22 abril 2016

Resenha: Livro de Marcar Filmes - Increasy Consultoria Literária (Org.)

Seu diário de viagens na telona
Muito mais do que uma simples lista de recordações, o Livro de marcar filmes traz sugestões e também propostas que vão agitar os fãs de cinema.
A ideia aqui é criar um registro de experiências cinematográficas e descontrair esse tema tão democrático e que desperta tantas paixões, sem a pretensão de ser um manual técnico.
De Hollywood a Bollywood, passando pelas produções latinas, europeias e asiáticas, a ideia é curtir o maior número possível de longas, se desdobrar em maratonas e reconhecer a beleza de cada obra, mesmo das mais diferentes.
O Livro de marcar filmes é um lugar para anotar os filmes a que assistiu em diversas categorias, aqueles que conquistaram o seu coração e os que ainda quer ver, enquanto descobre os premiados, que nenhum cinéfilo pode deixar passar. Skoob / Site da Editora

Autor: Increasy Consultoria Literária (Org.)
Editora: Verus
Páginas: 200
Nota: 4/5

Esses dias a Jess me perguntou se eu tinha interesse nesse livro e confesso que fiquei intrigada para conhecê-lo. Estou tentando ampliar meus conhecimentos em cultura pop e a coluna Mania em Série tem me ajudado muito nesse ponto, agora para me ajudar a ser mais culta no quesito filmes esse livro veio bem a calhar.

Gosto bastante de listas para tudo, mas nunca tive a oportunidade de folhear esse livros e me surpreendi bastante com a variedade que ele trouxe. Logo no começo vem uma listinha de perguntas para você responder os filmes e personagens que marcaram sua vida em diferentes momentos, confesso que no início demorei a pegar no tranco e não consegui lembrar dos filmes que mais me emocionaram ao longo da vida, mas ainda assim fui escrevendo os que eu lembrei de primeira e ficou mais ou menos assim:


Olhando a foto acabei de ver que não coloquei Alice no País das Maravilhas nos filmes que marcaram minha infância. Que pecado! Assistia quase todo dia e na adolescência era Harry Potter e a Pedra Filosofal, vocês não estão entendendo a quantidade de vezes que vi esses dois filmes, eu devia ser internada e minha mãe e minha tia canonizadas por tanta paciência Hahahaha

Reparem que eu escrevi que Os Vingadores mudou minha vida, não consegui pensar em nenhum outro filme na hora e eu gostei do primeiro então deixei ele lá para não ficar repetindo outros, depois conversei com o Paulo e ele falou do Óleo de Lorenzo e realmente eu gostei muito mais da história dele, mas resolvi não mexer em nada.

Uma coisa muito legal do livro é que eles explicam alguns prêmios do mundo cinematográfico, o primeiro é o Oscar, lógico. Eles apresentam o prêmio explicando como ele funciona e desde quando ele é entregue e logo em seguida colocam os filmes que ganharam o prêmio de melhor filme, olha só:


Eu sabia que o Oscar era entregue há muuuitos anos, mas não fazia ideia que ele era tão antigo. Acho que vou respeitar um pouco mais as escolhas da academia daqui para frente (Hahahaha), mas o mais legal são os títulos, tem filme que a gente já ouviu falar muuuito, outros que eu nunca nem imaginava que existia. Como ainda tenho muitos obrigatórios não vistos, resolvi não sair ticando todos os filmes, optei por marcar agora no início somente os que eu já ouvi falar e tenho vontade de ver:


Claro que quando entrou nos anos 90 eu consegui marcar mais coisas, mas um clássico é sempre um clássico, ainda vou visitar esse livrinho muitas vezes conforme for assistindo os filmes que já marquei. O livro traz ainda outros prêmios como o Palma de Ouro, o Festival de Gramado e, pasmem, o Framboesa de Ouro. Ele traz uma listinha de vários que ganharam o prêmio e ainda te dá a opção de eleger o seu Framboesa de cada ano, achei muito divertido.


Para aqueles que realmente querem se aventurar pelo mundo dos filmes eles dão a opção de marcar seus atores, atrizes e diretores preferidos e escrever os filmes que você já viu deles. Eu achei sensacional, ainda não comecei a preencher, mas Tarantino, Scorsese, Chris Nolan e Tim Burton vão entrar nessa lista com certeza!



Eu gostei muito do livro, já comecei a preencher algumas partes como vocês podem ver pelas fotos, mas ainda tenho muuuito a explorar. Gostei muito da forma como eles exploraram os prêmios e a liberdade que eles te dão para escrever até as falas que você mais gosta. Só achei que para facilitar a escrita o livro poderia ser um pouco maior ou não ser brochura, mas não prejudicou tanto assim. Espero que os cinéfilos de plantão se animem, porque eu estou amando!


Ps¹.: Assisti um filme essa semana tão lindo, a história é super leve e me carregou junto com ela o tempo todinho, quem quiser se aventurar o nome é About Time foi lançado em 2013.
Ps².: Também escrevo resenhas e matérias em outro blog literário, o Ponto para Ler, se quiser conhecer é só clicar AQUI.




