08 maio 2016

Resenha: Um Passado Sombrio - Peter Straub

O inigualável mestre do horror e do suspense retorna com um livro poderoso e aterrorizante que redefine o gênero de maneira única e inesperada
Em 1966, um carismático e astuto guru, de passagem por um campus universitário do Meio-Oeste norte-americano, reúne um restrito grupo de discípulos, entre estudantes de colegial e universitário de fraternidade, num ritual secreto que resulta em um corpo horrivelmente dilacerado, um garoto desaparecido e as almas abaladas de todos os envolvidos. Quarenta anos depois, um escritor de relativo sucesso e amigo de infância da maioria dos garotos que participaram do ritual – além de marido de uma das garotas envolvidas –, sai em busca de informações sobre essa noite aterrorizante, com um projeto de livro em mente. Porém, para consegui-las, precisará não apenas reencontrar antigos colegas com quem perdeu o contato há décadas, mas também incitá-los a reexaminarem os eventos inomináveis que os têm assombrado desde então. Ao revelar as histórias individuais dos membros do grupo, Um Passado Sombrio eletrifica o leitor de maneira arrepiante e imprevisível – e prova que Peter Straub é, indiscutivelmente, um mestre do horror moderno. Skoob / Site da Editora

Autor: Peter Straub
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 392
Nota: 3,8/5


Ultimamente tenho tentado sair da minha zona de conforto e ler alguns gêneros que não estou tão costumada, então quando vi a sinopse fiquei interessada pela obra e o comentário do Stephen King foi o ápice para eu decidir ler um livro mais aterrorizante. Publicado aqui no Brasil pela Bertrand Brasil, selo do Grupo Editorial Record, Um Passado Sombrio ganhou em 2010 o prêmio Bram Stoker Award.

Pensa o seguinte: Há quarenta anos um grupo de adolescentes participa de um ritual secreto que acabou em tragédia e com pessoas extremamente abaladas psicologicamente. Macabro, né? Mas Lee Harwell, amigo da maioria das pessoas do grupo, foi o único que não participou disso e, depois de tantos anos, é um escritor relativamente de sucesso e precisa desesperadamente descobrir o que aconteceu nesse dia tão macabro, principalmente porque sua esposa, Lee Truax, era uma das pessoas envolvida nisso e por querer escrever um livro sobre esse acontecimento.

Spencer Mallon, o responsável pelo ritual e que se autodenominava guru, influenciou e manipulou esses jovens a seguirem-no como discípulos e a amá-lo. Os integrantes e amigos de Lee são Hootie Bly, Jason “Boats” Boatman, Dilly Olson e, claro, Lee Truax. Os outros participantes são Meredith, Hayward e Milstrap.

"Nunca ignore avisos vindos de suas entranhas agitadas."

Um Passado Sombrio é um livro bem intenso e diferente de tudo que já li, a escrita de Peter é bem meticulosa e detalhista – o que pode incomodar um pouco para quem não está habituado a isso – e durante a narrativa ele vai intercalando várias cenas o que me deixou um pouco perdida no começo e, por isso, diminuí a nota.

Não é fácil para Lee obter respostas do que aconteceu, principalmente porque ninguém tem coragem de contar, ele perdeu contato com a maioria de seus amigos e, depois de tantos, as sequelas daquela noite ainda atinge a maioria deles, tanto física como psicologicamente. Lee e o leitor vão descobrir ao mesmo tempo as histórias de cada um do grupo individualmente e como eles vão encarar esse passado sombrio que tanto quiseram enterrar.

Eu esperava um livro de terror que me deixasse extremamente amedrontada, mas não encontrei isso e fiquei um pouco desapontada. Só que acontecem umas coisas tão bizarras que mesmo que um amigo me pedisse para contar eu não saberia dizer (Gente, é bem bizarro mesmo!!!!), mas preciso mencionar que é um livro bem escrito e com uma história muitoooo diferente e interessante, onde cada pessoa precisa ler para tirar suas próprias conclusões e poder entender - ou não - o que realmente aconteceu naquela noite estranha.

A capa do livro é bonita, simples e que condiz com a história. A diagramação é básica e a letra está num tamanho agradável para leitura, mas as páginas são brancas e não gosto disso. Os personagens são bem construídos e vamos conhecendo a fundo cada um deles, como suas personalidades e como o que aconteceu naquele dia ou mesmo em suas infâncias (quase todo o grupo teve problemas familiares) fizeram cada um seguir caminhos diferentes (alguns bons e outros ruins). Peter Straub tem uma escrita diferente e posso não ter gostado tanto do livro, mas eu pretendo ler um outro livro dele e quero realmente me viciar na escrita dele, afinal o  autor tem uma escrita marcante e que os fãs de suspense e terror merecem conhecer.

