa maneira e este é um desses casos, além disso, pelo história em si, já estou curiosa para saber mais! Enfim, eu espero ler logo, vou providenciar meu exemplar e ler, espero gostar tanto quanto você!

    Da Imaginação à Escrita

    ResponderExcluir
  9. Oi!!
    O marido já tentou fazer com que eu assista os filmes, mas eu não gosto, sei lá algo neles não me agrada, então não conheço nada desse universo.
    Confesso que gostei da maneira que você escreveu a resenha, mas fiquei perdida por não conhecer a história.
    Acho muito legal quem acompanha, assiste os filmes e lê os livros, mas realmente eu não tenho interesse.
    Beijão!
    Lilica - O maravilhoso mundo da leitura

    ResponderExcluir
  10. Ooi. Eu não sou apaixonada pelo universo de Star Wars. Eu mal vi a segunda trilogia (só a original mesmo) e acabei desistindo de tudo que envolve o universo. Acho que ler um livro esta fora de questão; entretanto ao ver Claudia Gray fiquei um pouco curiosa. Ela escreveu um livro que li recentemente e amei muito e acabei me interessando por mais obras da autora.
    É legal o livro mostrar um pouco do que tem na obra original, mas talvez para quem não entende nada do universo possa acabar ficando um pouco perdido com as referencias (?), ou não dependendo de como a autora aborda mas enfim.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi, Jéssica!
    A saga de Star Wars já é falada e admirada há tanto tempo que nem é novidade, rs. Interessante esses livros solos lançados atualmente, abordando cenários e personagens diferentes dos filmes, mas ainda assim não leria, simplesmente porque não me chama a atenção em nada, seja em filmes ou na literatura. Mas bom saber que você gostou; interessante as mensagens passadas pela autora, com relação à ingenuidade da protagonista para com o Império, e legal ela ter desenvolvido o enredo por entre as várias fases dos personagens, certamente permite ao leitor se envolver ainda mais com a leitura e o livro como um todo.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    eu não li nenhum livro ainda da série, pois não é algo que me atrai sabe? Acho muito legal todos os trabalhos envolvendo o enredo que surge e principalmente essa da Seguinte. Tenho um amigo que está lendo e a capa está lindinha!
    Mas não consigo gostar! Sério, algo nessa história não me chama atenção!
    Enfim, a resenha está linda! Como sempre!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Jess, sua linda, tudo bem?
    Saudades de vir aqui!!! Como você sou fã de Star Wars, mas vi os filmes faz muito tempo, tenho que rever todos eles. Estou adorando as várias editoras que estão publicando livros desse universo que gostamos tanto. Nossa, fui lendo sua resenha e fiquei agoniada, acho que durante a leitura também ficarei irritada com ela, não é possível que ela o veja falar e não desconfie, não vá com ele verificar o que está acontecendo, que lealdade cega é essa??? Deve ser decepcionante descobrir que tudo o que lhe ensinaram a vida inteira é uma mentira, uma farsa, não sei como ela irá reagir. Estou louca para ler esse livro. Adorei sua resenha!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Tenho visto algumas resenhas desse livro, e todas elas são positivas! Gente, dever ser mesmo MUITO bom *-* Confesso que eu não sei nadica de nada sobre o mundo Star Wars, e confesso também que não sinto muita curiosidade de conhecer, não, mas ver o pessoal falando bem das histórias e dos livros me deixa um pouquinho animada, sabe? Um dia talvez...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica!
    Por mais que eu goste de Star Wars, esse não é um livro que eu queria ler. Quem vai gostar muito dele é meu noivo que é muito mais fã do que eu (na verdade, não me considero fã).
    Deve ser bem bacana rever determinadas cenas já conhecidas pelos olhos de outros personagens. Me agradou também o fato dos capítulos serem narrados de forma intercalada pelos personagens. Acho que isso dá uma enriquecida na história, afinal vemos o que acontece por pontos de vistas diferentes.
    Tenho certeza que os fãs da saga vão gostar demais desse livro.
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  16. OI Jessica!
    Também gosto de Star Wars, mas ainda não li nenhum livro, apesar de ter aqui os do meu namorado, os Legends e Cânones.
    Pelo que vejo, essa é uma história completamente isolada, que se passa no "mundo" de Star Wars. Não sei se esse me interessaria tanto, mas ja coloquei na listinha, por garantia haha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Também sou apaixonada pelo universo de Star Wars mas nunca cheguei a ler os livros. Agora são tantos que eu nem sei por onde começar!
    Claro que adorei essa história e quero muito ler. Muito interessante conhecer novas personagens e ver outras experiências e visões sobre o império.
    Adorei sua resenha!

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante
    Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014