17 comentários:

  1. Olá,

    Eu tenho um pouco de receio de comprar este livro, justamente porque tenho medo de não lembrar dos filmes que assiti kkk ou de não conseguir escrever nada adequado, eu sempre assisto filmes, mais nos finais de semana, mas não é sempre que isso acontece haha No entanto, gostei de saber que o livro da dicas, esclarece algumas coisas, como essas premiações. Acho que uma amiga minha adoraria esse exemplar. Ah eu tenho vontade de comprar o anterior a esse, que é o Livro de Marcar Livros, acho que esse seria bem útil para mim. Lhe desejo excelentes leituras.

    Abraços
    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ooi
    Amo esses livros que o leitor tem que preenche ou fazer algo haha
    Mas eu tenho péssima memória, e ultimamente não tenho assistido muitos filmes. Então não compraria. Mas achei legal.
    Beijoos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ana Paula, eu tenho o de marcar livros e achei ele bacana.
    Quanto livro que nunca nem ouvi falar.
    Pelo que você disse o de filmes dá a mesma sensação.
    Adorei e quero muito ele, já.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. O pessoal da editora disse que fizeram o primeiro (o de livros) em capa dura e tiveram reclamações, pelo jeito brochura também não ficou bom... acho que vão ter que apelar pro espiral no próximo... rs... Ou de repente aceitam sua sugestão de aumentar o tamanho. Não tinha a menor ideia de que o livro era assim, mas gostei muito! Nunca imaginei que ele falasse sobre prêmios, trouxesse lista de vencedores... não conheço quase nada desse mundo dos filmes, mas agora fiquei com vontade de ter o livro justamente para conhecer.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Oiii Ana,tudo bem?
    Menina, é a primeira resenha que vejo deste livro e desde então me apaixonei completamente, eu não sabia que tinha as indicações dessas obras incríveis e me deparo com isso, preciso comprar mesmo! Para ontem, gostei muito da sua explicação e fiquei feliz em saber que o livro é interativo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana!!!
    menina, vi esse livro na livraria e fiquei doida! Eu sou super viciada em filmes e se não anotar o nome dos que assisto acabo esquecendo ou confundindo nomes. Achei ele ótimo, com espaço para tudo e com muita informação legal. Preciso!!!
    Engraçado que, quando o livro de marcar livros foi lançado não fiquei tão eufórica pq anoto tudo em um caderninho e tenho as divisões que faço e ficam bacana. Mas esse de filmes quero super. \o/
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Ana, sua linda, tudo bem?
    Os filmes são minha paixão, além dos livros e música. Achei muito interessante a proposta do livro anda mais por trazer informações sobre as premiações. Mas confesso que não teria muita paciência para preenchê-lo. Mas para quem gosta, essa é uma ótima dica de livro interativo.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana, depois dessa resenha eu só tenho uma coisa pra dizer...
    Quero muito esse livro, assim como os livros eu adoro filmes e vou me divertir muito preenchendo a maioria das lacunas. Eu tava dando uma olhada mais atentamente nas imagens e logo constatei que a maioria dos quadradinho com 'Assisti' estariam preenchidas no meu, kkkkk
    Tenho o 'livro de marcar livros' e agora quero esse de filmes também...adorei a resenha e poder saber um pouquinho mais sobre esse livro.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ana! Nossa, adorei o post! As fotos ajudaram muito a entender o livro. Achava que ele era tipo um skoob haha que engano. Vou procurar! Achei que ia ter preguiça de marcar, mas adorei como é feito!

    Bjs, Cass | www.livroseoutrascoisas.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana.
    Confesso pra você que eu sempre tive um preconceito com esses livros mais interativos, de escrever e tal, mas até que achei esse legal! Eu assisto muito filme, com certeza não lembraria de todos para marcar no livro, mas gostaria dessas dicas de filmes premiados para assistir.

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi!

    Admito que não tenho tanto interesse neste livro, mas ando bem curiosa pelo "irmão" dele, o livro de marcar livros! Acho que no momento o "irmão" me seria mais útil hehe

    ResponderExcluir
  12. Que legal esse livro, diferente e pra quem é viciado em filmes é um otima presente...
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Bela dica, deve ser legal, colocar em ordem livros e filmes os quais nos identificamos, nao sei como seria pra mim, mas se um dia eu adquirir um livro desse farei o meu possivel para ser bem legal a interação com ele.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  14. Oi. Eu vi divulgações do livro nos blogs e algumas resenhas. Acho que para quem curte o estilo, é um livro interessante, confesso que não compraria, mas me lembra bastante os fichamentos que faço de livros e filmes para sala de aula.

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Obrigada por esse resenha maravilhosa <3 era doida pra saber como era esses livros e como funcionava! Ameeei!!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Ana, a ideia deste livro é bem legal e útil *-* Ele parece estar bem caprichado e com varias dicas e informações bem legais *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. oi, tudo bem?
    Esses livros são lindos, diagramação perfeita! Mas definitivamente não são meu estilo. Não tenho paciência pra livros interativos. Embora goste das partes de informações e curiosidades (queria ler todos), não faria as atividades
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014