Quotes:
"Ela também disse que achava que ninguém, se olhássemos o interior das pessoas, era realmente de todo mau."
"Você nunca ficou obcecado por uma história estranha? Repassando-a na cabeça várias vezes?"
"Às vezes, parece que as pessoas que enxergam mal conseguem ver alguma coisa."


17 comentários:

  1. Oi Jéssica *-*
    Então esse é meu gênero preferido, mas gostei da sua resenha ficou muito boa e explicativa!

    Então menina "noble my love " vi sim é perfeito, tem resenha no blog dele, na verdade eu vejo muitos, porém não resenho todos pois não gosto de deixar os posts repetitivos, mas to pensando em tirar um dia da semana pra deixar só para os dramas, pq no momento são as minhas paixões! Boa sorte com o seu TCC e espero que volte logo a ver os doramas! Um beijo Lyh

    Blog Rascunhos da Lyh

    FanPage

    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Adorei a forma como você se comunica com o leitor durante a resenha. Não me encontrei ainda nesse gênero e talvez esse não seja o melhor livro para começar, mas vou deixá-lo na minha lista para ler em um futuro. Gostei muito da sua resenha.- Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  3. Achei sua resenha muito boa, parabéns! Sinceramente, não sei onde arrumar tempo para todos os livros que venho descobrindo, e esse já entrou para minha lista. Obrigada pela dica! Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  4. Olá Jéssica eu leio livros de terror e suspense, mas já percebi que esse livro divide muitas opiniões, em breve vou ler esse livro para sanar essa curiosidade. Bjs

    ResponderExcluir
  5. Também esperava um livro de terror, e acabei encontrando um suspense mal feito :/ Não gostei da leitura, e sinceramente vou pensar duas vezes ao me deparar com outro livro do Straub! Fiquei tão animada com o comentário no King na capa...
    Gostei da resenha!!
    Bejs

    ResponderExcluir
  6. Oii Jéssica, tudo bem?
    Realmente essa obra despertou muito meu interesse, diante de todo este mistério e principalmente o mestre falando sobre, Stephen King <3 sua resenha está maravilhosa, mas fiquei meio triste em relação da avaliação.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oie
    eu havia ficado muito curiosa pela leitura, espero poder ler em breve apesar de ver algumas críticas eu curto bastante o gênero e amei essa capa, bela resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, essa capa é incrível. Estou curiosa para ler, pois gosto do gênero e mesmo com as críticas quero conferir e ver o que eu concluo sobre a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Já li tantas resenhas positivas desse livro, incluindo agora a sua, que já não tenho dúvidas que PRECISO LER ESSA OBRA! Diferente de você, já estou familiarizado com o livro, portanto não ficarei desapontada, pois sei que não é terror... apesar de parecer. ^^
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    Também estou nesta de tentar sair da minha zona de conforto. Não sei se leria este livro porque pelo o que me pareceu na sua resenha é um livro que uma pegada (bem pequena) de terror. Não sou muito fã.
    Gostei muito da sua resenha, muito bem explicativa e detalhada!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com.br)

    ResponderExcluir
  11. Jéssica, essa é uma desvantagem de sair da zona de conforto: nos decepcionar. Já ouvi opiniões bem parecidas sobre este livro, dizendo que ele prometia algo e era outro completamente diferente ):

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Gosto muito de livros de suspense, de histórias bem escritas e que nos prendem a atenção do início ao fim. Esse ainda não conhecia, mas gostei muito do enredo e fiquei curiosa para lê-lo. Sua resenha ficou excelente e gostei dos quotes que você separou. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  13. O enredo parece bom, mas eu acabei não pedindo porque achei que não ia ser uma leitura proveitosa no momento pra mim.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Já li algumas resenhas e deu a entender o que você falou, não parece assustador.
    Tudo parece indicar um possível terror, mas no fundo não é... se eu esperasse terror e não tivesse eu me decepcionaria, mas como agora meio que sei o que tem, não sei se leria.

    http://euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Jéssica.
    Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, mas achei bem interessante e vou anotar essa dica. Adoro esse clima de suspense e mistério na história =)
    Apesar de gostar muito, não ligo de não ser terror.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sair da zona de conforto em relação a literatura é sempre bom. Esses rituais adolescentes são sempre pano para manga, né? Como você, tenho visto outras pessoas dizerem que esperava um terror de dar medo. No entanto, se decepcionaram. Concordo com você, a capa do livro é bonita.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Gostei da proposta do livro! Também estou tentando sair da minha zona de conforto em relação a leitura, mas sempre da receio né?! Vai que nos desapontamos jdaskjd

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Volte Sempre!



ilustração por Lanillu | desenvolvido por Sete Coisas | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - COPYRIGHT © 2014